Quando plantar mudas de capuchinha

Existem tantas flores lindas para decorar terrenos pessoais, mas nem todas podem ser cultivadas por iniciantes. Muitos homens bonitos se distinguem por um caráter muito caprichoso (lobélia, petúnia), ou mesmo completamente venenoso, e requerem um manuseio muito cuidadoso em todas as fases do cultivo (delfínio, dedaleira).

E há plantas que se distinguem não só pela despretensão (florescem ainda mais em solos pobres), mas também pela versatilidade (são boas em canteiros, e em canteiros e em caixotes de varanda e em vasos suspensos). Eles também têm propriedades medicinais e nutricionais valiosas. Alguns floricultores experientes provavelmente já adivinharam que estamos falando de capuchinha ou capuchinho, como é freqüentemente chamado na maioria dos países europeus. O nome científico latino para capuchinha é tropéolo, que significa "pequeno troféu". Provavelmente, isso se deve ao fato de que as folhas da maioria das espécies são em forma de escudo, enquanto as flores se assemelham a um capacete.

Os nomes populares desta flor popular refletem suas muitas propriedades: agrião indiano, krasul, alface colorida.

Propriedades úteis da capuchinha

Na verdade, a capuchinha não é apenas uma bela flor, cuja visão em si é capaz de deliciar os olhos, e o aroma - deliciar a alma. Todas as partes do solo da capuchinha - caules, folhas, flores e sementes - são comestíveis e têm propriedades medicinais. Algumas espécies de capuchinhas nativas da América do Sul chegam a produzir tubérculos comestíveis e deliciosos.

Folhas, botões e flores são usados ​​em saladas, em pratos quentes e na decoração de refeições festivas. Eles podem ser adicionados a uma variedade de molhos, óleos e queijos para um sabor saboroso. As frutas podem ser em conserva e então você obtém um prato delicioso e em nada inferior às alcaparras. E se você secar e moer sementes de capuchinha, o pó resultante poderá substituir completamente a pimenta-do-reino moída.

E o conjunto de propriedades medicinais dessa flor também é incrível. Verificou-se que possui propriedades antiinflamatórias, expectorantes, anti-sépticas, laxantes, diuréticas, antibióticas e antiescorbúticas.

O suco de chagas pode ajudar na perda de cabelo, em certas doenças de pele e em problemas com cálculos renais.

Claro que, durante o tratamento, deve-se ter cuidado e observar uma medida saudável, uma vez que uma overdose pode causar irritação do trato gastrointestinal.

Variedade de espécies

O gênero Nasturtium inclui cerca de 80 espécies de plantas perenes nativas da América Central e do Sul. Como as flores são bastante termofílicas e não toleram temperaturas congelantes, na Rússia podemos apreciá-las apenas durante o período de verão. Na cultura, vários tipos de chagas são amplamente conhecidos desde meados do século XIX.

Entre o grande número de espécies e variedades, faz sentido distinguir apenas algumas variedades.

arbusto

Chagas de arbusto, às quais pertencem principalmente as plantas da Chagas da Malásia. Eles crescem em pequenos arbustos compactos, não mais do que 35-40 cm de altura. As variedades mais interessantes e exóticas neste grupo são:

  • Rosa cereja - esta variedade pode ser classificada como terry.

    A cor das flores é bastante rara - rosa-carmesim, então o nome é completamente verdadeiro.
  • Black Velvet ou Black Lady - uma variedade de capuchinha com uma cor de flores muito incomum.

    Eles são marrom-bordô, quase pretos. Ao mesmo tempo, as folhas também apresentam uma tonalidade verde escura.
  • Vesúvio - a cor das flores é muito delicada.

Contra o fundo de uma transição suave de rosa para laranja, há manchas avermelhadas fracas.

Crespo ou ampelous

Os flagelos da capuchinha, que chegam a atingir 3-4 metros de comprimento, podem ser colocados em uma treliça vertical ou pendurados em uma cesta e até mesmo cobrir um canteiro de flores com eles.

  • Mistura de terry - esta variedade é interessante, em primeiro lugar, pelas suas flores duplamente viçosas, que podem ser de uma grande variedade de tonalidades.
  • Yeti - as folhas são de tom esmeralda e as flores são muito claras, quase brancas, decoradas com manchas amarelas.
  • Alasca - uma variedade única de capuchinha, quando a planta chama a atenção mesmo sem flores, graças às folhas decorativas pintadas.
  • Diamante - uma variedade com flores vermelhas muito brilhantes e ricas.

Separadamente, há Chagas Canárias ou estrangeiras. Esta espécie é a única que não é capaz de formar sementes nas condições climáticas russas.

Mas parece muito exótico - as folhas são fortemente cortadas e as flores lembram as asas de alguns pássaros. Plantar e cuidar não é diferente de outras variedades.

Características das sementes

As sementes de capuchinha são bastante grandes, de 10 a 30 peças podem caber em um grama. A taxa de germinação é de cerca de 70% e dura de 4 a 5 anos.

Conselho! Devido à taxa de germinação relativamente baixa, recomenda-se colocar 2-3 sementes de uma vez em um buraco ao semear.

Se você quiser colher e semear sementes de suas próprias flores de capuchinha, lembre-se de que, a princípio, elas são unidas em três pedaços e são verdes. À medida que amadurecem, as sementes aumentam de tamanho e tornam-se esbranquiçadas. Sementes de capuchinha totalmente maduras caem facilmente, por isso é recomendável colhê-las um pouco verdes. Em uma sala quente e seca, as sementes amadurecem facilmente até o estado desejado, tornam-se enrugadas com sulcos rasos, como na foto abaixo.

Apesar do fato de que a capuchinha em si é muito termofílica e não tolera geadas, suas sementes podem hibernar no solo e reter a germinação. Isso explica o fato de que essa flor muitas vezes se reproduz por semeadura própria.

Se você vai usar o método tradicional de semear no solo para o cultivo de capuchinha, primeiro deve embeber as sementes por um dia em água ou em uma solução com estimulantes. Nesse caso, a casca dura amolecerá e as sementes germinarão de maneira mais rápida e amigável. Será ainda mais eficaz na imersão encher as sementes com água quente e deixar por um dia.

Tâmaras de semeadura

Para responder à pergunta de quando plantar capuchinha, você precisa entender como e onde deseja cultivá-la.

Importante! Desde o momento em que aparecem os primeiros rebentos até à floração, a capuchinha demora cerca de 6 a 8 semanas.

Considerando o fato de que nem as mudas nem as mudas cultivadas de capuchinha podem suportar geadas, semear suas sementes em terreno aberto só é possível no final de maio (para as condições da faixa do meio). E, neste caso, você pode desfrutar do florescimento da capuchinha apenas a partir de meados de julho.

Portanto, se você quiser que a capuchinha floresça em seu jardim em junho e se deleitar com a floração até o outono, deve semear suas sementes para as mudas o mais tardar em abril.

Acontece que eles querem cultivar capuchinha para florescer na varanda ou em vasos e vasos suspensos. Nestes casos, as sementes das mudas podem ser semeadas ainda em março e geralmente em qualquer época do ano. Se ao menos você pudesse fornecer à capuchinha um ambiente claro e livre de gelo para a floração.

Semeando sementes no solo

Esse método é universal e mais comum entre os jardineiros, pois na primavera, quando falta tempo, não adianta mexer nas mudas de capuchinha, que germinam com bastante facilidade e relativa rapidez. Além disso, a capuchinha tem um sistema radicular muito delicado, que dificilmente tolera picadas e pode ficar para trás no crescimento após o transplante.

E quando as sementes são plantadas diretamente no solo, em condições climáticas favoráveis, após a germinação, os brotos rapidamente ganham força, e seu sistema radicular não fica sujeito a tensões desnecessárias. Se na sua região mesmo no final de maio o clima pode ser imprevisível, então é melhor cobrir as plantações com uma camada de material não tecido.

Plantar sementes de capuchinha em um canteiro de flores não é difícil. O solo é derramado com água quente antes do plantio. Em seguida, são feitas depressões de 1,5 a 2 cm no solo, onde são colocadas 2 a 3 sementes. As sementes de capuchinha são cobertas com solo solto e ligeiramente compactadas na parte superior. Em seguida, se necessário, o canteiro de flores é coberto com spunbond, lutrasil ou outro material não tecido. Em condições externas, os brotos podem ser esperados em cerca de duas semanas.

O vídeo abaixo mostra em detalhes o processo de semeadura da capuchinha no solo.

Plantar sementes para mudas

Apesar do fato de que o cultivo da capuchinha por semeadura direta no solo tem suas vantagens, este método também tem desvantagens:

  • As sementes podem demorar muito para germinar e, em caso de clima frio ou muito chuvoso, podem nem germinar.
  • O florescimento da capuchinha virá bem tarde, em meados de julho.
  • Se o solo do canteiro não for muito adequado para a flor, por exemplo, com alto teor de partículas de argila, também são possíveis problemas com a germinação da capuchinha.

Portanto, se você deseja ter a garantia de obter a capuchinha já florescendo no início do verão ou em qualquer outra data de sua escolha (mesmo até 8 de março), então é melhor usar o método de mudas. Além disso, nos últimos anos, foram inventadas muitas maneiras engenhosas de plantar mudas de capuchinha, que facilitam o plantio e proporcionam um resultado garantido.

Caminho tradicional

Tradicionalmente, a capuchinha é plantada para mudas, como qualquer outra anual, em pequenos recipientes, para que posteriormente, após o aparecimento de duas ou quatro folhas, as plantas sejam plantadas em vasos separados. Para a capuchinha, esse método não é o melhor, embora ainda seja usado por alguns produtores. Como mencionado acima, a capuchinha não gosta de perturbar seu sistema radicular, então a melhor opção seria semear as sementes embebidas imediatamente em recipientes separados.

Podem ser xícaras comuns, xícaras caseiras sem fundo, potes de turfa e tabletes de turfa. A profundidade de plantio não deve ultrapassar 1-1,5 cm.O solo para plantio deve ser selecionado muito leve, com alto teor de areia ou perlita com reação levemente ácida.

As sementes geralmente germinam a uma temperatura de + 20 ° + 22 ° C por uma ou duas semanas. Após a germinação, eles devem ser colocados no local mais luminoso.

Atenção! A chagas precisa da luz solar para seu pleno desenvolvimento.

Lâmpadas de iluminação suplementar artificial não são capazes de substituir completamente o sol e as mudas podem esticar. Portanto, é aconselhável colocar mudas de capuchinha por pelo menos algumas horas por dia em uma janela ensolarada.

O vídeo abaixo demonstrará claramente todo o processo de cultivo da capuchinha a partir da semente antes do plantio em um canteiro de flores e floração.

Plantio em serragem

Este método economiza espaço para a semeadura, acelera a germinação das sementes de capuchinha e, o mais importante, facilita o transplante / colheita.

As sementes podem ser plantadas inicialmente em um recipiente. Seu tamanho depende da quantidade de sementes que você vai semear. Você vai precisar de serragem, de preferência madeira dura. A serragem conífera não é adequada devido ao alto teor de resina. Você também pode usar serragem de pellet compactada, que é vendida para uso em caixas sanitárias.

Espalhe uma camada de serradura com cerca de 3-3,5 cm de espessura no recipiente preparado e encha-os com uma pequena quantidade de água a ferver para que fiquem bem humedecidos. Mas não há necessidade de fazer um pântano.

Coloque as sementes de capuchinha (mesmo sem molhar) em buracos feitos na serragem, a uma distância de cerca de 4-6 cm. A serragem deve estar bem quente, de modo que só sua mão possa suportá-la. Após a sementeira, feche o recipiente com um saco para criar um efeito de estufa e coloque-o num local quente para a germinação.

Atenção! Nessas condições de semeadura, as mudas podem aparecer em 4-6 dias.

Após a germinação, após alguns dias, os brotos de capuchinha podem ser transplantados cuidadosamente para vasos separados com solo pronto. Nesse caso, o transplante é absolutamente indolor, pois por um lado a serragem é muito solta e leve e as raízes não incomodam em nada, e por outro lado, as plantas ainda são bastante diminutas e toleram facilmente o transplante.

Assim, este método garante uma taxa de germinação rápida e de quase 100%.

Este método é descrito em detalhes no vídeo abaixo.

Capuchinha germinando sem solo

Nos últimos anos, o método de plantar sementes de várias plantas em rolos ou "caracóis", como às vezes são chamados, ganhou especial popularidade. Para fazer isso, você precisará de:

  • Uma tira de polietileno denso ou um substrato sob o laminado, com 10 cm de largura e seu comprimento depende do número de sementes de capuchinha.
  • Uma tira de papel higiênico grosso do mesmo tamanho.

O papel higiênico é aplicado sobre a tira de polietileno estendida e abundantemente umedecida com uma solução de epin (3 gotas por 1 litro). Ao longo da borda superior do papel higiênico, a 1,5 cm de distância da borda, as sementes de capuchinha são dispostas uniformemente a cada 4-5 cm uma da outra.

Comente! Também não é necessário embeber as sementes de capuchinha para este método.

Após a última semente, deve haver mais 10-15 cm de espaço da tira livre de sementes.

Começando com a primeira semente, role suavemente a tira em um rolo, certificando-se de que as sementes fiquem no lugar. Quando dobrado, você pode apertar o rolo com um elástico clerical ou colá-lo com fita adesiva. Em seguida, coloque o rolo com a parte inferior em um pequeno recipiente com água. E coloque tudo junto em um saco plástico. O processo de plantio acabou. Agora é só tirar o rolo da sacola todos os dias, arejando as sementes e acompanhando sua germinação. Quando aparecem os primeiros brotos, o rolo já está colocado sem saco em um local bem iluminado.

Assim que as mudas tiverem duas folhas, você pode, desenrolando o rolo, transplantar cuidadosamente as plantas em recipientes separados.

Neste vídeo, você pode acompanhar em todos os detalhes o processo de plantio das sementes de capuchinha em um rolo.

Colheita e requisitos básicos de capuchinha para floração

A colheita da capuchinha geralmente causa grandes dificuldades para os cultivadores de flores e, portanto, é recomendável prescindir dela sempre que possível. Se, no entanto, acontecer de suas mudas serem muito alongadas e você não souber como consertar a situação, então, ao transplantar, não tenha medo de enterrar as plantas de capuchinha no solo, na base das primeiras folhas. Se possível, plante a capuchinha em vasos com bastante espaço em altura, para que, após a emergência, você possa adicionar solo às plantas.

Mas o beliscão tradicional de brotos de capuchinha nem sempre leva a um resultado positivo.

Para o cultivo bem-sucedido de capuchinha e floração abundante, várias regras básicas devem ser consideradas:

  • Ao usar nitrogênio para fertilizar, a capuchinha terá uma abundância de folhas, mas problemas com a floração são possíveis. Portanto, os melhores fertilizantes serão fósforo-potássio.
  • Mudas jovens de capuchinha precisam de rega moderada a média, mas com o aparecimento de flores com rega, é preciso ter cuidado. Como a abundância de umidade não apenas inibe a floração, as raízes da flor podem até apodrecer.
  • Quando cultivada em um local ensolarado, a capuchinha floresce mais cedo e floresce mais abundantemente.Na sombra parcial, ela também pode se sentir bem, mas todos os processos de desenvolvimento serão retardados.

Agora que todos os segredos e características desta flor foram revelados, até mesmo um iniciante pode cultivá-la. Experimente e escolha qualquer um dos métodos de plantio descritos acima e desfrute da beleza, do aroma e dos benefícios para a saúde da capuchinha.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção