Por que a peônia tem folhas finas (folhas estreitas) no Livro Vermelho: foto e descrição, onde ela cresce

A peônia de folhas finas é uma perene incrivelmente bela. Chama a atenção com suas flores vermelhas brilhantes e folhas decorativas. A planta é conhecida pelos jardineiros com outros nomes - peônia de folhas estreitas ou corvo. Na Inglaterra, ele tem mais uma - uma peônia de samambaia, que a cultura recebeu por espetaculares folhas dissecadas. Refere-se a plantas perenes herbáceas da família Peony. Em latim, é designada como Paeonia tenuifolia.

Descrição completa da peônia de folhas finas

Um fato interessante - a flor de folhas estreitas era muito popular nas décadas de 70 e 80 do século passado. Depois foi ofuscado por novas variedades, e agora a atenção dos admiradores dos clássicos volta novamente à peônia de folhas finas. Devido à aparência original dos Voronets e suas características, os designers novamente incluem a cultura de folhas finas em projetos de decoração de áreas.

Os principais parâmetros da planta:

  1. Arbusto herbáceo de folhas finas com 40-60 cm de altura, atinge este tamanho durante o verão, depois a parte aérea morre no final de agosto. Podemos atribuí-lo com segurança às prímulas, porque os primeiros brotos da peônia de folhas estreitas abrem caminho pela neve. Perene, crescendo em um só lugar por até 15 anos. A forma da bucha é esférica e compacta. Com a idade, o corvo torna-se mais magnífico e decorativo.
  2. Rizomas não são longos, de tamanho médio com bordas espessadas. O sistema radicular dos Voronets se assemelha aos tubérculos de batata - cones oblongos em pernas curtas.
  3. O caule é de uma única flor, simples, glabro. Altura de 10 cm a 50 cm. Às vezes, há hastes de duas flores.
  4. As folhas são o orgulho de uma peônia. Eles são incrivelmente bonitos em forma. Em forma de agulha, perfurado, dissecado, como fios finos. A cor é rica, verde brilhante. Há muitas folhas no arbusto. Eles criam uma bola verde tão atraente que as flores se transformam em bolhas brilhantes à sua frente. E as folhas lembram uma borda delicada.

Entre as características da espécie, destaca-se a despretensão da peônia de folhas estreitas e a boa resistência ao gelo.

A foto abaixo mostra uma incrível peônia corvo:

Para cultivar um arbusto luxuoso, você deve seguir as regras da tecnologia agrícola.

Onde a peônia de folhas finas cresce

Na natureza, a espécie é encontrada na Península Balcânica, na Crimeia, no Cáucaso, regiões do sudeste da Europa. Voronets prefere a estepe, o espaço entre arbustos e nas encostas das estepes. No território da Rússia, a peônia de folhas finas pode ser encontrada nas regiões do sul, Tambov, Belgorod, regiões de Voronezh. Na maioria das vezes, ela cresce em estepes florestais ou florestas.

Como a peônia de folhas estreitas floresce

As flores da planta de folhas finas são grandes e vermelhas. Há púrpura escuro ou rosado. O diâmetro da flor é de cerca de 8-10 cm, consiste em 5-8 pétalas. O aroma é delicado e agradável. As flores desabrocham ao mesmo tempo, então o corvo de folhas estreitas se torna como um enorme buquê. A floração das voronetas começa em maio e dura até 10 dias. Entre as variedades de peônia de folhas estreitas, existem variedades de turco que florescem por um período mais longo - cerca de 14 dias.

Uma característica da floração da peônia de folhas estreitas é a capacidade de abrir as pétalas pela manhã e fechar à noite.

Por que a peônia de folhas finas está listada no Livro Vermelho

Existem várias razões pelas quais as plantas perenes se tornaram uma planta rara e protegida em muitos países. A peônia de folhas estreitas está listada no Livro Vermelho e suas populações estão sob o escrutínio de cientistas. As razões para o desaparecimento de uma bela flor são:

  1. As propriedades curativas da peônia de folhas estreitas. Anteriormente, estava disseminado por todo o país. No entanto, o constante extermínio de plantações em prol da obtenção de medicamentos levou ao fato de que a peônia de folhas finas foi incluída no Livro Vermelho da Rússia.
  2. Arar a estepe ou terras virgens, ampliando as áreas de pasto para o gado. Outro fator é o aumento das áreas de feno.
  3. Muitos amantes da flor de folhas estreitas desenterraram-na na natureza e levaram-na aos seus locais para plantação. Eles também eram colhidos para decorar buquês, sem dar tempo à planta para amadurecer as sementes.
  4. Os desastres naturais são incêndios.

Atualmente, os conhecedores da peônia de folhas estreitas estão tentando reviver o plantio.

Híbridos e variedades de peônias de folhas finas

A popularidade desta flor incrível, sua beleza e despretensão atraíram a atenção dos criadores. Eles criaram uma série de híbridos de folhas finas que são especialmente apreciados pelos amantes da peônia:

  1. Cultivar Rubra Plena. O arbusto é muito compacto, a altura de uma peônia adulta de folhas finas não passa de 50 cm, as flores são escarlates, densamente duplas, muito brilhantes. O diâmetro de cada um é de cerca de 10 cm, uma variedade de folhas finas floresce em maio. A floração é curta, apenas 5-7 dias. Mas, a decoratividade permanece até agosto, enquanto a folhagem a céu aberto é preservada.

    Apesar do período de floração curto, vale a pena prestar atenção a esta variedade na elaboração do projeto do local.

  2. Híbrido Tiny Tim. Peônia de folhas estreitas de uma espécie completamente diferente, criada por cientistas americanos. As pétalas da flor são esculpidas, de um vermelho intenso, os estames são amarelos brilhantes, com cerca de 8 cm de diâmetro.O contraste de cores confere à planta um efeito decorativo surpreendente. Tolera muito bem terrenos pedregosos, por isso é frequentemente utilizado no desenho de jardins de pedras.

    Tinny Tim vence contrastando cores com pedras e despejando

  3. Peony Early Scout. A altura do arbusto não ultrapassa 50 cm, as flores são grandes, de um vermelho vivo, simples. O diâmetro de uma chega a 12 cm. As folhas finas lanceoladas são coloridas de verde escuro. Exuberante, perene de folhas estreitas parece grande devido ao formato uniforme do arbusto. Variedade resistente ao gelo, invernos sem abrigo mesmo na faixa do meio. Um arbusto de folhas finas floresce no final de maio. Recebeu o primeiro lugar no 2002 US Plant Show.

    O Early Scout fornecerá canteiros de flores decorativos durante toda a temporada até o início do outono

  4. Eaglet. A variedade foi criada por cientistas durante a era soviética. Difere em uma bela forma de arbusto exuberante. A variedade de folhas finas tem caules ligeiramente desviados e folhas verdes brilhantes. O tamanho de um arbusto adulto é de cerca de 60 cm. As flores são vermelhas, simples, até 10 cm de diâmetro.

    Quando plantada ao sol, a sombra da flor clareia e se torna carmim

  5. Merry Meishain. Uma variedade híbrida de folhas finas com flores grandes. A sombra é rubi brilhante, até 15 cm de diâmetro, a altura de um arbusto adulto é de 60 cm, os caules são eretos.

    Uma variedade de floração precoce pode ser misturada em canteiros de flores com outras plantas anuais

Existem muitas outras variedades de peônia simples e de folha dupla que são procuradas pelos jardineiros. Por exemplo, Memorial Them, Kid, Little Rhyme, Chocolate Soldier, Big Ban, Rose Gorland, Toy Delight, Leddy, Smouthii, Herald.

Métodos de reprodução para peônia de folhas finas

Jardineiros podem cultivar uma cultura valiosa por conta própria. Existem apenas duas maneiras ideais:

  • dividindo o mato;
  • sementes.

Ambos são produtivos, só é importante determinar corretamente a época do procedimento e o local de plantio da peônia. Cada opção tem suas próprias sutilezas, que também devem ser levadas em consideração:

  1. Divisão do mato. Um método com o mínimo gasto de esforço e tempo do jardineiro. Realizado na primavera. Delenka é chamada de raízes adventícias de uma planta perene de folhas finas com mais de 5 anos.Para o transplante de um Voronets, 2 raízes adventícias com 3-4 botões desenvolvidos são suficientes. O tamanho das raízes é de 1,5 cm de espessura e 6 a 7 cm de comprimento. Primeiro, você precisará cavar buracos de plantio para novas plantas de folhas estreitas a uma distância de 60 cm umas das outras. Aplique uma camada de fertilizante orgânico e misture com o solo. Retire com cuidado o arbusto de folhas finas do solo, separe as partes para transplantar com as mãos ou com tesoura de poda. Esta opção tem outra vantagem - permite que você rejuvenesça um arbusto velho. Os botões devem ser deixados 5 cm acima da superfície do solo.

    As tiras de plantio devem ser saudáveis ​​e fortes

  2. Semeando sementes. Este método é usado com menos frequência. A germinação do material de plantio não é muito alta, mesmo quando adquirido em loja. A vantagem do método é um grande número de novas mudas de Voronets em comparação com a divisão do arbusto. Um arbusto de peônia de folhas estreitas crescido surgirá em 4-5 anos, as mudas aparecerão em 2 anos. As sementes devem ser colhidas em um estágio não maduro, quando a cápsula ainda está fechada. Nesse caso, a germinação será melhor. Imediatamente coloque-os na geladeira até o plantio. A época de semeadura é no outono (outubro-novembro) ou no inverno. No inverno é mais difícil e mais longo, é preciso paciência. Mas as mudas são mais fortes e saudáveis. As sementes coletadas de uma planta de folhas finas podem ser semeadas no canteiro do jardim imediatamente. Você só precisa cavar e fertilizar o solo primeiro. As mudas raramente aparecem na primavera seguinte, geralmente depois de um ano.

    Para coletar sementes, não espere a hora de abrir as cápsulas.

Outra opção é o cultivo de mudas. Levará algum tempo para deixá-la em casa. As sementes coletadas devem ser semeadas em areia limpa. Abra o recipiente. Manter a temperatura durante o dia + 30 ° С, à noite + 15 ° С. Umedeça o solo regularmente. Quando as primeiras raízes aparecerem, transplante as mudas de peônia para a caixa e abaixe a temperatura para + 10 ° C. Com o aparecimento das primeiras folhas, mova-as novamente para aquecer. Você pode plantar mudas de Voronets na segunda década de agosto.

Peônia de folhas estreitas em paisagismo

O surgimento de um grande número de formas de jardim permitiu aos jardineiros usar as espécies de folhas finas ao criar composições. Segundo recomendações de especialistas, a espécie vai bem com linho perene, cereais, eremurus, arbustos de vassoura, jasmim. Ideal para slides alpinos. Também se pratica o plantio simultâneo de variedades de peônias de folhas estreitas com diferentes períodos de floração ou em combinação com formas de flor leitosa. Arbustos de Vorontsa peônia de folhas estreitas enquadram caminhos de jardim, misture-os em rabatkas ou fronteiras. As flores são ideais para cortar e organizar buquês.

A combinação de vermelho e verde permite que os corvos sejam plantados até mesmo como uma tênia

Regras de plantio para uma peônia de folhas finas

Mudas de voronets podem ser compradas no centro de jardinagem ou cultivadas a partir de sementes. Em seguida, eles precisam ser plantados corretamente. Nas lojas, também é possível comprar mudas de peônia angustifolia. O material de plantio deve ser visualizado de forma que não seja danificado. O processo de plantio de uma peônia é simples, mas requer o cumprimento de todos os pontos:

  1. Escolhendo um lugar. É necessário levar em consideração o florescimento de curto prazo da cultura. A peônia negra de folhas finas prefere sombra parcial ou luz difusa. Ele precisa de proteção contra ventos e correntes de ar, por exemplo, o ângulo entre edifícios. Um lugar nas terras baixas é adequado, já que a peônia de folhas estreitas adora umidade.
  2. Preparação do solo. A planta de folhas finas é pouco exigente para a composição do solo. Mas, quando plantado em uma argila nutritiva, o corvo floresce por mais tempo e com mais brilho. O indicador de reação ácida deve ser neutro ou ligeiramente alcalino. A cama deve ser cavada, arrancada, nivelada.
  3. Cave covas de plantio para Voronets em agosto ou início de setembro. Profundidade 70 cm, diâmetro 60 cm. Colocar uma camada de drenagem de cascalho ou pedras pequenas de 15 cm de espessura.
  4. Despeje uma camada fértil de 20 cm de espessura Composição - húmus (10 kg), cinza de madeira (0,5 xícaras), sulfato de potássio (50 g), superfosfato (100 g). Polvilhe com terra do jardim.
  5. Para aprofundar a peônia de folhas estreitas a uma distância de 10 cm, polvilhe com terra, água, cobertura morta com húmus.

Com a execução exata das medidas de plantio, as mudas vão aparecer na hora certa

Embora a peônia de folhas finas seja uma planta de estepe, ela criará facilmente raízes no jardim.

Cuidado e cultivo de peônias de folhas finas

A cultura entre os jardineiros é considerada despretensiosa, no entanto, as violações da tecnologia agrícola podem causar problemas.

As principais atividades que não devem ser negligenciadas:

  1. Rega. Este é o procedimento mais regular de que a peônia de folhas estreitas que ama a umidade precisa. No verão seco, é necessário regá-lo 3 vezes por semana. O ponto de referência é o solo superficial. Para não causar estagnação da umidade, regue a peônia de folhas finas somente quando a camada superior secar.
  2. Afrouxamento e cobertura morta. A peônia precisa de solo leve, saturado de ar. O afrouxamento é melhor feito após umedecer, com muito cuidado e não mais do que 10 cm. A cobertura morta reduz a necessidade de regar uma planta de folhas finas e evita o crescimento de ervas daninhas.
  3. Top dress. Se fertilizantes foram aplicados ao colocar a cova de plantio, a peônia não precisa ser alimentada nos primeiros 2 anos. No terceiro ano, na primavera, você precisará adicionar ureia e nitrato de amônio (50 g cada). No outono - um complexo mineral com componentes de fósforo e potássio (de acordo com as instruções).
    Importante! Uma overdose de fertilizantes de nitrogênio levará a uma diminuição no número de botões.
  4. Transferir - outro ponto de cuidado para a peônia de folhas estreitas. O procedimento de rejuvenescimento do arbusto deve ser feito no outono. A planta deve ter mais de 5 anos.

Além das atividades listadas, é importante monitorar o possível aparecimento de pragas ou doenças.

Pragas e doenças

A peônia de folhas estreitas pode ser afetada por infecções fúngicas. O principal motivo é o estouro. Também no início do ciclo vegetativo, a planta é ameaçada por pulgões, formigas e lagartas. Tratamentos preventivos com formulações populares ou soluções de inseticidas são necessários. A introdução de farinha ou cinza de dolomita, composições contendo cobre, ajuda muito.

É importante tratar a planta em tempo hábil contra o ataque de pragas.

As propriedades curativas da peônia de folhas estreitas

As características curativas dos Voronets causaram seu rápido desaparecimento. Embora a planta seja uma espécie venenosa, seus benefícios para o corpo são muito grandes.

Ele contém vitamina C, taninos, óleos úteis. Para tinturas e loções, folhas, botões e raízes de uma flor de folhas finas são usados. As principais ações terapêuticas da peônia são antiespasmódica e analgésica. É utilizado na fabricação de medicamentos para o tratamento de:

  • resfriados;
  • anemia;
  • epilepsia;
  • problemas do sistema cardiopulmonar;
  • distúrbios no funcionamento dos rins e pulmões.

No entanto, o autotratamento é desencorajado. Você pode usar apenas preparações farmacêuticas e de acordo com a receita do médico.

Importante! A peônia de folhas estreitas é venenosa e fará mal em caso de overdose.

Steppe Voronet tem qualidades curativas

Conclusão

A peônia de folhas finas tem muitas qualidades positivas. A decoração luxuosa recompensará o jardineiro pela paciência e a despretensão ajudará a cultivar uma flor em qualquer condição.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção