Vinho de framboesa em casa: uma receita

O vinho caseiro é sempre especialmente apreciado porque é um produto natural e tem sabor e aroma originais. Você pode preparar uma bebida alcoólica em casa a partir de vários produtos, por exemplo, maçãs, uvas, groselhas. O vinho de framboesa é considerado o mais delicioso e elitista. É elaborado a partir de frutos silvestres maduros e doces de acordo com uma determinada tecnologia. Mais adiante no artigo, tentaremos dar várias receitas diferentes com uma descrição detalhada, de modo que mesmo um enólogo novato possa fazer vinho de framboesa em casa.

Receita clássica com descrição detalhada

Vinho de framboesa caseiro pode ser fortificado ou light. A receita de vinho clássica mais simples, fornecida abaixo, permite que você obtenha exatamente uma bebida de baixo teor alcoólico com uma concentração de 10-12%. Para o fazer, vai precisar de 1 kg de bagas, 1 litro de água e 500 g de açúcar. Se desejar, o vinho acabado pode ser temperado com álcool ou vodka.

Importante! Os frutos silvestres não devem ser lavados antes de fazer o vinho, pois em sua superfície existe fermento que está diretamente envolvido na fermentação.

Usando esta receita como exemplo, tentaremos descrever com tantos detalhes as sutilezas de fazer vinho de framboesa. Os fundamentos da tecnologia proposta devem ser usados ​​em outras receitas de vinificação. E recomenda-se preparar vinho caseiro de framboesa da seguinte forma:

  • Framboesas maduras moem cuidadosamente por uma peneira ou moedor de carne. Transfira o mingau resultante para um recipiente de vidro limpo, deixando 1/3 do espaço livre. Adicione 0,7 litros de água e 0,3 kg de açúcar ao purê de frutas vermelhas.
  • Cubra o recipiente de vidro com um selo d'água ou uma luva de borracha. Ao usar uma luva, lembre-se de fazer um pequeno furo com uma agulha em um de seus dedos para remover o dióxido de carbono.
  • O mosto resultante deve ser deixado na sala por 8 a 10 dias. Nesse momento, será observado um processo de fermentação ativo com formação de espuma e liberação de dióxido de carbono. Recomenda-se agitar o mosto diariamente durante este período.
  • Coe o mosto através de um pedaço de gaze com várias camadas. A polpa da baga deve ser espremida, o bolo deve ser descartado e o líquido deve ser usado no futuro.
  • Misture 0,3 l de água pura e 100 g de açúcar. Despeje o xarope resultante no mosto. Cubra o recipiente com o líquido novamente com uma luva ou uma tampa especial.
  • Após 3 dias, adicione outra porção de açúcar (100 g) ao mosto e feche o recipiente novamente com uma luva.
  • Por 30-60 dias a partir do dia em que a última porção de açúcar foi adicionada, a bebida de framboesa deve fermentar. Após cerca de 40 dias de fermentação, ele deve ser removido do sedimento despejando-o em um recipiente novo e limpo. O vinho "puro" deve fermentar vários dias em selo d'água (luva).
  • No final da fermentação, a luva murchará e a armadilha de odores não permitirá mais a passagem de bolhas. O esclarecimento do mosto também é um sinal de prontidão.
  • A bebida alcoólica finalizada é novamente removida do sedimento e engarrafada. Se desejar, o vinho de framboesa pode ser adoçado ou temperado com álcool (vodka). Se açúcar for adicionado, o vinho pode começar a fermentar novamente, então cubra o recipiente com um selo d'água por alguns dias. A bebida finalizada deve ser enchida até o topo, deixando uma quantidade mínima de ar dentro.
  • Para obter um sabor mais brilhante, o vinho é amadurecido durante 3-6 meses a uma temperatura de + 6- + 160A PARTIR DE.
Importante! Para fixação, você pode adicionar álcool, 2-15% do volume total do vinho de framboesa.

Todas as recomendações descritas para fazer vinho de framboesa são perfeitamente demonstradas no vídeo:

Um exemplo ilustrativo permitirá que você entenda até os momentos mais difíceis da vinificação.

Vinho de framboesa feito em casa é perfeitamente armazenado em uma adega sob uma tampa hermética por 5 anos. Com o tempo, o sabor do álcool torna-se ainda mais delicado e nobre.

As melhores receitas de vinho de framboesa

A tecnologia proposta acima permite preparar um vinho clássico a partir da framboesa. Uma bebida light ou fortificada com adição de álcool (vodka) terá um sabor e aroma delicados e excelentes. Mas, além da receita clássica, existem outras opções de elaboração de vinhos com diversos aditivos.

Importante! O vinho feito de framboesa silvestre é o mais delicioso e aromático.

Vinho de framboesa com passas

Você pode fazer vinho de framboesa com a adição de passas. As uvas secas conferem à bebida notas de sabor únicas e um sabor nobre. Para preparar esse vinho, você vai precisar de 3 kg de framboesas e 3 litros de água. Você precisará adicionar 8 colheres de sopa ao vinho. açúcar e cerca de 150-200 g de passas, de preferência obtidas a partir de uvas escuras.

Fazer vinho não difere fundamentalmente da tecnologia proposta acima:

  • Moer framboesas.
  • Prepare um xarope de água e metade da quantidade especificada de açúcar. A calda pode ser fervida no fogo por alguns minutos ou o açúcar pode ser dissolvido mexendo por um longo tempo.
  • Misture o purê de frutas vermelhas com a calda gelada. Adicione as passas. Aqueça a mistura por 1,5 semanas para a fermentação primária. Cubra o frasco com o mosto com gaze ou um pano limpo. A mistura de frutas vermelhas e xarope deve ser misturada diariamente.
  • Após 8 a 10 dias, retire a polpa do recipiente, retire o vinho do sedimento, adicione o açúcar restante à composição.
  • Feche o recipiente com uma luva ou selo d'água. O mosto deve ficar neste estado até o final da fermentação secundária por cerca de 2 meses.
  • O vinho acabado, retirado do sedimento mais uma vez, deve ser despejado em garrafas com tampa hermética.

As passas são muito doces. Em sua superfície, contém uma certa quantidade de fermento e é capaz de ativar o processo de fermentação. Ao mesmo tempo, as passas exalam seu aroma único e sua tonalidade nobre.

Importante! De acordo com a receita proposta, você pode fazer vinho a partir de framboesas congeladas.

Vinho Berry com framboesas, cerejas e groselhas

A combinação de várias frutas silvestres permite obter uma bebida alcoólica muito interessante. Então, em uma receita, você pode usar framboesas, groselhas e cerejas ao mesmo tempo. Vamos falar mais detalhadamente sobre como fazer esse vinho.

Para uma receita de vinho, você deve usar 1,5 litros de suco de framboesa e suco de groselha, 1 litro de suco de cereja. O açúcar pode ser adicionado ao vinho, dependendo da concentração desejada, na quantidade de 1,5 a 2,5 kg.

Importante! A força do vinho acabado depende, em primeiro lugar, da quantidade de açúcar, uma vez que a levedura, durante o processamento deste ingrediente, liberta dióxido de carbono e álcool.

O processo de preparação de uma bebida de frutas silvestres é o seguinte:

  • Esprema os sucos de frutas silvestres sujas e misture. Adicione metade do açúcar, mexa a bebida e cubra o recipiente com um selo d'água.
  • Após 2 semanas, adicione outra pequena porção de açúcar e aguarde novamente o estágio de fermentação ativa.
  • Se for decidido fazer vinho com alto teor alcoólico, deve-se adicionar açúcar até que o fermento seja morto pela alta concentração de álcool (15%). Durante este tempo, o vinho se tornará consistentemente doce e forte.
  • Se a fortaleza fica satisfeita em um determinado estágio da preparação do vinho, então é necessário esperar até que a fermentação pare completamente, e retirar o vinho do sedimento.
  • Despeje o vinho acabado em recipientes limpos e feche-os bem.
  • Guarde o vinho em uma adega fria ou geladeira por 1-2 meses para amadurecer completamente.

O vinho Berry acaba por ser muito concentrado e aromático, semelhante ao licor. Você pode tornar a bebida alcoólica mais leve e discreta adicionando água no estágio inicial de preparação.Para isso, o açúcar deve ser dissolvido em 1 litro de água e adicionado à mistura dos sucos das frutas vermelhas.

Vinho de geléia de framboesa

Muitas vezes acontece que um frasco aberto de geléia permaneceu na geladeira, ou em algum lugar no porão, na prateleira mais distante, de repente havia um “tesouro perene de framboesa”. Neste caso, você pode processar a geléia em um vinho maravilhoso. Isso exigirá 2,5 litros de água e 1 litro de geleia. As passas da receita se tornarão uma fonte de fermento, então você não precisa lavá-las primeiro.

Importante! A geléia com sinais de mofo não deve ser usada para fazer vinho.

Você precisa fazer vinho com geléia assim:

  • Aqueça um pouco a água, acrescente geleia e passas. Misture bem os ingredientes e despeje em uma garrafa ou jarro de vidro, enchendo 2/3 do volume total.
  • Deixe o mosto aquecido por 3-4 semanas sob uma luva de borracha ou selo d'água. Durante este tempo, o processo de fermentação deve ser aprovado e concluído.
  • Retire a polpa do líquido, separe o vinho do sedimento. Despeje em frascos, feche a tampa hermética e envie para armazenamento.
Importante! A geléia fermentada pode ser usada como massa azeda de framboesa para vinhos caseiros.

A receita com geléia de framboesa é única porque pode ser usada para fazer vinho de forma relativamente rápida. Ao mesmo tempo, uma bebida alcoólica sempre acaba sendo aromática e saborosa.

Um bom exemplo de como fazer framboesa vinho de geléia, pode ser visto no vídeo:

A receita proposta é muito simples e acessível a todos, até mesmo a um enólogo iniciante.

Conclusão

Para o vinho caseiro, pode-se usar framboesas aromáticas florestais ou de jardim, que proporcionarão não só prazer ao paladar, mas também benefícios para o corpo humano. Se você usar uma baga amarela em uma receita, poderá obter um excelente vinho branco que surpreenderá o degustador mais sofisticado. Passas, cerejas ou outros frutos silvestres podem complementar e realçar o sabor das framboesas, tornando o vinho ainda mais nobre. Mas mesmo usando a receita mais simples de vinho de framboesa, você pode fazer uma deliciosa bebida alcoólica natural em casa, que será uma ótima alternativa aos vinhos comprados e à vodka.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção