Cultivo de bálsamo Tom Tamb em casa a partir de sementes

Balsamina Tom Thumb (Balsamina Tom Thumb) é uma planta despretensiosa com floração brilhante e abundante, que agrada aos floricultores com uma variedade de variedades e tonalidades. A cultura pode ser cultivada tanto em casa quanto ao ar livre. Para obter um bom resultado, é importante seguir as regras da tecnologia agrícola e seguir as recomendações de cuidados.

Descrição

Bálsamo "Tom Tamb" é uma bela flor que prefere crescer em áreas sombreadas. Pertence ao grupo dos anões. Os arbustos da planta são densos e compactos, com altura de 20 a 45 cm.

Pela foto do bálsamo Tom Tamb no canteiro, é possível ver que ele tem folhas finas, verdes e escuras, que se distribuem em grande número ao longo do caule central. Os botões são grandes (até 7 cm de diâmetro), turcos, formados entre a folhagem e nos caules. A cor depende da variedade. A floração abundante é observada de julho a setembro.

O local de nascimento do bálsamo Tom Tamb é a África, mas agora ele é plantado em muitos continentes. Na Rússia, a planta começou a ser cultivada para decorar a paisagem no final do século XIX.

Comente! O bálsamo não gosta de frio, em baixas temperaturas morre rapidamente.

A floração prolongada ajuda a manter uma paisagem atraente por 1-2 meses

As melhores variedades

A variedade de variedades de bálsamo é muito ampla. Normalmente, os jardineiros plantam vários tipos ao mesmo tempo e criam canteiros de flores com essas flores em tons diferentes. Bálsamo "Tom Tamb" anão, "Scarlet", duas cores, "Salmon" são muito populares.

Balzamin Tom Samb Salmon

Tom Shumb Salmon apaixonou-se pelos residentes de verão por causa de sua floração abundante e folhagem densa. Tem flores duplas rosa, cresce até 25 cm.Muitas plantas não só no jardim, mas também no parapeito da janela.

O "salmão" pode ser cultivado em um canteiro de flores ou em casa

Bálsamo Tom Samb bicolor

Como outros bálsamos, "Tom Samb bicolor" refere-se a safras anuais. Chama a atenção por sua cor incomum. Se as sementes forem plantadas em março, os botões aparecerão em junho e florescerão até setembro. Pode ser cultivado em casa em vasos e no jardim.

Sementes "Tom Samb bicolor" podem ser plantadas em março

Bálsamo Tom Samb rosa

Esta variedade tem uma cor rosa brilhante, floresce antes da primeira geada. Os arbustos de bálsamo rosa são grandes em comparação com outros tipos. Eles podem ter até 40 cm de altura.

"Tom Samb rosa" agrada os jardineiros com floração até o final do outono

Bálsamo Tom Samb roxo

O arbusto de bálsamo roxo "Tom Tamb" cresce até 20 cm e rapidamente ganha massa verde após o plantio. Ela floresce em botões duplos, muito profusamente, do início do verão ao final do outono. Prefere áreas ensolaradas, mas cresce sob as árvores, com pouca sombra.

Esta variedade prefere o tempo quente, cresce bem em pequenas sombras

Bálsamo Tom Samb branco

Muitas vezes plantado sob árvores, pois tolera bem a sombra e sombra parcial. A planta é despretensiosa, atinge os 20 cm de altura, arbustos de folhagem densa, grandes flores brancas como a neve, duplas.Os botões florescem no início do verão se semeados em março.

"Tom Samb branco" é plantado em áreas sombreadas

Bálsamo Tom Samb Escarlate

Esta variedade de bálsamo "Tom Thumb" (Tom Thumb Scarlet) cresce em vasos (foto abaixo), cestos pendurados, vasos, sente-se bem em uma loggia, em um canteiro de flores ou estufa. O anual pode ser plantado em áreas onde haja sombra constante. A variedade é caracterizada por flores duplas de cor vermelho vivo.

A variedade Scarlet é considerada o bálsamo mais despretensioso

Aplicação em paisagismo

Graças à longa floração, os canteiros de flores com bálsamo Tom Tamb são incrivelmente bonitos e preservam a paisagem por vários meses. Os fãs de arranjos de flores consideram a planta uma opção ganha-ganha para decorar canteiros de flores e quartos. Em recipientes e potes, fica bem como decoração de varanda. Olhando para a foto do bálsamo de Tom Samb em um canteiro de flores, podemos nos convencer de que é especialmente bonito quando cercado por outros de seu tipo.

Conselho! Para decorar jardins, os floricultores recomendam prestar atenção às variedades bicolores e tons de vermelho, framboesa, roxo e salmão.

A rega dos canteiros deve ser feita abundantemente e estritamente sob o arbusto.

Características de reprodução

Existem duas maneiras de criar o bálsamo "Tom Tamb":

  • sementes;
  • por estacas.

Cada um deles tem suas próprias características, mas a última opção é considerada a mais simples. Para fazer isso, você precisa cortar o galho superior da planta de 6 a 8 cm de comprimento e plantá-lo no solo ou colocá-lo na água. Após 7 dias, o corte dará raízes.

Com as sementes, a flor é plantada no solo a uma profundidade rasa (0,5-1 cm), regada regularmente e, após 7-8 semanas, os rebentos são transplantados para vasos separados ou em terreno aberto. Antes do plantio no local, as mudas são temperadas.

Cultivo de bálsamo Tom Tamb a partir de sementes

Não é difícil cultivar o bálsamo Tom Samb a partir de sementes. Uma grande seleção de material de plantio é apresentada em lojas de jardinagem e, se você tiver seu próprio canteiro, será possível coletá-lo você mesmo. Além disso, terá um longo prazo de validade após a coleta e poderá ser utilizado no plantio por 7 anos.

Comente! A germinação máxima é observada quando as sementes são armazenadas por não mais de 4 anos.

Tempo

Os termos de cultivo do bálsamo "Tom Tamb" são selecionados levando em consideração o tipo de planta. Para a floração precoce, é aconselhável plantar na última semana de fevereiro ou início de março. Ao semear em campo aberto, é importante levar em consideração que as flores são termofílicas. A incorporação no solo é realizada quando aquece até 18-20 0C, do final de abril a meados de maio.

Os primeiros brotos começam a aparecer 13-15 dias após o plantio. Em junho, o arbusto atinge seu tamanho máximo e, no final do mês, floresce.

Nas regiões da Rússia, o bálsamo de jardim "Tom Tamb" é plantado na segunda quinzena de maio, quando a ameaça de geada já passou

A escolha da capacidade e preparação do solo

Para cultivar "Tom Tamb" a partir de sementes, você precisa escolher o recipiente certo. A planta precisa de um vaso largo ou caixa espaçosa com buracos de drenagem amplos. Ao usar cassetes de sementes, uma semente é colocada em cada uma.

Atenção especial deve ser dada ao solo ao plantar o bálsamo Tom Tamb. É melhor usar solo leve, bem drenado, solto, sem matéria orgânica. O fertilizante não gosta da flor. Areia de grão fino ou uma mistura de partes iguais de turfa e solo de grão grosso é considerada o meio de germinação ideal. O solo deve ser úmido, com acidez neutra.

Antes de plantar as sementes, o solo é desinfetado. Para fazer isso, mantenha-o em um forno aquecido a 80 0C, em 60 minutos.

Regras de semeadura

Antes de plantar as sementes do bálsamo Tom Tamb deve ser preparado:

  1. Enrole a semente em gaze.
  2. Mergulhe em uma solução de permanganato de potássio por um quarto de hora.
  3. Coloque um pano úmido por 12 horas.

Em seguida, semeie o material desinfetado em solo úmido a uma distância de 2-3 cm um do outro, polvilhe por cima com uma pequena camada de terra seca e regue com um borrifador.

Após o plantio, recomenda-se cobrir os recipientes com um saco para criar um efeito estufa.

Atenção! A camada de solo de 3 mm deve ser mantida úmida o tempo todo.

Cuidado de mudas

Após a semeadura, geralmente leva de 2 a 3 semanas para os brotos germinarem. Até então, é importante arejar os recipientes de sementes todos os dias, abrindo-os por alguns minutos. Quando as mudas começam a aparecer, deve-se aumentar o tempo de ventilação e, após alguns dias, retirar o material de cobertura.

Durante todo o período de crescimento, as mudas precisam fornecer iluminação forte e umidade suficiente. O regime de temperatura deve ser em torno de 16-20 graus.

Quando os brotos desenvolvem um par de folhas verdadeiras, é necessário realizar uma colheita.

O horário de verão para mudas de bálsamo Tom Tamb deve ser de pelo menos 12 horas

Plantio e cuidado em campo aberto

No terreno do jardim "Tom Tamb" plantado em maio, quando a ameaça de geada passa. A planta tem medo do frio, por isso se sente mal em regiões com clima variável, ventos fortes e chuvas prolongadas. Além disso, a flor não tolera a seca, ao sol aberto precisa de rega abundante.

À temperatura do ar + 20-25 0De (final de maio ao início de junho) Tom Tamb pode ser semeado em campo aberto. Mas quando fica frio, as colheitas jovens devem ser cobertas com acrílico, spunbond ou filme.

Seleção do local e preparação do solo

Tom Tamb adora solos leves, férteis, não ácidos e bem drenados, sol moderado e sem vento ou correntes de ar. Um local de plantio ideal é um canteiro próximo a uma cerca viva ou arbustos.

Antes do plantio, é aconselhável tratar o solo com fungicidas, fertilizar levemente com esterco podre ou vermicomposto e água.

Atenção! Com um excesso de nutrientes, "Tom Tamb" começa a doer e perder folhas.

Transplante de mudas

No plantio de mudas de bálsamo “Tom Tamb” em canteiros, as mudas são retiradas junto com um torrão de terra, colocadas em covas, borrifadas com terra e um pouco prensadas. É aconselhável cobrir o solo ao redor dos arbustos com serragem, para que não seque e as raízes não saiam da água durante a rega. Os bálsamos crescem magnificamente, portanto, observa-se um intervalo de 30 cm entre os brotos.

O transplante de brotos jovens deve ser feito com cuidado para não danificá-los.

Regras de cuidado

Para um bom crescimento e desenvolvimento, o bálsamo Tom Tamb deve ser devidamente cuidado. A planta é higrófila, mas a rega excessiva pode provocar sua morte. Você precisa hidratar a flor com freqüência, mas com moderação. Em tempo chuvoso, é melhor recusar a irrigação. Para a floração de longo prazo, vale a pena alimentar a cultura. O procedimento é realizado na fase inicial de desenvolvimento até o surgimento dos botões. Os minerais em combinação com o nitrogênio são mais adequados para esse propósito. Após o início da floração, em vez da fertilização com nitrogênio, fertilizantes complexos são aplicados para as plantas com flores. Eles são adicionados durante a rega a cada duas semanas. A alimentação com fósforo e potássio será útil. No final de agosto, os nutrientes não são mais adicionados.

Conselho! Regue "Tom Tamb" borrifando para que a água caia sobre as flores e folhas.

Wintering

Se você se esforçar e fornecer ao bálsamo “Tom Tamb” as condições adequadas, ele pode florescer mesmo no inverno. Para isso, devem ser instalados fitolampões e a temperatura deve ser mantida constantemente em + 25-29 graus. Além disso, a planta precisará de cobertura, que é aplicada uma vez por mês. Mas mesmo com a implementação dessas recomendações, "Tom Tamb" pode começar a desbotar, então é melhor usar tal arbusto para cortes.

Doenças e pragas

Mesmo com os cuidados adequados com as plantas, existe a ameaça de infecção ou ataques de pragas. Na maioria das vezes, "Tom Tamb" está exposto a doenças como:

  • podridão de raiz;
  • podridão cinzenta;
  • bacteriose;
  • oídio;
  • bronze;
  • mosaico.

A bacteriose é a doença mais perigosa e intratável

A planta raramente sofre de pragas, mas com violações significativas das regras de cuidado, pode ser afetada por insetos como:

  • mosca branca;
  • pulgão;
  • ciáridos;
  • ácaro-aranha.

Em caso de detecção de alguma doença ou parasita, é necessário tomar medidas urgentes para eliminá-los. Para combater doenças, você deve usar fungicidas, sulfato de cobre, água com sabão ou transplante de bálsamo para um novo solo. Para se livrar das pragas, eles recorrem ao uso de inseticidas.

Conclusão

Balsam Tom Tamb é frequentemente usado para decorar canteiros de flores, canteiros de flores, varandas e terraços. A cultura cresce bem em plantações individuais e em combinação com outras plantas com flores. Mas para desfrutar de uma floração abundante e vibrante durante toda a temporada, ela precisa de cuidados regulares e adequados.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção