Como fazer ruibarbo cristalizado em casa

O ruibarbo cristalizado é uma sobremesa saudável e saborosa que vai agradar não só às crianças, mas também aos adultos. É um produto totalmente natural que não contém corantes nem conservantes. É muito simples prepará-lo sozinho, embora necessite de um conjunto mínimo de produtos.

Segredos de fazer ruibarbo cristalizado

A receita de todas as frutas cristalizadas consiste basicamente em ferver o produto, embeber com açúcar e secar. É aconselhável escolher caules de ruibarbo bem maduros e suculentos. Eles podem ser verdes ou avermelhados. Isso afetará a cor da fruta cristalizada acabada.

Os caules são limpos de folhas e parte superior áspera das fibras, se houver. Após a limpeza, eles são cortados em pedaços de aproximadamente 1,5-2 cm de comprimento.

Escalde as fatias preparadas em água fervente por no máximo 1 minuto. Se você expor demais, eles podem ficar macios, as peças ficarão macias e a delicadeza não funcionará.

A secagem pode ser feita de uma das três maneiras:

  1. No forno - leva cerca de 4-5 horas.
  2. Em temperatura ambiente, a guloseima ficará pronta em 3-4 dias.
  3. Em uma secadora especial - levará de 15 a 20 horas.
Conselho! O xarope de açúcar restante, no qual ficaram embebidos os pedaços da futura marmelada, não deve ser deitado fora. Pode ser utilizado em vez do açúcar na preparação de compotas ou na impregnação de pastelaria.

A receita mais fácil para ruibarbo cristalizado

O ruibarbo cristalizado pode ser preparado de acordo com a mesma receita simples, segundo a qual este tipo de doces orientais são obtidos a partir de várias frutas, vegetais e frutos silvestres.

Produtos necessários:

  • caules do ruibarbo - 1 kg após a casca;
  • açúcar - 1,2 kg;
  • água - 300 ml;
  • açúcar de confeiteiro - 2 colheres de sopa. eu.

Preparação:

  1. Os caules são lavados, descascados e cortados em pedaços.
  2. As fatias resultantes são escaldadas - mergulhadas em uma panela com água fervente, deixando ferver todo o conteúdo por 1 minuto. As peças ficarão mais claras durante esse tempo. Após retirá-los do fogo, são imediatamente retirados da água com uma escumadeira.
  3. Depois de escaldar, a água pode ser usada para preparar o xarope: adicione o açúcar, leve para ferver, mexendo de vez em quando.
  4. O ruibarbo fervido é mergulhado em xarope fervente e deixa-se ferver em fogo baixo por 5 minutos. Desligue o fogo e deixe de molho com calda por 10-12 horas. Esta operação é realizada três vezes.
  5. Os pedaços resfriados e de tamanho reduzido são cuidadosamente removidos da calda, o líquido pode escorrer e colocados em uma assadeira coberta com papel manteiga. Envie ao forno para secar a uma temperatura de 500De 4 a 5 horas (é preciso cuidar para que as peças não queimem e sequem).
Comente! Para evitar que as frutas cristalizadas acabadas grudem, elas precisam ser polvilhadas com açúcar de confeiteiro ou açúcar granulado e colocadas em uma tigela para armazenamento ou consumo posterior.

Ruibarbo cristalizado com sabor de laranja

A adição de casca de laranja torna o sabor dos frutos cristalizados e do xarope que sobrou das sobremesas mais intenso e pronunciado.

Ingredientes:

  • ruibarbo pelado - 1 kg;
  • açúcar granulado - 1,2 kg;
  • raspas de uma laranja;
  • açúcar de confeiteiro - 2 colheres de sopa. eu .;
  • água - 1 colher de sopa.

Passos de cozimento:

  1. Ruibarbo lavado, descascado e cortado em pedaços de 1,5 cm em água fervente por 1 minuto, no máximo. Retire com uma escumadeira.
  2. Ferva a calda com água, açúcar e casca de laranja.
  3. Mergulhe os pedaços de ruibarbo na calda fervente, ferva por 3-5 minutos, desligue o fogo.Deixe em infusão por até 10 horas.
  4. Ferva os pedaços de ruibarbo novamente por 10 minutos. Deixe de molho em calda por algumas horas.
  5. Repita o procedimento de fervura e resfriamento 3-4 vezes.
  6. Retire as fatias com uma peneira, escorra a calda.
  7. Seque as gomas resultantes.

O último ponto da receita pode ser feito de uma das seguintes maneiras:

  • no forno;
  • em uma secadora elétrica;
  • à temperatura ambiente.

Ruibarbo cristalizado no forno

Secar frutas cristalizadas no forno permite cozinhar uma guloseima mais rápido do que secar pedaços em temperatura ambiente. Mas, ao mesmo tempo, você precisa prestar mais atenção ao processo em si e também se certificar de que as fatias não sequem ou queimem. A temperatura deve ser definida no mínimo (40-500A PARTIR DE). Algumas donas de casa chegam a 1000C, mas a porta está entreaberta.

Como cozinhar ruibarbo cristalizado em uma secadora elétrica

O secador elétrico é um dispositivo especial para secar verduras e frutas, uma excelente forma de obter frutas cristalizadas. Tem suas vantagens:

  • desliga de forma independente de acordo com o tempo definido pelo cronômetro;
  • os produtos são protegidos da poeira e dos insetos que desejam saborear a iguaria.

Como usar um secador elétrico:

  1. As fatias de ruibarbo embebidas em xarope são colocadas nas grelhas da secadora.
  2. Cubra o dispositivo com uma tampa.
  3. Defina a temperatura para +430C e tempo de secagem 15 horas.

Após o tempo especificado, a secadora será desligada. Você pode obter uma sobremesa pronta.

Secagem de frutas cristalizadas em temperatura ambiente

As frutas cristalizadas fervidas da maneira acima são colocadas para secar em uma superfície limpa e preparada e deixadas em temperatura ambiente por dois dias. Em seguida, polvilhe com açúcar granulado e deixe novamente secar por dois dias.

Você pode cobrir com gaze ou um guardanapo para evitar que os pedaços acumulem poeira. Os doces de ruibarbo prontos não contêm excesso de umidade, são elásticos, dobram-se bem, mas não se partem.

Como armazenar ruibarbo cristalizado

Para armazenar frutas de ruibarbo cristalizadas, prepare frascos e tampas de vidro esterilizado. Coloque ali os doces caseiros já feitos, feche hermeticamente. Mantenha em temperatura ambiente.

Conclusão

O ruibarbo cristalizado, preparado de forma simples, embora demorada, retém a maior parte de suas propriedades benéficas. É um excelente substituto de rebuçados e outros rebuçados infantis, apesar do seu sabor ligeiramente azedo, e também fonte de vitaminas em qualquer época do ano.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção