Rosa de cobertura do solo: plantio e cuidado + foto

Hoje, as rosas não crescem apenas em grandes áreas - até mesmo um pequeno pátio dentro da cidade, onde às vezes é difícil virar, raramente fica sem algumas roseiras. Mas na Rússia, essas flores começaram a ser plantadas não há muito tempo. É claro que a roseira brava era cultivada em todo o nosso país, que não só enfeitava jardins, mas também era fonte de valiosas frutas usadas para fins medicinais desde os tempos antigos. Mas aqui está a primeira menção de rosas de jardim cai no início do século XVI. Presumivelmente, eles vieram para a Rússia dos povos dos Balcãs. As rosas cresceram na corte de Pedro, o Grande, mas se espalharam apenas durante o reinado de Catarina II.

As rosas de cobertura vegetal ocupam um lugar especial entre suas irmãs. Freqüentemente, eles combinam duas funções - decorar o local e cobrir lugares feios e, às vezes, até mesmo impedir que a encosta se esgote e sofra erosão. Os arbustos floridos não são apenas bonitos, são muito tenazes e duráveis, além disso, têm um poderoso sistema radicular. Hoje vamos falar sobre como cuidar da rainha das flores, vamos considerar separadamente a reprodução da cobertura do solo rosas - afinal, está ao alcance não só de um profissional, mas também de um iniciante-amador.

Informações gerais sobre rosas de cobertura do solo

Todo variedades de rosas de cobertura do solo estão unidos pelo fato de espalharem arbustos baixos, de brotos e folhas formando um tapete denso e denso. Podem ter ramos horizontais de cobertura do solo que se estendem por vários metros, mas podem atingir apenas 50 cm de altura, e podem ser arbustos bastante altos, de até 1,5 m, com ramos muito longos, flexíveis e densos caindo. Freqüentemente, essas flores também são conhecidas como arbustos ou rosas trepadeiras. Portanto, não se surpreenda se fontes diferentes classificarem a mesma cepa em grupos diferentes.

As rosas de cobertura do solo foram isoladas como um grupo separado apenas no final do século passado, ao mesmo tempo que começou um verdadeiro boom na criação de novas variedades. Em sua aparência, a maior contribuição foi dada por duas espécies de crescimento selvagem - a Rosa Mosqueta Vihura e a Rosa Mosqueta Enrugada. As primeiras variedades de cobertura do solo floresciam uma vez por estação, tinham flores semi-duplas ou simples. Sua cor não diferia em variedade - branco, vermelho, rosa. Hoje, as rosas de cobertura do solo podem florescer até a geada, apresentando uma variedade de cores, formas e tamanhos.

As variedades rasteiras podem ser cultivadas não apenas horizontalmente, um arbusto parece muito interessante, metade do qual está espalhado no chão e a outra é levantada em um suporte ou enrolada em um mastro ou um pequeno obelisco.

Plantando rosas de cobertura do solo

Você pode adquirir material de plantio de alta qualidade, preparar bem o solo, cuidar bem, cortar regularmente rosas de cobertura do solo, mas se forem plantadas incorretamente, é difícil esperar por uma alta decoratividade e floração abundante.

Seleção de assento

As variedades de rosas para cobertura do solo apresentam os seguintes requisitos para o local de plantio:

  • A planta deve receber muita luz na maior parte do dia. Você não pode plantar variedades de rosas para cobertura do solo nas terras baixas - lá elas definitivamente não terão luz solar suficiente. Uma boa iluminação é especialmente importante pela manhã - mesmo sombras claras são possíveis à tarde. Na sombra, nenhuma rosa crescerá.
  • É melhor plantar rosas em solo preto ou margas claras com uma reação de solo ligeiramente ácida.Com a ajuda de medidas agronômicas simples, é fácil fazer quase qualquer solo adequado para cultivá-los.
  • O que as variedades de rosas com cobertura vegetal não gostam são os solos constantemente entupidos com altos níveis de água subterrânea. Aqui, a saída será a drenagem do solo e o dispositivo de canteiros elevados.
  • Solos fortemente alcalinos também são de pouca utilidade - aqui você precisa fazer covas de plantio profundas e preenchê-los com um substrato especialmente preparado. O mesmo método é usado para áreas onde as rosas estão crescendo há mais de 10 anos.
  • E a última coisa - variedades de rosas com cobertura vegetal precisam de espaço. Antes de comprar, é necessário estudar cuidadosamente suas características e alocar espaço suficiente para seu desembarque.

Preparação do solo

Para plantar rosas de cobertura do solo na primavera, o solo deve ser preparado no outono. Para fazer isso, o local é cavado duas vezes por 50-70 cm, todas as raízes são selecionadas ervas daninhas, pequenos seixos podem ser deixados. Estrume ou húmus é adicionado ao solo pobre ou empobrecido, ácido deve ser preenchido com farinha de dolomita ou cal. É importante não exagerar aqui - as rosas precisam de uma reação levemente ácida do solo.

Se você está plantando flores no outono ou não teve tempo de preparar o terreno para o plantio de primavera no ano anterior, não importa.

Conselho! É importante fazer isso o mais tardar 6 semanas antes do plantio - então o solo terá tempo de afundar.

Hora de embarque

As variedades de rosas para cobertura do solo são plantadas a qualquer momento, mas as plantas com sistema radicular aberto são plantadas na primavera e no outono. Nas regiões do norte, o plantio de rosas de cobertura do solo terá mais sucesso de abril a maio - as plantas enraizarão bem em um curto verão e entrarão mais fortes na próxima temporada. No sul, é melhor plantá-los no final do outono - em 10-15 dias eles terão tempo de dar raízes brancas e finas.

Comente! Em todas as regiões, variedades de rosas para cobertura do solo podem ser plantadas na primavera e no outono, apenas chamamos sua atenção para o momento ideal.

Preparando rosas

Se você não plantar rosas imediatamente após comprá-las ou escavá-las, é necessário escavá-las ou colocar o arbusto em uma sala fria e cobrir as raízes com estopa úmida.

Se você encontrar uma roseira de cobertura do solo com sistema radicular aberto, mergulhe-a em água 2 a 3 horas antes do plantio. É bom se qualquer estimulante de crescimento ou humato for dissolvido em água.

Atenção! Acontece que uma planta com casca enrugada ou raízes secas chega até nós pelo correio. Não se apresse em jogá-la fora, é melhor mergulhá-la inteiramente em água com humate ou epin - talvez a rosa ganhe vida e ainda assim o encante com seu florescimento.

Primeiro, remova todos os galhos quebrados, fracos ou velhos e as folhas do ano anterior do arbusto. Antes de aparar os brotos, selecione um botão externo saudável a uma altura de 10-15 cm e corte um corte inclinado sobre ele. Remova as raízes feridas e enegrecidas e encurte o resto para cerca de 30 cm.

Atenção! Não deixe as raízes expostas ao ar sem cobertura até o plantio.

Plantando rosas

As variedades de rosas com cobertura vegetal são capazes de cobrir uma área bastante grande com seus brotos, além disso, muitas delas são capazes de enraizar nos joelhos. Considere isso ao plantar não apenas a roseira, mas também ao colocar outras plantas.

Nas plantas enxertadas, o colo da raiz deve ter 2-3 cm de profundidade. A cova de plantio geralmente é cavada com um diâmetro de 60 cm e uma profundidade de cerca de 30 cm. A raiz pode ser longa ou dobrada para o lado - deve ser retirada em consideração ao preparar o buraco. Prepare uma mistura de plantio, para chernozems e solos, bem temperada com matéria orgânica desde o outono, é composta da seguinte forma: um balde de terra relvada e três punhados de farinha de osso são levados para um balde de turfa. Se o solo estiver esgotado ou inicialmente com pouca nutrição, adicione um balde de húmus.

No fundo do buraco, despeje algumas pás da mistura de plantio, forme um monte, espalhe as raízes ao redor. Em seguida, adicione o solo em várias etapas. Embale delicadamente e regue abundantemente. Para fazer isso, você precisa de pelo menos 10 litros de água. Sempre que você planta uma rosa de cobertura do solo, forme um monte ao redor da muda.

Conselho! Compacte sempre os patamares partindo da periferia, não compacte o solo com muita força.

Regue o recipiente que a cobertura do solo cresceu abundantemente na véspera do plantio. Então transplante Coloque-o na cova de plantio de modo que a superfície do solo fique nivelada com a parte superior do torrão de terra e adicione pelo menos 10 cm de mistura de plantio abaixo e das laterais. Certifique-se de cobrir o mato com jornais velhos nos primeiros dias no meio do dia.

Cuidando de rosas de cobertura do solo

As rosas são plantas resistentes, geralmente, quando expostas a fatores desfavoráveis, perdem o efeito decorativo, mas não morrem. Mas se você não cuidar delas por muito tempo, as flores podem degenerar. Cuidar de rosas de cobertura do solo deve ser sistemático, não é muito difícil.

Mulching

Assim que você plantar uma rosa, deve cobrir o solo com turfa ou húmus - isso evitará a rápida evaporação da umidade, servirá como fertilizante adicional, as ervas daninhas crescerão menos e, em geral, será mais fácil de cuidar isto. É especialmente importante cobrir as variedades de cobertura do solo bem após o plantio, pois então será problemático fazer isso - elas cobrirão o solo com brotos espinhosos.

Rega

Um grande erro é cometido por quem umedece o solo com freqüência e aos poucos. Uma rosa de cobertura do solo bem enraizada só precisa de água quando não chove há muito tempo e o solo está completamente seco - uma raiz principal longa é capaz de extrair umidade das camadas inferiores do solo. Mas se você regar, então faça em abundância, embaixo de cada arbusto você precisa colocar pelo menos 10 litros de água.

Comente! Uma planta recém-plantada deve ser regada com freqüência durante os primeiros 10-15 dias.

Afrouxamento e remoção de ervas daninhas

Claro, as rosas precisam de afrouxamento frequente do solo, mas para variedades de cobertura do solo, cumprir este requisito é problemático. Cultive o solo o máximo possível e certifique-se de que, quando os brotos cobrirem completamente o solo, haja uma camada espessa de cobertura morta sob a raiz.

Top curativo

O cultivo de rosas de cobertura do solo requer alimentação regular - essas plantas gostam muito de "comer". Claro, você pode mantê-los em uma dieta de fome, mas então você não vai esperar por uma floração longa e abundante, e a planta ficará ruim para o inverno. Jardineiros experientes recomendam alimentar rosas até 7 vezes por temporada.

Comente! No ano do plantio, a roseira de cobertura do solo não precisa de alimentação adicional se a cova de plantio estiver bem preenchida com matéria orgânica ou se você aplicou fertilizantes minerais nela.

Imediatamente após o abrigo de inverno foi removido das variedades de cobertura do solo de rosas e após 2 semanas eles são alimentados com fertilizante contendo nitrogênio. Durante a formação dos botões e antes da abertura das flores, é dado um complexo mineral (de preferência um fertilizante especial para rosas).

Comente! É bom substituir um dos curativos complexos regando com uma solução de infusão de verbasco, fezes de frango ou fertilizante verde.

No final de julho, quando a primeira onda de floração de variedades de rosas para cobertura do solo termina, um fertilizante contendo nitrogênio é dado pela última vez. Se este elemento não for excluído, os arbustos continuarão a crescer ativamente e seus brotos simplesmente não terão tempo de amadurecer antes do inverno. Em agosto e setembro, variedades de rosas de cobertura do solo são regadas com fertilizantes de fósforo-potássio, que aumentam a resistência a doenças, resistência ao inverno e permitem que os brotos jovens amadureçam melhor.

As rosas respondem muito à alimentação foliar. Jardineiros experientes os realizam a cada 2 semanas, usando um complexo de quelato, epin, zircão e preparações para a prevenção de pragas e doenças. Detalhes sobre o curativo foliar falamos em um artigo sobre o cuidado com as variedades de escalada.

Poda e rejuvenescimento

Provavelmente, todos sabem que as rosas são cortadas na primavera, imediatamente após a remoção do abrigo de inverno. A poda de rosas de cobertura do solo não causará muitos problemas, mesmo para um jardineiro novato. Os arbustos plantados no outono não precisam de poda. No futuro, eles exigem formação de coroa mínima - eles cortam brotos mortos e doentes, corrigindo o formato da coroa. Mas os brotos também envelhecem em variedades de rosas de cobertura do solo.Existem duas opções aqui:

  • Você pode cortar alguns dos brotos antigos a cada primavera. A desvantagem é que é muito difícil separar o velho caule do plexo dos ramos e não se machucar.
  • Cerca de uma vez a cada 6-7 anos, eles fazem uma poda curta de todo o arbusto - na primavera eles cortam todos os galhos, deixando 10-15 cm. A desvantagem é que por cerca de seis meses o local onde cresceu a cobertura do solo não ficará muito bonito.

O último método de poda realmente rejuvenesce as rosas de cobertura vegetal. O cuidado e o cultivo serão muito mais fáceis se você usá-lo. Como você pode ver, para podar variedades de cobertura do solo, você nem precisa ter um pouco de habilidade.

Reprodução de rosas de cobertura do solo

As rosas são propagadas por estacas, camadas, sementes e brotamento. A reprodução das sementes interessa apenas aos criadores - não herda os traços maternos da planta, a brotação está disponível para especialistas ou amadores avançados. Para nós, cortes e camadas são de interesse - eles não são difíceis mesmo para iniciantes. Felizmente, são as variedades de rosas que se reproduzem bem dessa maneira.

Reprodução por camadas

Variedades rasteiras de cobertura do solo de rosas em camadas podem se multiplicar sem a nossa participação - elas geralmente criam raízes no joelho. Basta borrifá-los no nó com terra e prensá-los com pedrinhas ou fixá-los com arame em ambos os lados, e depois regá-los regularmente.

Para obter estratificação em variedades de cobertura do solo caídas em julho ou agosto, em um ramo maduro, mas flexível, fazemos uma incisão de cerca de 8 cm de comprimento, inserimos um fósforo e fixamos como indicado acima. Regamos frequentemente.

No final do próximo verão ou início do outono, separamos a planta jovem de cobertura do solo do arbusto-mãe e a plantamos em um lugar permanente.

Estacas

Uma variedade de cobertura do solo é fácil de cultivar a partir de estacas. No final de agosto ou início de setembro, você precisa cortar brotos verdes bem maduros com pelo menos três entrenós da espessura de um lápis, fazendo um corte sob o botão inferior. Não serão cortes apicais - são muito mais finos e neste momento ainda não amadureceram, é ainda melhor cortar o caule com um talão - um pedaço do caule do ramo esquelético em que cresce.

Comente! Em variedades de cobertura de solo rasteira e inclinada em miniatura, a espessura do corte provavelmente será muito mais fina do que um lápis - essas são suas características, não se preocupe.

Corte com cuidado todos os espinhos, corte as folhas inferiores, coloque as mudas num estimulador de crescimento durante 2 horas. Em local sossegado e sombreado, faça um sulco com cerca de 15 cm de profundidade, preencha a terceira parte com areia e coloque as estacas a uma distância de 15 cm de forma que a gema localizada sob a folha inferior quase toque o solo. Preencha a ranhura, compacte, regue abundantemente e coloque uma etiqueta com o nome da variedade. Regue e sombreie as mudas, remova os botões, se aparecerem, transplante a cobertura do solo jovem para um local permanente no próximo outono.

Assista a um vídeo sobre o cultivo e a reprodução de variedades de rosas para cobertura do solo:

Conclusão

As rosas de cobertura vegetal são as mais fáceis de cuidar, mas trarão a você tanta alegria quanto as plantas maiores. Sempre há um lugar para elas, mesmo nas menores áreas, além disso, variedades de cobertura do solo podem ser plantadas em um recipiente. Ame-os, e eles responderão com flores exuberantes até a geada.

Comentários (1)
  1. Coisas muito interessantes. Eu li com prazer. Na primavera, vou transplantar minha rosa de um lugar baixo acima. Vou tentar cortar direito. Minha rosa branca não felpuda floresce muito rapidamente. Eu vou lutar contra isso. Obrigado!

    17/12/2017 às 08:12
    Ludmila
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção