Como fazer compota de morango sem esterilização

Os morangos são uma das primeiras bagas a amadurecer no jardim. Mas, infelizmente, é caracterizado por uma pronunciada "sazonalidade", você pode festejar com ele no jardim por apenas 3-4 semanas. Os preparados caseiros ajudam a preservar o sabor e o aroma únicos do verão. Na maioria das vezes, compotas, congestionamentos e confitures são feitos a partir dele. Mas você também pode preparar compota de morango para o inverno sem esterilização.

Características e segredos da culinária

A compota de morango para o inverno sem latas esterilizantes é preparada de acordo com os mesmos princípios de uma bebida a partir de outras frutas silvestres e frutas. Mas alguns recursos ainda estão presentes:

  1. Como a compota é preparada sem esterilização, a limpeza dos frascos e tampas é crítica.
  2. Morangos frescos não são armazenados por muito tempo, mesmo em condições ideais, os frutos amolecem. Portanto, você precisa começar a preparar compotas sem esterilização para o inverno imediatamente após coletá-las ou comprá-las.
  3. Os morangos são muito “tenros” e podem danificar-se facilmente. Portanto, é recomendável lavar os frutos silvestres antes de preparar a compota sem esterilização para o inverno em pequenas porções, sob o "chuveiro", e não sob um jato de água com forte pressão. Ou apenas encha-o com água e espere até que todas as plantas e outros detritos apareçam.
Importante! A quantidade de açúcar indicada na receita pode ser aumentada ou diminuída de acordo com o seu gosto. Mas se colocar mais, a bebida vai ficar "concentrada", dessa forma ficará mais bem conservada.

Seleção e preparação de ingredientes

A opção ideal são morangos recém colhidos da horta. Mas nem todo mundo tem seus próprios jardins e hortas, então a baga tem que ser comprada. Isso é melhor feito nos mercados.

Morangos comprados em lojas não são adequados para compotas porque são geralmente tratados com conservantes e outros produtos químicos para aumentar a vida útil. Isso afeta negativamente o sabor da própria baga e de seus preparos.

O que considerar ao escolher morangos:

  1. Os bagos mais adequados são de tamanho médio. Quando tratados termicamente, morangos grandes inevitavelmente se transformam em mingaus pouco apetitosos, enquanto os pequenos não parecem muito apresentáveis.
  2. Quanto mais rica a cor e mais densa a polpa, melhor. Na bebida, tais bagas mantêm a sua integridade, adquirindo um tom muito bonito. Claro, tudo isso deve ser combinado com um sabor e aroma pronunciados.
  3. Apenas frutos maduros são adequados para compotas no inverno. Caso contrário, a peça de trabalho acaba sendo muito inestética. Morangos maduros demais são macios, não são densos e não toleram tratamento térmico (mesmo sem esterilização) sem se prejudicarem. O verde não difere em um tom de pele suficientemente saturado e sua polpa é quase branca. Quando é despejado em água fervente, adquire uma tonalidade bege.
  4. Bagas não são adequadas, mesmo com danos mecânicos mínimos. Além disso, os espécimes com traços de mofo e podridão são descartados.

Para preparar a compota sem esterilização para o inverno, os morangos precisam ser separados e lavados. Para minimizar o "trauma" das bagas, elas são colocadas em uma grande bacia, despejando água limpa e fresca. Após cerca de um quarto de hora, eles são retirados em pequenas porções do recipiente e transferidos para uma peneira, permitindo que o excesso de líquido escorra. Em seguida, os morangos podem secar completamente em guardanapos de papel ou linho.

Os caules das sépalas são colhidos por último.

Importante! Se a receita exigir outras frutas para a bebida, elas também precisam ser lavadas e, se necessário, também descascadas.

Como fazer compota de morango sem esterilização para o inverno

Morangos em compota vão bem com quase todas as frutas e bagas. Portanto, é perfeitamente possível "inventar" sua própria receita. Ou escolha o que você mais gosta entre os seguintes. Em cada um deles, os ingredientes necessários são listados por lata de três litros.

Receita de compota de morango com ácido cítrico para o inverno sem esterilização

Para tal compota sem esterilização, você precisará de:

  • morangos - 1,5-2 xícaras;
  • açúcar - 300-400 g;
  • ácido cítrico - 1 saqueta (10 g).

Cozinhar compota é extremamente simples:

  1. Coloque as bagas lavadas em potes esterilizados. Misture o açúcar com o ácido cítrico e despeje por cima.
  2. Ferva a quantidade necessária de água, despeje na jarra até o gargalo. Para não danificar o seu conteúdo, é mais conveniente fazê-lo "ao longo da parede", inclinando ligeiramente o recipiente. Ou você pode colocar uma colher de madeira de metal com um cabo longo dentro.
  3. Agite o frasco levemente. Enrole a tampa imediatamente.

Para evitar que a bebida estrague rapidamente, é necessário resfriá-la adequadamente. Os frascos são virados de cabeça para baixo, bem embrulhados e deixados desta forma até que esfriem completamente. Caso contrário, surgirá condensação na tampa e este é um ambiente favorável ao desenvolvimento de fungos.

Compota de morango com hortelã para o inverno

Quase análogo ao mojito de morango sem álcool. Isso exigirá:

  • morangos - 2-3 xícaras;
  • açúcar - 300-400 g;
  • hortelã fresca a gosto (4-5 raminhos).

Como preparar uma bebida:

  1. Ferva cerca de 2 litros de água. Coloque os morangos lavados sem talos e as folhas de hortelã em uma peneira ou peneira. Escalde-o em água fervente por 40-60 segundos. Deixe esfriar por cerca de um minuto. Repita mais 3-4 vezes.
  2. Coloque as frutas em uma jarra.
  3. Adicione açúcar à água em que as bagas são escaldadas. Leve para ferver novamente, retire do fogo após 2-3 minutos.
  4. Despeje imediatamente a calda em potes, enrole as tampas.
Importante! Ao colocar as bagas nos potes, as folhas de hortelã podem ser retiradas ou deixadas como desejar. No segundo caso, seu sabor, quando a compota é aberta no inverno, será sentido muito mais distintamente.

Compota de morango com maçãs para o inverno

Se você adicionar maçãs de verão aos morangos tardios, obterá uma compota muito saborosa para o inverno. Para isso, você precisa:

  • morangos frescos - 1-1,5 xícaras;
  • maçãs - 2-3 peças (dependendo do tamanho);
  • açúcar - 200 g

Prepare essa bebida sem esterilização da seguinte forma:

  1. Lave as maçãs, corte em rodelas, retire o caroço e o talo. A casca pode ser deixada ligada.
  2. Coloque-os e os morangos em uma jarra.
  3. Ferva cerca de 2,5 litros de água. Despeje em um recipiente e deixe descansar por 5-7 minutos.
  4. Despeje a água de volta na panela, acrescente o açúcar. Leve o líquido para ferver.
  5. Encha os potes com calda, enrole as tampas.
Importante! Essa compota de morango sem esterilização para o inverno acabou não sendo particularmente doce, mas muito rica em sabor.

Compota de morango para o inverno com adição de cerejas ou cerejas

Para esta compota sem esterilização, os seguintes ingredientes:

  • morangos e cerejas frescas (ou cerejas) - 1,5 xícaras cada;
  • açúcar - 250-300 g.

Preparar uma bebida para o inverno é extremamente simples:

  1. Coloque os morangos e as cerejas lavados em uma jarra. Ferva a água, despeje sobre as bagas, deixe descansar por cerca de cinco minutos.
  2. Despeje de volta na panela, acrescente o açúcar. Mantenha no fogo até que seus cristais estejam completamente dissolvidos.
  3. Deite a calda sobre os bagos, feche imediatamente os frascos com as tampas.
Importante! Essa compota de morango sem esterilização para o inverno tem um aroma simplesmente incrível e uma tonalidade muito bonita. Ele fica pronto em cerca de um mês após a costura.

Compota de morango com laranja para o inverno

Morangos combinam bem com qualquer fruta cítrica. Por exemplo, para o inverno, você pode preparar a seguinte compota:

  • morangos - 1-1,5 xícaras;
  • laranja - meio ou inteiro (dependendo do tamanho);
  • açúcar - 200-250 g.

Essa bebida sem esterilização é rápida e fácil:

  1. Retire a casca da laranja, divida em fatias. Remova a película branca e os ossos. Corte a polpa em pedaços.
  2. Coloque morangos e laranjas em uma jarra. Despeje água fervente de modo que a água cubra seu conteúdo. Cubra e deixe descansar por dez minutos.
  3. Escorra o líquido e acrescente açúcar às bagas em uma jarra.
  4. Ferva cerca de 2,5 litros de água, despeje em um recipiente sob o gargalo, enrole a tampa.
Importante! A bebida para o inverno acaba sendo muito refrescante. Sem esterilização, a laranja nesta compota pode ser substituída por toranja ou limão pode ser adicionado na proporção de cerca de 1: 2.

Termos e condições de armazenamento

Apesar de a peça não necessitar de esterilização, ela pode ser armazenada por muito tempo. O “prazo de validade” da compota de morango para o inverno é de três anos. Claro, se as latas de bebidas foram preparadas corretamente.

Primeiro, lave-os bem duas vezes, usando sabão e bicarbonato de sódio, depois enxágue. Latas limpas requerem esterilização. O método da "avó" é colocá-los sobre uma chaleira fervendo. É mais conveniente "fritar" as latas no forno. Se o volume permitir, você pode usar outros eletrodomésticos - uma airfryer, um banho-maria, uma multicooker, um forno de micro-ondas.

A compota de morango pronta do inverno sem esterilização não tem de guardar-se no refrigerador. Não se deteriora nem mesmo à temperatura ambiente. Mas é melhor manter a bebida fresca colocando-a na adega, no porão, em uma loggia envidraçada. É importante que a área de armazenamento não seja muito úmida (tampas de metal podem enferrujar). E é necessário proteger a bebida da luz solar direta.

Conclusão

A compota de morango para o inverno sem esterilização é um preparo caseiro extremamente simples. Mesmo uma dona de casa inexperiente é capaz de cozinhá-lo, é necessário um mínimo de ingredientes e tempo. É claro que essas frutas, em comparação com as frescas, perdem visivelmente seus benefícios. Mas é perfeitamente possível preservar para o inverno o sabor, o aroma e até a cor característica dos morangos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção