Sopa de boleto: receitas de cogumelos frescos, congelados e secos

Muitos cogumelos não são inferiores aos produtos à base de carne em termos de valor nutricional, por isso são frequentemente utilizados nos primeiros pratos. A sopa de boletos frescos tem um caldo rico e excelente aroma. Um grande número de métodos de cozimento permitirá que cada dona de casa escolha a receita perfeita com base em suas preferências gastronômicas.

Como preparar sopa de boletos

Para preparar o primeiro curso certo, as matérias-primas utilizadas devem ser cuidadosamente selecionadas. Recomenda-se colher cogumelos por conta própria, longe de grandes cidades e empresas industriais. Se a experiência na caça silenciosa não for suficiente, você pode comprar produtos de colhedores de cogumelos familiares.

Importante! Para ter certeza da qualidade do produto original, é melhor recusar-se a comprar boletos de vendedores ambulantes desconhecidos.

É melhor dar preferência a espécimes jovens e fortes, com uma capa densa e uma perna limpa. O corte deve estar livre de mofo e danos por insetos. Os cogumelos do aspen perdem a estrutura, por isso é melhor não os usar.

Existem várias maneiras de fazer sopa. A receita do primeiro prato de boleto fresco é considerada tradicional. Nesse caso, basta lavá-los e retirar as áreas danificadas, após o que se pode proceder ao cozimento direto. Você também pode cozinhar um prato excelente com cogumelos secos e congelados.

Como preparar sopa fresca de boletos

Fazer o primeiro prato com presentes recém-colhidos da floresta é a opção mais tradicional. A maioria dos gourmets acredita que são os cogumelos frescos que maximizam seu sabor. A sopa é muito rica e aromática.

Cogumelos de álamo tremedores frescos - a chave para um caldo muito rico

Antes de começar a cozinhar, é necessário realizar o processamento primário de cogumelos aspen. Para isso, são lavados em água corrente, removendo sujeira, areia e partículas de folhas. Com uma faca, as áreas danificadas por insetos e podridão são removidas.

Importante! Se houver muitos parasitas nos corpos das frutas, você pode eliminá-los mergulhando os cogumelos em água com sal por meia hora.

A próxima etapa é o tratamento térmico adicional do boleto fresco. Eles são cortados em pedaços e fervidos em água fervente por 15-20 minutos. Em seguida, eles são jogados em uma peneira para drenar o excesso de água. O produto preparado é ligeiramente seco e continua a cozedura.

Há muita controvérsia sobre quanto tempo leva para cozinhar o caldo de cogumelos. De acordo com a receita tradicional de sopa de boletos frescos, uma fervura de 15-20 minutos é suficiente antes de adicionar o resto dos ingredientes ao caldo. No total, verifica-se que as fervuras do boleto são fervidas por cerca de uma hora - tempo suficiente para obter um caldo rico.

Como preparar sopa de boletos secos

Secar os frutos de uma caçada tranquila é uma ótima maneira de usá-los no inverno e na primavera.Cozinhar os primeiros pratos com boletos secos permitirá que você aproveite os presentes do verão praticamente sem perda de sabor e aroma. Como a matéria-prima já foi lavada e processada, não precisa de fervura adicional.

Para uma receita de sopa de cogumelos boletus secos, não é necessário deixar o produto de molho em água por muito tempo. Basta segurar os cogumelos em um recipiente com líquido por cerca de uma hora antes de cozinhá-los. O cozimento do caldo, ao contrário do método com produto fresco, leva um pouco mais de tempo. Em média, cerca de meia hora de fervura ocorre antes de adicionar ingredientes adicionais.

Como preparar sopa congelada de boletos de cogumelos

Congelar cogumelos é uma ótima alternativa à secagem mais tradicional. Este método permite preservar a suculência do produto e seu aroma natural para outras delícias culinárias. Uma vez que o frio destrói a maioria dos organismos prejudiciais, o tratamento térmico adicional não é necessário para tal produto.

Cogumelos aspen congelados retêm seu aroma e excelente sabor

É muito importante descongelar bem antes de preparar a sopa. Em nenhum caso, os cogumelos choupo devem ser colocados em água quente - sua estrutura se parecerá com um mingau viscoso. É melhor deixar os alimentos congelados na geladeira durante a noite. A uma temperatura de 3-5 graus, o descongelamento ideal será garantido sem perder o excesso de umidade.

Importante! Você pode usar boletos congelados do supermercado para fazer a sopa. O descongelamento deve ser feito de acordo com as instruções da embalagem.

De acordo com a receita da sopa de boletos congelada, a cozedura é igual à da sopa fresca. Basta mantê-los em água fervente em fogo médio por cerca de 20 minutos para obter um caldo excelente. Em seguida, você pode adicionar ingredientes adicionais.

Receitas de sopa de boleto

Dependendo de suas preferências culinárias, você pode preparar um grande número de primeiros pratos usando este tipo de cogumelo. As mais populares são as sopas clássicas feitas de boletos frescos com adição de vegetais - batata, cebola e cenoura. Você também pode adicionar cereais ao caldo - arroz, trigo sarraceno ou cevada.

Existem também métodos de cozimento mais alternativos. O caldo de frango ou de carne pode ser usado como base para a sopa. Use a varinha mágica para transformar uma refeição em uma sopa de purê. Há também um grande número de receitas que combinam diferentes tipos de cogumelos - cogumelos brancos, boletos ou manteiga.

A receita clássica de sopa de boleto de cogumelos

A forma mais comum de preparar um primeiro prato com cogumelos é um caldo leve e magro com um mínimo de vegetais. Esta sopa permite-lhe desfrutar do puro sabor e aroma dos cogumelos frescos.

Para preparar esse prato, você precisará de:

  • 600 g de boleto fresco;
  • 1 cebola;
  • 1 cenoura;
  • um pequeno punhado de verduras;
  • sal e pimenta a gosto.

A receita clássica permite que você aproveite ao máximo o sabor puro do cogumelo

Cogumelos pré-processados ​​são espalhados em uma panela de 3 litros, cheia de água e leve ao fogo médio. O caldo ficará pronto após ferver por 20 minutos. Durante este tempo, é necessário fritar as cebolas e as cenouras picadas até dourar. Em seguida, eles são colocados em caldo, um pouco de sal e pimenta moída são adicionados lá. A sopa é fervida por mais 10 minutos, depois retirada do fogo e polvilhada com ervas picadas finamente.

Sopa fresca de boletos com batatas

Adicionar batatas ao caldo de cogumelos torna-o mais satisfatório. Este prato é ideal durante o jejum, quando você precisa evitar comer produtos cárneos.

Para preparar uma panela de 3 litros de sopa, você precisará de:

  • 500 g de boleto fresco;
  • 500 g de batata;
  • verduras a gosto;
  • 1 cenoura média;
  • 100 g de cebola;
  • sal a gosto.

Corte os cogumelos em pequenos pedaços, coloque-os numa panela, cubra com água e leve ao fogo.Assim que o líquido ferve, a chama é reduzida ao mínimo. O caldo é fervido por 1/3 hora. Durante este tempo, cebolas e cenouras picadas finamente são refogadas em uma frigideira até dourar.

Batatas tornam a sopa mais satisfatória e nutritiva

Corte as batatas em palitos e coloque-as no caldo a ferver. Legumes fritos e ervas também são adicionados lá. A sopa é fervida até que as batatas estejam totalmente cozidas. Em seguida, é salgado a gosto e temperado com pimenta-do-reino.

Sopa branca e boletus

Para tornar o sabor do produto final mais nobre, você pode combinar vários tipos de cogumelos em uma receita. O branco é melhor combinado com boleto fresco. Proporcionam ao caldo grande riqueza e aroma brilhante. Para preparar esse prato, você precisará de:

  • 300 g de cogumelos porcini;
  • 300 g de boleto fresco;
  • 3 litros de água;
  • 500 g de batata;
  • 2 cebolas pequenas;
  • 150 g de cenouras;
  • sal e pimenta se desejar;
  • óleo para fritar.

Os cogumelos são lavados em água corrente, as áreas danificadas são removidas e cortadas em pequenos cubos. Eles são colocados em uma panela, água é adicionada e colocada no fogo. Para obter o caldo perfeito, você precisa ferver cogumelos frescos por cerca de 20-25 minutos em fogo baixo, removendo periodicamente a espuma resultante.

Os cogumelos Porcini adicionam um sabor mais nobre e um aroma brilhante ao caldo.

Durante esse tempo, você precisa preparar vegetais. Rale as cenouras e frite em uma panela com cebola picadinha até ficar cozido. As batatas são divididas em cubos. Assim que o caldo estiver pronto, todos os vegetais são colocados nele. As batatas são o indicador do prato - assim que amolecerem, pode retirar a sopa do fogão. Tempere o produto acabado com pimenta e um pouco de sal. A sopa de cogumelos frescos é servida em pratos e temperada com ervas e creme de leite.

Boletus e sopa de cogumelos boletus

Os boletus boletus são os companheiros mais frequentes dos boletus boletus na confecção de pratos de diferentes tipos de cogumelos. Esta combinação permite obter um caldo rico e nutritivo, que, pelas suas qualidades nutricionais, não é inferior nem mesmo ao caldo de carne. Para uma panela de 3 litros você precisará de:

  • 300 g de boleto fresco;
  • 300 g de boleto fresco;
  • 300 g de batata;
  • 1 cebola grande;
  • 1 cenoura;
  • 1 folha de louro;
  • óleo vegetal para fritar;
  • sal a gosto.

Boletus e cogumelos boletus são cortados em cubos pequenos e colocados em água fervente por 20 minutos. Enquanto os cogumelos estão fervendo, você precisa cozinhar os vegetais. Descasque a cebola, corte em pedaços pequenos e refogue em óleo vegetal até ficar transparente. Em seguida, cenouras raladas em um ralador grosso são adicionadas a ele e fritas até dourar.

Cogumelos boletus são combinados de maneira ideal com a maioria dos cogumelos

Batatas cortadas em cubos são adicionadas ao caldo de cogumelos e fervidas até ficarem cozidas. Em seguida, a fritura previamente preparada é colocada nela, fervida por 5 minutos e retirada do fogo. A sopa final é temperada com folhas de louro e sal. Antes de servir, o primeiro prato deve ser infundido por 15-20 minutos.

Sopa Creme Boletus

Para um primeiro prato mais sofisticado, você pode usar uma receita clássica francesa. O produto acabado é triturado com um liquidificador submersível até ficar homogêneo com a adição de creme. O prato é incrivelmente saboroso e satisfatório.

Para preparar uma sopa gourmet tão espessa, você precisará de:

  • 600 ml de água;
  • 500 g de boleto fresco;
  • 200 ml de creme a 10%;
  • 2 cebolas;
  • 4 dentes de alho;
  • 50 g de manteiga;
  • 2 colheres de sopa. eu. farinha de trigo;
  • sal a gosto;
  • um pequeno ramo de salsa.

Descasque e corte a cebola em pequenos pedaços. É frito em uma panela grande na manteiga até ficar transparente. Depois disso, acrescenta-se alho e boletos frescos picados. Assim que os cogumelos são cobertos com uma crosta dourada, a água é derramada neles e levada para ferver.

Sopa de creme é melhor servida com croutons

Importante! Para tornar o prato finalizado ainda mais satisfatório, você pode adicionar carne ou caldo de galinha em vez de água.

Ferva o boleto por 10 minutos. Em seguida, o creme é colocado neles e a farinha de trigo é adicionada. A panela é retirada do fogo e seu conteúdo é resfriado. Usando um liquidificador de imersão, o prato é transformado em uma massa homogênea. É salgado a gosto, guarnecido com ervas frescas e servido.

Porta-cogumelos ruivo

Este nome interessante esconde uma sopa de cogumelos muito espessa e rica. Requer um tempo de cozimento bastante longo, o que torna o caldo incrivelmente rico e satisfatório.

Para a receita de boleto de cogumelo, use:

  • 3 litros de água;
  • 500 g de cogumelos frescos;
  • 2 cebolas;
  • 2 cenouras pequenas;
  • 2 folhas de louro;
  • 600 g de batata;
  • sal a gosto.

Os boletos são bem lavados em água fria, as áreas danificadas são removidas e cortadas em pequenos cubos. Eles são colocados em uma panela de água fervente e fervidos por cerca de meia hora até que um caldo rico e nutritivo seja obtido. Em seguida, o boleto é retirado com uma escumadeira e frito até dourar.

Gribovnitsa é um prato tradicional da culinária russa e bielorrussa

Importante! Não se esqueça de remover constantemente a espuma de cogumelo e as incrustações que se formam na superfície do líquido.

Enquanto o caldo é preparado, vale a pena fritar com legumes frescos. A cebola é picada finamente e refogada em fogo baixo. Cenouras raladas são adicionadas a ele e fritas até dourar. As batatas são cortadas em cubos e colocadas no caldo junto com os cogumelos. A sopa é fervida por cerca de 15 minutos, depois frita e junta-se folhas de louro. Após mais 5 minutos de fervura, retire a panela do fogão. O produto acabado é salgado e servido.

Sopa fresca de boletos com macarrão

A massa vai bem com caldo de cogumelos, dando-lhe uma saciedade. A aletria é freqüentemente usada como alternativa às batatas.

Para preparar sopa de cogumelos com boletos frescos com macarrão, você precisará de:

  • 300 g do ingrediente principal;
  • 2 litros de água;
  • 150 g de massa;
  • 1 cebola;
  • 1 cenoura;
  • óleo de girassol para fritar;
  • 1 folha de louro;
  • sal a gosto.

O primeiro passo é preparar uma fritura de vegetais frescos. Pique as cebolas e as cenouras e frite em um pouco de óleo vegetal até dourar. Enquanto os vegetais são cozidos, prepara-se um caldo de cogumelos. Os boletos frescos são limpos de sujeira e cortados em pequenos cubos.

Você pode usar qualquer aletria - caseira ou comprada

Os cogumelos são colocados em uma panela, cheia de água limpa e colocados no fogão. O caldo estará pronto após 20 minutos de fervura. Não se esqueça de remover periodicamente incrustações e espuma de cogumelo da superfície da água. Além disso, fritura e macarrão são adicionados ao caldo. Assim que a massa ficar macia, retire a panela do fogo. O caldo é salgado a seu gosto e temperado com folhas de louro.

Sopa de boletus com caldo de carne

Muitas donas de casa preferem cozinhar os primeiros pratos com cogumelos em um caldo mais tradicional. Tanto frango quanto porco ou boi podem ser usados ​​como base para o caldo. É melhor usar ossos - o caldo será mais satisfatório e rico.

Em média, são usados ​​2 litros de caldo de carne acabado:

  • 500 g de batata;
  • 300 g de boleto fresco;
  • 100 g de cebola;
  • 100 g de cenouras;
  • óleo para fritar;
  • Folha de louro;
  • sal a gosto.

As batatas são descascadas e cortadas em pequenos cubos. Cenouras e cebolas são picadas finamente e fritas em óleo de girassol até dourar. Os cogumelos frescos são lavados, cortados em pequenos pedaços e fritos numa frigideira separada até ficarem crocantes.

O caldo de carne torna a sopa mais saborosa e rica

Todos os ingredientes são misturados em uma panela grande e cobertos com caldo. A sopa é fervida até que as batatas estejam totalmente cozidas. Em seguida, retira-se do lume, salga-se e tempera-se com folhas de louro. O prato é servido à mesa, temperado com creme de leite ou ervas frescas.

Sopa de Boletus com Cevada

Adicionar cevada aos primeiros pratos é uma maneira clássica de tornar o caldo mais satisfatório.Esta receita de sopa de cogumelos feita com boletos frescos não perdeu sua relevância por vários séculos.

Para prepará-lo, você precisará de:

  • 500 g de cogumelos frescos;
  • 5 batatas;
  • 100 g de cevada pérola;
  • 2 cebolas pequenas;
  • 1 cenoura;
  • manteiga para fritar;
  • sal a gosto.

A cevada é fervida em 2-3 litros de água. Depois que o cereal está pronto, a água é despejada em uma panela separada. Enquanto a cevada está fervendo, os boletos são fervidos por 10 minutos, depois cortados em pedaços e fritos na manteiga até dourar.

A cevada de pérola é um complemento tradicional para sopa de cogumelos

As batatas são cortadas em cubos. As cebolas são picadas finamente e salteadas em fogo baixo. Em seguida, adicione cenouras e refogue até ficar macio. Todos os ingredientes são colocados em um caldo de cevada. A sopa é fervida até que as batatas estejam totalmente cozidas.

Sopa de boleto calórico

Devido à sua composição única, os cogumelos frescos podem surpreendê-lo com um teor de calorias bastante baixo. Esta qualidade do prato acabado permite que ele ocupe seu lugar de direito nos programas de nutrição para pessoas que estão lutando contra o excesso de peso, bem como se esforçam para comer apenas alimentos saudáveis. 100 g do produto contém:

  • proteínas - 1,9 g;
  • gorduras - 2,4 g;
  • carboidratos - 5,7 g;
  • calorias - 50 kcal.

Esses indicadores de valor nutricional são característicos apenas da versão clássica da sopa. A adição de ingredientes adicionais pode alterar significativamente o desempenho da BJU. A inclusão de ingredientes como natas, manteiga ou batata tornará a sopa mais nutritiva.

Conclusão

A sopa de boletos frescos é muito aromática e saborosa. Um caldo rico é a chave para uma refeição saudável. Um grande número de receitas com uma variedade de ingredientes permitirá a todos escolher a combinação perfeita de produtos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção