Como compartilhar um kombuchá em casa: vídeo, foto

Nem todas as donas de casa sabem dividir um kombuchá. O corpo tem uma característica incrível. Em processo de crescimento, assume a forma dos pratos em que se encontra e vai ocupando gradativamente todo o espaço. Quando o espaço se torna escasso, deve ser dividido.

Características da reprodução do kombuchá

Para começar a criar, você pode pegar um pedaço de amigos, comprar um rebento ou cultivá-lo você mesmo. O último método é o mais demorado, mas ao mesmo tempo mais simples.

Para começar, pegue um frasco grande de vidro com um volume de 3 litros. Despeje 500 ml de chá forte. Despeje 50 g de açúcar e misture.

O recipiente é retirado em local escuro. Não há necessidade de esconder a peça de trabalho no armário. Você pode deixá-lo no quarto, mas para que a luz solar direta não incida sobre o frasco. Você não precisa cobrir com uma tampa. Basta cobrir com gaze para que haja um fluxo constante de ar puro e não entre os detritos no chá.

A temperatura é importante para a propagação do kombuchá. Deve estar entre + 20 ° ... + 25 ° С. Se o indicador cair abaixo de + 17 ° C, o corpo para de se desenvolver e pode não crescer.

Depois de pelo menos uma semana, uma leve espuma se forma na superfície. Este é o início da formação de um medusomiceto. Ele vai crescer por cerca de três meses. Você pode entender que ele ficou mais forte em tamanho. O corpo deve ter pelo menos 1 mm de espessura. Ao mesmo tempo, um aroma azedo, mas ao mesmo tempo agradável, começará a emanar do recipiente.

Para acelerar o crescimento, você pode colocar uma solução de vinagre no chá. Sua quantidade deve ser 1/10 do volume total da infusão.

Quando o corpo cresce consideravelmente, ele deve ser dividido. Em seguida, transfira para um recipiente separado com uma solução previamente preparada. Como separar corretamente o kombuchá pode ser visto no vídeo ao final.

Os medusomicetos só podem crescer nas condições certas

Por que você precisa compartilhar um kombuchá

A divisão do medusomiceto é um processo necessário pelo qual existem duas razões:

  1. Eles compartilham água-viva do chá para criação, se houver o desejo de compartilhar um produto útil ou vender para obter uma renda adicional.
  2. O corpo cresce a um tamanho que dificilmente cabe em recipientes. Como resultado, torna-se difícil lavar e cuidar adequadamente. Portanto, deve ser dividido e realocado para bancos diferentes.

Como dividir um kombuchá é mostrado na foto.

A parte separada é colocada no chá fresco

Quando dividir o Kombuchá

Separar um kombuchá é um processo simples, mas deve ser feito corretamente. Muitas vezes isso não pode ser feito, pois o corpo não terá tempo para ganhar peso e saturar totalmente a infusão com os nutrientes necessários.

Uma camada é separada de um medusomiceto adulto quando ganha pelo menos 8 cm de largura. Uma placa jovem e fina não é tocada, pois não conseguirá sobreviver ao processo traumático e morrerá.

Uma água-viva do chá de crescimento longo, que formou muitas camadas com fendas, deve ser separada.

Conselho! A água-viva é colocada em um recipiente com o lado escuro.

Você pode dividir um organismo em camadas

Como propagar o kombuchá em casa

Dividir o kombuchá em casa não é difícil se você entender o princípio do procedimento.

O medusomicete pode se reproduzir por renascimento. Se não for retirado do recipiente por muito tempo, afunda. Nesse ponto, uma camada fina é removida da borda superior. Esta é uma cultura renascida. O restante é descartado, pois produz um grande volume de ácido acético.

Para obter uma nova infusão, o filme removido é enviado para folhas de chá doces frescas.

Como separar as camadas do kombuchá

Quando o medusomiceto atinge a espessura de mais de 9 cm, pode ser dividido em partes. O procedimento é realizado com muito cuidado, pois é fácil prejudicar o corpo de um adulto.

Separe um prato ou vários. A quantidade depende da espessura do corpo. Uma excelente opção é um filme transparente que freqüentemente se forma na superfície do medusomiceto. É retirado com cuidado e colocado em um novo recipiente com chá doce. Como dividir um kombuchá pode ser visto claramente no vídeo.

Apenas um organismo denso está sujeito à divisão

Como propagar um kombuchá em uma fatia

Para a reprodução, é necessário retirar um pedaço do kombuchá e recolhê-lo com uma pequena quantidade da infusão na qual foi colocado.

Em seguida, coloque em um recipiente de vidro esterilizado com chá doce. Manter afastado da luz solar sob gaze. Insista por duas semanas.

É necessário dividir o corpo com muito cuidado para evitar lesões.

Conselho! O novo corpo de chá produz uma bebida mais suave e saborosa.

Como propagar corretamente o kombuchá a partir de uma bebida pronta

Um organismo maduro pode ser propagado dividindo-se adequadamente o kombuchá. Para isso, é necessário retirar parte da água-viva e colocá-la em um pote com uma solução preparada com antecedência. Para isso, 100 g de chá preto sem aditivos são colocados em 1 litro de água fervente. Despeje 60 g de açúcar. Dissolva completamente.

A solução é passada por um pano de algodão para que não fiquem folhas de chá e cristais, pois podem causar queimaduras. Deixe esfriar completamente e despeje em uma jarra. Depois disso, a água-viva é colocada.

Conselho! Sempre deve haver dois recipientes. O primeiro é para a bebida e o segundo é para o crescimento do corpo.

Os cientistas criaram uma água-viva do chá pesando cerca de 100 kg

Como transplantar kombuchá para outro jarro

Depois de dividir o kombuchá para reprodução, você precisará transplantá-lo para outro recipiente. Para isso, o frasco é esterilizado. Despeje um pouco da infusão antiga e, em seguida, adicione uma nova infusão doce.

O corpo é lavado com água fervida e colocado em um novo local de residência. Em seguida, feche o pescoço com um pedaço de gaze limpo. Insista por duas semanas. Depois disso, a bebida está pronta para beber.

O frasco deve ser pré-limpo e esterilizado

O Kombuchá pode ser cortado no diâmetro, nas bordas ou ao meio

Para não causar danos, é necessário separar adequadamente o kombuchá. Um medusomiceto adulto não pode ser cortado em duas metades, no diâmetro, ao longo da borda, ou cortado em pequenos pedaços. A divisão é realizada apenas por estratificação. Esse processo geralmente ocorre naturalmente, você só precisa encontrar uma fenda em toda a superfície do corpo.

Medusomicetos não podem ser cortados de forma alguma

O que fazer com o kombuchá separado

A água-viva separada é colocada em um novo recipiente com uma solução fresca e cuidadosamente cuidada. Não coloque em um grande volume de líquido. Para começar, apenas 500 ml são suficientes. É aumentado gradualmente.

Se o sabor da bebida mudou, então é necessário estratificar o kombuchá, separando 2-3 partes inferiores e descartar. Assim, o kvass se tornará muito mais agradável.

A infusão é drenada periodicamente e o corpo é derramado com folhas de chá frescas. No verão, o líquido é trocado a cada 3-4 dias, e no inverno é suficiente uma vez a cada 5-6 dias. Se você perder o momento, uma película marrom aparecerá sobre a substância, o que impedirá a entrada de oxigênio. Como resultado, o corpo pode adoecer e morrer.

Os medusomicetos são lavados a cada três semanas. Para isso, use água limpa, que deve estar em temperatura ambiente.

Armazene o corpo também em temperatura ambiente

Conclusão

É necessário dividir o kombuchá corretamente. Uma vez que é um organismo vivo que consiste em bactérias e fungos. É importante lembrar que você não pode usar tesouras ou facas para reduzir o tamanho. Isso causará a doença do medusomiceto e, possivelmente, sua morte.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção