Pernas defumadas a frio: receitas em casa

Pernas de frango defumadas a frio podem ser cozidas em casa, mas o processo é mais longo e mais complicado do que o método quente. No primeiro caso, a carne é exposta à fumaça em temperaturas mais baixas, e o tempo total de cozimento leva mais de um dia.

O frango defumado a frio tem sabor e aroma brilhantes

Benefícios de coxas de frango defumadas em casa

Cozinhar carnes defumadas caseiras tem muitas vantagens: são usados ​​produtos frescos, sem aditivos prejudiciais.

O método frio tem uma série de vantagens sobre o quente:

  1. Mais nutrientes são retidos nos produtos.
  2. Os produtos fumados são armazenados por mais tempo.
  3. Pernas defumadas a frio são menos prejudiciais porque produzem menos substâncias cancerígenas do que as defumadas a quente.

Seleção e preparação de carnes

Você pode usar pedaços de frango resfriados ou congelados para fumar. Ao escolher pernas em uma loja, em primeiro lugar, é preciso avaliar sua aparência.

A pele deve ser sólida, sem penas e sem danos. A gordura nas pernas é levemente amarelada, mas se for escura, a compra deve ser descartada.

Se os locais dos cortes estiverem desgastados, o frango foi armazenado por muito tempo, o que é inaceitável para produtos resfriados.

Outro sinal de carne estragada é seu cheiro característico. Se as pernas estiverem rançosas, elas cheirarão mal mesmo quando congeladas.

Antes de fumar, deve-se limpar o excesso de pele e outros elementos desnecessários do frango e, em seguida, chamuscar a pele.

É melhor escolher carne refrigerada para fumar.

Em seguida, você precisa conservar ou conservar as pernas para fumar a frio. Este processo deve durar 1-3 dias, já que a temperatura de cozimento não é superior a 30 graus. As especiarias tradicionais são sal, preto e pimenta da Jamaica, folhas de louro, açúcar. Mas você pode usar outros temperos a seu gosto: coentro, gengibre, canela, alho, aipo, manjerona, manjericão. Não abuse dos aditivos aromatizados para não prejudicar o sabor do frango.

Como marinar coxas de frango defumadas a frio

Antes de fumar, as pernas devem ser salgadas ou em conserva. Existem maneiras secas e úmidas de preparar carne.

Marinada seca clássica

Esta é a maneira mais fácil de preparar frango para defumação.

Você precisa pegar algumas pitadas de sal-gema e pimenta-do-reino moída na hora. Misture os temperos e esfregue as pernas com esta mistura. Coloque os pedaços de frango sob a opressão. Você pode usar pedras ou uma jarra de três litros cheia de água como carga. Deixe marinar por 1-3 dias.

Marinada com colorau

Para 2 kg de coxas de frango, são necessários os seguintes ingredientes:

  • sal - 50 g;
  • alho seco - a gosto;
  • uma mistura de pimentas a gosto;
  • páprica moída - a gosto.

Regras de cozinha:

  1. Despeje as especiarias em uma tigela pequena e mexa.
  2. Esfregue as pernas com a mistura e coloque em uma tigela funda. Leve à geladeira por pelo menos 24 horas.

A receita molhada clássica

Os seguintes ingredientes são necessários para 1 litro de água:

  • sal grosso - 1 colher de sopa. eu .;
  • pimenta preta - 6-8 pcs .;
  • açúcar - 1 colher de chá;
  • folha de louro - 1 pc .;
  • alho - 1-2 dentes;
  • vinagre de mesa (9%) - 1 colher de sopa. eu.

Os ingredientes tradicionais para a marinada são pimenta, sal, folha de louro e alho

Regras de cozinha:

  1. Despeje a água em uma panela e leve ao fogo alto. Adicione sal.
  2. Depois de ferver, despeje o vinagre, acrescente o louro, o alho, a pimenta e o açúcar, reduza o fogo.
  3. Ferva a marinada por cerca de 15 minutos, retire do fogo e deixe esfriar.
  4. Mergulhe as pernas na salmoura, cubra com um prato ou um círculo, coloque a carga por cima. Deixe marinar por 36-48 horas na geladeira.

Salmoura fria

Para 5 pernas, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • água - 1 l;
  • sal de cozinha - 100 g;
  • sal de nitrito 20 g;
  • açúcar granulado - 5 g;
  • folha de louro -3 pcs .;
  • pimenta preta - 8 unid .;
  • ervilhas pimenta da Jamaica - 3 unid.

Regras de cozinha:

  1. Coloque todos os temperos em uma panela com água, misture até que o sal e o açúcar se dissolvam.
  2. Coloque as coxas de frango em um recipiente adequado, cubra com salmoura e deixe na geladeira por 48 horas. Vire e massageie várias vezes durante esses dois dias.

Como fumar coxas de frango em um fumeiro a frio

Depois de marinar, as pernas devem ser enxaguadas e secas com papel toalha. Em seguida, amarre o barbante nas pernas e baixe-as em água fervente por 1,5 minutos para amolecer a pele, depois retire, deixe a água escorrer e pendure para secar por 5 horas em local bem ventilado.

Coxas de frango defumadas a frio em casa não podem ser cozidas em total conformidade com a tecnologia, portanto, podem ser inseguras. Por causa disso, a maioria das receitas caseiras inclui uma etapa de tratamento térmico que se segue à salga ou à decapagem.

Quando as pernas estão secas, elas precisam ser dispostas sobre uma gradinha e colocadas no forno pré-aquecido a 80 graus. Cozinhe até a temperatura da carne dentro de atingir 70 graus. Em seguida, retire-os do forno e pendure-os durante a noite. Depois, você pode prosseguir com o cozimento.

Para fazer isso, você precisa de um fumeiro a frio. A peculiaridade do dispositivo é que a câmara com os produtos não deve ser aquecida, pois fica distante da fonte de fogo e a ela é conectada por uma chaminé. Ao passar por ele, a fumaça tem tempo de esfriar.

Para fumar, você precisa de lascas de madeira ou galhos. Para o frango, é melhor levar amieiro ou uma mistura de serragem de árvores frutíferas. Eles devem primeiro ser encharcados para que funcionem por mais tempo.

A prontidão das pernas deve ser verificada periodicamente.

Pendure as pernas de frango em um armário para fumar. Encha a câmara de combustão com lenha e acenda-a. Quando as brasas estiverem queimadas, coloque lascas sobre elas. Feche a câmara de fumo. As pernas que passaram pelo tratamento térmico no forno após a salga ficarão prontas em 6-8 horas. Se começar a fumar logo após a secagem das pernas marinadas, o tempo de cozimento será de 24 horas. O fumeiro não deve ser aberto nas primeiras 8 horas. A temperatura deve ser monitorada. Seu valor ideal é 27 graus.

Para verificar o preparo, é preciso fazer uma incisão: se a carne ficar sem suco, leve, então dá para extrair.

Em seguida, as pernas fumadas a frio devem ser penduradas por várias horas ou imediatamente enviadas à geladeira para amadurecer por 1-2 dias.

Receita para coxas de frango defumadas a frio usando um gerador de fumaça

O gerador de fumaça é um dispositivo de fumar compacto que permite cozinhar coxas de frango mesmo em um apartamento.

Coloque as pernas de frango no recipiente para alimentos. Eles podem ser pendurados em ganchos ou dispostos em uma grade. Despeje lascas de madeira no gerador de fumaça, conecte a uma fonte de energia. Através da chaminé, a fumaça entrará na câmara de fumo com alimentos.

Quanto tempo para fumar pernas fumadas a frio

Depende do peso do alimento e de seu preparo. Quanto mais longo for o processo de marinada ou decapagem, menor será o tempo de cozimento. Em média, você precisa fumar pernas defumadas por um dia.

Regras de armazenamento

As coxas de frango defumadas a frio feitas em casa duram mais do que as coxas de frango defumadas a quente porque a carne fica exposta à fumaça fria por um período mais longo. O produto pode ser guardado no compartimento comum da geladeira por até 7 dias, desde que a embalagem esteja bem fechada.

Para aumentar a vida útil, pode-se colocar os alimentos no freezer, mas depois de descongelar a qualidade da carne se deteriora. Para preservá-la o máximo possível, embrulhe cada perna em papel comestível e coloque em uma sacola para congelar. Assim, você pode guardar o frango por até 30 dias.

Importante! É necessário descongelar as pernas na câmara comum do refrigerador, caso contrário, uma mudança brusca de temperatura levará a uma deterioração do sabor.

Conclusão

Pernas de frango defumadas a frio podem ser cozidas por conta própria O principal é ter um bom fumeiro e seguir rigorosamente a tecnologia.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção