Felt yaskolka: foto, plantio e cuidado

Todo dono de casa de campo gostaria de ter um canto florido em seu jardim que deleite os olhos por muitos meses. A telha de feltro é uma planta ornamental que paisagistas e jardineiros usam como cultivo de carpete. A partir dele, são feitas cortinas magníficas, totalmente forradas de flores.

Descrição do feltro e características

A planta é membro da classe Clove. O comprimento dos caules de uma erva daninha adulta tomentose atinge 30-45 cm. Quando as plantações crescem, os caules se entrelaçam, formando ilhas que se assemelham visualmente a almofadas.

A erva daninha de feltro tem esse nome devido ao seu revestimento incomum. Nas folhas há abundante pubescência, ao toque que lembra material natural. Eles têm uma forma estreita característica, o comprimento raramente ultrapassa os 3 cm.

Durante o brotamento ativo da erva-de-bico, o feltro se assemelha a um tapete florescendo

A característica mais importante da crisálida são as flores. Vários botões são coletados em inflorescências corimbose. O diâmetro de cada um não ultrapassa 1 cm, porém, devido à quantidade abundante, dá-se a impressão de um tapete florido. O período de floração ativa vai de maio até o final de junho. Sob um clima favorável, a planta pode reter flores até meados de julho.

Importante! Imediatamente após a floração, formam-se vagens de sementes nas inflorescências, que podem ser utilizadas no próximo ano para a semeadura de grandes áreas.

Existem várias das variedades mais populares de lascas ornamentais. As principais diferenças são o habitat, a aparência e a duração da floração. No projeto paisagístico moderno, as seguintes variedades de jaskolka são usadas com mais frequência:

  1. Campo de feltro... A planta pertence às ervas daninhas que crescem em campos com gramíneas perenes. Distribuído em toda a Rússia desde o Extremo Oriente até a região europeia. O valor decorativo é baixo, por isso é mais frequentemente encontrado na natureza ou como um complemento para jardins ingleses. A altura do caule de uma planta adulta pode chegar a 40 cm.
  2. Alpino feltro... Mais comum na região de Altai. Pequenos arbustos de até 15-20 cm de altura com um curto período de floração de 20-30 dias em maio. Uma planta bastante caprichosa para cuidar com baixa taxa de sobrevivência em casa. Rejuvenescimento anual obrigatório da primavera por meio de estacas ou transplante completo. Em invernos frios, com pouca cobertura de neve, costuma morrer.
  3. Feltro de flor grande... A peculiaridade da planta é o tamanho alargado dos botões em relação aos parentes. A flor pode atingir um diâmetro de mais de 3 cm com uma altura de caule de 20 cm. A terra natal da espécie são os países da região dos Balcãs - Albânia e Macedônia do Norte. Este pintinho de feltro é mais frequentemente usado para criar slides alpinos e canteiros de flores exuberantes.
  4. Felt Bieberstein... Espécies da Crimeia listadas no Livro Vermelho da Europa. O comprimento dos caules não ultrapassa os 25 cm. Uma característica é o período de brotamento bastante precoce - do início de abril a meados de maio. Devido ao seu estado de conservação especial, é bastante raro entre os paisagistas.
  5. Caule de Terry... Um tipo de piolho de feltro, nativo das regiões do sul da Itália. O membro mais decorativo da família.O brotamento ativo dura até 2 meses completos. Mais frequentemente usado para criar slides alpinos e canteiros de flores.

Um grande número de variedades de erva-de-bico de feltro permite que você escolha a planta ideal com base nos objetivos do projeto paisagístico, bem como nas preferências pessoais. Quase todos os representantes fornecerão um tapete de flores brilhantes que encantará os olhos por um longo período de florescimento.

Métodos de reprodução

Uma das características mais significativas para o projeto paisagístico do pintinho de feltro é sua incrível capacidade de sobrevivência. Nesse aspecto, a planta é semelhante a ervas daninhas. Um grande número de sementes permite aumentar facilmente a área de plantio. Se houver necessidade de autocruzamento de chickweed, você pode usar:

  • sementes;
  • estacas;
  • dividindo o mato.

A reprodução das aparas é feita tanto por sementes como por estacas.

Ambos os métodos são bastante simples de implementar e não requerem aderência estrita aos algoritmos. Mesmo um jardineiro inexperiente pode lidar tanto com a coleta de sementes quanto com a divisão do arbusto em várias partes.

Reprodução de chickweed por sementes de feltro

Imediatamente após o término da brotação, pequenas cápsulas preenchidas com pólen fino são formadas no lugar das flores anteriores. Para fazer crescer uma cachoeira de cristal feltrado a partir de sementes, ela deve ser cuidadosamente coletada e colocada em um recipiente hermético.

O material de plantio coletado é retirado em local escuro. É importante fornecer proteção contra luz solar e umidade. As sementes serão armazenadas nessas condições até a próxima primavera.

Recortes de lascas de feltro

O processo é realizado imediatamente após o término da brotação ativa - no final de junho ou início de julho. Antes do procedimento, é necessário regar as plantações em abundância com água, para saturação de umidade suficiente. A haste lateral com 2-3 lâminas de folhas é cortada e imediatamente plantada em solo rico em fertilizantes. Uma garrafa de plástico cortada é instalada no topo como uma estufa temporária. A crisálida cria raízes rapidamente, após o que começa a crescer ativamente.

Reprodução pela divisão do arbusto

A operação de extração de uma planta e sua posterior divisão é realizada no início da primavera ou no final do outono. Uma vez a cada dois anos, um pedaço de feltro é desenterrado, dividido em várias partes e colocado em novos lugares. Antes do procedimento, é recomendável remover a parte acima do solo das buchas.

Plantando e cuidando do feltro

Uma das razões para escolher esta planta para o seu terreno pessoal é o cuidado despretensioso e a facilidade de plantio. Yaskolka é incrivelmente popular não apenas entre os paisagistas, mas também entre as pessoas comuns. O cumprimento de regras simples de tecnologia agrícola permitirá que você obtenha arbustos exuberantes e saudáveis ​​que florescerão profusamente, tornando o local mais agradável aos olhos.

Tâmaras de semeadura

O auto-plantio da erva-de-bico requer a germinação preliminar das mudas. No início, as sementes de feltro são plantadas em caixas com terra. Considerando a duração do processo, o mergulho e a vegetação antes do transplante para o campo aberto, a 2ª década de março é considerada a época ideal para o enraizamento das mudas.

Requisitos do local e do solo

Considerando o incrível amor da erva-de-bico pela luz do sol e sua resistência a temperaturas extremas, é melhor pegar morros em lugares abertos para plantá-la. A planta se desenvolve mais rapidamente nas colinas alpinas.

Importante! Quando plantado em áreas sombreadas, o feltro perde seu efeito decorativo devido à diminuição da brotação ativa.

A planta requer uma quantidade suficiente de luz solar.

O solo para uma planta pode ser quase qualquer, com exceção de solos com alta acidez. Jardineiros experientes adaptaram os estilhaços a terras arenosas e até pedregosas. O detalhe mais importante na escolha de um solo é a ausência de lençóis freáticos próximos. Mesmo um pequeno alagamento levará à morte instantânea da planta.

Semeando sementes

Mudas de pintinhos germinadas de sementes são plantadas em terreno aberto quando o clima quente estável é estabelecido sem geadas noturnas. Para cada muda, faça um pequeno buraco de 20x20x20 cm, sendo a distância entre cada planta escolhida com base na densidade de plantio desejada, mas não inferior a 20 cm entre os arbustos. Uma pequena camada de drenagem é despejada no fundo do poço, em seguida, uma muda de feltro é colocada e polvilhada com terra.

Cuidados de acompanhamento

Fotos brilhantes do feltro podem ser obtidas não apenas com o plantio adequado, mas também com cuidados subsequentes de alta qualidade. A rega é necessária apenas no plantio de mudas. Umedecimento adicional é realizado apenas durante secas prolongadas. Os fertilizantes também são aplicados conforme necessário - com crescimento muito lento e falta de brotamento.

Importante! Não é permitido aplicar fertilizantes mais de uma vez por ano.

A poda periódica dos arbustos e o transplante de rejuvenescimento são etapas obrigatórias no cultivo. Uma vez a cada dois anos, o sistema radicular do pintinho é dividido em várias partes e cada uma é plantada em um novo lugar.

Doenças e pragas

A única doença que os jardineiros podem encontrar ao cultivar a erva daninha de feltro é a podridão da raiz e do caule. Isso se deve ao encharcamento do solo. Nenhuma outra doença é encontrada no arbusto. As pragas não causam nenhum dano às plantações de flores.

Wintering

Yaskolka não tem medo de geadas e suporta facilmente o inverno, mesmo na região da Sibéria. O único problema pode ser uma temperatura abaixo de -20 graus na ausência total de cobertura de neve. Nesses casos, é necessário cobrir as plantações com ramos de abeto e material de cobertura.

Com que plantas são combinadas

Apesar do longo período de floração, o arbusto é representado por um tapete verde exuberante na maior parte do período de cultivo. Outras plantas com flores, cujos períodos de floração diferem significativamente, serão um complemento ideal - isso irá garantir a presença constante de flores nos slides alpinos.

Ao combinar a erva-de-bico com outras plantas, o principal objetivo é contrastar os tons.

Heuchera, cactos, sinos e repolho ornamental são considerados os melhores vizinhos. Muitos paisagistas os combinam com plantas bulbosas - tulipas ou jacintos.

Conclusão

O feltro yaskolka permitirá criar no local um tapete florido exuberante, que fará as delícias dos olhos durante todo o período de brotamento ativo. A facilidade da tecnologia agrícola e os requisitos mínimos de manutenção permitirão que até mesmo os jardineiros inexperientes obtenham uma planta saudável que não seja suscetível a doenças e pragas.

Testemunhos

Ivan Seliverstov, 34 anos, Vologda
Nossa empresa de paisagismo frequentemente encomenda a criação de colinas alpinas floridas ou canteiros de flores individuais em canteiros de flores. A combinação de chickweed com geyhera permitirá obter uma incrível profusão de cores que decorarão qualquer área. A planta é absolutamente despretensiosa de cuidar e requer o mínimo de irrigação - isso é especialmente importante para clientes constantemente ocupados.
Diana Makarova, 29 anos, Tyumen

Eu comprei as sementes dessas lindas flores em um grande supermercado e imediatamente as plantei nas mudas. As mudas sobreviveram facilmente à colheita e ao enraizamento em sua casa de verão. As flores surgiram já no primeiro ano de vida. E como eles florescem! Tapete exuberante e espesso. É melhor combinar pintos de plantio com flores mais altas - o efeito é simplesmente incrível. Todos os meus vizinhos tinham inveja de mim e no ano seguinte compraram as mesmas flores.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção