Maçãs em conserva em potes para o inverno

Maçãs em conserva são um produto tradicional da Rússia. Nossos ancestrais sabiam muito bem como preservar essa fruta saudável até a primavera. Existem muitas receitas antigas para conservar maçãs com vários acréscimos, às vezes muito inesperados. A maioria dessas receitas é para barris grandes. Em tal recipiente eles fizeram chucrute com maçãse embebido com palha de centeio. Antigamente, as famílias eram numerosas e também havia onde guardar tal em branco. Agora que os moradores da cidade são a esmagadora maioria, o porão da cidade é uma raridade. Portanto, as donas de casa preferem cozinhar maçãs em conserva em uma tigela pequena, por exemplo, em potes de 3 litros.

Por que maçãs em conserva são úteis

As maçãs, frescas e preparadas, são um produto útil e necessário para o homem. Para manter um intestino saudável, eles precisam ser consumidos diariamente. A micção é uma espécie de fermentação, e muitas pessoas conhecem os benefícios dos alimentos fermentados. O ácido láctico resultante normaliza a função intestinal, estimulando assim o sistema imunológico. Portanto, esse produto deve estar em todas as casas.

Qual é o processo de urinar

A micção acontece:

  • doce, enquanto na salmoura, além do sal, também se adiciona açúcar;
  • azeda, de acordo com este método antigo, a farinha de centeio preparada de maneira especial participa da micção;
  • salgado, não se adiciona açúcar, no processo de fermentação do ácido láctico, apenas os açúcares contidos nas próprias frutas estão envolvidos.

Mas seja qual for o método de urinar que você escolher, a fruta deve ser selecionada e preparada corretamente.

Seleção e preparação de maçãs

Antigamente, não havia tantas variedades de maçãs. As variedades tardias sempre foram escolhidas para urinar, a velha e comprovada variedade Antonovka é considerada a melhor.

Atenção! Entre as variedades antigas, é ele quem detém o recorde de teor de vitamina C, que contém 13 mg%. No processo de urinar, torna-se ainda mais.

Tão deliciosas maçãs de verão são melhores apenas para comer ou deixar para gelar, no entanto, existe uma receita para maçãs embebidas e essas variedades.

Os frutos devem estar maduros sem estragar ou apodrecer, por isso é melhor removê-los da árvore do que pegar um voluntário. Mas não se apresse em molhar frutas recém colhidas. Eles têm que descansar por algumas semanas.

Aviso! Nesta fase, irão surgir danos inicialmente despercebidos na fruta, que deverão ser eliminados, uma vez que mesmo uma maçã danificada pode estragar toda a peça de trabalho.

O tamanho da fruta também é importante. Maçãs grandes não cabem bem no recipiente para urinar, ficam mais tempo de molho em salmoura, o que atrasa o processo de fermentação. Os muito pequenos também não são adequados, mas os de tamanho médio são adequados.

Receitas culinárias

Vamos preparar maçãs em conserva em potes, usando receitas antigas.

Maçãs embebidas em farinha de centeio

Um frasco de 3 litros exigirá:

  • maçãs - 2 kg;
  • farinha de centeio - 30 g;
  • sal - 1/3 colher de sopa. colheres;
  • água - 1,5 litros.

Preparando o fermento. Para fazer isso, despeje água fervente sobre a farinha de centeio misturada com sal. A parte mais difícil nesta fase é conseguir uma mistura homogênea.

Conselho! Certifique-se de quebrar os grumos com uma varinha mágica.

Filtramos a massa azeda assentada e resfriada com gaze. Coloque as maçãs lavadas e secas em potes limpos. Encha com massa fermentada. Viramos a tampa de plástico e colocamos na jarra, dobrando um pouco. Colocamos opressão nele.

Um pequeno jarro ou garrafa de água é adequado como opressão.

A fruta absorve muito bem o recheio.Se não os cobre mais, você terá que fazer massa fermentada extra. O processo de fermentação dura pelo menos um mês e meio. O local deve ser fresco: varanda, porão ou geladeira. Quando acaba, removemos a opressão, guardamos a peça de trabalho no frio sob uma tampa de plástico comum.

Maçãs embebidas em folhas de hortelã, cerejas, groselhas

Para 3 latas com um volume de 3 litros você precisa de:

  • 5 litros de água;
  • um copo de açúcar;
  • 1 Colher de Sopa. uma colher de sal com uma lâmina;
  • maçãs - quantas cabem depende do tamanho;
  • folhas de hortelã, erva-cidreira, orégano, groselha e cereja.

Colocamos várias folhas de cereja, hortelã, groselha em potes esterilizados. Colocamos as maçãs, colocamos cada camada com folhas. As folhas também devem ficar por cima.

Conselho! Se os frutos não forem do mesmo tamanho, coloque os maiores no fundo.

Prepare o recheio: ferva a água com açúcar e sal por 5 minutos, deixe esfriar. Recheie as frutas de forma que o recheio as cubra completamente, coloque o resto do recheio na geladeira, vamos colocar nos potes à medida que vai sendo absorvido pelas maçãs. O processo de fermentação ocorre a uma temperatura não superior a 22 graus.

Atenção! Quando a temperatura é mais alta, as bactérias do ácido butírico prevalecem sobre as bactérias do ácido láctico e a comida pode estragar.

Durante a fermentação, forma-se espuma, que deve ser removida. Contém microorganismos nocivos que podem estragar o produto. A pressão de prescrição não é fornecida, mas é imperativo monitorar o nível de mosto no frasco e completá-lo conforme necessário. A fruta deve ser coberta com ele.

Quando a fermentação terminar, coloque os potes no frio. A melhor temperatura para manter maçãs em conserva em potes não é superior a 6 graus Celsius.

Maçãs embebidas em manjericão e mel

Outra receita simples para fazer maçãs embebidas em potes para o inverno. Em vez de açúcar, usaremos mel, folhas de groselha, ramos de manjericão darão o sabor original e a massa fermentada deverá ser feita com farinha de centeio.

Ingredientes para 10 latas de três litros:

  • 20 kg de maçãs de inverno;
  • 100 g de raminhos de manjericão;
  • 20 pcs. folhas de groselha;
  • 0,5 kg de mel;
  • 170 g de sal grosso;
  • água - 10 litros, melhor que água de nascente;
  • 150 g de farinha de centeio.

Ferva a água e deixe esfriar a 40 graus, misture o mel, o sal e a farinha e esfregue bem os caroços. Deixe o mosto esfriar até a temperatura ambiente.

Conselho! Se a água for retirada de um poço ou nascente, não precisa ser fervida.

Verduras e pratos de fermentação são bem lavados. Divida as folhas de groselha em 2 partes. Um deve ser colocado no fundo das latas, espalhando uniformemente. Em seguida, coloque as maçãs, cobrindo-as com manjericão. Disponha as folhas restantes da groselha por cima, preencha com o mosto preparado e defina a opressão. As maçãs fermentam por cerca de 2 semanas, a melhor temperatura para isso é cerca de 15 graus Celsius. O produto acabado é armazenado no frio.

Maçãs em conserva com suco de viburnum

As maçãs serão muito saborosas se forem fermentadas de acordo com a seguinte receita. A salmoura resultante tem propriedades curativas. Ingredientes para 10 latas:

  • 20 kg de maçãs;
  • 8 litros de água;
  • 2 litros de suco de viburnum espremido na hora;
  • 1 kg de açúcar;
  • 50 g de sal grosso.

Eles lavam a louça, maçãs. Misture o sal, o açúcar em água fervente, deixe esfriar, misture com o suco espremido de bagas de viburnum. Para isso, deve ser separado, lavado e esfregado por uma peneira. Maçãs colocadas em potes são derramadas com mosto cozido, a opressão é endurecida e enviada para a fermentação. O produto fica pronto em um mês e meio. Guarde em local fresco.

Recheio branco embebido

Maçãs de inverno são as melhores para embeber, mas há uma exceção. Um delicioso produto é obtido a partir de maçãs da variedade recheio branco.

Ingredientes para 2 latas de 3L:

  • maçãs - 3 kg;
  • sal - 3 colheres de sopa. colheres sem tampa;
  • açúcar - 6 colheres de sopa. colheres sem tampa;
  • 9% de vinagre - 9 colheres de sopa. colheres;
  • 3 folhas de raiz-forte;
  • 12 folhas de cereja;
  • 6 botões de cravo.

As maçãs desta variedade são muito doces para embeber da maneira usual, por isso vamos mariná-las. O sabor dessas frutas é próximo ao de molho.

Esterilizamos os potes, colocamos os temperos, distribuindo por igual nos potes. Nós espalhamos a fruta lavada, enchemos com água fervente. Envolvemos os frascos tapados com tampas durante 10 minutos. Nós drenamos a água, levamos para ferver e colocamos de volta nos potes. Escorra da última vez, acrescente vinagre, açúcar, sal. Fervemos a marinada, colocamos em potes, enrolamos, viramos e deixamos esfriar embaixo das cobertas.

Conclusão

O consumo regular de maçãs embebidas melhora o funcionamento dos intestinos, fortalece o sistema imunológico e enriquece o corpo com vitaminas e minerais.

Comentários (1)
  1. Boa tarde, Nikolai! A composição e a finalidade das folhas da groselha e da uva variam muito. E embora os benefícios de ambos sejam inegáveis, folhas de groselha são colocadas em marinadas para dar-lhes um aroma específico. Além disso, graças à folha da groselha, os pepinos e as maçãs mantêm a densidade original, sem amolecer durante o processo de fermentação. Afinal, a crocância é o principal indicador da correta salga do produto. As folhas da groselha têm propriedades bactericidas.

    As uvas não podem se orgulhar de tal propriedade. A folha da uva contém muitas substâncias úteis e nutritivas. É frequentemente usado na culinária e pode ser encontrado em receitas de medicina tradicional. As folhas são tratadas termicamente (para a preparação de segundos pratos), decapadas ou congeladas. Mas não é usado como componente para decapagem e decapagem. Não dará às maçãs um aroma e firmeza tão requintados como as groselhas.

    É uma coisa, mas ... dificilmente haveria agora um número tão grande de receitas das mais diversas, se não fosse pelo amor de quem experimenta, pela busca de novos sabores. Graças a essas inovações ousadas, novos pratos estão surgindo. Experimente, talvez você se torne o autor de uma nova receita de deliciosas maçãs encharcadas.

    14/11/2017 às 07:11
    Alena Bertram
  2. Bom Dia. Posso usar uma folha de uva em vez de uma folha de groselha?

    29/10/2017 às 02:10
    Nikolay
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção