O que cozinhar com viburnum vermelho: receitas

Todo mundo já ouviu falar dos benefícios das bagas de viburnum: elas têm propriedades antioxidantes, limpam o corpo de toxinas e toxinas, melhoram a composição do sangue, reduzem a pressão arterial, melhoram o funcionamento do trato gastrointestinal e são usadas com sucesso em cosmetologia. E também O viburnum é um excelente estimulante do sistema imunológico, por isso deve ser consumido no outono-inverno, quando o corpo precisa especialmente de apoio. Para conservar os frutos durante todo o ano, são feitos vários preparos com eles.

Você pode aprender sobre o que cozinhar com viburnum vermelho e como fazer em branco com frutas valiosas para o inverno com este artigo.

Como colher frutas vermelhas corretamente

O vermelho viburno, cujas propriedades benéficas são difíceis de superestimar, contém muitas vitaminas e minerais. Para preservar todas essas substâncias o máximo possível, você precisa ser capaz de coletar e colher corretamente os frutos vermelhos.

Você pode encontrar um arbusto viburno em quase todas as regiões, pois essa planta é despretensiosa, capaz de se desenvolver em diferentes zonas climáticas. É fácil reconhecer o viburno: quando não há mais folhagem no jardim, todas as folhas caíram e as flores murcharam, a única decoração do local permanece - uma pequena árvore com cachos escarlates de pequenas bagas.

Enquanto está quente lá fora, as bagas não são muito saborosas: ácidas e amargas. Mas depois da primeira geada, o sabor do viburno muda muito, torna-se doce e muito perfumado.

Atenção! É necessário coletar viburnum vermelho após as primeiras geadas, caso contrário, o amargor não pode ser evitado.

Vários pratos são preparados não só de bagas vermelhas, casca de um arbusto, galhos, folhas, flores de viburno também são convenientes para a comida. Além disso, todas as partes da planta têm um efeito benéfico no corpo humano, pois possuem propriedades curativas.

Você precisa coletar o viburnum vermelho corretamente:

  • escolha um bom dia para isso, quando não houver chuva e neve;
  • corte os cachos com uma tesoura afiada ou tesoura de poda, segurando-os com cuidado para que os frutos valiosos não se esfarelem;
  • dobre os clusters de viburnum ordenadamente, em uma camada;
  • após a coleta, é necessário secar o viburno pendurando os cachos em uma corda em uma sala escura e seca.
Importante! Nem todo mundo pode comer viburnum, ele é contra-indicado para gestantes, pessoas com alta acidez estomacal, que sofrem de pressão baixa, bem como aquelas que têm problemas com o sistema hematopoiético.

Receitas para o inverno com viburnum vermelho

Você pode cozinhar qualquer coisa com viburnum: é usado como recheio de tortas ou tortas, adicionado a saladas e salgadinhos, sucos de frutas aromáticas espremidos de frutas vermelhas, geléia fervida e compotas, usado na vinificação e faz sobremesas maravilhosas.

Você pode economizar vitaminas valiosas no viburnum de várias maneiras:

  1. Congele os frutos, descascados dos galhos e dispostos em sacos plásticos.
  2. Seque o viburnum no forno a 60 graus, adicionalmente abrindo ligeiramente a porta.
  3. Dobre em uma panela limpa e leve à geladeira - para que as bagas possam repousar por até seis meses.
Atenção! O Viburnum tinto fica bem guardado, devido ao facto dos bagos possuírem fortes propriedades antibacterianas e anti-sépticas. As frutas raramente desenvolvem mofo ou apodrecimento.

Viburnum em branco popular porque, após um processamento especial, as bagas tornam-se não apenas úteis, mas também muito saborosas.Afinal, é muito mais agradável no inverno comer geleia ou beber suco de fruta doce do que mastigar frutas vermelhas.

Método para preparar suco de viburnum

Em tal preparação, a maior concentração de vitaminas e microelementos úteis, é comum tratar resfriados com suco de viburnum e fortalecer a imunidade com sua ajuda. Se desejar, você pode adicionar açúcar, xarope ou adoçar com mel ao suco. Os amantes do ácido podem conservar o suco de viburnum puro, sem aditivos.

Existem muitas receitas de suco de viburnum vermelho, mas a tecnologia de cozimento nelas é quase a mesma:

  1. Kalina é bem lavado, os frutos são limpos de galhos e outros detritos.
  2. Agora você precisa espremer o suco. Para fazer isso, primeiro as bagas são esmagadas no liquidificador ou moedor de carne (você pode usar um espremedor de frutas, mas isso resultará em mais resíduos). Em seguida, o purê de viburnum é esfregado em uma peneira e o suco grosso é espremido por várias camadas de gaze.
  3. Para cada litro de suco, adicione cerca de 130 gramas de açúcar (você pode substituí-lo por mel). Leve ao lume o sumo de viburnum e mexendo bem, leve ao lume.
  4. Suco pronto e viburno são despejados em potes esterilizados e rapidamente enrolados com tampas lacradas.

Conselho! O suco de viburnum não só pode ser bebido em sua forma pura, como também é adicionado ao vinho por um aroma picante, utilizado no preparo de sobremesas, como marshmallow, geleia ou marmelada.

Como fazer geléia de frutas vermelhas de viburnum

O Viburnum confere aos pratos um aroma único e um sabor muito peculiar. Essas propriedades da baga são especialmente apreciadas pelos amantes de geleia. A geléia pode ser feita tanto com viburnum puro, quanto com a mistura dessa baga com outras frutas ou frutas - há muitas receitas.

Geléia de viburnum com açúcar

Para preparar tal branco de inverno, você precisará de:

  • 1 kg de viburnum;
  • 1,3 kg de açúcar granulado;
  • 250 ml de água.

Para fazer geleia, você precisa seguir estas etapas:

  1. Lave o viburnum e seque as frutas vermelhas.
  2. Escalde as frutas em água fervente por alguns minutos.
  3. Dissolva o açúcar em água morna para fazer xarope.
  4. Despeje a calda de açúcar sobre as bagas e mexa.
  5. Deixe o viburnum cristalizado por 10-12 horas em temperatura ambiente.
  6. Agora a geléia precisa ser fervida, removendo a espuma periodicamente. Depois disso, despeje a peça de trabalho quente em frascos estéreis.

Viburnum com laranjas

A compota com adição de citrinos de laranja adquire tonalidade rica e muito viva. Tal peça se tornará uma verdadeira decoração para uma mesa de inverno, além disso, será muito útil e perfumada.

Para fazer geléia de viburnum com laranjas, você precisa levar:

  • 1,5 kg de bagas vermelhas de viburnum;
  • 2-3 laranjas grandes;
  • 2 kg de açúcar granulado.

Todo o processo de cozimento consiste em várias etapas:

  1. As bagas são lavadas e movidas.
  2. O Viburnum é triturado com um liquidificador ou picador de carne.
  3. O açúcar é adicionado ao purê resultante, tudo é bem misturado - depois de um tempo, o açúcar deve se dissolver completamente.
  4. As laranjas precisam ser cortadas em rodelas e também no liquidificador.
  5. Resta misturar todos os ingredientes e rolar a geléia em potes.
Importante! Viburnum e geleia de laranja não precisam ser cozidos, então a receita estará ao alcance até das donas de casa mais ocupadas ou preguiçosas.

Compota com viburnum e maçã

Como mencionado acima, nem todo mundo pode comer viburnum vermelho em sua forma pura, mas existem receitas excelentes em que essa baga atua como um aditivo perfumado.

Para geléia de viburnum de maçã, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 2 kg de bagas;
  • 5 kg de qualquer maçã (é melhor levar frutas doces ou agridoces);
  • 5 kg de açúcar granulado.

cozinheiro geléia apenas:

  1. Remova o viburno lavado dos galhos e coloque-o em uma tigela grande ou panela.
  2. Com as mãos ou com um pilão de madeira, as bagas são amassadas até ficarem cremosas, purê.
  3. Agora, o purê resultante é filtrado por várias camadas de pano de algodão para obter o suco puro. Além disso, apenas suco de viburnum será usado, purê de batata pode ser jogado fora.
  4. As maçãs são lavadas, descaroçadas e cortadas em fatias finas.
  5. Os pratos de maçãs são colocados no fundo da panela em várias camadas, cobertos com açúcar granulado. Agora você precisa cozinhar as maçãs em fogo muito baixo até que o açúcar vire uma calda completamente.
  6. Quando a geléia de maçã esfria, o suco de viburno é despejado nela e mexido. Agora você precisa levar a geléia para ferver e despejá-la em potes limpos.
Importante! O Viburnum contém componentes gelificantes, pelo que a compota com a adição dos seus frutos adquire a consistência de compota ou marmelada.

Geléia de viburnum com baunilha e limão

Essa geléia não passa despercebida, pois tem um sabor incomum e um aroma muito vivo. Para preparar esta iguaria, além do açúcar granulado, água e viburnum, é necessário levar apenas um limão e um pacote de açúcar baunilha.

Fazer geléia de viburnum é muito simples:

  1. Os bagos são separados e lavados em solução salina. A solução é preparada com um litro de água e uma colher de sopa de sal comum.
  2. Agora você precisa preparar o xarope de açúcar: dissolva o açúcar na água e leve a massa para ferver.
  3. Bagas inteiras de viburnum são colocadas na calda fervente, desligue o fogo e deixe a geléia esfriar por 5-6 horas.
  4. Retire as raspas do limão e esprema o suco.
  5. As frutas vermelhas são extraídas do xarope de açúcar e as raspas de limão são adicionadas. Esta composição deve ser levada para ferver e, em seguida, passar por uma peneira.
  6. A calda é fervida novamente com viburnum por oito minutos. Em seguida, eles esfriam por pelo menos quatro horas.
  7. Última etapa: a geléia é levada à fervura e, com agitação constante, é cozida até ficar totalmente cozida.
  8. Resta adicionar o suco de limão, despeje a vanilina, misture tudo e despeje em frascos esterilizados.

Geléia de abóbora incomum

Tal preparação para o inverno certamente atrairá os fãs de experimentos culinários, porque abóbora e bagas vermelhas de viburnum perfumado são combinadas aqui. Para esta geléia extraordinária, você precisará de:

  • 1 kg de viburnum;
  • 1 kg de abóbora;
  • 1,5 kg de açúcar;
  • 1 litro de água.

Prepare o prato assim:

  1. Os cachos inteiros são lavados e limpos de detritos e folhas.
  2. A abóbora é descascada e cortada em pequenos cubos, que simplesmente são levemente fervidos com a adição de água.
  3. A abóbora e o viburnum, juntamente com os galhos, são triturados no liquidificador ou picados com um moedor de carne.
  4. O açúcar é colocado no purê resultante e espera-se várias horas até que ele se dissolva completamente.
  5. Resta cozinhar a geléia, mexendo e raspando a espuma. Normalmente, 40 minutos são suficientes em fogo baixo.

A geléia de viburno pronta é acondicionada em potes e enrolada ou fechada com tampas lacradas.

Xarope de viburnum

É muito bom adicionar xarope de viburnum brilhante em sorvetes, geleias ou bolos. Cozinhar é simples, basta levar água, frutas silvestres e açúcar. É aconselhável escaldar os frutos silvestres, depois picar e mexer com o açúcar.

A massa é fervida em fogo baixo até que o açúcar esteja completamente dissolvido, após o que você pode adicionar um pouco de suco de limão e engarrafar a calda.

Viburnum pastila

As crianças gostam muito desta iguaria, e se prepararmos marshmallow com viburnum, torna-se não só saboroso, mas também incrivelmente útil. Para o marshmallow, você precisa de frutas vermelhas lavadas, açúcar e suco de limão ou ácido cítrico.

É melhor usar um espremedor para obter o suco. As bagas são passadas por ele, o suco é despejado em uma tigela de fundo grosso ou duplo e fervido até obter a consistência de purê de bagas.

Agora você precisa derramar açúcar e ácido cítrico, misture e cozinhe até engrossar ainda mais. Em uma assadeira coberta com pergaminho, ou em formas especiais, a massa de viburno é despejada. Após o resfriamento, a pastilha deve sair facilmente do molde, torna-se viscosa e densa.

Resultados

Existem muitas receitas de preparações de inverno com viburnum vermelho: frutas vermelhas com açúcar e geleia e vários sucos de frutas e xaropes.

Se este lindo arbusto cresce no jardim, você definitivamente precisa experimentar pelo menos uma receita, porque o viburnum é muito saboroso e incrivelmente saudável!

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção