Tulipas: quando e como plantar bulbos na primavera

Em geral, acredita-se que plantar tulipas na primavera não é a melhor solução. Tradicionalmente, isso é feito no outono para esperar seu florescimento em abril-maio ​​do próximo ano. Porém, é no início da Primavera que surge à venda uma grande variedade de bolbos de tulipas, depois de os ter comprado, claro, quero muito encontrar rapidamente um lugar para eles no jardim, enraizar e desfrutar dos resultados. Acontece também que, por algum motivo, o produtor não tem oportunidade ou tempo para plantar tulipas antes do inverno. Neste caso, você pode realizar um plantio de primavera. O mais importante é fazer da maneira correta, levando em consideração o clima da região e as peculiaridades do clima local. Jardineiros experientes garantem que essas tulipas podem florescer ainda este ano.

É possível plantar tulipas na primavera

Sem dúvida, plantar tulipas na primavera é possível. Tal plantio será baseado em outras regras que o distinguem do outono usual, mas é improvável que pareçam complicadas. O segredo é preparar adequadamente os bulbos para enraizar na primavera e plantá-los na hora e no clima certos.

Quando plantar tulipas ao ar livre na primavera

Recomenda-se plantar tulipas ao ar livre no início da primavera. A condição mais básica é que a neve já tenha derretido e o solo a uma profundidade de 10 cm tenha tempo de aquecer até + 8-9 ° С.

É importante plantar tulipas na primavera, levando em consideração a previsão do tempo: nos próximos 20-25 dias após o dia programado, não devem ocorrer geadas graves. Caso contrário, os bulbos provavelmente morrerão e, se sobreviverem, não florescerão logo.

Para que as tulipas possam enraizar com sucesso no campo aberto na primavera, o solo a uma profundidade de 10 cm deve aquecer até + 8-9 ° С

Assim, a época aproximada para o plantio de tulipas no solo na região de Moscou na primavera é meados / final de março e início de abril. Em regiões localizadas ao norte, as condições adequadas podem vir muito mais tarde, às vezes no início de maio.

Importante! Os primeiros bulbos geralmente são plantados o mais cedo possível. Já para as tulipas tardias, é permitido "esticar" as datas de plantio até o final de junho.

As tulipas plantadas na primavera florescem

As opiniões divergem sobre se as tulipas que foram plantadas na primavera irão florescer nesta temporada.

Alguns jardineiros garantem que a floração, neste caso, só pode ser esperada no próximo ano, uma vez que os botões das flores dos bolbos simplesmente não têm tempo de amadurecer.

Outros acreditam que conhecendo as técnicas agrícolas corretas e os segredos do preparo preliminar dos bulbos, é possível plantar tulipas na primavera, esperando vê-las em toda a sua glória este ano. No entanto, os botões aparecerão neles mais tarde do que o normal - não antes de junho. Além disso, a floração dessas tulipas não será tão abundante e amigável como as que são tradicionalmente plantadas no outono.

As tulipas plantadas na primavera podem florescer na estação atual, no entanto, muito mais tarde do que o normal e não muito abundantemente

Como plantar tulipas na primavera

Se você for plantar tulipas em campo aberto na primavera, o florista deve estar bem ciente das características desse procedimento. O manuseio adequado das lâmpadas, sejam elas recém-adquiridas ou armazenadas no outono, terá um papel fundamental.Além disso, é importante selecionar e preparar corretamente o local para o jardim de flores, depois plantar as plantas, observando a tecnologia do processo em detalhes, e organizar o cuidado adequado para as tulipas em crescimento.

Seleção e preparação do local de pouso

Ao escolher um local onde as tulipas serão plantadas, deve-se considerar as condições de cultivo que preferir. Um jardim de flores para eles em campo aberto deve ter as seguintes características:

  • estar bem iluminado e suficientemente aquecido pelo sol (principalmente quem vai plantar tulipas na primavera em regiões frias - na Sibéria, nos Urais) deve estar especialmente atento a esse requisito;
  • ser protegido de ventos fortes por uma pequena cerca ou barreira de arbusto;
  • a reação do solo deve ser neutra ou ligeiramente alcalina;
  • composição ótima do solo - franco-arenoso leve, franco;
  • o solo deve passar bem a umidade, pois os bulbos apodrecerão quando a água estagnar.

Antes de plantar tulipas, a terra no local precisa ser cavada até a profundidade de uma pá de baioneta. Nesta fase, você pode adicionar fertilizantes orgânicos (composto podre) ou, se o solo for muito pobre, enriquecê-lo com fertilizantes minerais. Além disso, se necessário, durante o processo de escavação, areia de granulação grossa pode ser introduzida no solo, o que melhorará sua permeabilidade à água.

Importante! Imediatamente antes de plantar os bulbos, é aconselhável desinfetar o solo. Para fazer isso, você precisa derramar com uma solução de permanganato de potássio ou o medicamento "Fundazol".

O local escolhido para o plantio das tulipas na primavera deve ser ensolarado, ao abrigo do vento, com solo leve, nutritivo e bem drenado.

Preparação pré-plantio de lâmpadas

É muito importante preparar adequadamente os bulbos de tulipa que você planeja plantar na primavera. Você precisará tomar as seguintes medidas:

  1. Se o material de plantio foi armazenado durante todo o inverno, deve ser cuidadosamente separado e examinado, descartando aqueles espécimes em que a camada superior da cobertura está significativamente danificada e também apresentam lesões fúngicas. Esses bulbos não devem ser plantados - plantas fracas, doentes e com pouca flor podem crescer a partir deles.
  2. A seguir, devem ser endurecidos, colocando-os na prateleira inferior da geladeira ou no compartimento de vegetais e mantendo-os a uma temperatura de cerca de + 4 ° C por pelo menos 1 noite (ou melhor, mais). Isso é especialmente verdadeiro para o material de plantio comprado, cujas condições de armazenamento são desconhecidas. Este procedimento ajudará a fortalecer sua vitalidade.
  3. A fim de proteger contra doenças e pragas, os bulbos devem ser imersos em uma solução levemente rosada de permanganato de potássio ou em uma decocção de celandine de farmácia em temperatura ambiente. Isso deve ser feito meia hora antes de as tulipas serem plantadas no solo.
Conselho! Sabe-se que a exposição prolongada (dentro de 4-5 meses) dos bulbos a baixas temperaturas promove o amadurecimento dos botões florais. Portanto, o ideal é que o seu próprio material de plantio, que deve ser plantado na primavera, seja deixado "para o inverno" na geladeira, embrulhado em papel com furos feitos nele.

Imediatamente antes de plantar os bulbos de tulipa no solo, eles deverão ser cuidadosamente removidos da densa casca tegumentar. Isso ajudará as plantas a obter mais nutrientes do solo.

Um dos segredos para um plantio bem-sucedido de tulipas na primavera é o pré-preparo adequado dos bulbos.

Regras de pouso

O plantio de tulipas na primavera em uma área aberta é realizado da seguinte forma:

  1. Em um canteiro escavado e solto, os sulcos são colocados a uma distância de 25-30 cm um do outro se os bulbos grandes forem plantados e de 10-15 cm se o material de plantio for pequeno. A profundidade das linhas também varia. Para lâmpadas grandes, será de 10-15 cm, para lâmpadas pequenas, 5 cm é o suficiente.
  2. Regue as ranhuras preparadas com água.
  3. Os bulbos são dispostos em fileiras com pontas afiadas para cima, deixando 7-10 cm entre eles.
  4. Polvilhe a superfície com solo fértil, nivele a superfície com um ancinho e regue novamente.

A profundidade aproximada de plantio de bulbos de tulipa depende de seu tamanho

Regar e alimentar

As tulipas plantadas na primavera precisam de rega regular e moderada até o final do período de floração. A terra não deve secar. A quantidade de água deve ser suficiente para penetrar profundamente nas raízes (10-40 litros por 1 m2 de jardim). É importante evitar que a umidade entre nas folhas, pois pode provocar queimaduras.

A cobertura, produzida de maneira adequada e oportuna, também ajudará a garantir que as tulipas plantadas na primavera produzam lindas flores e formem bulbos fortes. Deve ser feito três vezes:

  • após a emergência;
  • pouco antes de as tulipas florescerem;
  • assim que a floração terminar.

A maneira mais fácil é usar um fertilizante complexo pronto para uso, projetado para tulipas. Mas você pode fazer fertilizantes adicionais separadamente (drogas contendo nitrogênio, superfosfato, sulfato de potássio).

Regras para cuidar de tulipas após o plantio na primavera

As regras para cuidar das tulipas que você decidiu plantar na primavera são bastante simples:

  1. De vez em quando, é necessário fiscalizar os canteiros, identificando e retirando bulbos não brotados, bem como brotos jovens com sinais de doença.
  2. A partir do momento em que aparecem pequenos brotos, o solo ao redor deles deve ser sistematicamente solto com cuidado, especialmente após rega ou chuva. Isso fornecerá melhor acesso de oxigênio às raízes e evaporação oportuna do excesso de umidade.
  3. É imperativo eliminar as ervas daninhas para evitar o aparecimento de pragas, bem como livrar as flores dos “competidores” na luta por água e nutrientes.
  4. Durante o período de floração, é importante remover as pétalas caídas do solo a tempo de evitar o apodrecimento e o risco de propagação de infecções.
  5. Os caules de tulipas desbotadas que foram plantadas na primavera não devem ser cortados imediatamente após terem perdido suas pétalas. Você precisa esperar até que fiquem amarelados para não prejudicar os bulbos que amadurecem.

Bulbos grandes geralmente são plantados um de cada vez, enquanto os pequenos podem ser colocados em um buraco por 5-7 peças

Dicas de jardinagem experientes

Os floricultores experientes não têm medo de plantar tulipas na primavera e sabem como fazê-las florescer no verão que se aproxima. Aqui estão algumas dicas que eles podem dar:

  • um mês antes do plantio em campo aberto, pode-se “destilar” os bulbos, colocando-os em um recipiente ou caixa, meio preenchido com um substrato nutriente, polvilhe por cima com uma camada de terra de 5 cm e mantenha dentro de um local ensolarado;
  • espécimes grandes devem ser plantados em terreno aberto, um de cada vez; os pequenos podem ser colocados de 5 a 7 pedaços em um buraco;
  • no preparo da cama para o plantio, em nenhum caso deve-se adicionar adubo fresco como fertilizante - isso pode contribuir para a deterioração do material de plantio pelo fungo;
  • você pode determinar a profundidade de plantar tulipas a olho nu: cada bulbo deve ser enterrado no solo em três de seus tamanhos;
  • o material de plantio não pode ser pressionado contra o solo - existe o risco de danificar o sistema radicular em desenvolvimento;
  • é inaceitável plantar tulipas na mesma área por mais de 5 temporadas consecutivas.

Conclusão

Ao decidir plantar tulipas em uma área aberta na primavera, o jardineiro pode muito bem conseguir sua floração neste verão. Mas, ao mesmo tempo, ele deve levar em consideração que os primeiros botões do jardim aparecerão muito mais tarde do que se os bulbos fossem plantados no outono. Além disso, nesta estação, é improvável que agradem com uma floração abundante e irão murchar rapidamente. Ao planejar o plantio de tulipas na primavera, é necessário determinar corretamente a época em que a terra vai aquecer adequadamente: nos Urais, na Sibéria e na Rússia central, as datas ideais serão diferentes. Desde que o material de plantio esteja devidamente preparado, as normas da tecnologia agrícola sejam observadas e o bom cuidado das plantas seja garantido, não há dúvidas de que a experiência de plantar essas flores na primavera será um sucesso.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção