Carrossel floribunda rosa

Rose Carousel é uma variedade jovem. No entanto, já se popularizou devido à forma graciosa dos botões e à invulgar cor bicolor das pétalas.

Um carrossel elegante de dois tons de rosa adornará qualquer área

História de criação

Na primeira metade do século passado (1924), o cientista dinamarquês Sven Poulsen assumiu a tarefa de desenvolver uma variedade de rosas resistentes à geada, com altas qualidades decorativas e boa imunidade às doenças rosáceas comuns. Poulsen atingiu esse objetivo - como resultado do cruzamento de quatro espécies, almiscarado, polyanthus, pernetsiano e chá híbrido, uma nova espécie foi criada com o nome de "floribunda", que em latim significa "floração abundante". A variedade foi oficialmente registrada em 1952.

Mais tarde, o famoso criador Eugene Berner (diretor do centro de pesquisa da empresa Jackson e Perkins) iniciou o desenvolvimento da espécie floribunda. Ao longo de 45 anos de atividade, criou mais de 60 variedades de rosas, entre as quais estava o Carrossel.

O originador da variedade Karusel foi De Ruiter (Holanda)

Descrição do carrossel de rosas e características

Floribunda Carousel rose é uma planta ornamental com reflorescimento da família Rosaceae do grupo floribunda.

A flor reuniu todas as melhores qualidades de seus "pais". Do chá híbrido, a rosa emprestou a forma graciosa do botão e uma rica paleta de tons, e obteve sua resistência à geada e boa imunidade às doenças do polyanthus.

O carrossel floresce por mais tempo do que o chá híbrido, embora seja um pouco inferior a ele em elegância. O aroma de Floribunda é menos intenso.

Os arbustos do carrossel são compactos, de tamanho médio e se espalham. A altura média dos brotos atinge 80-100 cm, a largura do arbusto é 60-70 cm.

Os caules da Rosa-carrossel são eretos, lisos, firmes e duros, cobertos por um pequeno número de pequenos espinhos verdes ou castanhos claros. A cor dos rebentos é verde escuro, por vezes com tonalidade castanha.

As folhas são compostas, pinadas, consistindo de várias pétalas simples, independentes, ligeiramente dobradas para fora, localizadas em um pecíolo comum. As placas foliares são arredondadas e alongadas, com borda serrilhada, de cor verde intenso. A parte da frente é lisa, brilhante, a parte de trás é fosca, com veios pronunciados. As folhas do pecíolo estão dispostas alternadamente no caule. Os pecíolos são finamente pubescentes, a folhagem dos rebentos é intensa.

As flores da rosa carrossel são grandes, duplas, com cerca de 9 cm de diâmetro. O formato dos botões é clássico, cálice. O vidro é denso, com um centro alto, e consiste em 20-25 pétalas. A cesta de flores é presa a um receptáculo com cinco sépalas densas, alongadas e nítidas de tom verde. No núcleo há um pistilo largo e muitos estames pequenos e finos. No entanto, devido à duplicidade da flor, é quase impossível vê-los à primeira vista.

A cor das pétalas da rosa carrossel é muito interessante e incomum - no centro da flor ela é branca, e nas bordas ela se transforma suavemente em rosa ou vermelho, às vezes roxa. À medida que envelhecemos, as bordas vermelhas tornam-se rosa salmão. O aroma da rosa é leve, quase imperceptível.

Uma característica distintiva da rosa carrossel é o chamado bouquet de flor. Ao contrário das variedades de chá, em que as flores estão localizadas nos brotos uma a uma, nos topos dos caules da rosa carrossel elas são coletadas em inflorescências paniculadas que lembram buquês.Cada um deles pode ter um número diferente de cestos de flores.

O tipo de floração da variedade Carrossel é ondulado. Períodos de floração intensa e quase simultânea de um grande número de flores se alternam com relativo repouso. A Rússia Central é caracterizada por pelo menos três dessas ondas. Com os devidos cuidados, os períodos de dormência são quase invisíveis e, portanto, parece que a rosa floresce durante toda a estação quente.

Além disso, uma característica do Carrossel é a capacidade de se recuperar rapidamente e dar brotos de floração a partir da base do arbusto. É uma variedade com re-floração: os botões das flores se estabelecem ao longo da estação, o que também garante a continuidade da brotação da roseira.

O carrossel, com os devidos cuidados, vai se deliciar com suas flores durante todo o verão

A rosa carrossel é estável no corte e mantém seu efeito decorativo por 10-12 dias.

Os frutos são uma caixa de uma só semente, que, aliás, os especialistas recomendam o corte do arbusto em tempo hábil, para que a planta não desperdice energia no amadurecimento das sementes.

O sistema radicular consiste em uma raiz principal e muitas raízes esqueléticas que se estendem a partir dela. Por sua vez, nas raízes do esqueleto existem raízes filamentosas mais finas, que são chamadas de raízes de sucção.

Atenção! A rosa carrossel atinge a maturidade total no terceiro ano de vida, depois que seu sistema radicular está finalmente formado.

Vantagens e desvantagens da variedade

O Rose Carousel praticamente não tem falhas. Mas essa variedade tem muitas vantagens.

A rosa carrossel pode ser reconhecida pela cor das pétalas

Prós:

  • alta decoratividade;
  • período de floração longo;
  • boa resistência à geada;
  • imunidade a doenças comuns;
  • a possibilidade de propagação por estacas e estratificações;
  • facilidade de atendimento.

Desvantagens:

  • O carrossel é inferior em elegância às rosas de chá híbridas;
  • não tem um aroma rico;
  • não tolera bem a chuva (não abre os botões).

Métodos de reprodução

Existem três maneiras de reproduzir a rosa carrossel:

  1. Seminal... Quando cultivado a partir de sementes, as características varietais não são preservadas. Portanto, esse método praticamente não é usado.
  2. Estacas... As estacas são cortadas de brotos saudáveis ​​e plantadas em solo úmido. Após o enraizamento, o material de plantio é transferido para um local permanente.
    Conselho! Para um melhor enraizamento, as estacas criam um efeito estufa.
  3. Camadas... Para obter a estratificação, o broto é dobrado ao solo e instilado. Após o enraizamento, são separados da planta-mãe e transplantados para outro local.

    Cortar é a maneira mais eficaz de propagar uma rosa carrossel

Crescendo e cuidando

A rosa carrossel é uma planta que adora luz. Porém, para o seu cultivo, deve-se escolher um local que fique à sombra várias horas por dia. A exposição excessiva à luz solar direta pode encurtar o período de floração. Além disso, a roseira sofrerá de excessiva secura e queimaduras solares. O calado, que muitas vezes ocorre nos cantos dos edifícios e nos corredores entre eles, também não será útil.

Uma rosa de carrossel é plantada duas vezes por ano:

  • na primavera - da terceira década de abril ao início de junho;
  • no outono - da segunda década de setembro à terceira década de outubro.

Mudas de alta qualidade têm 2-3 brotos lignificados desenvolvidos e um sistema radicular completo.

As raízes das mudas são mantidas em água por várias horas antes do plantio. Partes danificadas e secas de raízes e brotos são cortadas em tecido saudável. Além disso, os rebentos saudáveis ​​são encurtados para 204 botões e as raízes para 25-30 cm.

Solo arenoso-argiloso permeável é adequado para o plantio de rosas. O local de plantio é preparado com antecedência - eles cavam o solo até a profundidade da pá e adicionam turfa ou fertilizantes orgânicos.

A muda de rosa é colocada em um buraco previamente preparado, as raízes são esticadas, cobertas com terra e levemente socadas na zona radicular. A profundidade de plantio da muda é determinada pelo local de enxertia, que deve estar localizado 3-5 cm abaixo do nível do solo.

As rosas plantadas são espetadas a uma altura de 10-12 cm.

Atenção! Para que a rosa crie raízes mais rapidamente, ela precisa ser sombreada por 10-12 dias. Para isso, um escudo comum de madeira, que é instalado no lado ensolarado, é adequado.

Os cuidados com a rosa do carrossel incluem:

  1. Rega... É uma planta que ama a umidade que requer irrigação regular. No entanto, em diferentes fases de crescimento, a rosa é regada de forma diferente. A planta sente uma necessidade particular de umidade no início da estação de crescimento, quando os botões incham e as folhas se abrem, e após o final da primeira floração, quando novos brotos são formados. No final do verão e no outono, as rosas são regadas com menos frequência.
    Conselho! É melhor irrigar de manhã cedo ou à noite, quando o calor diminui. A água é derramada sob a raiz, a umidade nas folhas pode levar ao desenvolvimento de doenças fúngicas.
  2. Top curativo... Para isso, são usados ​​fertilizantes combinados complexos especiais. Orgânico (estrume de vaca apodrecido ou composto) é aplicado ao solo antes do plantio de roseiras.
  3. Afrouxando e removendo ervas daninhas. As ervas daninhas são removidas à medida que aparecem, o solo é solto após cada irrigação.
  4. Poda... É realizado para o Carrossel das rosas toda primavera. Em primeiro lugar, removem-se os rebentos secos, danificados e finos. Os caules saudáveis ​​são cortados no quinto botão. Se precisar rejuvenescer o arbusto, deixe 2-3 botões. No verão, se necessário, é feita a poda formativa e retirada das flores velhas, impedindo o amadurecimento das sementes.
  5. Abrigo para o inverno... A rosa carrossel é resistente a baixas temperaturas. Porém, na faixa do meio, recomenda-se protegê-la do frio em caso de inverno sem neve. As roseiras são cobertas com terra, serragem, cobertas com ramos de abeto ou com um material especial de cobertura, que pode ser adquirido em loja especializada.
    Atenção! No caso do plantio na primavera, a rosa precisará de força para enraizar e formar um arbusto. Por isso, no primeiro ano, não podem florescer, cortando todos os botões.

    A poda sanitária é feita na primavera e no outono

Pragas e doenças

O Rose Carousel tem boa imunidade a muitas doenças. Mas acontece que ela também sofre de doenças típicas de roseiras:

  1. Oídio... A presença da doença é evidenciada por uma camada branca nas folhas e botões. Quando aparecem os primeiros sinais de oídio, as partes vegetativas da planta são tratadas com fungicidas. A doença em estágio avançado não é tratável. Portanto, os arbustos afetados são removidos do jardim e queimados.

    O oídio afeta todas as partes da planta

  2. Ferrugem... Um sintoma da doença é o aparecimento de focas vermelhas na base dos rebentos. Uma solução de Bordeaux líquido ajudará a combater esta doença, que é usada para tratar as partes saudáveis ​​da planta após a remoção das afetadas.

    A ferrugem pode matar a planta

Pragas e pragas incomodam a flor:

  1. Pulgão verde... Esta praga se alimenta da seiva da planta, o que leva à derrota de rebentos, folhas e botões. Para prevenir o aparecimento de pulgões rosados ​​e para combatê-lo, os arbustos são tratados com inseticidas.

    Pulgões são visitantes frequentes de roseiras de carrossel

  2. Ácaro-aranha... Pequenos pontos brancos nas folhas indicam sua atividade prejudicial. Você pode lidar com a praga com a ajuda de preparações inseticidas.

    A presença de um carrapato pode ser determinada pela presença de uma teia de aranha

Aplicação em paisagismo

No projeto paisagístico, as rosas do carrossel são usadas para decorar canteiros, bordas, rabatok e também como uma cerca viva.

As flores desta variedade ficam bem tanto em plantações individuais quanto na companhia de outras plantas perenes e herbáceas rosáceas e de cobertura do solo.

O carrossel é plantado em grandes vasos de flores que podem ser reorganizados como achar melhor. Alguns cultivadores de rosas plantam em um caule e crescem como uma roseira.

Rose Carousel retém por muito tempo a decoratividade no corte, o que possibilita sua utilização para a confecção de buquês e outros arranjos de flores.

A variedade do carrossel fica bem em jardins de rosas com outros tons

Conclusão

Rose Carousel - uma das variedades mais populares, cuja principal vantagem é o longo período de floração.A facilidade de manutenção permite que você cultive essas flores em seu site não apenas para profissionais, mas também para cultivadores de rosas novatos.

Críticas e fotos sobre o Rose Carousel

Elena Selivanova, 41 anos, região de Voronezh
Plantei uma rosa de carrossel no jardim. Floresceu no primeiro ano. Foi uma pena colher as flores, mas o vendedor me avisou. Agora ela vem crescendo para mim pelo quinto ano, cada vez que ela floresce profusamente, apenas a alma se alegra.

Kirill Ignatenko, 38 anos, Kaluga
Por muitos anos, venho cultivando flores para venda. Plantei o carrossel pela primeira vez e não me arrependi. Uma cor muito interessante em combinação com uma forma graciosa de botão permite que você faça belos arranjos de flores. E, ao partir, a rosa não é particularmente exigente.

Nina Ryzhevskaya, 22 anos, Vladimir
Amo muito rosas e, claro, não passei por uma nova variedade no mercado. Além disso, o vendedor o elogiou muito. Eu decidi tentar. Este ano, meu Carrossel floresceu em sua plenitude. Não posso dizer que seja muito brilhante. No entanto, graças à cor incomum dos botões, o carrossel no canteiro de flores está lindo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção