Geleia de figo

A receita para fazer geléia de figo é simples, e o resultado é um produto incrivelmente saboroso que vai agradar aos amantes de figo ou até de uva, pois esses frutos têm sabor um tanto parecido.

Como fazer geléia de figo

Para as regiões do Sul do país, encontrar figos saborosos e maduros não é problema, mas os moradores da faixa do meio e da região da capital enfrentam dificuldades. Para escolher um bom produto para uma receita, existem algumas dicas e regras a seguir:

  1. Os figos são uma baga perecível, portanto, você deve examinar cuidadosamente a fruta enquanto ainda está no mercado ou na loja. Também não deve ser armazenado por muito tempo sem processamento, é melhor fazer geleia imediatamente após a compra.
  2. A casca fina da fruta a torna vulnerável ao menor dano - ela está exposta à podridão e ataques de insetos, então você precisa escolher uma baga sem danos externos à pele.
  3. O figo deve ser firme, firme ao toque, com a pele limpa e seca. Maciez ou secreção excessiva de suco, escorregadio da pele indicam o início de processos de fermentação e apodrecimento. A fruta muito dura, provavelmente ainda não madura, foi colhida verde.
  4. É impossível determinar o grau de maturação pela cor do fruto, pois tudo depende da variedade. Os figos podem variar na cor do amarelo ao roxo.
Importante! Demora cerca de dez dias desde o momento da colheita até a sua colocação nas prateleiras, a fruta pode ficar no mercado por alguns dias e só então chegar até você. Se não for possível fazer compota de imediato, é melhor congelar o fruto - desta forma manterá a sua frescura, propriedades benéficas e sabor.

Receitas de geléia de figo para o inverno

Na culinária, a experimentação não é completa. A quantidade de receitas para fazer geléia de figo é cada vez maior, e as fotos anexadas ao passo a passo da receita vão ajudá-lo a não se confundir e fazer tudo certo.

Compota de figo clássica para o inverno

A receita original das iguarias do Azerbaijão inclui apenas dois ingredientes, por isso é apreciada pela sua simplicidade e pela capacidade de sonhar com aditivos. A variedade de bagas pode ser escolhida de acordo com o gosto, então a cor do produto acabado será diferente. Para geléia, você precisará de:

  • figos - 3 kg;
  • açúcar - 1,5 kg;
  • água - 200 ml.

Método de cozimento:

  1. Bagas de figo devem ser bem enxaguadas, selecione frutas inteiras e maduras sem danificar. Corte as partes duras na parte superior e inferior da fruta, corte as bagas em quartos. Dobre em uma panela.
  2. Os bagos picados precisam ser cobertos com açúcar e despeje um pouco de água para uma melhor dissolução, misture, deixe um pouco para que o açúcar comece a se dissolver e as frutas soltem o suco. Coloque uma panela em fogo baixo e mexa ocasionalmente.
  3. Depois de ferver a mistura, é melhor retirar a espuma para evitar o gosto amargo e o aparecimento de grumos. É melhor reduzir o fogo após a fervura, cozinhe por mais 15 minutos. Depois de decorrido o tempo, você pode bater a geléia com um liquidificador.
  4. Depois de cortada, a geléia pode ser fervida por mais 15 minutos, deixada esfriar por cerca de 3 minutos e colocada em frascos estéreis aquecidos. Enrole e deixe em local fresco e escuro.

A geléia de figo não tem apenas um sabor especial, mas também benefícios, por isso pode ser servida com segurança com o chá imediatamente após o resfriamento.

Geléia de figo com limão sem ferver

O limão adiciona um novo sabor à geléia de figo, especialmente se a baga for doce e precisar ser variada.Além disso, o ácido ajuda a durar mais tempo. Para preservar o máximo de propriedades benéficas possíveis nas frutas, você pode deixar de cozinhar, mas precisará tomar algumas outras providências.

Para a receita, você precisará de:

  • figos - 3 kg;
  • açúcar - 1,5 kg;
  • limão - 3 peças.

Cozinhar passo a passo:

  1. É aconselhável separar os bagos, enxaguar abundantemente e retirar as partes duras. Você pode cortá-los em quartos ou ao meio se os frutos forem pequenos. As frutas podem ser descascadas, se desejar.
  2. Despeje os figos em uma panela, acrescente o açúcar, mexa e espere 2-3 horas até que as frutas dêem suco. Nesta altura, é necessário enxaguar bem os limões, esfregar as raspas num ralador fino e esprema o sumo das frutas.
  3. A calda liberada dos figos deve ser escorrida para uma panela separada, fervida e colocada em um recipiente com frutas vermelhas até esfriar. Essa mistura deve ser aquecida por alguns minutos e a calda resultante deve ser escorrida novamente, fervida e despejada de volta nos figos.
  4. Enquanto a mistura ainda está quente, você precisa adicionar imediatamente o suco e as raspas de limão, misture bem e deixe por 15-20 minutos. A geléia quente pode ser despejada em frascos estéreis não resfriados e enrolada ou servida imediatamente.

Geléia de figo vai bem com chá verde ou de ervas.

Como fazer geléia de figo com ameixa e limão

Ameixas e figos são frutas tradicionalmente encontradas nas prateleiras de outono. Seus gostos são um tanto parecidos, então combinam bem com geléia, e o limão confere à iguaria uma acidez exótica e dilui o sabor doce-açucarado.

Para cozinhar você precisará de:

  • ameixa - 1,5 kg;
  • figos - 1,5 kg;
  • açúcar - 1 kg;
  • limão - 2 peças;
  • canela em pó - 1 colher de chá.

Método de cozimento:

  1. As ameixas e os figos devem ser separados e bem enxaguados, retirados das ameixas e cortados ao meio. Corte os figos em quatro partes, após cortar as partes duras. Coloque as frutas em uma panela e cubra com açúcar, deixe por 1 hora para deixar o suco escorrer.
  2. Lave o limão, retire as raspas e esprema o suco em uma tigela separada.
  3. Passado o tempo, a fruta deve ser levada ao fogo médio, mexendo sempre, depois de meia hora, acrescente metade do suco de limão com as raspas. Quando a fruta começar a encolher e a calda ficar maior, pode-se colocar a canela e o restante do limão na panela.
  4. Cozinhe até ficar totalmente cozido por mais meia hora, deixe esfriar um pouco e despeje a geleia em potes esterilizados.

O sabor da iguaria resultante lembra uma doçura oriental picante. A intensidade das notas da receita pode ser ajustada a gosto: adicione mais lima ou substitua a canela por cravo.

Receita de geléia de figo com limão e pêra

A pêra é a fruta mais comum em compotas e o limão ajuda a variar o sabor e serve como conservante natural.

Para geléia, você precisará de:

  • figos - 1 kg;
  • pêra - 1 kg;
  • limão - 2 peças;
  • açúcar - 1 kg.

Cozinhar passo a passo:

  1. Enxágue bem a fruta, retire o miolo da pêra e as partes duras da parte superior e inferior dos figos. Você pode cortar figos e peras em cubos grandes, coloque-os em uma panela e cubra com açúcar. Deixe por meia hora.
  2. Lave o limão, esfregue as raspas e esprema o suco em um recipiente separado.
  3. Coloque a panela com frutas em fogo baixo, cozinhe por 1 hora, mexendo ocasionalmente. Depois de decorrido o tempo, coloque as raspas e o suco de limão na panela, cozinhe por mais uma hora em fogo baixo.
  4. Despeje a geléia quente em potes estéreis aquecidos e enrole.
Importante! A quantidade de açúcar deve ser calculada com base na variedade de peras e figos. Se a fruta for muito doce, o açúcar da receita pode ser reduzido para 0,5 kg.

Com laranjas e gengibre

Laranja e gengibre darão à iguaria um toque oriental, além disso, o gengibre há muito se consolidou como um produto útil para quase todas as enfermidades.

Para a receita, você precisará de:

  • figos - 2 kg;
  • laranja - 2 peças;
  • açúcar - 1 kg;
  • gengibre em pó - 2 colheres de chá.

Método de cozimento:

  1. As bagas precisam ser lavadas, removidas as partes duras e cortadas em quartos. Coloque as raspas de laranja e o suco de limão em um recipiente separado.
  2. Coloque os figos em uma panela, cubra com açúcar e deixe por meia hora. Decorrido o tempo, leve ao fogo baixo por uma hora e mexa.
  3. Depois que as frutas começarem a amolecer e ferver, adicione as raspas e o suco de laranja, o gengibre moído na panela e mexa bem. Cozinhe até ficar macio por mais uma hora.
  4. Despeje a geléia pronta quente em potes esterilizados não resfriados e enrole.

Além do gengibre, você pode adicionar canela em pó e cravo à receita.

Geléia de figo seco

No inverno, não é possível encontrar figos maduros e saborosos, porém, compotas também podem ser feitas com frutas secas.

Para a receita, você precisará de:

  • figos secos - 1 kg;
  • açúcar - 0,5 kg;
  • água - 2 copos;
  • suco de limão - 2 colheres de sopa.

Cozinhar passo a passo:

  1. Os figos devem ser enxaguados e embebidos durante 10 minutos. Corte em pedaços grandes, coloque em uma panela e cubra com açúcar, acrescente a água. Deixe por meia hora.
  2. Coloque a panela em fogo baixo, mexa. Adicione o suco de limão após uma hora. Cozinhe por mais uma hora até ficar macio.
  3. Despeje a geléia quente em potes esterilizados e enrole.

O sabor pode ser variado com bastante suco de limão ou especiarias.

Termos e condições de armazenamento

A geléia é armazenada em potes esterilizados em um local fresco e escuro. Pode durar até 1 ano, sujeito às condições de armazenamento.

Conclusão

A receita de compota de figo não tem regras rígidas, pode sempre ser variada ao gosto, diluída com as suas frutas e especiarias preferidas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção