Quando plantar malmequeres para mudas

É muito difícil encontrar uma pessoa que não conheça essas belas e exigentes cores. Muitos países têm suas próprias lendas e mitos sobre o aparecimento dos malmequeres. Alguns povos a homenageiam não apenas por sua semelhança com ouro e moedas brilhantes, mas também pelas propriedades curativas que essas flores, populares e difundidas por todo o planeta, têm.

Costuma-se decorar canteiros de flores com malmequeres, plantá-los ao longo de caminhos de jardim, ficam ideais em canteiros e vasos, combinam muito bem com muitas plantas na decoração de terrenos pessoais.

E todo jardineiro, pelo menos uma vez na vida, cresceu flores modestas e, ao mesmo tempo, únicas em seus canteiros. Afinal, essas flores repelem perfeitamente as pragas de insetos. Além disso, o cultivo de malmequeres a partir de sementes é um evento tão simples que não causa nenhuma dificuldade particular, mesmo para floristas iniciantes.

Estranhos familiares

Poucas pessoas sabem que todos os malmequeres familiares têm muitos nomes. O nome latino para flores "Tagetes", ou seja, Tagetes, tem suas raízes na mitologia romana antiga. No final do século 18, quando apareceram pela primeira vez no território da Rússia, eram chamadas de "flores africanas". Na Ucrânia, eles são conhecidos pelo nome de Chornobrivtsi.

Interessante! Devido às suas propriedades curativas, as flores de malmequeres têm sido utilizadas para fins medicinais e na cosmetologia há vários séculos.

Na Terra do Sol Nascente, os malmequeres são chamados de "flores de dez mil anos". No hinduísmo, eles também são reverenciados e, na maioria das vezes, essas flores são personificadas com Krishna. E os índios os usam desde os tempos antigos para realizar rituais mágicos especiais. No Reino Unido, os malmequeres são conhecidos como "malmequer", que significa "ouro de Maria".

Apesar da grande variedade de crescimento, a verdadeira pátria dos malmequeres é o México, onde essas flores cresceram nas infinitas extensões montanhosas da América Central e do Sul. Os conquistadores espanhóis trouxeram as sementes dos Tagetes para a Europa no século 16 e, mais tarde, eles se espalharam pelo mundo.

Os malmequeres pertencem à família Asteraceae ou Asteraceae. Em sua pátria histórica, as flores que crescem na natureza são perenes. Mas os canteiros e canteiros de flores são decorados apenas com representantes anuais desta família.

Os malmequeres florescem por muito tempo e abundantemente. Ao crescer flores em mudas, os primeiros botões florescem no início de meados de junho. A floração contínua continua até as primeiras geadas de outono.

No momento, são conhecidos mais de 40 tipos de flores de calêndula. Mas os seguintes tipos são considerados os mais populares:

  • Ereto (africano). Os arbustos têm um caule reto e denso. A altura das plantas varia de 45-150 cm, o diâmetro das inflorescências é de 6 a 13 cm, entre elas há flores duplas, semi-duplas e simples.
  • Folhas finas (mexicano). Os arbustos de malmequeres são baixos, até 20-40 cm de altura, com flores pequenas, não mais que 1,5-3 cm de diâmetro.
  • Rejeitado (cor minúscula ou francês). A altura dos arbustos é de 15-50 cm. As plantas crescem bem em largura. Inflorescências não mais do que 4-6 cm.
  • Anis. As plantas exalam um aroma pronunciado, algo que lembra o cheiro de estragão.
Interessante! As flores de calêndula são usadas há muito tempo na culinária. As inflorescências secas e trituradas nada mais são do que "açafrão Imeretiano", que é adicionado durante o cozimento.

Para decorar o seu site, você pode comprar mudas prontas, no entanto, cultivar flores de calêndula a partir de sementes em casa não é uma questão tão difícil. Só é importante determinar corretamente quando plantar malmequeres para mudas, como cuidar das mudas, qual local é mais adequado para flores.

Algumas variedades de malmequeres

A maioria dos habitantes associa o nome de flores a inflorescências pequenas e exuberantes de cores predominantemente quentes. Mas se você olhar de perto a variedade de variedades no mercado, pode notar que a forma, o tamanho das inflorescências e a gama de cores das flores são muito mais amplas. Confira o esplendor de diferentes variedades de flores de calêndula na foto:

  • Marigolds rejeitados por Fight Spry
  • Milagre listrado de malmequeres
  • Legião de honra dos malmequeres
  • Marigolds rejeitados por Durango Flame
  • Vanilla Marigolds, F1 vertical
  • Calêndula Ursula amarelo dourado de folhas finas
  • Colher de ouro na vertical

E estes são apenas alguns dos representantes desta família. A gama de cores de numerosas variedades foi significativamente expandida. Você pode cultivar facilmente calêndulas a partir de sementes com flores coloridas de amarelo, laranja, marrom avermelhado, bordô, branco ou limão.

Métodos de cultivo

Antes de plantar sementes de calêndula, é importante descobrir qual método você pode usar para cultivar flores e qual é o certo para você.

Interessante! Folhas e flores de calêndula podem ser usadas ativamente para enlatamento. Eles conferem um aroma e firmeza peculiares aos vegetais em conserva.

Os tagetes são cultivados principalmente de duas maneiras: mudas e não mudas. E cada método tem suas próprias vantagens.

Método sem sementes

De uma forma sem sementes, você pode semear Marigolds diretamente em terreno aberto. Mas esse método só é adequado para residentes de regiões quentes. Afinal, as flores plantadas diretamente em canteiros florescem um mês e meio mais tarde do que as plantas cultivadas por mudas.

O período em que você pode semear malmequeres em campo aberto não chega até o final de maio - início de junho. Brotos jovens, ainda imaturos, não são muito resistentes às quedas de temperatura e podem morrer durante as geadas da primavera.

Além disso, as mudas são um prato saboroso para muitos insetos, muitos dos quais aparecem no local na primavera.

Os tagetes ganham cor 40-50 dias após a semeadura. Assim, se você levar em consideração as datas de plantio recomendadas para malmequeres imediatamente no jardim de flores, ignorando o estágio de crescimento das mudas, você não poderá ver as primeiras flores até meados do final de julho.

É por isso que muitos produtores, não querendo correr riscos, cultivam malmequeres principalmente pelo método de mudas.

Mudas em crescimento

O transplante de mudas acabadas de flores de calêndula para o campo aberto é realizado somente após a ameaça de retorno das geadas, e a temperatura do ar à noite estará estável dentro de + 5˚C + 8˚C. Portanto, para que as plantas jovens não se estiquem, é importante escolher o momento certo.

Considerando que as flores podem ser transplantadas apenas em 1-2 semanas de junho, isso significa que o momento ideal para a semeadura de malmequeres para mudas chega o mais tardar na segunda década de abril.

Interessante! Você gosta de experimentar na cozinha? Faça biscoitos com um ingrediente obrigatório na receita - pétalas de flores de calêndula.

No entanto, as flores pertencentes à espécie ereta devem ser semeadas 3-4 semanas antes. Isso se deve ao fato de que muitas variedades pertencentes a esta espécie atingem 130-150 cm de altura. Conseqüentemente, eles precisam de muito mais tempo para crescimento e desenvolvimento do que malmequeres atrofiados.

Gostaria de mencionar que esses prazos são médios. Se você decidir cultivar uma certa variedade de flores de calêndula, guie-se pelas regras da tecnologia agrícola indicadas na embalagem com sementes.

E mais uma nuance que afeta a determinação da época ótima de plantio.Se, após a colheita, você tiver a oportunidade de colocar um recipiente com flores em uma loggia aquecida ou em uma varanda isolada, então o plantio de malmequeres nas mudas pode ser feito algumas semanas antes.

Preparação de solo e recipientes

O solo para o cultivo de mudas de calêndula deve ser leve e fértil. Se você decidir plantar sementes no solo do jardim, prepare a seguinte mistura de solo para 1 kg de solo do jardim alguns antes do trabalho planejado:

  • 1 kg de húmus ou esterco podre;
  • 1 kg de turfa;
  • 0,5 kg de areia.

Misture bem a mistura de solo, polvilhe com uma solução rosa claro de permanganato de potássio e coloque em um local aquecido.

O solo comprado em lojas especializadas está perfeitamente balanceado, não sendo necessária preparação prévia neste caso.

Interessante! Em alguns países, os malmequeres são cultivados comercialmente como matéria-prima nas indústrias culinária, perfumaria e farmacêutica.

Recipientes para o cultivo de mudas de flores de calêndula são adequados para qualquer: plástico e plástico, caixas e recipientes, profundos e rasos. Não há preferências e recomendações especiais neste caso. É importante que haja orifícios de drenagem no fundo do recipiente.

Preparação de sementes

Antes do plantio de malmequeres, as sementes adquiridas imediatamente antes da semeadura não precisam de tratamento prévio. No entanto, ainda é melhor mergulhar o material de semente auto-coletado e colhido por 3-4 horas em uma solução desinfetante.

As sementes das flores de calêndula são bastante grandes. Eles podem ser plantados sem a ajuda de dispositivos especiais.

Para as diferentes variedades, é aconselhável recolher recipientes diferentes e assiná-los para não confundir as flores durante o transplante para o terreno aberto.

Nós semeamos corretamente

Nenhuma habilidade especial é necessária ao semear malmequeres para mudas. O algoritmo de ações é o seguinte:

  • Coloque uma pequena camada de drenagem no fundo dos recipientes de plantio, como de costume.
  • Despeje o solo preparado com antecedência em 3/4 do volume total do recipiente.
  • Se a semeadura for realizada em recipientes separados (por exemplo, copos de iogurte), coloque 1-2 sementes em cada um. Se você estiver plantando sementes de flores em recipientes ou caixas para o cultivo de mudas, faça sulcos rasos com 2 a 3 cm de distância e espalhe as sementes neles com 1,5 a 2 cm de distância.
  • A profundidade máxima de semeadura é de 0,5-1 cm. Forre os sulcos e regue as flores futuras.
  • Coloque recipientes com mudas de calêndula em um local quente e sombreado.
Interessante! As flores secas dos malmequeres protegem das mariposas, e a fumaça das inflorescências fumegantes ou em chamas espantam os mosquitos.

As sementes de flores germinam muito rapidamente, após 1-1,5 semanas. Após o surgimento dos primeiros brotos, o recipiente ou recipientes com as mudas devem ser transferidos para um local bem iluminado e aquecido. A temperatura do ar na sala durante o cultivo de mudas de calêndula deve ser de pelo menos + 18˚С + 20˚С.

Nas próximas 2-3 semanas, você só precisa regar as flores e monitorar seu estado.

Picking

Na fase de formação de 2-3 folhas verdadeiras, é hora de começar a colher malmequeres. Você pode transplantar mudas de flores em recipientes separados e em recipientes ou caixas. Existem algumas dicas a seguir para cultivar mudas fortes e saudáveis.

  • O solo para a colheita e o solo em que as mudas de calêndula foram cultivadas devem ser idênticos em composição.
  • Ao transplantar mudas para recipientes volumétricos, você deve aderir ao esquema de plantio recomendado de 7x7 cm.
  • É necessário aprofundar as mudas por folhas cotilédones, o que é de grande importância para a formação e crescimento de um sistema radicular poderoso.
  • Variedades altas de flores Calêndulas, se necessário, podem ser mergulhadas duas vezes. Assim que as plantas crescerem e começarem a interferir umas nas outras, transplante-as em recipientes maiores.

Após a colheita, monitore cuidadosamente a condição das cores. Em princípio, as mudas são pouco exigentes para cuidar, mas reagem muito fortemente ao alagamento.A rega abundante pode provocar a doença fúngica da Perna Negra.

Interessante! A quantidade máxima de propriedades nutricionais e benéficas concentra-se nas plantas durante o período de floração.

Além do alagamento, o aparecimento de uma perna preta nas mudas de Tagetes pode ser causado por uma baixa temperatura do solo ou solo de composição muito pesada. Não é desejável colocar um recipiente com mudas de flores em uma janela fria. Você pode colocar materiais isolantes sob os fundos - espuma de plástico, trapos, pedaços de tapetes para turistas.

Ao cultivar mudas de malmequeres, não devemos nos esquecer de uma boa iluminação. Com luz insuficiente, as mudas esticarão e ficarão fracas, o que invariavelmente afetará a floração. E as mudas enfraquecidas toleram pior o transplante.

O autor do vídeo explicará como calcular corretamente o momento do plantio de calêndulas para mudas e como plantar sementes:

Transplante de terreno aberto

Cerca de uma semana antes do transplante planejado de malmequeres em campo aberto, as mudas devem ser endurecidas. O endurecimento começa com "caminhadas" curtas que duram 30-40 minutos. Leve os canteiros de flores para fora em dias quentes. Aumente o tempo de endurecimento gradualmente.

Durante os "procedimentos", as plantas devem ser colocadas em sombra parcial, para que não fiquem expostas à luz solar direta. Caso contrário, a delicada folhagem das flores queimará.

Simultaneamente ao início do endurecimento, é necessário preparar um local para o futuro jardim de flores - deve ser ensolarado, com solo fértil e leve. Os malmequeres florescem bem em sombra parcial.

Antes de plantar Chornobrivtsi, preste atenção à altura das plantas para que as flores altas não obscureçam as menores.

Observe que você não pode cultivar flores de calêndula em áreas baixas, onde a água da chuva se acumula e o solo não seca por muito tempo. O excesso de umidade provocará o aparecimento e o desenvolvimento de doenças fúngicas. Pelo mesmo motivo, é impossível regar Tagetes com demasiada frequência e abundância.

Interessante! De acordo com as tradições antigas, as flores de calêndula cultivadas perto da casa protegem a casa e seus habitantes do mau-olhado, danos e espíritos malignos.

5-7 dias antes do transplante, a terra deve ser cuidadosamente desenterrada e, se necessário, adicionar adições:

  • se o solo for denso e pesado, acrescente húmus ou húmus e um pouco de areia;
  • se o solo for ácido, espalhe cinzas de madeira sobre a superfície antes de cavar;
  • se o solo for escasso, fertilize o local com fertilizantes minerais complexos.

É possível plantar mudas de flores de calêndula em terreno aberto no centro da Rússia depois de 5 a 7 de junho. Nas regiões do sul - 2-3 semanas antes. É importante que a temperatura do ar noturno não desça abaixo de + 5˚С.

Tendo escolhido um dia ensolarado, de manhã cedo ou depois do almoço, você pode começar a transplantar os malmequeres para o campo aberto. Regue bem as mudas à noite, mas sem fanatismo. Com solo muito seco ou alagado, o replantio de mudas de flores é mais difícil.

As covas de plantio devem ser feitas a uma distância de 10 cm a 50 cm, tal grande diferença se deve às peculiaridades das diferentes variedades de Tagetes. As variedades de baixo crescimento precisam ser plantadas mais próximas umas das outras, mas as altas, ao contrário, mais longe.

Com o plantio engrossado, as flores terão que lutar por nutrientes e "um lugar ao sol", o que afetará de imediato a floração. Além disso, a causa mais comum de doenças fúngicas é o não cumprimento do esquema de plantio recomendado.

O transplante de flores em malmequeres não é um negócio problemático, e não exigirá muito do seu tempo e esforço:

  • despeje um pouco de água morna no buraco;
  • coloque um broto nele;
  • preencha os vazios com solo e compacte levemente a terra na base.

Os malmequeres toleram o transplante com calma e começam a crescer rapidamente. Em apenas alguns dias, você verá que as flores começaram e começaram a se transformar.

Interessante! Em sua pátria histórica, as folhas dos malmequeres são comidas como verdes.Em vez de endro e salsa, folhas de flores finamente picadas são adicionadas a saladas e pratos.

Cuidados de acompanhamento

Os malmequeres cultivados a partir de sementes não requerem muita atenção para si próprios. Todo o trabalho de manutenção é reduzido à execução de atividades padrão - capinar, afrouxar e regar.

Regue as flores com moderação. Os Tagetes estão calmos com a seca moderada. Portanto, não os encha demais com água. O melhor indicador de que um jardim de flores precisa ser regado é a condição do solo. Se o solo estiver seco a uma profundidade de 1-1,5 cm, os calêndulas precisam de água.

Flores de calêndula não precisam de cobertura morta obrigatória. Mas em um verão chuvoso, para não provocar o apodrecimento das plantas, é indesejável cobrir os canteiros com flores.

Os malmequeres também não sentem muita necessidade de alimentação. As flores são fertilizadas apenas em dois casos - com escassez de solo suficiente ou para uma floração exuberante. E de fato, e em outro caso, é necessário alimentar Chornobrivtsi apenas antes que os primeiros botões apareçam nas plantas e não mais do que 2 vezes.

Os malmequeres respondem muito bem à rega com chá de ervas. Ervas daninhas como dente-de-leão e urtiga são fermentadas em um barril de água por 2-3 semanas. Esta solução pode ser regada uma vez por semana.

Variedades altas de Tagetes precisarão de apoio.

Doenças e pragas

Em geral, flores de calêndula são altamente resistentes a muitas doenças e pragas. Além disso, muitas vezes são plantadas entre canteiros de vegetais, porque as flores espantam as pragas com seu aroma.

Importante! Não se pode levar tinturas e pratos que incluam Tagetes, gestantes e lactantes, bem como pessoas com intolerância individual.

Mas mesmo essas plantas despretensiosas têm seus inimigos.

Mudas jovens de flores de calêndula são uma iguaria favorita das lesmas nuas. Existem os seguintes métodos de controle de pragas:

  • se lesmas nuas são hóspedes frequentes em suas camas, imediatamente após o plantio, polvilhe o solo ao redor das flores com cinza de madeira;
  • você pode usar grânulos contendo fosfato de ferro em vez de cinzas. Esta substância é segura para as plantas, mas as lesmas não gostam muito dela. Consumo recomendado - 5 g de grânulos por 1 m²;
  • As armadilhas para iscas ajudam muito no combate às lesmas. Você mesmo pode fazer armadilhas ou pode comprá-las em lojas especializadas.

Um verão quente e seco é a primeira razão para o aparecimento de ácaros nas flores dos malmequeres. Para se livrar dessa praga, você terá que recorrer a inseticidas ou remédios populares: infusões de pimenta amarga, alho, cebola.

As doenças mais comuns das flores de calêndula são a pata preta e a podridão da raiz. As causas das doenças podem ser as seguintes:

  • solo muito úmido por muito tempo;
  • plantações espessadas;
  • crosta terrestre densa.

Em ambos os casos, você precisa parar de regar por um tempo. Afrouxar também o ajudará a curar Chornobrivtsi. No estágio inicial da doença, as flores podem ser salvas transplantando-as para um novo local.

Interessante! O óleo essencial de Calêndula, com notas únicas de frutas cítricas e especiarias orientais, faz parte do perfume.

Se a planta não puder ser salva, é melhor removê-la para evitar a propagação de doenças putrefativas.

Conclusão

Cultivar malmequeres a partir de sementes não é particularmente difícil. Sujeitas às normas recomendadas da tecnologia agrícola, estas flores irão deliciá-lo com uma floração longa, ininterrupta e exuberante durante vários meses. Além do prazer estético, você receberá um “kit de primeiros socorros” pronto para uso e especiarias. Sem dúvida, sempre há lugar para uma flor tão bonita e versátil em qualquer canteiro de jardim.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção