Cordeiro roxo: propriedades medicinais, descrição da planta

O cordeiro roxo (Lamium purpureum), ou urtiga vermelha, é uma planta medicinal herbácea nativa da Europa Oriental, que recentemente tem sido cada vez mais encontrada em jardins. Alguns moradores de verão consideram a cultura uma erva daninha, outros a cultivam principalmente como planta ornamental, já que permanece espetacular e verde durante toda a primavera e todo o verão. Além disso, purpurea é uma excelente planta de mel, tem propriedades medicinais. Além disso, a grama é completamente despretensiosa no cuidado e no cultivo, ela pode crescer em qualquer terreno.

Externamente, o cordeiro roxo tem uma semelhança com urtigas

Descrição e características

O cordeiro roxo, cuja descrição e foto são apresentadas a seguir, é uma planta bienal, mas algumas de suas espécies podem ser anuais. Em altura, a cultura costuma atingir os 30 cm, os caules são ascendentes ou rasteiros, pintados de verde, apresentam uma ligeira tonalidade avermelhada. As folhas são enrugadas com muitas nervuras, cobertas por pêlos macios. As que estão no topo da planta têm uma bela cor roxa. As flores localizam-se nas axilas, sésseis, apresentando-se em diferentes paletas de cores: rosa, branco, roxo. O período de floração é longo - de abril a outubro.

A erva encontrou seu uso na medicina tradicional. Infusões e decocções preparadas com base nela são utilizadas para tratar várias doenças. Além disso, as donas de casa usam a planta para fazer coquetéis de ervas, recheios de tortas, saladas de vitaminas, fazer um delicioso borscht verde.

Em sua forma crua, o cordeiro roxo tem gosto de espinafre.

Onde cresce

Esta planta herbácea pode ser encontrada em quase todos os cantos do nosso país, com exceção das cidades do Território do Extremo Oriente. Na maioria das vezes, o cordeiro roxo cresce na periferia de ravinas, não muito longe de valas, entre arbustos esparsos, em bordas de floresta, em praças e parques. Prefere solos calcários, arejados e argilosos. O cordeiro é comum no Cáucaso, na Sibéria Oriental e Ocidental, a parte europeia do país. Freqüentemente, infesta as plantações de vegetais e grãos. Muitos o consideram uma erva daninha no jardim, onde é comumente encontrado ao longo de sebes ou debaixo de árvores.

Ao plantar uma mancha roxa, é melhor selecionar áreas localizadas em sombra parcial. O solo deve estar solto e úmido.

Aviso! Se o solo onde a urtiga cresce for muito fértil, ela crescerá rapidamente e interferirá no desenvolvimento de outras culturas no local.

Propriedades medicinais de purpurea

Uma planta herbácea contém muitas substâncias úteis:

  • flavonóides;
  • alcalóides;
  • aminoácidos;
  • ácidos orgânicos;
  • saponinas;
  • óleos essenciais;
  • lamiin;
  • taninos;
  • caroteno.

As folhas contêm ácidos ascórbico, cumarico e cafeico

As folhas e flores de ashberry roxo são amplamente utilizadas na medicina popular. Decocções, infusões e chás são usados ​​para doenças como:

  • hérnia;
  • cistite;
  • uretrite;
  • hemorróidas;
  • tumores de etiologia diferente;
  • escrófula.

É importante notar que as propriedades benéficas de purpurea estão sujeitas a pesquisas ativas por especialistas. Apesar de a planta não constar da farmacopéia russa, está comprovado cientificamente que os medicamentos a base dela são utilizados como anti-hipertensivo, antiinflamatório, hipnótico e hemostático.Uma vez que contém taninos com propriedades adstringentes, ajuda a limpar a pele de todos os tipos de erupções cutâneas. A presença de flavonóides ajuda a reduzir o nível de pressão arterial, ajuda a fortalecer as paredes dos capilares. A planta contém muco, tem excelente efeito expectorante. O chá de cordeiro roxo é capaz de aliviar resfriados, ajuda na deficiência de ferro no sangue, seu uso regular alivia a mulher de problemas ginecológicos e dores durante a menstruação. É muito eficaz usar a erva como agente profilático para doenças leves, doenças dos sistemas digestivo, circulatório e nervoso.

Conselho! Para alcançar um efeito maior, o tratamento com ervas é permitido em conjunto com preparações farmacêuticas.

O cordeiro roxo tem um efeito positivo no trabalho de todo o corpo humano

Aplicações e receitas de medicina tradicional

Há um grande número de receitas que incluem clareza roxa. Pode ser incluído em preparações à base de ervas ou aplicado separadamente. Na maioria das vezes, o chá é preparado de cordeiro. Além de seu sabor agradável, possui uma lista bastante extensa de propriedades medicinais. Muitos aconselham tomá-lo para doenças respiratórias, problemas de pele, anemia e para aumentar o apetite. As mulheres usam este chá para a leucorreia e a dor durante a menstruação. Para os idosos, é um bom sedativo e ajuda a lidar com a insônia.

Não é difícil preparar uma bebida medicinal, para isso você deve:

  1. Despeje 200 ml de água sobre 2 colheres de chá de cordeiro roxo.
  2. Leve a solução para ferver.
  3. Deixe fermentar por 5 minutos.
  4. Consumir 2-3 xícaras por dia.
Comente! Para conseguir o efeito, a bebida deve ser consumida por muito tempo, um mês ou mais.

Além do chá, para fins medicinais, é permitido o uso de uma infusão de purpúrea, é preparada de acordo com a seguinte receita:

  1. Despeje 30-40 g de ervas com um copo de água fervente.
  2. Deixe fermentar em uma garrafa térmica por meia hora ou em um recipiente de vidro por 60 minutos.
  3. Passe por uma gaze ou peneira.
  4. Beba 2 colheres de sopa antes das refeições.

É necessário conservar a infusão na geladeira por no máximo 24 horas.

Para sangramento uterino, use a seguinte receita:

  1. Despeje 10 g de flores de cordeiro com 300 ml de vodka de alta qualidade.
  2. Insista 7 dias em local quente e escuro (mexa diariamente).
  3. Tensão.
  4. Tome 30 gotas todos os dias.

Além dos aditivos bioativos, verdes cinzas roxas frescas esmagadas são usadas como compressas. É usado no tratamento de feridas, eczema, inflamação e lesões pustulosas da pele.

Importante! Os medicamentos devem ser usados ​​como medicamento somente após consulta a um médico.

Contra-indicações

Não há substâncias nocivas ou tóxicas na composição do purpurea, portanto, os fundos preparados com base nela podem ser bebidos sem medo, e não podem ser envenenados nem mesmo com uma overdose. É verdade que é recomendado usar a categoria de pessoas com aumento da coagulação do sangue, que sofrem de constipação atônica e hipotensão com cautela. A gravidez é uma contra-indicação absoluta para tomar o "remédio" porque pode aumentar a probabilidade de aborto espontâneo.

Além disso, a erva não é recomendada para alergias.

Coleta e aquisição

É possível colher cordeiros roxos durante todo o período de verão. Se houver muitas ervas, geralmente apenas as inflorescências em flor são coletadas, embora a folhagem não tenha menos benefício. Por conveniência, apenas os topos são arrancados dos brotos. Após a coleta, o cordeiro é seco. Isso é feito em local ventilado, protegido da luz solar direta, sobre tapete secante de grama ou jornal comum, com temperaturas de até 40 graus. Após a secagem, as matérias-primas são trituradas e armazenadas.

A aquisição de matérias-primas é melhor realizada pela manhã.

As flores secas de purpurea coletadas devem ser mantidas em recipientes bem fechados ou lacrados a vácuo.Por possuírem um agradável aroma e sabor a mel, com frequência crescem vários insetos. As matérias-primas preparadas podem ser utilizadas para a preparação de medicamentos no prazo de 24 meses a partir da data da coleta.

Aviso! Durante o armazenamento da planta, é necessário monitorar o nível de umidade do ambiente, quando sobe, a grama rapidamente fica bolorenta.

Conclusão

O cordeiro roxo é uma planta que, além de suas qualidades decorativas, possui propriedades úteis. As substâncias biologicamente ativas da sua composição têm um efeito sistémico no corpo e um efeito positivo no funcionamento de quase todos os órgãos. A carne de cordeiro é freqüentemente usada por herboristas no tratamento de muitas doenças crônicas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção