Geléia de sorveira vermelha em casa

A cinza vermelha da montanha é uma baga interessante para a maioria das pessoas exclusivamente do ponto de vista estético. Poucas pessoas sabem que ele tem propriedades curativas únicas, usadas há muito tempo na medicina popular. Poucas pessoas ouviram falar de geléia de sorveira vermelha - você não pode comprá-la em uma loja ou supermercado. Só pode ser feito com as próprias mãos, e é difícil encontrar uma guloseima mais saudável durante o frio do inverno. Além disso, entre todos os preparativos para o inverno com esta baga, é mais fácil fazer geléia com ela.

Propriedades úteis de geléia de sorveira vermelha

A rica composição de vitaminas e minerais da sorveira vermelha permite que ela ocupe um lugar seguro entre as frutas mais curativas que crescem na faixa do meio.

  1. Em termos de teor de caroteno, as cinzas da montanha podem superar até mesmo as cenouras e, portanto, podem ajudar com problemas de visão.
  2. A vitamina PP, contida na geléia de cinzas da montanha, pode ser inestimável no alívio da irritabilidade, tensão nervosa e insônia.
  3. Em termos de teor de vitamina C, as bagas vermelhas da sorveira são bastante comparáveis ​​às conhecidas groselhas e limões, o que significa que a geléia de sorveira auxilia na imunidade, combate resfriados e bronquite e fortalece as paredes dos vasos sanguíneos.
  4. Os ácidos sórbicos podem prevenir infecções gastrointestinais.
  5. E em termos da quantidade de fósforo contido nas cinzas da montanha, ele pode competir facilmente até mesmo com os peixes.
  6. Existem muitos taninos nas bagas e têm propriedades anti-sépticas pronunciadas.

No congestionamento de cinzas de montanha, a maioria dessas propriedades curativas são perfeitamente preservadas. Não é à toa que, nos velhos tempos, as preparações de sorveira vermelha eram tão valorizadas quanto os cogumelos e frutas vermelhas, como mirtilo e oxicoco. Muitos podem ser impedidos pela aparente impossibilidade de comer dos bagos, uma vez que na sua forma crua eles mostram claramente as propriedades ácidas à beira do amargor. Mas se você conhece todos os segredos desta baga incomum e as sutilezas de seu processamento culinário, então a geléia dela pode parecer uma verdadeira iguaria.

Mas cada produto tem suas próprias limitações. E geléia de sorveira vermelha, além de benefícios, também pode trazer prejuízos. Com cautela, deve ser usada por pessoas que tiveram derrame ou infarto recentemente, que têm aumento da coagulação sanguínea e predisposição para tromboflebite, além de alta acidez de o estômago.

Como preparar geléia de cinza de montanha com cinza de montanha vermelha

Desde os tempos antigos até os dias atuais, houve um feriado no final de setembro - Peter e Paul Ryabinnikov. A partir desse dia, foi possível coletar cinzas vermelhas da montanha para a colheita de inverno. A essa altura, as primeiras geadas já haviam ocorrido na faixa do meio, e as cinzas da montanha, portanto, perderam um pouco de seu amargor e adstringência.

Mas se você coletar as cinzas da montanha antes do início da geada e pendurá-las em algum lugar em uma sala com temperatura baixa, elas podem ser armazenadas por um longo tempo, às vezes até durante todo o período de inverno.

Para salvar a geléia de sorveira das sensações de sabor desagradáveis, use as seguintes técnicas práticas.

Independentemente do período durante o qual as bagas foram colhidas, elas devem ser colocadas no congelador por vários dias antes do processamento. As opiniões sobre o período de envelhecimento das bagas vermelhas de sorveira no congelador diferem. Alguém afirma que bastam várias horas, enquanto outros insistem em mantê-los no congelador por vários dias até que o amargor seja completamente removido. Talvez isso se deva às diferentes variedades de sorveira vermelha. Na verdade, as variedades de jardim modernas, e mesmo aquelas cultivadas no sul, podem ter um mínimo de amargor nas frutas. E bagas silvestres de cinzas de montanha cultivadas nas condições do norte podem exigir procedimentos adicionais para se livrar completamente do amargor.

Um desses procedimentos é a imersão preliminar das bagas em água fria, semelhante a alguns cogumelos. Você pode embeber a rowan vermelha por 12 horas a 2 dias, sem se esquecer de mudar periodicamente a água para doce. Por fim, a água é novamente drenada e as bagas são utilizadas para o processamento.

Outra maneira de se livrar da adstringência e do amargor das cinzas da montanha é escaldar os frutos por 3-5 minutos em água fervente e até mesmo com um pouco de sal.

Atenção! Além disso, os bagos de sorveira embebidos e escaldados adquirem uma suculência adicional, o que tem um efeito positivo no sabor e nas características organolépticas das compotas feitas com eles.

Existem várias maneiras principais de fazer atolamento de cinzas de montanha. Além dos procedimentos preparatórios, todos os métodos são divididos entre aqueles em que se utiliza a infusão repetida de bagos em calda e aqueles em que os bagos são fervidos em uma ou no máximo duas doses.

O sabor e a consistência da geleia de cinzas da montanha são diferentes e para entender essas diferenças, você deve cozinhar o prato pelo menos uma vez de várias maneiras diferentes, mesmo que em pequenas quantidades. Do ponto de vista da utilidade, é claro, os métodos de cozimento que usam o mínimo de tempo de tratamento térmico, embora com inúmeras infusões de geleia entre as fervuras, se beneficiam. Bem, a receita mais útil para fazer geléia de cinza de montanha sem tratamento térmico.

Deve ser entendido que as cinzas da montanha ainda têm um sabor bastante específico e não se combinam com todos os frutos e bagas. Maçãs, peras, abóboras e frutas da família dos cítricos são reconhecidas como os melhores vizinhos de compotas para ela. Sabores de especiarias como vanilina, canela ou nozes harmonizam-se bem com as cinzas da montanha.

A receita clássica de geléia de sorveira vermelha

Esta receita de compota de cinzas da montanha é usada desde a antiguidade e, apesar da aparente complexidade, os próprios procedimentos de preparação não demandam muito tempo e esforço.

Você vai precisar de:

  • 1 kg de bagas vermelhas de sorveira;
  • 1 copo de água;
  • 1 kg de açúcar granulado.

Preparação:

  1. As bagas de Rowan devem ser separadas e removidas estragadas, doentes ou muito pequenas, o que ainda não terá muita utilidade.
  2. Em seguida, eles são embebidos em água por um dia. Durante este tempo, a água deve ser substituída duas vezes por água doce.
  3. O xarope é preparado com água e açúcar prescritos na receita, fervendo por 3-5 minutos.
  4. Os bagos, embebidos e lavados a seguir, são colocados em calda quente e deixados para outro dia.
  5. Em seguida, as próprias bagas são retiradas com uma escumadeira em um recipiente separado, e a calda é fervida por 15-20 minutos.
  6. Rowan e xarope são combinados novamente e deixados por mais 6-8 horas.
  7. Em seguida, colocam a geléia em uma pequena fogueira e cozinham após ferver por cerca de meia hora, às vezes mexendo com uma colher de pau.
    Importante! As bagas de Rowan na compota acabada adquirem uma tonalidade âmbar muito atraente.
  8. Depois de engrossar, a geléia é acondicionada em potes estéreis secos (pré-secos na estufa) e enrolados hermeticamente.

Geléia de sorveira vermelha "Royal"

A compota feita de acordo com esta receita tem um nome tão alto e sonoro. Na verdade, nos velhos tempos, apenas pessoas reais eram dignas de saborear um sabor tão exótico e incomparável em termos de propriedades curativas de um prato.

Você vai precisar de:

  • 1 kg de sorveira vermelha;
  • 1,2 kg de açúcar;
  • 400 g de laranjas;
  • 250 ml de água;
  • uma pitada de canela;
  • 100 g de nozes sem casca.

E o próprio preparo da geléia de cinzas vermelhas da montanha de maneira real, usando a receita acima, não é tão difícil.

  1. Rowan é lavado, seco e colocado no congelador por várias horas.
  2. Sem descongelar, as bagas são colocadas numa caçarola, regadas com a quantidade de água indicada na receita e levadas ao lume brando.
  3. Após a fervura, a cinza da montanha é removida do caldo para um recipiente separado, e a quantidade necessária de açúcar é adicionada e fervida até que esteja completamente dissolvida.
  4. As laranjas são escaldadas com água a ferver, cortadas em vários pedaços e certifique-se de que remove todas as sementes, cujo sabor pode prejudicar o prato acabado.
  5. Em seguida, as laranjas, junto com a casca, são cortadas em pequenos pedaços ou picadas no liquidificador.
  6. O xarope a ferver é complementado com laranjas picadas e bagas de sorveira.
  7. Cozinhe por 40 minutos em fogo baixo, mexendo e escumando, após o que as nozes picadas com uma faca são adicionadas.
    Importante! Dependendo das preferências de sabor da anfitriã, as nozes podem ser moídas em pó ou deixadas em pequenos pedaços.
  8. Cozinhe por mais 10 minutos e imediatamente embalado em potes esterilizados e aperte hermeticamente.

Como fazer geléia de sorveira vermelha congelada

Como os frutos da sorveira, colhidos após a geada, já perderam parte de seu amargor, eles não precisam mais de um congelamento especial. Afinal, como já mencionamos, a geléia de sorveira vermelha congelada tem um sabor mais macio. No entanto, outro método é tradicionalmente usado para tornar os bagos mais suculentos e ricos em sabor após o congelamento.

De acordo com a receita, você precisará de:

  • 1 kg de sorveira sem galhos;
  • 2 copos de água;
  • 1,5 kg de açúcar.

Preparação:

  1. Na fase preparatória, as cinzas da montanha são cuidadosamente lavadas em água corrente e colocadas em uma camada sobre uma assadeira em forno não muito quente, a uma temperatura de cerca de + 50 ° C.
  2. Eles são mantidos em condições semelhantes por 1-2 horas, e então são novamente imersos por 5 minutos em água que acabou de ser fervida e removida do fogo.
  3. Prepare a calda simultaneamente com água e açúcar.
  4. Depois que o açúcar estiver completamente dissolvido, as bagas são mergulhadas na calda, aquecidas novamente até ferver e colocadas de lado por um quarto de hora.
  5. Leve novamente a panela com a geléia ao fogo e, depois de ferver, reserve por um quarto de hora.
  6. Este procedimento é repetido 5 vezes.
  7. Depois disso, a calda com frutas vermelhas é novamente deixada em temperatura ambiente durante a noite (por cerca de 12 horas).
  8. No dia seguinte, as bagas são retiradas da calda e fervidas separadamente até engrossar por 20-30 minutos.
  9. As bagas são colocadas em potes de vidro esterilizados e regadas com xarope a ferver.
  10. Depois disso, potes de geleia de sorveira são imediatamente torcidos para o inverno e deixados para esfriar de cabeça para baixo.

Cinco minutos de geléia de sorveira vermelha para o inverno

O princípio de fazer geléia de sorveira vermelha de cinco minutos para o inverno é semelhante ao método descrito na receita anterior. Como as bagas de sorveira são duras e secas, elas só precisam de tempo para ficar de molho. A composição dos ingredientes nesta receita também permanece inalterada.

Preparação:

  1. Bagas preparadas são derramadas com xarope quente e deixadas de molho durante a noite.
  2. Em seguida, são aquecidos várias vezes até ferver, deixados ferver por exatamente 5 minutos e reserve até que esfriem.
  3. O procedimento é repetido pelo menos 2 a 3 vezes, após o que a geleia de sorveira de cinco minutos pode ser enrolada nas margens para o inverno.

Receita para fazer geléia de sorveira vermelha com laranja para o inverno

Usando o princípio de fazer geleia de cinco minutos, você pode criar uma deliciosa sobremesa de cinzas da montanha com a adição de laranjas.

Para isso, você precisará de:

  • 1 kg de sorveira vermelha;
  • 1 laranja grande e doce;
  • 1,5 xícaras de água;
  • 1 kg de açúcar.

A laranja é esmagada junto com a casca, removendo apenas os ossos sem falhar. É adicionado à compota na primeira fase da cozedura.

Uma receita rápida de geléia de sorveira vermelha

E mesmo a receita mais rápida e simples para fazer geléia de cinzas da montanha envolve infundir as frutas em calda por pelo menos 12 horas. Estas são as características desta baga, caso contrário o sabor da compota vai deixar o melhor. Com os mesmos ingredientes, a receita é aproximadamente a seguinte.

  1. Rowan, embebido em xarope de açúcar quente, é deixado de molho durante a noite.
  2. Em seguida, é aquecido até ferver.
  3. Se for possível guardar a geléia pronta na geladeira, nada mais precisa ser feito. Eles simplesmente colocam a peça de trabalho nos frascos, cobrem com tampas de plástico e esfriam.
  4. Se for mais conveniente guardar a geléia fora da geladeira, depois de fervida, ferva por mais 20-30 minutos e só depois é rolhada.

Geléia de sorveira vermelha em um moedor de carne

Para quem está interessado em receitas instantâneas, você também pode oferecer um método não muito tradicional, mas muito simples de fazer geleia de sorveira vermelha, enrolada em um moedor de carne.

Você vai precisar de:

  • 1 kg de cinza de montanha;
  • 1,5 kg de açúcar;
  • 1,5-2 g de vanilina;
  • 250 ml de água.

Fabricação:

  1. Rowan, como de costume, é primeiro embebido por um dia e, em seguida, escaldado por 4-5 minutos em água fervente.
  2. A água é drenada e os frutos ligeiramente resfriados passam por um moedor de carne.
  3. Misture com a quantidade de açúcar exigida pela receita e deixe fermentar por algumas horas.
  4. Em seguida, coloque em fogo baixo e cozinhe por cerca de um quarto de hora.
  5. Adicione a vanilina, misture e cozinhe a mesma quantidade.
Atenção! Se necessário, se a massa ficar muito espessa, pode-se adicionar um pouco de água (até 200 ml).

Receita de geléia de sorveira vermelha no liquidificador

O princípio de fazer geléia de cinzas de montanha no liquidificador praticamente não difere do descrito acima, por meio de um moedor de carne. Apenas o próprio processo é ainda mais simplificado pelo fato de que, após o branqueamento, a água não pode ser drenada, mas os bagos podem ser picados diretamente em recipientes com água usando um liquidificador submersível.

Além disso, o processo de fabricação é completamente semelhante ao descrito acima.

Como preparar geléia de sorveira vermelha com maçãs

As maçãs, tanto na estrutura como no sabor, combinam-se harmoniosamente com a sorveira vermelha. Você pode usar qualquer variedade de maçãs, maçãs azedas, como Antonovka, e, inversamente, as doces, são excelentes. Mas o sabor da geléia mudará, então você precisa se concentrar em suas preferências de sabor.

A receita de geléia de sorveira com adição de maçãs é apresentada a seguir junto com uma foto.

Você vai precisar de:

  • 1 kg de sorveira vermelha;
  • 1 kg de maçãs;
  • 2 kg de açúcar granulado;
  • 2-3 g de canela;
  • 800 ml de água.

Fabricação:

  1. Primeiro, o xarope é feito. Para fazer isso, a água com açúcar não só é levada à fervura, mas também fervida por um quarto de hora para que a calda comece a engrossar um pouco.
  2. Rowan é branqueada em água separada, à qual 10 g de sal (1 colher de chá) são adicionados a 1 litro.
  3. As maçãs são lavadas, cortadas em metades, sem caroço e depois cortadas em fatias finas ou em pedaços de formato conveniente.
  4. As maçãs e as cinzas da montanha são colocadas na calda quente espessada, bem misturadas e reservadas durante 2 horas.
  5. Coloque a futura geléia em fogo moderado, cozinhe por 10-15 minutos, certifique-se de remover a espuma.
  6. Retire do fogo até esfriar e coloque no fogo novamente.
  7. Na terceira vez, acrescente a canela e ferva a geléia até que as fatias de maçã fiquem transparentes - geralmente leva de 20 a 25 minutos.
  8. A geleia de Rowan com maçãs está pronta - pode ser embalada em potes enquanto estiver quente ou você pode deixar esfriar e, em seguida, colocá-la em um recipiente preparado e selá-lo para o inverno.

Geléia de pêra com sorveira vermelha

A geléia de Rowan com peras pode ser preparada usando o mesmo princípio que com maçãs. As peras adicionarão ainda mais doçura e suculência à peça de trabalho, de modo que a quantidade de açúcar na receita pode ser ligeiramente reduzida, se desejado.

Preparar:

  • 1 kg de peras;
  • 400 g de cinza vermelha da montanha;
  • 1 kg de açúcar;
  • 400 ml de água.

Compota de sorveira vermelha sem cozinhar

De acordo com uma receita simples, você pode fazer uma geléia crua muito saudável e saborosa com bagas vermelhas de sorveira, que preservará 100% todas as substâncias benéficas contidas nas bagas. E para remover completamente o amargor dos bagos, eles devem ser congelados antes de cozinhar por vários dias. E depois mergulhe em água por pelo menos 24 horas. Durante este período, você precisará drenar a água das bagas de sorveira 2 vezes e enchê-las com água fresca. Essa geléia de cinzas da montanha é especialmente saborosa se você cozinhá-la com nozes.

Para fazer uma receita de cura em branco, você precisará:

  • 1 kg de cinza vermelha da montanha;
  • 2 copos de mel natural;
  • 2 xícaras de miolo de noz com casca.

Importante! Algumas variedades de nozes têm um sabor ligeiramente amargo.

Para se proteger e não prejudicar o sabor do prato acabado, as nozes descascadas são previamente despejadas em água fervente e mantidas cobertas por 10-12 minutos. Em seguida, devem ser ligeiramente secos em uma frigideira moderadamente aquecida, seca e limpa.

O próprio processo de fazer geléia de cinza de montanha crua de acordo com a receita é extremamente simples:

  1. Bagas preparadas junto com nozes são moídas por meio de um moedor de carne.
  2. O mel é adicionado à mistura em partes e suavemente misturado até que uma composição homogênea seja obtida.
  3. A geléia crua é disposta em recipientes esterilizados secos, cobertos com tampas de náilon e armazenada em local fresco e sem luz.

A mistura pode ser usada diariamente para manter a imunidade em 1-2 colheres pequenas com chá ou sozinha.

Geléia de sorveira vermelha seca

Não é menos interessante e também bastante simples fazer o chamado doce de cinza de montanha seco.

Esta peça se assemelha a frutas cristalizadas em gosto e aparência e pode ser usada para decorar bolos, tortas e quaisquer outros produtos assados. A iguaria só pode ser preparada com sorveira vermelha, ou pode-se usar uma mistura de morangos e frutas, conforme a receita abaixo.

Você vai precisar de:

  • 0,3 kg de rowan vermelha;
  • 0,3 kg de chokeberry;
  • 0,4 kg de ameixa;
  • 300 ml de água;
  • 400 g de açúcar para xarope e 100 g para polvilhar;
  • 1 grama de cravo.

Fabricação:

  1. Para ambos os tipos de cinza de montanha, separe as bagas dos ramos e coloque no congelador por várias horas.
  2. Lave as ameixas e divida ao meio, retirando as sementes.
  3. Misture a água com o açúcar e prepare a calda fervendo por alguns minutos.
  4. Coloque frutas e bagas, cravo em calda fervente e cozinhe por cerca de 5 minutos, retirando a espuma e deixe descansar por várias horas.
  5. Em seguida, repita esse processo várias vezes. Frutas e bagas devem manter sua forma, mas a cor deve mudar para âmbar mel.
  6. Após o próximo resfriamento, retire a sorveira e as ameixas da assadeira com uma escumadeira e leve a escorrer em uma peneira.
    Atenção! O xarope fervente pode ser usado para preparar compotas, conservas e outros pratos doces.
  7. Nesse ínterim, aqueça o forno a + 80-100 ° C.
  8. Moa o açúcar granulado para polvilhar até o estado de açúcar de confeiteiro em um moedor de café.
  9. Polvilhe bagas e frutas com açúcar de confeiteiro e coloque em uma assadeira coberta com papel manteiga.
  10. Seque-os no forno por cerca de duas horas para que eles murchem apenas um pouco, mas em nenhum caso sequem.
  11. A fruta acabada pode ser armazenada em potes de vidro com tampas de pergaminho ou mesmo em caixas de papelão grossas.

Como fazer deliciosa geléia de sorveira vermelha e abóbora

Talvez seja difícil imaginar uma receita mais incomum do que esta. Mas, curiosamente, a abóbora combina extraordinariamente bem com qualquer variedade de cinzas da montanha. Ele traz utilidade e valor nutricional e saturação de cor para a colheita de rowan.

Você vai precisar de:

  • 1 kg de abóbora;
  • 500 g de cinza de montanha;
  • 500 g de açúcar;
  • 1 g de vanilina;
  • 1 colher de chá casca de limão picada.

Fabricação:

  1. As bagas de sorveira preparadas são tradicionalmente escaldadas em água fervente.
  2. A abóbora é descascada, lavada e cortada em pequenos cubos ou cubos.
  3. Adormeça 2/3 da quantidade de açúcar prescrita, misture e reserve para extrair o suco.
    Importante! Se a abóbora não for muito suculenta, você pode adicionar algumas colheres de água.
  4. O recipiente da abóbora é aquecido e fervido até que a polpa amoleça.
  5. Em seguida, adicione as bagas de sorveira e o 1/3 do açúcar restante à abóbora.
  6. Cozinhe por cerca de 20 minutos até que as frutas amoleçam.
  7. Adicione as raspas de limão e a vanilina e ferva por mais alguns minutos.
  8. Disponha a geléia de sorveira acabada em recipientes de vidro.

Como fazer geléia de sorveira vermelha no microondas

No micro-ondas, você pode fazer geleia de sorveira da forma mais simples e rápida possível. Além da preparação preliminar dos bagos, o processo não demorará mais de meia hora.

Você vai precisar de:

  • 500 g de cinza de montanha;
  • 500 g de açúcar;
  • um quarto de limão com a casca.

Fabricação:

  1. Despeje as bagas de sorveira embebidas ou pré-escaldadas em um recipiente para micro-ondas e adicione açúcar por cima.
  2. Leve o recipiente com frutas vermelhas ao microondas na potência máxima por 25 minutos.
  3. Enquanto isso, escalde o limão. Corte um quarto dela e, após retirar as sementes, pique com uma faca afiada junto com a casca.
  4. Quando o sino do cronômetro tocar, adicione o limão picado às cinzas da montanha e ajuste o cronômetro para mais 5 minutos.
  5. A geleia de Rowan está pronta, você pode saboreá-la imediatamente ou guardá-la em potes para o inverno.

Receita de geléia de sorveira vermelha em uma panela elétrica

Também é fácil fazer geleia de cinzas de montanha usando uma multicozinha.

Prepare ingredientes padrão:

  • 1 kg de açúcar;
  • 1 kg de frutas vermelhas.

Fabricação:

  1. Como em outras receitas, tudo começa com a imersão da sorveira-brava em água fria por um dia.
  2. Em seguida, as bagas são colocadas em uma tigela multicooker, coberta com açúcar e o modo "Jam" ou "Jam" é ligado por 1,5 horas.
  3. Algumas vezes você precisa ligar a "Pausa" e verificar o estado da geléia, mexendo se necessário.
  4. Na última etapa, a geléia de sorveira é colocada em potes como de costume e enrolada.

Regras de armazenamento de geléia de Rowan

O tarugo de sorveira vermelha hermeticamente selado pode ser armazenado em um ambiente sem luz. Outros recursos de armazenamento são descritos nos respectivos capítulos.

Depois de aberto, é melhor guardar o pote de geléia de sorveira na geladeira.

Conclusão

A geléia de sorveira vermelha ajuda a manter o corpo e o ânimo durante todo o inverno. Cozinhar não é tão difícil porque leva muito tempo, mas você sempre pode encontrar receitas mais rápidas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção