Kvass de seiva de bétula: 10 receitas

Kvass é há muito tempo a bebida mais favorita e tradicional da Rússia. Foi servido nas câmaras reais e nas cabanas dos camponeses negros. Por alguma razão, muitos acreditam que a base do kvass só pode ser diferentes safras de grãos, mas esse não é o caso. O Kvass também pode ser preparado com uma variedade de sucos de frutas, vegetais e frutas vermelhas. Além disso, não é difícil fazer kvass com seiva de bétula em casa, e esta bebida será não apenas impecavelmente saborosa, mas também inexprimivelmente útil.

Por que o kvass na seiva de bétula é útil?

Muitas pessoas sabem dos benefícios da seiva de bétula, nem mesmo por boatos. Mas o kvass, preparado de acordo com as tecnologias corretas, não só preserva, mas também aumenta as propriedades benéficas da seiva da bétula. Da mesma forma, o chucrute é ainda mais saudável do que sua versão fresca.

Não é à toa que a seiva da bétula surge no início da primavera, quando o corpo, exausto por carências de vitaminas e depressões intermináveis, após um longo inverno, precisa principalmente de reforço e recuperação. O kvass de bétula, que pode ser obtido de suco fresco em apenas alguns dias, contém especialmente uma grande quantidade de vitaminas B, ácidos orgânicos e vários microelementos. Todas essas substâncias da forma mais facilmente acessível para o corpo humano, quando consumidas, imediatamente correm para o resgate e facilitam a vivência do período mais difícil do ano, quando ainda há uma quantidade mínima de ervas e vegetais frescos na mesa , e ainda mais frutas. Portanto, a função curativa mais importante dessa bebida é a luta contra a deficiência de vitaminas e o enfraquecimento do corpo pela primavera.

O consumo regular de kvass de bétula pode melhorar o estado do sistema imunológico e eliminar gradualmente as toxinas do corpo humano. Além disso, tem efeito diurético e ajuda a remover pedras dos rins e da bexiga.

Importante! Ao consumir kvass antes das refeições, pode ajudar a lidar com doenças do sistema digestivo e aliviar condições difíceis no caso de doenças cardiovasculares.

Mas o valor especial do kvass de bétula é que, quando as condições certas são criadas, ele pode ser armazenado por um longo tempo (ao contrário do suco) e, naturalmente, retém todas as suas propriedades curativas. Portanto, seus efeitos benéficos podem ser estendidos por vários meses. Além disso, no calor do verão, esta bebida vai ajudar a matar a sede e a refrescar-se melhor do que muitas outras que usam corantes e conservantes artificiais.

Uma contra-indicação ao uso de kvass de bétula é a presença de alergias ou intolerância individual ao pólen de bétula.

Conteúdo calórico do kvass da seiva de bétula

Birch kvass não é uma bebida muito calórica. Seu conteúdo calórico não ultrapassa 30 kcal por 100 g de produto. E o teor de açúcar na forma natural é de 2 a 4%.

A seiva da bétula é útil quando começa a fermentar

A seiva de bétula pode ser mantida fresca sem alterar suas características por um período muito curto - de dois a cinco dias, mesmo na geladeira. Após esse tempo, ele começa a ficar turvo primeiro e, em seguida, a fermentar por conta própria. Esta propriedade é usada para preparar uma bebida deliciosa sem quaisquer aditivos adicionais. Portanto, a seiva de bétula, que começou a azedar sozinha, pode ser usada para fazer kvass e também tem todas as propriedades úteis acima.

Mas se aparecerem vestígios de mofo no suco, então neste caso os benefícios da bebida são muito duvidosos, é melhor separar-se dela.

Como fazer kvass com seiva de bétula

Há um número infinito de receitas e métodos para fazer kvass com seiva de bétula. Mas não importa a receita escolhida para fazer kvass em casa, é melhor coletar a seiva de bétula com suas próprias mãos. Como último recurso, use a ajuda dos residentes dos assentamentos rurais mais próximos. O suco que é vendido nas lojas nem sempre contém o que está declarado em seus rótulos. E os benefícios de tal bebida podem ser altamente questionáveis.

Recomenda-se que a seiva faça você mesmo ou outra seiva de bétula seja filtrada por uma peneira coberta com várias camadas de gaze. De fato, durante o processo de coleta, todos os tipos de insetos e uma variedade de lixo natural podem entrar no recipiente.

Freqüentemente, o suco é coletado e vendido em garrafas plásticas. Em casa, é melhor usar esmalte ou vidraria para a produção de kvass. Porém, para armazenar kvass da seiva de bétula, é permitido o uso de garrafas plásticas, pois é muito conveniente liberar o excesso de ar delas, o que prejudica o armazenamento da bebida.

Para aumentar ainda mais as propriedades benéficas do kvass, mel, pão de abelha, pólen e várias ervas medicinais são usados ​​na forma de aditivos de acordo com várias receitas: orégano, menta, erva de São João, tomilho e outros.

Consumo de açúcar para kvass de seiva de bétula

Muitas vezes, ao fazer kvass com seiva de bétula, o açúcar granulado não é adicionado. Afinal, o suco também contém açúcar, e isso geralmente é suficiente. O conteúdo de açúcar na seiva da bétula pode variar e depende de muitos fatores: temperatura ambiente, onde a bétula cresce (em uma colina ou em uma planície), composição do solo, um rio ou riacho próximo e a presença de água subterrânea nas proximidades. Além disso, muitos recomendam adicionar açúcar a gosto em uma bebida já acabada, pois uma quantidade excessiva contribui para um processo de fermentação mais intenso.

Em média, com falta de açúcar na seiva de bétula, costuma-se adicionar de uma colher de chá a uma colher de sopa de areia em um frasco de três litros.

Quanto kvass deve ser infundido na seiva de bétula

O tempo da infusão de kvass no suco de vidoeiro depende, em primeiro lugar, do uso de ingredientes adicionais. Se na produção for utilizado fermento para vinho, e ainda mais fermento de padeiro, em 6-8 horas a bebida poderá adquirir o sabor necessário.

Ao usar a chamada levedura "selvagem" na superfície de uma variedade de frutas secas, o processo de fermentação pode durar de 12 a 48 horas ou até mais. Depende muito da temperatura. Quanto mais alto, mais rápido esse processo ocorre. A uma temperatura de + 25-27 ° C, o kvass de bétula pode ser considerado pronto em 12-14 horas.

Também é necessário entender que quanto mais tempo o kvass for infundido em um local quente, mais açúcar será transformado em álcool. Consequentemente, quando infundido por mais de três dias, a força da bebida resultante será significativamente maior do que após 12 horas.Sem a adição de açúcar ao suco, pode atingir no máximo 3%. A adição de açúcar (e fermento) aumenta ainda mais a força potencial do kvass de bétula resultante.

Como saber quando o kvass da seiva do vidoeiro está pronto

A prontidão do kvass obtido da seiva de bétula é geralmente determinada pelo gosto. Se o sabor for azedo e ligeiramente efervescente, pode ser considerado pronto. Se você quiser que essas qualidades se fortaleçam, a bebida pode ser fermentada por algum tempo em uma sala relativamente quente e em um recipiente sem rolha.

É possível fazer kvass com seiva de bétula acidificada

A seiva azeda de bétula é, na verdade, kvass pronto, que começa a fermentar de maneira completamente natural. Se o grau de fermentação for bastante satisfatório, você pode simplesmente selar bem os recipientes com ele e movê-lo para um local frio. Se quiser deixar o sabor do kvass mais brilhante e intenso, você pode usar uma das receitas descritas a seguir.

Como fermentar a seiva de bétula com frutas secas

A maneira mais fácil e saudável de fazer kvass com seiva de bétula, cuja receita é preservada desde os tempos antigos, envolve a adição de frutas secas. No mundo moderno, as passas são usadas com mais frequência para esses fins. Mas o saboroso e saudável kvass da seiva de bétula pode ser obtido sem passas. Na verdade, nos tempos antigos na Rússia, os vinhedos não eram tidos em alta conta. Mas maçãs, peras, cerejas e ameixas cresciam em toda parte. Eram cerejas secas e não lavadas que na maioria das vezes serviam como fermento ideal para a seiva de bétula.

Então, você vai precisar de:

  • 5 litros de seiva de bétula filtrada;
  • 300 g de cerejas secas;
  • 400 g de maçãs secas;
  • 400 g de peras secas;
  • 200 g de ameixas.

Os ingredientes e proporções dos frutos secos podem ser ligeiramente alterados se um ou outro ingrediente não estiver disponível. Por exemplo, adicione damascos secos, tâmaras ou figos em vez de peras ou ameixas. O sabor da bebida, é claro, mudará, mas não muito. O principal é observar as proporções gerais dos componentes.

Conselho! É melhor usar frutas cultivadas e secas com as próprias mãos para fazer kvass de bétula. Nesse caso, a salubridade da bebida será potencializada várias vezes.

E o mais importante, você não precisa se preocupar com a pureza das frutas colhidas e secas, elas podem ser colhidas diretamente da árvore e secas em uma secadora elétrica.

Fabricação:

  1. Se a fruta seca estiver muito contaminada, você pode enxaguar em água morna. Mas pelo menos cerejas ou outra variedade mais pura de fruta é melhor não tocar, para não tirar o fermento "selvagem" de sua superfície.
  2. Prepare uma panela de esmalte de volume adequado, despeje nela seiva de bétula e acrescente todos os ingredientes prescritos na receita.
  3. Cubra a panela com gaze para evitar a entrada de poeira e insetos e coloque em local aquecido (+ 20-27 ° C) por 3-4 dias.
  4. Todos os dias, o futuro kvass deve ser agitado e, ao mesmo tempo, sua condição deve ser avaliada.
  5. Em seguida, o kvass é filtrado em gaze e colocado em garrafas, não atingindo 5 cm no gargalo.
  6. Tampe bem e coloque em um local frio.
Atenção! O kvass de seiva de bétula com frutas secas acaba sendo o mais natural e curativo possível para o corpo.

Receita para kvass de seiva de bétula sem fermento

Na maioria das vezes, o kvass da seiva de bétula sem fermento é preparado com a adição de passas. Como mencionado acima, a levedura "selvagem" natural vive em sua superfície, a qual é responsável pelo processo de fermentação. Você pode usar outras frutas secas para esses fins, conforme a receita descrita acima. Mas, existe outra receita curiosa para fazer kvass com seiva de bétula em garrafas PET de 5 litros.

Você vai precisar de:

  • 10 litros de seiva de bétula;
  • 500 g de açúcar granulado;
  • raspas descascadas (apenas camada amarela) de um limão;
  • 2 garrafas de 5 litros.

Fabricação:

  1. Em um balde de esmalte, o açúcar granulado é completamente dissolvido em 10 litros de seiva de bétula.
  2. Em seguida, o suco é despejado em um pano de algodão em garrafas de 5 litros, de modo que ainda haja um espaço livre em cima de pelo menos 5 a 7 cm de altura.
  3. Com a ajuda de um descascador de legumes, retire as raspas do limão e corte-o em pequenos pedaços.
  4. Vários pedaços de raspas são adicionados a cada garrafa.
  5. Se possível, purgue o ar das garrafas e aperte-as imediatamente com as tampas.
  6. As garrafas são colocadas imediatamente em um local fresco, de preferência em uma adega ou porão.

Em um mês, um kvass efervescente exclusivo estará pronto, que se refrescará agradavelmente no tempo quente.

Delicioso kvass de seiva de bétula com fermento com adição de laranja

O uso de fermento acelera significativamente o processo de fabricação de kvass a partir da seiva de bétula. A bebida finalizada pode ser saboreada entre 6 a 8 horas após a sua preparação. É aconselhável utilizar apenas leveduras de vinho especiais para estes fins, que se encontram à venda. É claro que o fermento para assar e o álcool também são adequados, mas podem estragar o sabor natural do kvass acabado, fazendo com que pareça purê.

Você vai precisar de:

  • 2,5 litros de suco de bétula;
  • 1 laranja grande;
  • 250 g de açúcar;
  • 10 g de fermento de vinho;
  • erva-cidreira, hortelã - a gosto.

Fabricação:

  1. A laranja é bem lavada com um pincel em água corrente.
  2. Corte em meias argolas finas junto com a casca, enquanto remove as sementes dela.
  3. Coloque os pedaços picados em uma jarra de fermentação.
  4. O fermento é moído com açúcar e adicionado ao mesmo pote.
  5. Ervas perfumadas também são adicionadas lá.
  6. Tudo é regado com suco de bétula, coberto com um pano limpo natural e colocado em local aquecido por 1-3 dias. O período de fermentação depende da temperatura em que o processo ocorre.

Receita de kvass de bétula com arroz

Para fazer kvass de seiva de bétula com arroz, você precisará de:

  • 5 litros de seiva de bétula;
  • 1 colher de chá arroz;
  • 200 g de açúcar;
  • 5 g de fermento para vinho.

Fabricação:

  1. Todos os componentes são bem misturados em um recipiente adequado.
  2. Cubra com gaze ou pano de algodão.
  3. Mexa em um lugar quente e sem luz por 5-6 dias.

Depois de uma semana, a bebida acabada é bem fechada e transferida para o frio.

Receita para kvass de seiva de bétula com wort kvass

O mosto é uma infusão ou caldo pronto sobre cereais e malte, que se destina à preparação de bebidas kvass. Você mesmo pode prepará-lo germinando cereais, acrescentando uma variedade de biscoitos assados, frutas, frutas vermelhas e vegetais e infundindo-os por um tempo. Mas na maioria das vezes o mosto para fazer kvass é comprado pronto na loja.

Mesmo um iniciante na culinária pode lidar com a preparação de kvass de bétula de acordo com esta receita na presença de mosto de kvass.

Você vai precisar de:

  • 2,5 litros de suco de bétula;
  • 3 colheres de sopa. eu. wort kvass;
  • 1 xícara de açúcar granulado;
  • 1 colher de chá fermento de vinho.

Fabricação:

  1. A seiva de bétula é levemente aquecida (até uma temperatura de no máximo + 50 ° C) para que o açúcar se dissolva facilmente nela.
  2. Adicione todo o açúcar ao suco quente e mexa bem até dissolver.
  3. Resfrie a bebida à temperatura ambiente, adicione o mosto e o fermento e misture novamente.
  4. Cubra a abertura do frasco com gaze, coloque em local aquecido por 2 dias.
  5. Em seguida, reorganizado por mais 2 dias em um local fresco.
    Comente! Você já pode saborear kvass neste momento.
  6. Em seguida, a bebida acabada é filtrada, engarrafada e, bem rolhada, armazenada no frio.

Kvass em seiva de bétula com açúcar queimado

Açúcar queimado é adicionado à seiva de bétula, em vez do usual, para que a bebida adquira uma tonalidade escura rica e um aroma peculiar.

  1. Para fazer o açúcar queimado, despeje em uma frigideira seca ou panela de fundo grosso e aqueça até dourar ligeiramente.
  2. Em seguida, um pouco de seiva de bétula é adicionado ao mesmo recipiente e mexido até que esteja completamente dissolvido.
  3. A cultura inicial resultante é adicionada ao recipiente principal com seiva de bétula e, após deixá-la repousar no calor por literalmente um dia, é colocada em um local fresco.
  4. Quando o assobio no contêiner terminar, o kvass pode ser derramado em garrafas, hermeticamente fechadas e armazenadas.

Como colocar kvass em suco de bétula com limão e mel

Uma bebida muito saborosa e incrivelmente saudável é obtida a partir da seiva de bétula com a adição de mel e limão.

Você vai precisar de:

  • 10 litros de suco de bétula;
  • 200 g de mel líquido;
  • 2-3 limões de tamanho médio;
  • 20 g de fermento de vinho.

Fabricação:

  1. O fermento é misturado com mel ligeiramente aquecido (até uma temperatura de + 35-40 ° C).
  2. Lave as raspas dos limões e esprema o suco.
  3. Em um recipiente, o fermento é misturado ao mel, as raspas de limão com suco e seiva de bétula.
  4. Mexa, cubra com gaze e deixe alguns dias em uma sala quente.
  5. Em seguida, é filtrado, derramado em garrafas bem fechadas e transferido para o frio.

Fazendo kvass de seiva de bétula com doces

Se, ao fazer kvass de bétula, colocar 1 caramelo do tipo Menta, Barberry ou Duquesa em 3 litros de suco, a bebida resultante será enriquecida com o sabor e o aroma dos doces da infância. O resto da tecnologia não difere da tradicional. Você pode usar fermento ou adicionar caramelo a uma receita de kvass sem fermento.

Kvass de seiva de bétula em trigo

Existem muitas receitas para fazer kvass de seiva de bétula com malte. Na verdade, na composição do mosto kvass, o malte ocupa o lugar principal entre os outros componentes.

Mas o malte também pode ser feito em casa. Afinal, isso nada mais é do que grãos germinados de trigo, centeio ou cevada. A maneira mais fácil de obter e germinar grãos de trigo.

Você vai precisar de:

  • 10 litros de suco de bétula;
  • 100 g de grãos de trigo;
  • 200 g de açúcar;
  • 10 g de fermento para vinho.

Fabricação:

  1. Os grãos de trigo são lavados e cobertos com água quente. Deixe esfriar completamente por 12 horas.
  2. Em seguida, eles são cuidadosamente lavados em água fria corrente.
  3. Cubra com uma tampa e deixe em local aquecido para a germinação.
  4. É aconselhável lavar as sementes a cada 12 horas.
  5. Quando dão os primeiros brotos, são triturados com um liquidificador. A mistura resultante é um análogo do malte.
  6. É misturado com açúcar, fermento, despejado com seiva de bétula.
  7. Cubra com gaze, coloque em local aquecido e sem luz por 1-2 dias.
  8. Além disso, o kvass da seiva de bétula pode ser bebido ou engarrafado e armazenado por muito tempo.

Como fazer kvass com lúpulo com seiva de bétula

O número de graus no kvass de bétula pode ser aumentado adicionando mais açúcar e fermento, bem como mantendo a bebida quente por mais tempo.

Mas você pode tornar isso ainda mais fácil. 250 g de qualquer cerveja são colocados em um frasco de três litros, e todo o espaço restante é preenchido com seiva de bétula, deixando 5-6 cm na parte superior perto do gargalo. O frasco é fechado com uma tampa e colocado em um local fresco por 2 semanas. Depois disso, a bebida pode ser consumida com segurança. Armazene-o posteriormente da mesma forma que o kvass comum.

Kvass carbonatado de seiva de bétula

Kvass da seiva de bétula é obtido carbonatado usando qualquer uma das receitas acima. Se você quiser aumentar o grau de carbonatação, basta adicionar mais açúcar do que a receita exige. Com a exposição prolongada, a quantidade de gases na bebida também aumenta.

Razões para possíveis falhas

Como a seiva de bétula é um produto exclusivamente natural, na preparação do kvass a partir dela não se excluem possíveis falhas e até mesmo danos à bebida.

Por que a seiva da bétula se tornou como gelatina

Em cerca de metade dos casos, embora mantenha o kvass de bétula fermentado, a bebida exibe uma consistência gelatinosa peculiar. Por um lado, isso praticamente não afeta o sabor do kvass, por outro lado, é desagradável e possivelmente prejudicial à saúde consumir tal bebida.

A razão exata por que isso acontece é difícil de indicar. Às vezes, por não observância de limpeza suficiente na fabricação do produto. Às vezes, aditivos abaixo do padrão são afetados, porque hoje em dia é difícil imaginar qualquer produto industrial, inclusive pães e produtos em grãos, sem processamento com produtos químicos.

Existe um método popular interessante que ajuda, até certo ponto, a proteger o kvass do aparecimento de muco.Em cada garrafa, na qual o kvass é colocado para armazenamento, é colocado um galho fresco de avelã comum (avelã) de 5 a 7 cm de comprimento, que pode ajudar a evitar que o kvass se estrague.

Se o kvass já tiver adquirido a consistência de gelatina líquida, você pode tentar novamente selar o recipiente o mais firmemente possível para seu armazenamento.

Atenção! Há momentos em que o estado de gelatina passa por si só e a bebida volta ao normal. Se isso não ajudar, o kvass é destilado em luar com a adição de açúcar.

Por que o kvass da seiva de bétula ficou mofado

O bolor também pode surgir pelo fato de as tampas das garrafas não estarem bem fechadas e por temperaturas muito altas durante o armazenamento e pela entrada de luz e devido à adição de componentes que já foram tratados quimicamente (passas, biscoitos de grãos de baixa qualidade).

No entanto, muitos não prestam atenção especial a uma pequena e fina película branca na superfície do kvass. Na verdade, ao fermentar pepinos ou tomates, muitas vezes também aparece na superfície das peças de trabalho. Eles apenas removem com cuidado, filtram a bebida adicionalmente e usam sem hesitar. Aqui, cada um decide por si o quanto pode colocar sua saúde em risco.

Termos e regras para armazenar kvass em seiva de bétula

O mais importante é que o kvass seja mantido o mais fechado possível. O kvass da seiva de bétula pode ser armazenado em quase todos os recipientes: em garrafas de vidro ou plástico, em potes e até mesmo em um frasco. O principal é que os pratos têm uma tampa bem justa. Antigamente, as garrafas com kvass eram até seladas com cera fundida ou lacre, apenas para evitar a entrada de ar.

A temperatura de armazenamento deve ser baixa, preferencialmente de 0 a + 10 ° C. Nessas condições, o processo de fermentação é inibido e o kvass é mais bem preservado. Claro, o acesso aos raios de sol deve ser fechado para a sala onde o kvass está armazenado.

Nessas condições, a vida útil máxima de uma bebida medicinal é de 6 meses. Alguns o mantêm por mais tempo, mas aqui depende muito da composição do próprio suco e da presença de certos ingredientes adicionais. É melhor não arriscar em vão e observar os períodos de armazenamento indicados. Na maioria das vezes, após 6 meses, o kvass de bétula se transforma em vinagre.

Conclusão

Fazer kvass com seiva de bétula em casa não é tão difícil quanto pode parecer para uma pessoa desinformada. Às vezes basta usar os ingredientes mais simples e acessíveis. E se você quiser variedade, pode aplicar as receitas mais complexas descritas neste artigo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção