Suco de cranberry durante a gravidez

Quase ninguém ouviu falar dos benefícios das frutas silvestres. Mas durante a gravidez, plantas como cranberries e lingonberries tornam-se não apenas componentes importantes da dieta, mas também remédios leves de ervas que podem aliviar muitos sintomas dolorosos. Os mirtilos durante a gravidez, por exemplo, podem substituir um medicamento por pelo menos 10 condições dolorosas características desse período importante da vida de toda mulher.

É possível que mulheres grávidas tenham cranberries

Quando uma mulher só fica sabendo das mudanças maravilhosas que podem em breve mudar completamente sua vida, ela pode, a princípio, não estar ciente de quantas restrições, inclusive na alimentação, elas trazem consigo. Mesmo que nenhum problema de saúde tenha sido observado antes desse período, alguns sintomas desagradáveis, senão dolorosos, podem aparecer. E o uso de pílulas e outros medicamentos durante a gravidez é categoricamente desaconselhado. E um tabu estrito pode ser imposto a muitos remédios à base de ervas. Felizmente, isso não tem nada a ver com cranberries. Depois de numerosos estudos científicos, ficou provado que o uso de cranberries, ao contrário de algumas outras plantas, não tem contra-indicações específicas durante a gravidez. Claro, existem diagnósticos separados em que é melhor abster-se de usá-lo, mas eles não estão diretamente relacionados à gravidez de forma alguma e serão discutidos em mais detalhes no final do artigo.

Vale a pena dar uma olhada mais de perto na composição das cranberries, pois fica claro que a baga parece ter sido criada especialmente para mulheres grávidas.

  • O teor de vitamina C no cranberries é bastante comparável e até supera o das frutas cítricas, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e tem um efeito positivo nos processos de regeneração do corpo.
  • Formas de vitamina A, como a beta-queratina e o retinol, combatem ativamente as infecções e atuam como antioxidantes.
  • A variedade de vitaminas B (B1, B2, B5, B6, B9), contidas nos cranberries, permite normalizar o funcionamento dos sistemas cardiovascular e nervoso, para estabelecer o curso dos processos bioquímicos no corpo. E a vitamina B9 ou o ácido fólico podem prevenir o desenvolvimento de malformações fetais.
  • A presença de vitamina K contribui para a normalização dos processos de coagulação do sangue e restauração do tecido ósseo.
  • O conteúdo de muitos oligoelementos, incluindo alguns raros como selênio, cobre e manganês, melhora o funcionamento de muitos órgãos de uma mulher grávida e é uma matéria-prima usada na colocação dos órgãos de uma futura pessoa.

Cranberries durante o início da gravidez

A primeira coisa que quase todas as mulheres encontram nos primeiros meses de gravidez é intolerância a muitos alimentos e náuseas e fraqueza que aparecem mesmo sem qualquer motivo. Todos esses sintomas de intoxicação durante a gravidez podem ser aliviados por cranberries e produtos derivados: chá de cranberry, suco de fruta, suco. Afinal, os cranberries não só aliviam a condição devido ao seu sabor azedo e refrescante, mas também, devido ao conteúdo de fibra alimentar, normalizam e estimulam a digestão.

Importante! Uma vez que um maior teor de vitamina C pode provocar um aumento no tônus ​​do útero, as doses de cranberries ainda devem ser moderadas.Em média, basta beber no máximo 1,5 litro de suco de cranberry por dia.

Já nos primeiros estágios da gravidez, as mulheres podem experimentar várias mudanças na psique, as oscilações de humor são características. Muitas vitaminas e minerais que constituem os cranberries têm efeitos antioxidantes e calmantes, melhoram a transmissão dos impulsos nervosos e normalizam o fundo emocional geral. Assim, aquelas mulheres que, desde os primeiros dias de gravidez, introduziram suco ou suco de cranberry em sua alimentação diária, não têm medo da depressão.

Nos primeiros estágios da gravidez, problemas que antes preocupavam muitas vezes se faziam sentir. Um deles é a pressão alta ou hipertensão arterial. Não apenas os cranberries, mas também sua irmã mais próxima, os lingonberries, são caracterizados por excelentes propriedades diuréticas. E a pressão nos vasos depende diretamente da quantidade de fluido no corpo. Portanto, o uso regular de suco de mirtilo-cranberry para gestantes será mais do que útil, pois, devido à remoção do excesso de líquido, a probabilidade de normalização da pressão arterial aumenta.

Atenção! Mulheres com pressão baixa devem ter cuidado ao usar cranberries, pois a baga pode piorar sua condição.

As propriedades diuréticas dos cranberries serão muito úteis para o edema, o que é confirmado por numerosas avaliações de mulheres grávidas.

Cranberries por edema durante a gravidez

O edema é uma coisa muito desagradável, embora para algumas mulheres seja um fenômeno fisiológico quase normal. E com o início da gravidez, principalmente mais tarde, é difícil imaginar o dia a dia sem edema. Afinal, o feto, à medida que cresce e se desenvolve, comprime todos os túbulos renais e, por outro lado, o acúmulo de líquido no corpo é totalmente natural - essas reservas terão que compensar a próxima perda de sangue no parto. Nestes casos, os cranberries podem dar uma verdadeira ajuda, pois, por ter um efeito diurético, reduzem a reabsorção de fluidos nos túbulos renais.

Outra coisa é quando ocorre edema devido a certas doenças, a mais perigosa das quais para as mulheres grávidas é a gestose ou, como às vezes é chamada, a intoxicação tardia. O edema é um dos sinais da pré-eclâmpsia e é essa opção que deve ser excluída. Outros sinais de pré-eclâmpsia são a presença de proteínas no sangue, um aumento da hemoglobina e da pressão arterial geral.

Existem outras doenças, na maioria das vezes crônicas, que podem provocar o aparecimento de edema durante a gravidez. Estas são as veias varicosas, problemas renais ou cardíacos. Nesses casos, cranberries ou suco de cranberry também podem ajudar e aliviar o inchaço durante a gravidez.

Especialmente eficaz é o uso de cranberries para o edema associado a doenças renais e do sistema urinário. Pesquisas científicas descobriram que as substâncias contidas nas cranberries evitam que as bactérias se retenham nas paredes da bexiga e dos rins. Apenas um copo de suco de cranberry por dia pode servir como profilaxia para cistite, pielonefrite e uretrite.

Comente! Se o inchaço durante a gravidez estiver associado a problemas renais, então o inchaço no corpo pode aparecer pela manhã (e não à noite, como acontece com o edema fisiológico) e inicialmente na forma de bolsas sob os olhos, no rosto.

O oxicoco, devido à presença de flavonóides nele, fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, aumenta sua elasticidade, o que significa que ajuda nas veias varicosas. Também contribui para a circulação útero-placentária normal e, como resultado, para o desenvolvimento bem-sucedido do bebê.

Os benefícios do suco de cranberry durante a gravidez

Embora os cranberries se mantenham bem frescos - eles podem ser armazenados na geladeira por até 3-4 meses, mas seus frutos são muito ácidos para serem usados ​​como uma cura para todas as doenças descritas acima.Mas o suco de cranberry é a bebida mais indicada para mulheres grávidas, que pode e deve ser consumida regularmente, se não houver contra-indicações correspondentes.

Suco de cranberry no início da gravidez

Com o início da gravidez nas mulheres, via de regra, a imunidade é enfraquecida e o risco de contrair resfriados aumenta. A julgar pelas inúmeras análises, o uso de suco de cranberry durante a gravidez pode não apenas aliviar rapidamente os principais sintomas do resfriado (febre, dor de cabeça, boca seca), mas também servir como prevenção de várias doenças infecciosas de resfriados.

Atenção! O uso de mel em vez de açúcar na fabricação do suco de cranberry aumenta várias vezes as propriedades bactericidas da bebida - obtém-se um excelente remédio para angina, bronquite e laringite.

Até o momento, as doenças do trato gastrointestinal tornaram-se muito "mais jovens" e muitas mulheres, mesmo no início da gravidez, enfrentam sua exacerbação, que também pode ser amenizada pelo cranberries. Graças ao impressionante efeito antibacteriano do suco de cranberry, muitos patógenos morrem em algumas formas de colite e gastrite. Mesmo aquelas mulheres que não tiveram muitos problemas estomacais anteriormente podem ter prisão de ventre ou outros distúrbios. Incluir cranberries em sua dieta regular ajudará a prevenir ou lidar com esses problemas com bastante facilidade.

Suco de cranberry no final da gravidez

Na segunda metade da gravidez, o suco de cranberry torna-se uma bebida simplesmente insubstituível, uma vez que muitos problemas antes do início do parto podem ser agravados.

Os mirtilos têm a capacidade de tornar o sangue mais fino e prevenir a formação de coágulos. E esta é uma propriedade muito importante que serve para prevenir a trombose das artérias placentárias - um fenômeno perigoso que pode levar ao aborto espontâneo.

Já foi mencionado sobre as propriedades bactericidas e antiinflamatórias do suco de cranberry. É interessante que as valiosas substâncias incluídas em sua composição destroem bactérias e micróbios também na cavidade oral, evitando o desenvolvimento de cáries e doenças periodontais.

Quanto à receita de um suco de cranberry curativo para mulheres grávidas, é extraordinariamente simples.

  1. 300-400 g de cranberries frescas são enxaguadas com água fria e esmagadas em qualquer prato não oxidante usando um empurrador de madeira, transformando-as em purê.
  2. Usando uma peneira de plástico ou várias camadas de gaze, filtre o mingau, espremendo o suco de cranberry em um recipiente separado.
  3. A restante casca com sementes é colocada em 1,3 litros de água e levada à fervura.
  4. Uma bebida quente de cranberry é filtrada e 170-180 g de açúcar são diluídos nela.

    Comente! Para aumentar a utilidade do suco de cranberry, o caldo é primeiro resfriado e, em seguida, 150-200 g de mel são dissolvidos nele.
  5. Após o resfriamento, o caldo é misturado ao suco de cranberry pré-espremido e mexido - o suco de cranberry está pronto.

Uma bebida ainda mais útil durante a gravidez é o suco de cranberry-lingonberry. Como o lingonberry tem propriedades muito semelhantes, a folha do lingonberry tem um efeito ainda mais forte sobre doenças renais e edema.

É preparado de acordo com uma receita semelhante:

  1. Esprema o suco de 200 g de cranberries e 200 g de lingonberries.
  2. À polpa que sobrou dos bagos, adicione 100 g de folha de mirtilo e despeje os 2 litros de água.
  3. Leve ao fogo alto, cozinhe por 5 minutos, acrescente 200 g de açúcar e coloque sob a tampa até esfriar.
  4. Misturado com suco de fruta espremido.

Também é fácil fazer suco de cranberry congelado para mulheres grávidas:

  1. Você pode tirar os cranberries do freezer, descongelá-los e cozinhá-los de acordo com a receita.
  2. E você pode tornar ainda mais fácil: despeje cranberries congeladas com água fervente, amasse no liquidificador, acrescente açúcar. O purê resultante é adicionado ao chá ou água fervida a gosto.
Importante! Após o parto, beber suco de cranberry ajuda a curar todas as feridas mais rapidamente e aumenta a vitalidade.

Suco de cranberry durante a gravidez devido a edema

Muito já foi dito sobre os benefícios extraordinários de comer cranberries para combater o inchaço durante a gravidez. Numerosas análises confirmam que foi o uso de suco de cranberry que amenizou o desconforto do edema. Em casos mais graves, uma bebida complexa de mirtilo e cranberry ajuda, cuja preparação é descrita acima. É claro que, em todos os casos, é necessária uma consulta obrigatória com um médico, mas essas bebidas, principalmente no final da gravidez, podem substituir a água comum e vários chás, sucos e compotas.

Se houver contra-indicações para o uso de açúcar, então, ao fazer suco de frutas com cranberries, você pode substituí-lo por mel ou frutose. Um bom substituto para o açúcar seria purê de banana amassado no liquidificador ou tâmaras picadas adicionadas a sucos de frutas.

Contra-indicações

Por todas as suas características úteis, os cranberries também apresentam algumas contra-indicações, nas quais sua ingestão deve ser limitada.

  • Em doenças agudas do estômago, fígado ou intestinos, especialmente em que há aumento da acidez.
  • Se diagnosticado - enterocolite.
  • Na presença de pressão arterial baixa, uma vez que os cranberries têm a capacidade de baixá-la, a condição pode piorar.
  • Em casos muito raros, é possível uma alergia ao cranberry.

Conclusão

Durante a gravidez, os cranberries podem servir como um medicamento natural e praticamente inofensivo para muitas doenças, incluindo as crônicas, nas quais podem aliviar significativamente a condição.

Testemunhos

Elena Dobrynina, 28 anos, Kaluga
Comecei a beber suco de cranberry a partir do momento em que comecei a me preparar para a gravidez que se aproximava. Talvez seja por isso que não houve problemas específicos com inchaço, excesso de peso ou pressão. É verdade que eu costumava fazer isso - simplesmente moo cranberries frescas com mel no liquidificador e guardo essa mistura na geladeira, diluindo-a periodicamente com água fria ou adicionando-a ao chá.
Alina Zimchenko, Saratov
Mesmo durante minha primeira gravidez, quando reclamei de dores de cabeça constantes, o médico me aconselhou a tomar suco de cranberry. O mais interessante é que ajudou. E agora sofro de edema nos últimos estágios - cranberries não estão mais ajudando tanto, mas eu preparo para mim uma mistura de bagas com lingonberries e folhas de lingonberry - um pouco mais fácil.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção