Sinos irlandeses (molucela): crescendo a partir de sementes, plantando e cuidando

Molucella, ou sinos irlandeses, podem dar ao jardim uma singularidade e originalidade. Sua aparência exótica e tonalidade fora do padrão chamam a atenção e servem como um interessante pano de fundo para as flores usuais no jardim. Embora a planta seja conhecida há muito tempo, é muito raro encontrá-la em jardins privados.

Molucella floresce por muito tempo

Descrição e características

Molucella, ou sinos irlandeses, pertence à família Lamiaceae, onde existem espécies anuais e perenes. Na floricultura, apenas um é usado - uma molucela anual lisa e herbácea. Sua pátria é o Mediterrâneo.

A planta é um arbusto de até 1 m de altura com grande número de brotos. Eles têm folhas arredondadas com dentes em longos pecíolos. Pequenas flores brancas estão em estípulas, seu aroma é pronunciado, adocicado. A flor da molucela começa em meados do verão e dura até setembro. As sementes são tetraédricas, de cor cinza, amadurecem no início de outubro. A germinação é mantida por três anos.

A planta é termofílica, tolera facilmente a seca, podendo crescer à sombra e ao sol.

Acredita-se que a molucela era popular na Grã-Bretanha durante a era vitoriana e, segundo os britânicos, trazia boa sorte. É por esta razão que foi chamado de Good News Irish Bells. O cultivo de uma espécie cultural decorativa não pertence aos britânicos, mas aos belgas.

Tipos de molucela

O gênero de molucela inclui plantas anuais e perenes de vida curta:

  1. Moluccella aucheri.
  2. Moluccella fedtschenkoana.
  3. Moluccella bucharica.
  4. Moluccella otostegioides Prain.
  5. Moluccella laevisё.
  6. Moluccella olgae.
  7. Moluccella sogdiana.
  8. Moluccella spinosa.

Apenas uma delas, a molucela lisa (Moluccella laevis), é cultivada como espécie ornamental.

Variedades de molucela

Na horticultura, são utilizadas diversas variedades de molucela lisa, que diferem em tamanho, época de floração e características externas. A agrotecnologia de seu cultivo é idêntica, de modo que, ao cuidar das plantas, pode-se atuar de acordo com um único algoritmo.

Esmeralda

A variedade anual mais popular de molucela. Difere em despretensão e suscetibilidade fraca a quedas repentinas de temperatura.

Outro nome para molucela é erva-cidreira Moluoka

O caule da molucela "Izumrud" atinge uma altura de 90 cm, fortemente ramificado. Suas inflorescências brancas, pequenas, em forma de espigão, são encontradas dentro de tigelas verdes em forma de funil. De meados do verão a setembro, continua a floração de uma planta espetacular, que se serve para o corte, criando composições paisagísticas.

Enigma

A altura média dos rebentos da Enigma molucela é de 80 cm, as flores têm forma de sino e estão firmemente presas ao caule. Para o cultivo de plantas ornamentais, o método de mudas é usado.

Após a secagem, o "Enigma" mantém sua cor verde por até 5 anos

A variedade Enigma é resistente ao frio, mas durante as geadas a planta deve ser coberta. Molucella é exigente em calor e umidade, pode crescer na sombra.É usado em mixborders e para criar buquês de flores secas.

Verde

A variedade de molucela anual "Verde" tem um pequeno crescimento - até 60 cm. Os rebentos são eretos, com inflorescências espigadas. Nas taças em forma de funil existem pequenas flores brancas de molucela com um aroma ligeiramente perceptível. A variedade é pouco exigente para a composição do solo e iluminação.

Se a haste da molucela verde se ramificar fortemente, é necessário instalar um suporte

Tímido

Apesar do nome, a molucela "Modesta" parece incomum e impressionante. A sépala da planta é verde claro, em forma de sino. Dentro dela estão inflorescências brancas em forma de espigão. As folhas da molucela são arredondadas, com dentículos nas bordas.

A secagem gradual das flores da parte inferior do rebento é uma das deficiências do "Modesto", levando a uma perda de decoratividade

Papai Noel

O caule ereto da variedade Santa tem brácteas verdes e botões perfumados de cor branca. Altura do rebento - 70 cm Floração longa - de junho ao outono.

Para a confecção de buquês secos, a molucela "Santa" é colhida pela manhã, durante o período de plena floração das xícaras.

Cultivo de molucela a partir de sementes

Existem duas maneiras de cultivar sinos irlandeses - por meio de mudas e semeando no solo. Para obter plantas saudáveis ​​e bem desenvolvidas, é necessário cumprir os termos, regras de plantio e cuidados da molucela.

Tâmaras de semeadura

Nas regiões do sul com climas amenos e quentes, os sinos irlandeses são semeados diretamente no solo no início de abril. Nas demais regiões, as mudas são semeadas em caixas no final de março. Os primeiros tiros aparecem após duas semanas. Durante este período, não se deve hesitar com o desbaste das plantas. É necessário retirar o excesso de mudas para que a distância entre os espécimes adjacentes seja de pelo menos 25 cm.

Na natureza, os sinos irlandeses se reproduzem por auto-semeadura.

Requisitos do local e do solo

Ao semear sinos irlandeses em mudas, um recipiente com mistura de solo é preparado com antecedência. Deve ser preenchido com solo nutritivo (turfa, húmus, solo de relva em proporções iguais) e coberto com uma fina camada de areia no topo. O solo é aquecido, umedecido e então as sementes são semeadas.

Em campo aberto, um local ensolarado é escolhido para os sinos irlandeses. Um leve sombreamento da área é aceitável. Molucella prefere solos soltos sem umidade estagnada, com boa permeabilidade ao ar. Pode crescer em solo pobre, mas se desenvolve melhor em solo fértil. Com um excesso de fertilizantes orgânicos, principalmente esterco fresco, há uma grande probabilidade de ocorrência de patologias fúngicas no sino irlandês.

Os sinos irlandeses podem ser semeados antes do inverno, em outubro

Semeando sementes e cuidados posteriores

A semeadura pode ser realizada em caixas e quaisquer recipientes. Após preenchê-los com a mistura de solo, sementes de sinos irlandeses, semelhantes ao trigo sarraceno, são distribuídas sobre a superfície da areia umedecida. Eles devem estar separados por 2,5-3 cm. As sementes são levemente prensadas na areia, polvilhadas com uma camada de terra, de não mais de 5 mm de espessura, e umedecidas por cima com pulverizador.

A parte superior do recipiente é coberta com vidro ou papel alumínio. Para criar as condições ideais, é necessário manter uma temperatura do ar de cerca de 15 ° C e iluminação difusa.

Periodicamente, a estufa deve ser ventilada e o solo umedecido. Após 1,5-2 semanas, as primeiras mudas de sinos irlandeses devem aparecer. Eles podem ser irregulares e levar muito tempo para aparecer (até 4 semanas).

Picking

Após a emergência, os brotos começam a se desenvolver rapidamente. No estágio de duas folhas, eles precisam ser cortados em potes separados (turfa, recipientes de plástico).

Endurecimento

2 semanas antes do plantio em terreno aberto, é necessário endurecer as mudas de sinos irlandeses. Para tal, deve frequentemente ventilar a divisão, retirar recipientes com mudas para uma loggia, varanda ou exterior.

Importante! No início, as plantas jovens devem ser sombreadas para não se queimarem.

Os sinos irlandeses são nativos da Índia, do Norte da África e do Mediterrâneo.

Pouso em terreno aberto

As mudas endurecidas de sinos irlandeses são plantadas no jardim em um momento em que a ameaça de retorno do gelo desaparece.

O solo é desenterrado, furos são feitos de acordo com o tamanho do sistema radicular, levando em consideração o coma de terra a 40 cm de distância. Os sinos irlandeses são plantados por transbordo ou com um pequeno torrão de terra. As plantas são regadas e ligeiramente sombreadas se o local for ensolarado.

Importante! O abrigo é removido após a planta criar raízes.

Rega

O principal requisito para regar a molucela é a regularidade. Se a precipitação na forma de chuva cair periodicamente, você não deve umedecer especialmente o solo próximo às plantas. Quando a seca e o calor são prolongados, a irrigação abundante é realizada pelo menos uma vez a cada 2 dias.

Top curativo

Os sinos irlandeses respondem rapidamente à fertilização. Começam a crescer bem, deliciando-se com a floração exuberante. Recomenda-se o uso de fertilizantes complexos minerais e matéria orgânica. Para obter uma floração abundante, a cobertura é aplicada sob os arbustos duas vezes por mês.

Estrume fresco como cobertura é prejudicial para a molucela

Poda

Para que a molucela permaneça decorativa ao longo da estação, as inflorescências murchas devem ser removidas. A folhagem amarelada e os rebentos danificados também são cortados.

Semeando no solo

Se a semeadura do sino irlandês for realizada em campo aberto, uma série de operações sequenciais devem ser realizadas:

  1. Sulcos rasos são feitos no solo preparado.
  2. Hidrate-os.
  3. Espalhe as sementes com um intervalo de 2 cm.
  4. Adormeça com uma pequena camada de solo.
Importante! Após a emergência das mudas, elas são desbastadas várias vezes, deixando no resultado final 40 cm entre as plantas.

Os cuidados adicionais com os sinos irlandeses são iguais aos obtidos por meio de mudas.

Flores criam buquês de casamento espetaculares

Doenças e pragas

Os sinos irlandeses têm boa imunidade, ficam doentes e muito raramente são atacados por pragas. Plantar em uma área úmida, o alagamento devido à irrigação inadequada ou tempo chuvoso pode levar ao apodrecimento das raízes. Os fungicidas e a criação de condições favoráveis ​​para as plantas ajudam a corrigir a situação.

Quando e como coletar sementes

As sementes do bluebell irlandês são colhidas à medida que amadurecem. É necessário monitorar cuidadosamente este processo para que não se desintegrem.

Após a coleta, a semente é seca, acondicionada em sacos de papel e armazenada em local escuro, seco e fresco. Em condições adequadas, a germinação é mantida por mais de 3 anos.

Preparando-se para o inverno

No final do outono, após a primeira geada, os arbustos de espécies anuais de sinos irlandeses são removidos do local. As molucelas perenes são cortadas em tocos, estacas, cobertas com folhagem ou cobertas com ramos de abeto.

Molucella em paisagismo

Os sinos irlandeses originais são amplamente utilizados por paisagistas e jardineiros comuns para dar originalidade e exclusividade ao local. A opção clássica é a colocação em canteiros de flores, mixborders, em forma de tênias e bordaduras. Como a altura do arbusto molucela está acima da média, na maioria das vezes a planta é colocada no fundo, usando-a como fundo para outras flores decorativas.

Canteiro de flores

Com a ajuda de sinos irlandeses, você pode criar um canteiro de flores que parece nobre e sofisticado. Está decorado em tons de branco e verde. Esta opção irá agradar àqueles que estão cansados ​​de brilho e variedade. Você pode colocar um canteiro de flores em um dos cantos do jardim, destacando-o favoravelmente contra o fundo geral. Um trio formado por snapdragon com inflorescências brancas de amaranto e molucela parece espetacular. O sino irlandês combina bem com delfínios.

Os sinos irlandeses são melhor escalonados

Mixborders

Recentemente, plantações mistas têm sido usadas com muito mais freqüência do que canteiros de flores, nos quais as flores são dispostas em uma ordem geométrica clara. Sinos irlandeses são plantados no fundo, criando um cenário original contra o qual as flores vermelhas parecem mais impressionantes. Tabaco em tons esverdeados, lírios bordô, prímulas e coleus com folhagem de framboesa podem ser bons companheiros para a molucela.

Design exótico

Para os amantes do estilo exótico, os sinos irlandeses são um verdadeiro achado. Recomenda-se plantá-las de modo que se pareçam com velas, e organizar o resto das flores brilhantes em fileiras, lembrando a selva.

Como decoração

A longa floração da molucela, o seu efeito decorativo e o seu elevado crescimento permitem utilizar a planta para ocultar recantos feios de parcelas, parte de vedação ou edifício. Lúpulo, malmequeres, samambaias, capim-limão, tremoço e capuchinha enfatizam com sucesso a singularidade dos sinos irlandeses.

Aterrissagens individuais

Plantações únicas de molucela em gramados, perto de reservatórios, em vasos e recipientes são lindas. Eles parecem bons como meios-fios e sebes. Em solos ricos, a altura, o tamanho das flores e o volume do arbusto surpreendem os outros.

Importante! Os sinos irlandeses são adequados para buquês cortados e secos.

Conclusão

Os sinos irlandeses são amados pelos floricultores por sua decoração incomum e pela capacidade de implementar as idéias de design mais inesperadas. Um tom raro de folhagem verde e uma bela flor de molucela são usados ​​para criar buquês espetaculares. Não é difícil plantar sinos, é importante seguir as regras de semeadura e cuidados com a planta.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção