Vinho Chokeberry em casa

Chokeberry ou, como também é chamado, chokeberry cresce não só em jardins, mas também em plantações, na floresta. Apesar do grande número e disponibilidade, o fruto raramente é usado, pois as cinzas da montanha são adstringentes e amargas. Uma grande vantagem do chokeberry preto é a sua utilidade: a cinza da montanha contém uma grande quantidade de vitamina B, ácido ascórbico, vários metais e minerais que são muito necessários para o corpo humano. Compotas e geleia de amora preta acabou não tendo gosto, então as pessoas descobriram outra maneira de comer frutas - para cozinhar vinho com as cinzas da montanha.

Como fazer vinho chokeberry em casa pode ser encontrado neste artigo. Aqui você também pode encontrar algumas das receitas mais simples de um vinho chokeberry saudável e saboroso.

Características do vinho chokeberry preto

Estágios de fazer vinho de torta negros o mesmo que no caso de uma uva ou outra bebida alcoólica. A única nuance significativa pode ser considerada o baixo teor de açúcar no chokeberry preto, então o estágio de fermentação para o vinho rowan leva o dobro do tempo: em vez dos habituais 2-3 dias - 5-7.

Como você sabe, para a fermentação do vinho de sorveira preta ou alguma outra baga, são necessários dois componentes: açúcar e fermento de vinho. Portanto, se um vinicultor vê que seu vinho preto de sorveira não fermenta, adicione açúcar ou use fungos de vinho comprados.

Como fazer vinho chokeberry caseiro não só saboroso, mas também bonito e saudável:

  1. A amora-preta deve ser colhida após a primeira geada. Se você negligenciar essa condição, o vinho pode ser muito ácido ou até mesmo amargo. Em alguns casos, a preparação do vinho é precedida por sorvete de sorveira em um freezer comum.
  2. Para fazer vinho de chokeberry preto, você pode usar não apenas jardim, mas também cultura selvagem. Nesse caso, você precisará adicionar mais açúcar ao vinho, já que a baga silvestre é mais amarga e azeda.
  3. Outro problema com a cinza negra da montanha é que é difícil extrair o suco de seus frutos. Por causa disso, os produtores de vinho precisam pré-escaldar a amora ou cozinhar o mosto duas vezes com base em uma polpa (essa tecnologia será discutida em detalhes abaixo).
  4. Para fazer vinho de cinza de montanha com frutas pretas transparente e tinha uma bela tonalidade rubi, precisava ser filtrada várias vezes. Para isso, o vinho é constantemente retirado do sedimento por meio de um tubo plástico ou conta-gotas. É necessário colocar o vinho da amora em recipientes limpos tanto na fase de fermentação quanto no processo de maturação.
  5. Você não pode colher a sorveira depois da chuva e ainda mais não pode lavar o chokeberry antes de fazer vinho com ele. O fato é que na casca das cinzas da montanha existem fungos de levedura de vinho, sem os quais a fermentação do vinho é impossível. Não há necessidade de se preocupar com a pureza dos bagos, pois durante o processo de vinificação toda a sujeira irá precipitar.

Atenção! O vinho chokeberry preto caseiro pode tratar muitas doenças, entre elas: colesterol alto, aumento da pressão arterial, paredes vasculares finas. Para que o vinho de cinza de montanha tenha um efeito curativo, ele deve ser tomado uma colher de sopa antes de cada refeição.

Uma receita simples para fazer vinho chokeberry em casa

O vinho chokeberry caseiro pode ser preparado a partir dos ingredientes habituais (água, frutos silvestres e açúcar) ou com a adição de entradas naturais como passas, roseiras, framboesas, ácido cítrico e outros.

Freqüentemente, o conteúdo natural de açúcar e os fungos do vinho do chokeberry preto são suficientes para o início do processo de fermentação. Mas, se um enólogo tem medo de seu vinho e tem medo de mofo em sua superfície, é melhor usar algum tipo de massa fermentada.

Portanto, nesta receita de vinho chokeberry caseiro, propõe-se adicionar um punhado passas de uva... Portanto, para fazer vinho você precisa dos seguintes ingredientes:

  • amora-preta madura - 5 kg;
  • açúcar granulado - 1 kg;
  • água - 1 l;
  • passas - 50 g (as passas não devem ser lavadas, caso contrário não vão ajudar de forma alguma na fermentação do vinho caseiro).

A tecnologia para fazer uma bebida caseira de chokeberry preto consiste em etapas importantes:

  1. Chokeberry é amassado pelas mãos para que cada baga seja esmagada.
  2. A amora preparada é transferida para um recipiente de dez litros de vidro, plástico ou metal esmaltado. Adicione meio quilo de açúcar ali, mexa. Não se recomenda fazer vinho de chokeberry sem adicionar açúcar, pois o seu conteúdo nos próprios bagos é bastante baixo - o vinho, se fermentado, será muito fraco (cerca de 5%), pelo que não ficará armazenado por muito tempo. Coloque um punhado de passas em uma montanha de cinzas com açúcar e mexa. Cubra o recipiente com gaze ou pano natural e coloque em local quente e escuro para a fermentação. Todos os dias, durante uma semana, o mosto é mexido manualmente ou com uma espátula de madeira para que a polpa (grandes partículas de fruta preta) caia.
  3. Quando todos os bagos sobem ao topo, e quando a mão é imersa no mosto, a espuma começa a se formar, a fermentação preliminar deve ser concluída. Agora você pode separar suco de amora... Para isso, retire com cuidado a polpa, esprema o suco e coloque em outro prato. Todo o suco de amora é filtrado em uma peneira comum ou peneira grossa, pequenos fragmentos precipitarão posteriormente e também serão removidos. O suco puro é despejado em um recipiente de fermentação (garrafa), enchendo no máximo metade do volume.
  4. Meio quilo de açúcar e um litro de água são adicionados à polpa restante das costeletas pretas, mexidos e colocados de volta em um local quente para fermentação. O mosto é mexido diariamente. Após 5-6 dias, o suco é filtrado novamente, a polpa é espremida.
  5. A garrafa com o suco obtido imediatamente é fechada com selo d'água e colocada em local aquecido (18-26 graus) para a fermentação. Quando a segunda porção do suco de amora estiver pronta, ela é colocada em uma garrafa e mexida. Remova primeiro a espuma da superfície do vinho. Após a mistura, a garrafa é novamente tampada com um selo d'água (luva com orifício ou tampa especial para vinificação).
  6. A fermentação do vinho preto chokeberry leva de 25 a 50 dias. O facto de a fermentação ter terminado é evidenciado pela queda de uma luva, pela ausência de bolhas de ar no vinho, pelo aparecimento de um sedimento solto no fundo da garrafa. Agora o vinho é despejado por um canudo em um recipiente limpo, com cuidado para não tocar no sedimento. Agora você pode adicionar açúcar ao vinho de amora para melhorar o sabor ou álcool para maior resistência e armazenamento a longo prazo.
  7. A garrafa com vinho jovem é tapada com uma tampa apertada e baixada para a cave (pode colocar no frigorífico). Aqui o vinho caseiro amadurece 3-6 meses. Durante este tempo, a bebida ficará mais saborosa e brilhante. Se o sedimento reaparecer, o vinho é despejado em um tubo até ficar transparente.
  8. Seis meses depois, vinho caseiro de amora é engarrafado e degustado.

Conselho! Você não deve armazenar vinho de frutos pretos por mais de cinco anos, pois com o tempo ele perde sabor e cor, e todas as propriedades úteis.

Como fazer vinho caseiro com canela

Esta receita simples permite que você obtenha uma bebida muito aromática e picante de uma amora-preta comum. A canela faz com que o vinho de cinzas de montanha pareça um licor caro.

Para cozinhar, você precisa de ingredientes nas seguintes proporções:

    • 5 kg de amora-preta;
    • 4 kg de açúcar;
  • 0,5 l de vodka;
  • 5 g de canela em pó.

Você pode fazer vinho em várias etapas:

  1. Classifique bem a amora, remova todas as frutas estragadas, mofadas e podres. Amasse a amora-preta com as mãos ou um pedaço de madeira até ficar homogêneo.
  2. Adicione o açúcar e a canela em pó ao purê resultante e misture. Transfira a massa para um prato de gargalo largo (panela, bacia ou balde esmaltado), cubra com um pano e coloque em local aquecido.
  3. Você precisa mexer o mosto o mais rápido possível, mas pelo menos 2-3 vezes ao dia. Após 8-9 dias, você pode remover a polpa e escorrer o suco.
  4. Despeje o suco de rowan em uma garrafa de fermentação, cubra com um selo d'água e espere até que o processo seja concluído (cerca de 40 dias). Se não houver mais espuma ou bolhas, pode-se drenar o vinho jovem.
  5. O vinho é filtrado, adiciona-se vodka, agita-se e despeja-se em garrafas de vidro.
  6. Agora as garrafas com álcool caseiro podem ser colocadas no porão ou na geladeira.

Importante! Não é recomendável beber esse vinho de chokeberry preto imediatamente, pois ainda não está maduro. A bebida estará completamente pronta em 3-5 meses.

Receita passo a passo de vinho chokeberry preparado em uma jarra

O vinho feito de acordo com esta receita pode ser apreciado por amigos e familiares: revela-se perfumado e muito delicado. Esta receita é especialmente adequada para quem não tem grandes garrafas de vidro e um porão espaçoso.

Para cozinhar você precisará de:

  • 700 g de cinza de montanha;
  • 1 kg de açúcar;
  • 100 g de passas;
  • 0,5 l de água purificada.

Você precisa preparar o vinho em uma jarra como esta:

  1. Separe a amora, amasse as bagas com as mãos e despeje em um frasco de três litros.
  2. Adicione as passas sem lavar, 300 g de açúcar e água ao frasco. Cubra com uma tampa, na qual faça uma pequena incisão com uma faca para liberar o dióxido de carbono. Coloque a jarra de vinho em um local escuro e quente.
  3. Agite o frasco de chokeberry preto todos os dias para misturar o mosto.
  4. Após 7 dias, retire a tampa, adicione mais 300 g de açúcar, mexa e deixe fermentar.
  5. Após mais 7 dias, repita o mesmo procedimento com açúcar.
  6. Um mês depois, os restantes 100 g de açúcar são despejados no vinho e o jarro é deixado até que a amora inteira afunde no fundo e a própria bebida se torne transparente.
  7. Agora, a bebida de amora pode ser filtrada e colocada em lindas garrafas.
Conselho! Você pode guardar este vinho caseiro na geladeira ou na varanda.

Os vinhos preparados de acordo com essas receitas não só tratam os hóspedes, como também são bons para tratar os vasos sanguíneos e fortalecer o sistema imunológico. Para tornar o vinho de cinza de montanha mais saboroso e rico, você pode combinar esta baga com framboesas, groselhas e outros produtos vínicos.

Você pode aprender mais sobre todos os estágios da vinificação doméstica no vídeo:

Comentários (1)
  1. Coloquei 5 litros de amoras e 4 kg de açúcar, mas não espuma, depois de uma semana coloquei uma colher de fermento de vinho, achei que ia começar a fermentar, mas está grosso e cheira a geleia, o que fazer, por que não não fermenta?

    11/06/2018 às 02:11
    Anna
  2. Basta furar a tampa com uma faca estreita ou furador, mas é melhor usar uma luva médica (encher um pouco a luva, para que os dedos "fiquem", furar um dedo com uma agulha para deixar o ar sair, colocar a luva no gargalo da lata). Quando a fermentação termina, a luva cai - o vinho deve ser cuidadosamente drenado do sedimento.

    27/09/2018 às 02:09
    Tatyana
  3. Vinho em lata, qual o diâmetro do orifício na tampa (aproximadamente)

    24/09/2018 às 03:09
    Natália
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção