Plantar sementes de cravo turcas em casa

Entre as muitas flores do jardim, o cravo turco é especialmente popular e apreciado pelos cultivadores de flores. Por que ela é preferida? Como ela merecia tal reconhecimento? Desprezo, variedade de cores, floração prolongada - estes são os principais motivos que condicionam a escolha dos jardineiros.

No entanto, às vezes até os profissionais têm uma série de perguntas: quão difícil é este negócio - cultivar um cravo turco a partir de sementes, quando plantar, como cultivar mudas corretamente, do que esta flor exigente gosta e do que não gosta? Que regras devem ser seguidas para decorar seu jardim de flores com flores brilhantes e inimitáveis? Na verdade, a técnica de cultivo não é tão complicada quanto parece à primeira vista.

Breves características da planta

O cravo turco, ou Dianthus barbatus, pertence à família do cravo-da-índia e possui um clima temperado ameno. Às vezes, ela também é chamada de "barbuda". Esta flor tem um parente muito próximo - o cravo chinês. Essas plantas são tão semelhantes que é fácil confundi-las.

Cravo é uma planta bienal. No primeiro ano após o plantio, forma-se um sistema radicular e pequenos arbustos, constituídos por várias rosetas com folhas. A partir do segundo ano, a planta forma pedúnculos e rosetas adicionais.

O cravo floresce, via de regra, no segundo ano. Mas algumas variedades estão ganhando cor no primeiro ano, porém, neste caso, a floração será escassa. A duração da floração pode durar até 1,5-2 meses, dependendo da variedade e do cumprimento das regras da tecnologia agrícola.

O cravo turco é cultivado semeando sementes para mudas ou imediatamente em terreno aberto. Com os devidos cuidados, pode ser cultivada como uma flor perene. Em um lugar, a planta pode crescer até 4-5 anos sem perder as características varietais.

Comente! O cravo turco recebeu o adjetivo "barbudo" para a borda contrastante que emoldura cada pétala.

Em cada pedúnculo, de 10 a 30 flores florescem ao mesmo tempo. De tamanho pequeno, eles formam guarda-chuvas brilhantes e exuberantes. O tamanho das inflorescências é em média até 15 cm Algumas variedades exalam um aroma delicado e delicado.

As folhas das flores são longas, estreitas e têm uma tonalidade azul esverdeada característica. A planta tem um caule forte e ereto, no qual os nós geralmente estão localizados, a partir do qual as folhas crescem aos pares.

No momento, são conhecidas cerca de 500 espécies de cravos, que são reabastecidas anualmente graças ao trabalho de criadores nacionais e estrangeiros.

Apesar do grande número de espécies, a classificação do cravo turco é bastante simples. A família dos cravos é subdividida em flores de baixo crescimento (até 20 cm de altura) e altas (mais de 40 cm de altura).

Variedades de baixo crescimento são freqüentemente plantadas como plantas de cobertura do solo, meio-fio e varanda. Freqüentemente, eles são plantados ao compor composições em paisagismo.

As plantas altas têm um caule muito forte. Esta característica é de grande importância no cultivo de cravos turcos, denominado "corte".

Muitas vezes, os cravos são divididos em grupos de acordo com a complexidade das inflorescências: simples, semiduplos, duplos. A paleta de inflorescências esféricas é incrível - do branco deslumbrante ao austero vinho. Normalmente, o esquema de cores é representado por duas cores contrastantes.Mas existem variedades em que as flores combinam 3 ou até 4 tonalidades diferentes.

Conselho! As sementes de flores devem ser adquiridas em lojas especializadas, que podem dar garantia da conformidade das variedades e são responsáveis ​​pela qualidade da semente.

Mesmo há cerca de 20-30 anos, a gama de cores das cores era bastante escassa - rosa, branco e bordô. Mas, nas últimas décadas, a gama de cores se expandiu significativamente. Entre os tradicionais tons de branco-rosa-framboesa, agora você encontra os tons lilás, marrom, roxo e até preto.

Métodos de cultivo de cravo

Antes de plantar sementes em um cravo turco, é importante descobrir como, em que período e por qual método você pode cultivar flores.

O cravo-da-índia é cultivado a partir de sementes por meio de mudas ou por semeadura direta em terreno aberto. Se quase todos os produtores estão familiarizados com o método de mudas, então o método sem sementes possui várias nuances.

Você pode semear cravos turcos na primavera, assim que o tempo estiver quente e a ameaça de geada passar. Nesse caso, as mudas aparecem rapidamente, as flores ficam menos doentes e são mais resistentes a doenças e quedas de temperatura. Considerando que o processo de colheita e replantio em canteiro é excluído, as mudas não sofrem estresse e crescem mais rápido.

No entanto, você pode semear cravos turcos com sementes no outono, quando as primeiras geadas começaram. É importante lembrar que as flores germinam muito rapidamente, o que significa que é necessário excluir completamente a possibilidade de sua germinação antes do início do inverno.

Importante! Nem todas as variedades de cravo podem ser semeadas antes do inverno - preste atenção às recomendações de semeadura na embalagem.

Quais solos e lugares são preferidos

O cravo turco é uma planta despretensiosa que não requer condições estritas de crescimento e floração abundante. Estas flores ficam perfeitas em um canteiro de flores, em um jardim, em um jardim de flores em combinação com outras flores de jardim, em uma varanda, em recipientes e vasos de flores.

A única coisa para a qual esta planta é crítica é a iluminação. A flor não gosta de lugares muito claros e ensolarados. Portanto, é aconselhável plantar cravos turcos com sementes em sombra parcial ou em áreas que são iluminadas pela manhã e na sombra após o almoço.

As flores crescem bem em qualquer região da Rússia, toleram bem as geadas e reagem com relativa calma ao calor de curto prazo.

O excesso de umidade é o principal inimigo das plantas. Em solo excessivamente úmido, o sistema radicular das flores é rapidamente afetado por doenças fúngicas. Como resultado, as flores podem morrer. Portanto, para o cultivo de cravos, selecione áreas onde a chuva ou a água do degelo não estagnem.

Preste atenção também às águas subterrâneas. Sua ocorrência muito perto da superfície da terra pode anular todos os seus esforços - as flores simplesmente apodrecerão. Ao planejar o plantio nessas áreas, é necessário cuidar da drenagem com antecedência, certifique-se de adicionar areia ao solo e elevar os canteiros de flores em 30-40 cm.

Preparando-se para pousar

Ao cultivar cravos turcos a partir de sementes, é importante preparar adequadamente o solo antes do plantio. Ao contrário de outras flores de jardim, é completamente pouco exigente para a composição do solo.

Comente! Do latim "cravo" é traduzido como "flor dos deuses".

Porém, para uma floração exuberante e preservação das características varietais, é necessário levar em consideração que o cravo adora solos franco-arenosos, arenosos ou férteis, com acidez neutra. Se possível, adicione composto turco, húmus ou cinza de madeira ao solo antes de plantar sementes de cravo.

A maioria dos floricultores prefere cultivar cravos à moda antiga, usando mudas. Pode-se semear tanto na mistura de solo adquirida na loja, quanto no solo do jardim, diluindo com areia na proporção de 2: 1.

Quaisquer recipientes para o cultivo de cravos turcos a partir de sementes em casa são adequados. A semeadura pode ser realizada em xícaras separadas e em recipientes a granel. Prepare imediatamente um local ensolarado e quente para as flores. A temperatura ideal para a germinação das sementes é + 20˚С.

Antes do plantio, as sementes de cravo podem ser embebidas em água com a adição de um estimulante de crescimento. No entanto, germinam muito rapidamente - 7 a 10 dias após a semeadura. Portanto, em princípio, eles não precisam de tratamentos adicionais.

Método de muda

Ao cultivar um cravo turco a partir de sementes, via de regra, não há dificuldades particulares. Você pode começar a semear flores no final de fevereiro - início de março. Nas regiões quentes, o trabalho de semeadura não começa antes do final de março - início de abril.

Ao determinar a época da semeadura, lembre-se de que o transplante de flores para o campo aberto deve ser feito antes do início do calor extremo.

Uma característica do cultivo de cravos turcos para mudas é o fato de que a planta não gosta de transplantar. Portanto, é aconselhável semear flores em taças de turfa ou tabletes, a fim de excluir o processo de colheita subsequente e para facilitar o transplante para o campo aberto.

Atenção! No Reino Unido, esta bela flor tem o intrigante nome de "Sweet William" devido ao doce sabor das inflorescências.

Ao semear cravos turcos para mudas, você deve executar as seguintes etapas:

  • Coloque uma camada de drenagem no fundo do recipiente com orifícios de drenagem, como de costume, e preencha com solo preparado até 2/3 do seu volume.
  • Espalhe o cravo-da-índia na superfície, com uma distância mínima de 1,5 a 2 cm.
  • Polvilhe as sementes da flor levemente com terra ou areia, uma camada de 0,5-1 cm será suficiente.
  • Cubra o recipiente ou recipientes com filme plástico e coloque em um local aquecido. É aconselhável que a luz solar direta não incida sobre os patamares.
  • Regue as mudas conforme necessário, mas não mais do que 2-3 vezes por semana. É aconselhável regar suavemente as flores - humedeça o solo com um borrifador.
  • Sujeito às regras de plantio de cravos turcos para mudas, os primeiros laços verdes brilhantes aparecem após 7 a 10 dias. Após a germinação, o filme deve ser retirado do recipiente e as mudas transferidas para um local mais claro.
  • Regue as flores regularmente. Mas lembre-se de que os cravos não gostam de solo excessivamente úmido.
  • Após 2-3 semanas, você pode começar a colher as mudas. Se você semeou flores em recipientes separados, esta fase de crescimento de mudas de cravos turcos pode ser excluída. É necessário mergulhar as mudas exclusivamente por transbordo, mantendo uma distância de 8 a 10 cm entre elas.
  • Em campo aberto, as mudas de flores são transplantadas no final de maio - início de junho. Antes de replantar um cravo, certifique-se de endurecer as plantas. Ao transplantar, você deve seguir o esquema de plantio recomendado.
  • Imediatamente após o transplante, as flores devem ser cobertas com papel alumínio ou lutrasil até que ocorra o processo de enraizamento. Assim que estiver claro que as plantas criaram raízes, o abrigo pode ser removido.

Como você pode ver, não há nada difícil em cultivar mudas de cravos turcos. É importante apenas seguir as recomendações, e em breve seus canteiros estarão cobertos com um tapete brilhante, floral e perfumado.

Comente! No século 18 na França e no século passado na Rússia, o cravo tornou-se um símbolo da revolução.

Semeando sementes em terreno aberto

Na primavera, você pode plantar cravos turcos com sementes assim que uma temperatura estável de + 15˚C + 18˚C for estabelecida do lado de fora. As datas ideais de plantio na Rússia central são de meados ao final de abril. Em regiões com clima mais severo, o cravo não pode ser semeado antes do início de meados de maio.

Poucos dias antes do plantio, o jardim de flores deve ser cuidadosamente desenterrado e umedecido. Não é necessário embeber e processar o material da semente antes do plantio. As flores toleram facilmente geadas de curto prazo. Mas as sementes de cravo úmidas podem morrer quando a temperatura cai.

Faça ranhuras perfeitas e uniformes de 1 a 1,5 cm de profundidade. A distância entre as fileiras deve ser de pelo menos 15-20 cm. Despeje água morna sobre as ranhuras. Espalhe as sementes de flores em incrementos de 1,5-3 cm. Polvilhe levemente as plantações com solo.

Antes de as mudas surgirem, os canteiros devem ser cobertos com papel alumínio. Assim que as mudas dos cravos turcos crescem, elas precisam ser desbastadas.O excesso de mudas é removido ou cuidadosamente transplantado para outro local.

A distância ideal entre as plantas é de 15-25 cm, dependendo da variedade e altura das flores. É importante para os cravos que as plantações não sejam engrossadas, caso contrário, as flores muitas vezes sofrem de doenças fúngicas.

Conselho! Antes de cultivar cravos turcos a partir de sementes em campo aberto, cuide de vizinhos adequados - não semeie perto de flores que gostam de umidade.

Antes do inverno, as sementes dos cravos não são plantadas antes do início das primeiras geadas de outono. O início de meados de outubro é o período mais favorável para as operações de plantio. A tecnologia de semeadura praticamente não difere do plantio de cravos na primavera. Existe apenas uma diferença. Nem o solo nem a semente podem ser regados ou encharcados. Sementes secas de cravo turco são semeadas em ranhuras secas, ligeiramente polvilhadas com solo e plantação de cobertura morta.

Se desejar, você pode cobrir o futuro jardim de flores com ramos de abeto, feno ou palha. Na primavera, assim que a neve derrete, o material de cobertura é removido. Como no primeiro caso, não se esqueça de desbastar o plantio.

Acompanhamento de cuidados com flores

O cravo turco é uma planta não caprichosa e resistente, portanto, cuidar dele se resume em realizar eventos simples e familiares para todos os floricultores - rega correta, moderada, afrouxamento regular, remoção de ervas daninhas e alimentação.

Regue os cravos com moderação e apenas quando necessário. Devido a um constante excesso de umidade, o fraco sistema radicular das flores é rapidamente infectado com doenças fúngicas, e será quase impossível salvar as plantas. Portanto, não há necessidade de preencher os canteiros de flores.

O jardim de flores é removido com a maior freqüência possível - quanto menos ervas daninhas houver, melhor e mais exuberante o cravo crescerá. Afrouxando como de costume após chuvas ou rega.

Conselho! Ao cultivar cravo-da-índia turco a partir de sementes, lembre-se de que você não pode fertilizar as plantas com esterco fresco - isso provocará um surto de fusarium.

Dada a despretensão do cravo, as flores não precisam de alimentação. No entanto, em alguns casos, você ainda pode alimentar as plantas:

  • se deseja acelerar o crescimento ou provocar uma floração viçosa e amigável;
  • se você está cultivando flores de corte;
  • ou na condição de esgotamento do solo.

Os superfosfatos, ureia (ou ureia), sulfato de potássio são usados ​​para alimentar o cravo. Você também pode usar fertilizantes minerais complexos. O esquema de alimentação é o seguinte:

  • quando as plantas atingem uma altura de 10-12 cm - com ureia ou qualquer outro fertilizante à base de nitrogênio;
  • durante o período de brotamento - use superfosfato ou um complexo de minerais;
  • após a floração - sulfato de potássio ou superfosfato.

Se desejar, você pode alimentar cravos turcos cultivados a partir de sementes, húmus ou composto. No entanto, deve-se ter em mente que durante o período de floração não é desejável alimentar as flores: você provocará um crescimento ativo da massa verde, e a floração será escassa.

Após o término da floração, recomenda-se cortar os caules das flores com vagens das sementes, para que a planta direcione todas as suas forças para a formação de novas rosetas basais.

Como prolongar a vida das plantas

O cravo turco cultivado em casa é uma planta bienal. No entanto, também se reproduz por semeadura própria, apenas os cultivadores notam que os arbustos de flores são muito raros, florescem cada vez mais precariamente e perdem gradativamente as características varietais.

Atenção! Depois de cortado, o cravo mantém a sua frescura durante 2 a 3 semanas.

Portanto, na maioria das vezes o cravo é propagado usando camadas. No final do verão ou início do outono, os caules das plantas são colocados no chão, direcionando-os do centro em forma de raio. A parte superior das flores é cortada ou deixada acima do solo. As camadas são cuidadosamente fixadas ao solo com um gancho em forma de V e polvilhadas com uma fina camada de solo, ligeiramente compactada e regada.

Na primavera, um grande número de rosetas verdes jovens aparecerão neste local. Você pode deixar os arbustos no mesmo lugar, ou pode plantá-los no jardim ou compartilhá-los com amigos ou vizinhos.

O que ou quem pode ameaçar as plantas

Em geral, os cravos são altamente resistentes a muitas doenças. No entanto, a umidade e o solo úmido podem provocar a ocorrência de doenças como fusarium (ou podridão radicular) e heterosporia. Em ambos os casos, as plantas afetadas devem ser retiradas imediatamente do local e o solo deve ser desinfetado com fungicidas. É aconselhável não cultivar cravos turcos neste local durante pelo menos 2-3 anos.

De pragas em canteiros de flores com cravo, podem ser encontrados ácaros e pulgões, que sugam todos os sucos nutritivos da planta. Se você encontrar insetos nas flores, tome medidas urgentes de combate. Você pode usar inseticidas ou recorrer a remédios populares.

Na primavera, os brotos tenros e jovens dos cravos são atacados por roedores. Após a invasão, as flores são quase impossíveis de salvar. Portanto, cuide do cravo prematuramente. Espalhe armadilhas de veneno ou roedores ao redor das plantas.

Importante! O cravo é uma das poucas flores que pode ser presenteada tanto para mulheres quanto para homens.

O autor do vídeo falará sobre as regras para o plantio de cravos turcos para mudas

Conclusão

Arbustos variegados e puros de cravos turcos cultivados em casa vão decorar todos os cantos do seu jardim. A vantagem desta planta despretensiosa é a sua versatilidade. Afinal, fica ótimo em canteiros de flores, pode ser cultivado como flores de borda ou varanda. Cravo parece harmonioso em combinação com outras flores de jardim. Com um mínimo de esforço, em breve você poderá desfrutar das cores vibrantes e inimitáveis ​​que dão ao seu jardim um visual aconchegante e único.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção