Geléia Chokeberry para o inverno: 15 receitas

Chokeberry é uma baga muito comum em cidades e vilarejos da Rússia Central, e muitos, tendo ouvido o suficiente sobre suas propriedades benéficas, ficam felizes em colher frutas caseiras dela. licores e tinturas. Mas as bebidas alcoólicas não são mostradas a todos. Mas a geléia de chokeberry será absorvida com prazer por crianças e adultos, ao mesmo tempo que melhora sua saúde.

Os benefícios e malefícios da geléia de chokeberry

Quem já provou frutos silvestres frescos de chokeberry não pode deixar de notar sua doçura, embora em uma combinação indispensável com uma leve adstringência. Os frutos do chokeberry preto contêm até 10% de açúcares, a maioria dos quais é glicose e frutose, mas também existe o sorbitol, que é um bom substituto do açúcar para diabéticos. Já o gosto azedo se manifesta pelo teor de pectina e taninos.

Atenção! Por si só, as substâncias da pectina ajudam a remover compostos radioativos e metais pesados ​​do corpo, além de agilizar o trabalho do trato gastrointestinal e, na presença de colecistite, podem desempenhar o papel de um agente colerético leve.

Os frutos silvestres frescos, apesar do teor significativo de açúcar, apresentam baixo teor calórico - cerca de 56 kcal. Devido ao teor de açúcar, a geléia de amora já é muito mais calórica - até 350-380 kcal por 100 g de produto.

Existem também muitas vitaminas nas bagas de chokeberry preto, entre as quais a vitamina P merece uma menção à parte (o conteúdo pode ir de 2.000 a 6.000 mg). O seu valor reside no efeito positivo no sistema imunológico, além disso, retarda o processo de envelhecimento do organismo. Para garantir a ingestão diária dessa importante vitamina, basta ingerir cerca de 3 colheres de sopa. eu. geléia de chokeberry por dia.

A amora-preta também é rica em microelementos, entre os quais destacam-se molibdênio, boro, ferro, flúor, iodo e manganês. A sua presença ajuda a normalizar o funcionamento dos sistemas cardiovascular e nervoso, reduz os níveis de colesterol, fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e funciona como um excelente agente profilático contra as veias varicosas. E uma vez que o teor de iodo nas bagas de chokeberry é bastante alto (até 10 μg por 100 g de fruta), a geléia de chokeberry sem dúvida será benéfica para fadiga rápida, apatia geral e também para sangramento nas gengivas.

Devido à sua composição rica e variada, chokeberry ou chokeberry foi oficialmente reconhecido em meados do século XX como medicamento. Além das propriedades medicinais já mencionadas, a geléia de chokeberry é capaz de:

  • reduzir a pressão arterial e intracraniana;
  • garantir um funcionamento equilibrado do sistema endócrino;
  • aliviar e até curar dores de cabeça;
  • ajudam a maximizar a absorção da vitamina C que entra no corpo;
  • aliviar arrotos, mau hálito e peso no estômago.

Mas, como a geléia de chokeberry é uma droga realmente eficaz, em algumas situações ela também pode trazer danos significativos.

Deve ser usado com muito cuidado por pessoas com pressão arterial baixa.

Você não pode recomendá-lo às pessoas para uso:

  • com aumento da coagulação do sangue;
  • com gastrite caracterizada por alta acidez;
  • com úlcera de estômago;
  • com tromboflebite;
  • com distúrbios intestinais freqüentes.

Como cozinhar adequadamente a geléia de chokeberry

Apesar de todos os benefícios indiscutíveis que as bagas de chokeberry podem trazer, a geléia de chokeberry não é particularmente popular. Isso é provavelmente devido a alguma adstringência das bagas. Mas a geléia de amora preparada de acordo com todas as regras certamente atrairá tanto pela sua aparência quanto pelo seu sabor inimitável. E uma adstringência quase imperceptível só dará um pouco de originalidade ao preparo, mas não prejudicará em nada o seu sabor.

A principal coisa a lembrar antes de começar a fazer uma sobremesa deliciosa com chokeberry é que os frutos devem estar totalmente maduros. O fato é que em algumas regiões começam a escurecer no verão, muito antes de amadurecer. Mas o teor máximo de substâncias medicinais e a divulgação do buquê cheio de bagas de chokeberry com gosto alcançam apenas no outono. São os primeiros 2 meses de outono que são a época mais favorável para colher e fazer geléias deliciosas e saudáveis. Além disso, quanto mais ao norte a região de crescimento, mais tarde os bagos de chokeberry devem ser colhidos.

Os bagos têm uma consistência bastante densa e uma casca igualmente forte. Mas, como é a casca que contém até 1/3 de todos os nutrientes do chokeberry preto, o doce mais útil é obtido a partir de frutos inteiros.

É necessário enxaguar os frutos pretos com muito cuidado antes da produção, é preferível usar água corrente, sem medo de estragar os frutos fortes. Além disso, para que possam ser embebidos em calda da melhor maneira possível, as donas de casa experientes praticam o escalde de bagas frescas durante vários minutos em água a ferver.

Outra maneira que ajuda a se livrar de uma certa adstringência em bagas pretas de chokeberry é mergulhar as frutas em água fria por um dia.

A quantidade de açúcar granulado é determinada em cada caso específico pela receita utilizada, mas em média, para suavizar ao máximo a adstringência do fruto, o seu peso não deve ser inferior ao do próprio fruto seleccionado e lavado. A adstringência da amora-preta é freqüentemente mascarada com sucesso pela adição de outras bagas e frutas, e até mesmo nozes, à geléia prescrita.

Conselho! Para preservar a cor, o sabor e o aroma da geléia de chokeberry em casa, é necessário adicionar ácido cítrico ao prato quase pronto 5 minutos antes do final do cozimento.

E, claro, não devemos esquecer a esterilização minuciosa dos recipientes e tampas de vidro, se houver a intenção de guardar a geléia para o inverno.

Compota clássica de sorveira preta

A geléia de sorveira preta de acordo com a receita clássica é geralmente preparada como qualquer outra geléia de frutas vermelhas. Mas também há uma série de nuances inerentes apenas ao chokeberry.

Você vai precisar de:

  • 1000 g de amora-preta;
  • 1500 g de açúcar granulado;
  • 650 ml de água.

Fabricação:

  1. A cinza negra da montanha é libertada dos caules, bem lavada e colocada num recipiente fundo.
  2. É vertido com água fria para que os frutos fiquem completamente escondidos sob ele, e mantido em temperatura ambiente por um dia.
  3. Uma mistura de água e açúcar, prescrita de acordo com a receita, é fervida separadamente até que o produto a granel esteja completamente dissolvido.
  4. O chokeberry lavado depois de repousar é despejado com calda fervente e deixado esfriar completamente.
  5. Em seguida, eles são colocados em fogo médio, fervidos por cerca de 20 minutos, removendo a espuma, e novamente colocados para esfriar (de preferência durante a noite).
  6. O procedimento é repetido com o cozimento no dia seguinte e novamente - em dias alternados.
  7. Na última cozedura, adiciona-se aos bagos uma pitada de ácido cítrico.
  8. A geléia quente pronta é acondicionada em potes esterilizados e hermeticamente selados.

Doce de chokeberry: receita para cozinhar com hortelã

A hortelã será capaz de refrescar o sabor do prato acabado e torná-lo mais aromático. E usar esta maravilhosa erva picante para fazer geléia é muito simples. Só é necessário na última cozedura adicionar ao branco vários ramos de hortelã-pimenta picados grosseiramente (juntamente com ácido cítrico).

No processo de distribuição da geléia entre os contêineres, os galhos são retirados o máximo possível - já cumpriram integralmente a tarefa.

Uma receita simples de geléia de amora

Usando esta receita, você pode fazer deliciosa geléia de chokeberry, açúcar granulado e um pouco de água em um dia.

Você vai precisar de:

  • 1 kg de bagas pretas de sorveira;
  • 250 ml de água;
  • 1,5 kg de açúcar.

Com isso, o produto final será cerca de cinco potes com capacidade de 0,5 litro.

Fabricação:

  1. Bagas selecionadas e lavadas são mergulhadas em água fervente por 5-6 minutos.
  2. Em seguida, as cinzas da montanha são passadas por uma peneira e imediatamente vertidas com água fria.
  3. O xarope é fervido com água e açúcar, obtendo sua transparência total.
  4. O chokeberry escaldado é colocado na calda e evaporado em fogo baixo por cerca de 12-15 minutos.
  5. Em seguida, o fogo é apagado e o recipiente com a futura geléia é deixado sozinho por várias horas.
  6. Aquecer novamente em fogo alto até ferver e, reduzindo o fogo, cozinhe por mais 10 minutos.
  7. Após as próximas 2-3 horas de assentamento, a peça de trabalho é evaporada pela última vez do chokeberry por um quarto de hora e, espalhando-se em frascos estéreis, é imediatamente selada com tampas fervidas.

Geléia de chokeberry com canela

A adição de 1,5 colher de chá na última etapa do preparo ajudará a diversificar e a dar um sabor picante à geléia acabada. canela ou 2 paus por 1 kg de chokeberry.

Jam de Chokeberry de cinco minutos

Esta receita bastante padrão também tem suas próprias características no caso do chokeberry. Para que a geléia de chokeberry de cinco minutos possa ser armazenada sem geladeira, a receita prevê a esterilização obrigatória do produto acabado.

Você vai precisar de:

  • 950 g de cinza preta da montanha;
  • 1200 g de açúcar;
  • 300 ml de água.

Fabricação:

  1. O chokeberry separado e lavado é branqueado em água a ferver durante 4 a 6 minutos, após o que é vertido com água fria.
  2. A quantidade de água exigida pela receita é aquecida até ferver, o açúcar é dissolvido e fervido até que o xarope resultante fique completamente transparente.
  3. Despeje a amora preparada com calda quente e deixe durante a noite (por 10-12 horas).
  4. Na manhã seguinte, coloque a geléia em fogo moderado, ferva por exatamente 5 minutos, enquanto retira a espuma.
  5. Em seguida, a geléia quente é disposta em recipientes de vidro limpos, tampados com tampas de vapor e colocados sobre uma toalha ou outro suporte em uma panela grande com água quente.
    Atenção! O nível da água deve atingir aproximadamente os ganchos dos potes instalados na panela.
  6. Esterilize potes de 0,5 litros de geléia após ferver por 15 minutos.
  7. Em seguida, eles são instantaneamente rolhados.

Deliciosa geléia de chokeberry com nozes

A compota preparada de acordo com esta receita não só é muito saborosa e saudável, mas também extremamente satisfatória. Também pode ser utilizado como recheio completo de tortas.

Você vai precisar de:

  • 1500 g de chokeberry;
  • 1000g de açúcar granulado;
  • 250 g de nozes descascadas;
  • 500 ml de água.

Fabricação:

  1. As bagas de chokeberry são separadas, lavadas, derramadas em um copo de água fervente e deixadas nesta forma durante a noite.
  2. Pela manhã, despeja-se a água em um recipiente separado, adiciona-se açúcar e, assim, prepara-se o xarope.
  3. Pique as nozes com uma faca.
  4. Blackberry e nozes picadas são despejados em xarope fervente e fervidos após ferver por um quarto de hora.
  5. Novamente, a peça é deixada durante a noite e pela manhã é fervida por mais um quarto de hora.
  6. Apague o fogo, feche a geléia com uma tampa, colocando uma camada de toalhas de algodão fervido entre ela e a panela, e depois de algumas horas são colocadas em recipientes limpos e secos e bem aparafusados.

Geléia de pêra com chokeberry

Por analogia com a receita anterior, eles também preparam deliciosa geléia de chokeberry e peras com adição de nozes.

Você vai precisar de:

  • 700 g de chokeberry;
  • 250 g de peras;
  • 700 g de açúcar;
  • 160 g de nozes sem casca (nozes);
  • 200 ml de água;
  • 3-4 g de ácido cítrico.

O processo de fabricação é completamente igual ao descrito na receita anterior. As peras são cortadas em cubinhos e adicionadas à calda junto com as frutas vermelhas e nozes.

Geléia de amora e ameixa

De acordo com a receita clássica, geléia de amora é um pouco parecida com geléia de cereja e, se você cozinhá-la com ameixas, dificilmente alguém será capaz de determinar de que é feita a sobremesa.

Você vai precisar de:

  • 750 g de amora;
  • 1300 g de açúcar;
  • 680 ml de água;
  • 450 g de ameixas.

Fabricação:

  1. Ameixa e o chokeberry preto são lavados em várias águas.
  2. Remova as sementes das ameixas, galhos e caules das cinzas da montanha.
  3. Rowan é branqueada por cerca de 5 minutos em água fervente, removida e resfriada rapidamente.
  4. Adiciona-se 800 g de açúcar a 680 ml de caldo de cinza de montanha e ferve-se até à sua completa dissolução.
  5. As ameixas são cortadas em pedaços de tamanho conveniente para a dona da casa e, junto com as bagas pretas de chokeberry, são colocadas em calda de açúcar.
  6. Ferva por 12 minutos, retire a espuma, despeje o restante do açúcar granulado (500 g) e, mexendo, deixe esfriar.
  7. Após 9 a 10 horas de infusão, a geléia é aquecida novamente e fervida até começar a engrossar. Isso levará aproximadamente 20-30 minutos.
  8. Em latas limpas e secas, a peça de trabalho é disposta depois de resfriada. Mesmo usando tampas de plástico, você pode armazenar com segurança essa geléia em uma despensa comum.

Como cozinhar geléia de cinza preta com baunilha

Se você adicionar 1,5 g de vanilina (1 sachê) à geléia preparada de acordo com a receita descrita acima, ela adquirirá um sabor muito interessante.

Atenção! Vanilina vai especialmente bem com ameixas escuras.

Chokeberry e geléia de sorveira vermelha juntos

Chokeberry e as cinzas da montanha vermelha, apesar de seu nome comum, não são nem mesmo parentes próximos. Mas, apesar disso, eles estão perfeitamente combinados em uma geléia. Deve-se ter em mente que a sorveira vermelha não pode ser usada fresca em branco devido ao amargor inerente aos frutos silvestres. No entanto, é relativamente fácil se livrar deles - você só precisa mantê-los no congelador por algumas horas.

Para preparar um prato delicioso e incomum você vai precisar de:

  • 300 g de chokeberry vermelho e preto;
  • 300 ml de água;
  • 1,5-2 g de cravo-da-índia moído;
  • 500 g de açúcar.

Fabricação:

  1. A cinza vermelha da montanha é retirada de detritos e galhos e colocada no congelador por várias horas. É melhor fazer isso à noite.
  2. É o suficiente para limpar a cinza negra da montanha de detritos e enxaguar abundantemente.
  3. No dia seguinte, os dois tipos de cinza de montanha são colocados em água fervente e fervidos por cerca de um quarto de hora até ficarem macios, não esquecendo de remover a espuma se necessário.
  4. As bagas são resfriadas e passadas por uma peneira. Em seguida, adicione açúcar granulado e cravo moído.
  5. Novamente, coloque a mistura de frutas vermelhas no fogo e após ferver em fogo brando, ferva por 15 a 25 minutos até engrossar à vista de olhos.
  6. Eles são dispostos em potes secos que podem ser fechados com tampas de metal e plástico e até mesmo papel manteiga.

Uma receita rápida para geléia de chokeberry

Esta é a receita mais rápida para fazer geléia de amora, cujo fluxo de trabalho não levará mais de meia hora.

Você vai precisar de:

  • 500 g de cinza preta da montanha;
  • 1000 g de açúcar;
  • 120 ml de água.

Fabricação:

  1. As costeletas pretas lavadas são branqueadas em água fervente por 7 minutos e imediatamente amassadas no liquidificador.
  2. Adicione o açúcar granulado e após ferver a mistura, cozinhe em fogo baixo por 10 minutos.
  3. Eles são colocados em pratos esterilizados, selados e resfriados sob um cobertor para esterilização adicional.

Geléia de groselha e preto chokeberry

Você vai precisar de:

  • 500 g de cinza preta da montanha e groselha;
  • 1.050 g de açúcar.

Esta receita simples irá ajudá-lo a criar uma preparação deliciosa, perfumada e muito saudável para o inverno.

  1. As groselhas e as cinzas da montanha são limpas de galhos e outros detritos e bem lavadas com água corrente.
  2. Seque levemente sobre uma toalha e, em seguida, coloque em camadas em um prato fundo, alternando frutas silvestres e açúcar granulado.
  3. É mantido por várias horas até que o suco seja liberado, misturado suavemente e deixado de molho por mais 9-10 horas (durante a noite).
  4. Em seguida, a mistura de frutas silvestres é colocada no fogo, aquecida até ferver e fervida lentamente, mexendo sempre e esperando que a mistura comece a engrossar.
Atenção! Pelo mesmo princípio, você pode fazer geléia não menos saborosa com uma mistura de groselha vermelha e preta e cinzas da montanha.

Para isso, as seguintes proporções de produtos são úteis:

  • 500 g de cinza de montanha;
  • 300 g de groselha;
  • 250 g de groselha preta;
  • 1,2 kg de açúcar.

Geléia de amora com espinhos

O espinho é a mesma ameixa, só que selvagem. E com o chokeberry preto, relaciona-se pela tonalidade da cor, e os frutos são quase do mesmo tamanho.

Você vai precisar de:

  • 1 kg de chokeberry;
  • 1 kg de abrunheiro;
  • 2 kg de açúcar granulado.

Fabricação:

  1. Os frutos espinhosos são lavados, libertando-se dos detritos, e cortados, retirando o caroço.
  2. As amoras-pretas são tradicionalmente escaldadas em água fervente.
  3. Em seguida, os dois tipos de frutas são cobertos com açúcar e deixados por várias horas para embeber e extrair o suco.
  4. Em seguida, a geléia é cozida de acordo com o esquema clássico: ferva por 10 minutos, deixe esfriar por várias horas. Este processo é repetido pelo menos 3 vezes.
  5. A geléia quente é acondicionada em recipientes de vidro com rolha.

Receita de geléia de inverno de costeleta preta com abobrinha

Você vai precisar de:

  • 950 g de bagas pretas de sorveira;
  • 1000 g de abobrinha;
  • 1000 g de açúcar granulado;
  • 3-4 g de ácido cítrico;
  • 2 vagens de canela

Fabricação:

  1. A amora é preparada da maneira tradicional: é enxaguada, escaldada e seca.
  2. A abobrinha é descascada e cortada em pedaços aproximadamente do mesmo tamanho.
  3. Combine frutas vermelhas e vegetais, cubra com açúcar, misture e deixe por algumas horas.
  4. Em seguida, é aquecido até ferver e cozido por cerca de meia hora. Praticamente não há espuma nesta geléia.
  5. Adicione a canela e o ácido cítrico, deixe esfriar e ferva novamente por cerca de um quarto de hora.
  6. Depois disso, a geléia é considerada pronta.
Atenção! As proporções de vegetais e frutas vermelhas na receita podem ser alteradas dependendo do resultado que você deseja obter.

Com o aumento da quantidade de amora, a geleia fica mais espessa, senão se forma uma grande quantidade de xarope bonito.

Como preparar geléia de amora com cranberries

A compota é preparada de acordo com esta receita da forma tradicional, apenas o número de infusões é reduzido para duas.

Você vai precisar de:

  • 500 g de cinza de montanha;
  • 120 g de cranberries;
  • 600 g de açúcar.

Fabricação:

  1. A amora-preta é lavada, escaldada em água fervente por pelo menos 10 minutos.
  2. Misture com os cranberries descascados, cubra com açúcar e leve ao fogo pequeno.
  3. Quando o suco de cranberry começa a sobressair intensamente, o fogo é aumentado e fervido por 5 minutos.
  4. A peça é completamente resfriada, após o que é fervida novamente por cerca de 5 minutos e imediatamente enrolada, distribuindo-a sobre frascos estéreis.

Regras para armazenar geleia de chokeberry

Você pode armazenar uma guloseima saudável na adega e em uma despensa normal até a próxima temporada. Basta ter certeza de que não há dispositivos de aquecimento e fontes de luz por perto.

Conclusão

A geléia chokeberry pode ser feita usando uma variedade de tecnologias e os aditivos mais incomuns. Eles apenas retocam a leve adstringência dos frutos silvestres e acrescentam toda a variedade de sabores ao prato acabado.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção