Geléia de espinheiro

A geléia de espinheiro-mar retém muitas substâncias úteis, exceto as vitaminas que são destruídas durante o tratamento térmico. Se não for possível simplesmente congelar as frutas, a peça cozida será uma boa ajuda para o corpo no inverno.

Algumas dicas para fazer geléia de espinheiro

Este tipo de geléia é apreciado por causa de sua consistência uniforme. Preparado a partir de frutas com alto teor de pectinas, que conferem ao prato um estado gelatinoso. Para que substâncias valiosas sejam preservadas após o tratamento térmico, o processo deve ser acelerado. Pegue um pouco de fruta e ferva em uma panela grande, onde seja mais fácil evitar que o prato queime.

Para compotas de alta qualidade, as frutas são preparadas. De acordo com a receita de geléia de espinheiro-mar, os frutos são separados, os caules são removidos e lavados.

As sementes são separadas da polpa por trituração em peneira inteiras ou após processamento com liquidificador.

O açúcar é colocado na massa homogênea acabada e em fogo baixo, mexendo sempre, certifique-se de que se dissolva.

Conselho! As bagas são despejadas com água várias vezes, então é mais fácil remover as pequenas folhas flutuantes, pedaços de galhos.

Em preparações caseiras de espinheiro-mar, ricas em caroteno, serotonina, substâncias curativas úteis são preservadas, especialmente se o tratamento térmico foi rápido e a pasteurização foi usada, não a esterilização.

Geléia de espinheiro sem sementes: uma receita clássica

Chamamos sua atenção para uma receita de geléia de espinheiro com uma foto.

Ingredientes e método de preparação

  • 1,5 kg de bagas;
  • 0,8 kg de açúcar granulado.

A receita para geléia de espinheiro-mar envolve esfregar a massa crua ou cozida por uma peneira para remover as sementes.

  1. Os frutos lavados são picados no liquidificador ou na prensa de purê de cozinha. Em seguida, esfregue por uma peneira, mas você pode fazer isso depois de ferver no fogo. Uma massa levemente fervida dará mais rendimento de matéria-prima para a peça, é muito mais fácil de limpar.
  2. Açúcar é adicionado às bagas esmagadas, levadas para ferver, mexendo e fervendo em fogo baixo por 15-20 minutos.
  3. Transfira a peça de trabalho para uma tela de peneira fina e triture, separando a pele e os ossos.
  4. Um purê líquido homogêneo é fervido por mais cinco minutos e embalado em recipientes esterilizados.

Seguindo a receita passo a passo de geléia de espinheiro com uma foto, eles recebem uma guloseima saudável.

Geléia de espinheiro com maçãs

Segundo essa receita, os produtos se prestam a um tratamento térmico de curto prazo, por isso é melhor guardar a peça na geladeira, senão os potes de meio litro terão que ser pasteurizados por 10 minutos.

Ingredientes e método de preparação

Levar:

  • 0,5 kg de espinheiro-mar e maçãs não ácidas;
  • 850 g de açúcar;
  • 100 ml de água.

A peça é obtida com uma consistência densa se houver pouco suco nas maçãs e a polpa ficar pastosa.

  1. Para geléia de espinheiro com maçãs, as bagas são primeiro esmagadas no liquidificador e a pele e os ossos são separados por uma peneira.
  2. As maçãs são descascadas, cortadas em rodelas, colocadas em uma panela com água e fervidas até ficarem macias.
  3. A massa da fruta é passada por uma prensa manual e combinada com purê de frutas vermelhas.
  4. Leve para ferver e cozinhe por apenas dois a três minutos. Colocado em potes cozidos no vapor.

Receita de geléia de espinheiro mar delicioso com maçãs.

Também existe uma versão de geleia de espinheiro-alvar e suco de maçã com polpa, que equivale a um quinto do peso dos bagos.

  1. O purê de espinheiro-mar cru é combinado com açúcar a gosto e deixado por várias horas. Durante este tempo, a massa vai engrossar.
  2. O suco de maçã é despejado no purê e cozido por 15-20 minutos, mexendo o produto semiacabado com uma colher de pau o tempo todo. Certifique-se de que a massa não ferva.
  3. A geléia é acondicionada em potes, colocados em uma tigela com água quente (até 80 ° C).
  4. A pasteurização dura 15 minutos para recipientes de meio litro.

Termos e condições de armazenamento de geléia de espinheiro-mar

Esta geléia é adequada para 12-18 meses. Deve ser mantido em local fresco e escuro. As geléias pasteurizadas duram um ano e meio.

Comente! Tarugos que foram cozidos muito rapidamente e armazenados na geladeira devem ser consumidos dentro de um ano.

No inverno, compotas perfumadas são criadas em uma xícara de chá ou bebidas de frutas são preparadas. Para fazer isso, coloque 2-3 colheres de sopa de uma guloseima doce em um copo de água fria fervida. A iguaria de espinheiro-mar é saborosa e saudável. É usado para dor de garganta, para fortalecer o corpo após resfriados. As bagas são usadas para a hepatite, o produto melhora a digestão, reduz o colesterol.

Conclusão

A geléia de espinheiro-mar é fácil de preparar, e toda dona de casa ficará feliz em armazenar doçura valiosa por suas propriedades para o inverno. Um curto período de tratamento térmico preservará um conjunto quase completo de vitaminas. Deliciosa variedade na mesa!

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção