Geléia de melão para o inverno: receitas simples

A geléia de melão perfumada e saborosa é uma iguaria requintada que será um ótimo complemento para produtos assados ​​ou apenas para chá. Esta é uma ótima maneira não só de preparar uma fruta perfumada para uso futuro, mas também de surpreender os hóspedes.

Segredos e nuances de cozinhar geléia de melão para o inverno

Cozinhar não vai demorar muito. Frutos maduros e doces são lavados, cortados ao meio e sem caroço. A polpa é cortada da casca. Em seguida, a geléia pode ser cozida de duas maneiras. No primeiro caso, os pedaços de melão são colocados em uma panela, cobertos com açúcar granulado e deixados por várias horas para que o caldo saia. O conteúdo é fervido, coberto com uma tampa, até ficar macio. É melhor não adicionar água, pois a fruta em si é bastante aguada. Em seguida, a massa resultante é interrompida com um misturador de imersão até que uma massa homogênea seja obtida, a qual é cozida em fogo baixo até que a consistência desejada seja obtida.

Cozinhar da segunda maneira envolve moer cru. Para isso, a fruta descascada é torcida em um picador de carne e só depois é misturada ao açúcar e fervida até obter uma consistência espessa.

A quantidade de açúcar é ajustada de acordo com a doçura do melão. Para evitar que a iguaria seja açucarada, são adicionadas frutas cítricas.

A geléia é preparada em um recipiente de metal que não oxida. Uma ampla bacia de esmalte é mais adequada para isso. Nesse recipiente, a evaporação é mais rápida.

Receitas de geléia de melão para o inverno

Existem várias opções de geléia de melão para o inverno com vários aditivos.

Uma receita simples de geléia de melão para o inverno

Ingredientes:

  • 200 g de açúcar cristalino fino;
  • 300 g de melão doce.

Preparação:

  1. A fruta lavada é cortada ao meio, as sementes com fibras macias são limpas de qualquer maneira conveniente.
  2. As fatias são colocadas em uma tigela grande de esmalte. Durma com açúcar granulado e leve ao fogo moderado. Cozinhe, mexendo ocasionalmente para não queimar, por 40 minutos, a calda deve escurecer e os pedaços de fruta ficarem transparentes.
  3. A mistura resultante é despejada em uma tigela com paredes altas e amassada.
  4. O purê de melão volta para a tigela e continua a aquecer por mais 5 minutos.Bancos de pequeno volume são lavados com soda, despejados em água fervente ou no vapor. A guloseima quente é despejada no recipiente preparado, enrolado hermeticamente com tampas de estanho, após fervê-las.

Geléia de melão com maçãs

Ingredientes:

  • 300 ml de água filtrada;
  • 1 kg de maçãs;
  • 1 kg 500 g de açúcar refinado;
  • 1 kg de melão.

Preparação:

  1. Lave as maçãs na torneira, seque-as levemente, colocando-as sobre uma toalha descartável. Corte cada fruta e retire o caroço. Corte a polpa em rodelas.
  2. Enxágue o melão, corte em duas partes e retire as sementes com fibras. Corte a casca. Pique a polpa em cubos e envie para as maçãs.
  3. Deite água e leve ao lume, ligando o aquecimento silencioso. Cozinhe a fruta até ficar macia, mexendo ocasionalmente. Bata tudo com um liquidificador. Adicione o açúcar e cozinhe até a espessura desejada. Isso geralmente leva 2 horas.
  4. Embale a geléia quente em potes, depois de esterilizá-los de qualquer maneira conveniente. Enrole as tampas fervidas e guarde em local fresco.

Geléia de melão com maçã, leite condensado e raspas de laranja

Ingredientes:

  • 2 g de açúcar de baunilha;
  • 1 kg 200 g de melão descascado;
  • 1/3 colher de chá canela em pó;
  • ½ kg de maçãs;
  • 20 g de leite condensado;
  • 300 g de açúcar fino;
  • 5 g de casca de laranja.

Preparação:

  1. A fruta é lavada, descascada e retirada do núcleo. A polpa é torcida em um moedor de carne e colocada em uma panela de fundo grosso. Cubra com açúcar e mexa. Se desejar, deixe um pouco para formar o suco.
  2. O recipiente é colocado em fogo baixo e fervido até a espessura desejada. A espuma deve ser removida com uma escumadeira.
  3. Leite condensado, vanilina, canela e raspas de laranja são adicionados à geléia viscosa. Mexa, deixe ferver e embale em um recipiente de vidro estéril. Eles são enrolados e enviados para armazenamento em uma adega fresca.

Geléia de melão e banana

Ingredientes:

  • 1 saqueta de gelatina;
  • 600 g de melão doce;
  • 1 limão;
  • 350 g de açúcar refinado;
  • 400 g de bananas.

Preparação:

  1. Corte o melão em duas partes, após lavá-lo. Raspe as fibras com as sementes e corte a casca. A polpa da fruta é cortada em pequenos pedaços.
  2. Descasque as bananas e corte-as em círculos.
  3. O melão é transferido para uma panela, coberto com açúcar granulado e aquecido lentamente. Cozinhe por um quarto de hora, mexendo sempre.
  4. Adicione canecas de banana à mistura de frutas. O limão é lavado, limpo com um guardanapo e cortado em círculos finos. Enviado para o resto dos ingredientes.
  5. Continue a cozinhar até a consistência desejada. Mexa regularmente para que a massa não queime. Retire do fogo, retire o limão. A massa é interrompida para o estado de purê com um liquidificador de imersão.
  6. Leve a mistura para ferver novamente. Despeje em zhelphix. Mexer. Após 3 minutos, são colocados em frascos esterilizados e enrolados com tampas fervidas.

Geleia de melão de gengibre

Ingredientes:

  • Pedaço de 2 cm de raiz de gengibre fresco
  • 1 kg de polpa de melão;
  • 1 limão;
  • ½ kg de açúcar granulado;
  • 1 pau de canela

Preparação:

  1. Lave o melão para cozinhar geléia. Remova as sementes raspando o miolo com uma colher. Corte a fruta em rodelas, descasque cada uma delas. Corte a polpa em pequenos pedaços.
  2. Coloque o melão em uma panela de fundo grosso. Cubra tudo com açúcar, mexa e deixe por 2 horas para liberar o suco.
  3. Leve a panela ao fogo e leve ao fogo alto. Leve a mistura para ferver. Reduza o fogo e continue cozinhando por cerca de meia hora até que as fatias de melão estejam macias.
  4. Mate a fruta cozida com um liquidificador até ficar homogêneo. Lave o limão, corte ao meio e esprema o suco na mistura de melão. Coloque um pau de canela aqui. Descasque a raiz de gengibre, rale e misture com o resto dos ingredientes.
  5. Misture a geléia e cozinhe por mais 10 minutos, retire o pau de canela. Lave, esterilize e seque as latas para enlatá-las. Ferva as tampas. Embale a geléia acabada em um recipiente de vidro, feche bem a rolha e deixe esfriar completamente, virando-a e embrulhando-a em um cobertor quente.

Termos e condições de armazenamento

Os melhores utensílios para armazenar geleia são os recipientes de vidro pasteurizado. Não é recomendável expor a iguaria a mudanças bruscas de temperatura para que não se forme bolor na superfície. Se a geléia for cozida corretamente, pode permanecer fresca por vários anos. O prazo de validade depende da quantidade de açúcar usada para fazer a geléia. O doce conserva seu frescor de seis meses a um ano. Se usar um pouco de açúcar, a guloseima ficará armazenada por até três anos.

Conclusão

A geléia de melão é uma sobremesa perfumada e deliciosa. Pode ser servido simplesmente com chá ou como recheio de produtos de pastelaria. Experimentando diferentes aditivos, você pode criar sua própria receita original para esta iguaria. O melão pode ser combinado com outras frutas como maçãs, pêras e bananas. De especiarias, adicione canela, vanilina, gengibre.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção