Parque de escalada e roseira silvestre Louise Odier (Louis Odier)

O parque rosa Louis Audier é um digno representante do magnífico grupo Bourbon. Devido à sua rica história e excelentes características, a popularidade da variedade não diminui, os jardineiros continuam a preferi-la. Sujeito às regras da tecnologia agrícola e dos cuidados com as plantas, uma floração magnífica pode ser observada já algum tempo após o plantio.

A rosa do parque adora crescer em liberdade, precisa de espaço e suporte confiável

História de criação

Acredita-se que a rosa do parque seja fruto do trabalho do criador James Audier, que trabalhou em sua criação no viveiro Bellevue, localizado na margem esquerda do Sena, próximo a Paris. O botânico deu à sua criação o nome (presumivelmente) de sua esposa ou filha. Em 1855, o dono de uma creche particular, Jacques-Julien Margotten, comprou a rosa Louise Odier e a trouxe para a Inglaterra, recebendo direitos de distribuição.

Os primeiros exemplares dessa espécie foram encontrados na ilha de Bourbon, localizada no Oceano Índico. Por esta razão, eles são chamados de "Bourbon".

Durante o período de floração, o perfume da rosa se espalha por todo o local.

Descrição do parque rosa Louis Audier e características

A roseira-brava Louise Odier é um arbusto de rebentos eretos, cuja altura média é de 150 cm, as folhas são verdes claras, brilhantes, cobrem densamente os caules espinhosos. Em climas quentes e em solo fértil e bem hidratado, a rosa Louis Audier parece uma trepadeira, pois os brotos atingem 3 m ou mais de comprimento. O arbusto está se espalhando, seu diâmetro é de 1-2 m.

Flores duplas de 6 a 8 cm em forma de camélias. O número de pétalas em cada uma é de 28 a 56. Sua cor é lilás rico com um centro mais brilhante. O caule floresce de quatro a seis botões por cacho. O aroma é forte, no início da floração sente-se o cheiro a rebuçados de limão, dando lugar ao rosa típico.

A variedade Louis Odier pertence ao re-florescimento, em condições favoráveis ​​pode dar botões durante todo o verão, sob cujo peso os brotos se dobram lindamente.

A planta pertence à 4ª zona de resistência ao gelo, com proteção mínima pode suportar temperaturas de até -35 ⁰С. Possui resistência média à mancha preta e ao oídio. Em tempo chuvoso, os botões podem não abrir. Você pode ajudá-los a florescer apenas removendo as pétalas superiores marrons e secas.

Vantagens e desvantagens da variedade

Olhando para o parque rosa Louis Audier, tem-se a impressão de que consiste em algumas vantagens. Isso é verdade, excluindo algumas das nuances.

Devido à sua robustez de inverno, a variedade Louis Odier pode ser cultivada na região Noroeste e na Sibéria.

Prós da variedade:

  • o poder dos arbustos;
  • a beleza das flores;
  • um pequeno número de espinhos;
  • a possibilidade de cultivar um parque aumentou como escalada;
  • aroma delicado;
  • floração abundante e longa;
  • resistência à geada;
  • cuidado despretensioso.

Desvantagens:

  • perda de decoratividade durante as chuvas;
  • resistência média a doenças e pragas;
  • tolerância de sombra fraca.

Métodos de reprodução

Ao comprar uma rosa tipo parque e arbusto Louis Audier em um viveiro ou loja especializada, o jardineiro recebe uma planta enxertada. Depois de um tempo, pode começar a crescer selvagem devido aos brotos do estoque. Para que a rosa seja enraizada, métodos de propagação vegetativa são usados.

Camadas

Na primavera, Louis Odier é escolhido em uma rosa do parque, um rebento flexível e poderoso, colocado em um sulco preparado, após fazer cortes perto dos botões. Preso com grampos de madeira, coberto com terra. No outono, o broto é cuidadosamente desenterrado, cortado e dividido em partes para que cada uma tenha uma raiz. Os "Delenki" estão determinados a crescer em uma crista separada. Um ano depois, eles são transferidos para um lugar permanente.

Estacas

As estacas do parque rosa Louis Audier são colhidas durante o período de floração. Corte partes dos brotos com três a cinco folhas, tornando o corte inferior oblíquo e o superior reto. Metade das folhas é removida, a outra é encurtada. Após tratamento com estimulante de crescimento, as estacas são plantadas em solo húmido, aprofundando 2-3 cm, sendo criada para cada uma delas uma mini-estufa e cuidada, mantendo a temperatura e a humidade. Depois de enraizado o material de plantio, ele é cultivado por mais um ano, após o qual é transplantado.

A rega frequente pode levar à podridão das raízes

Descendência

Rosas de parque com raízes próprias podem ser propagadas pela prole. Eles crescem próximos ao tronco principal, cobrindo alguma distância no subsolo. Os rebentos são removidos da planta-mãe um ano após a emergência. Para fazer isso, eles raspam a terra, cortam a raiz conectando-a com o arbusto com uma faca ou pá.

Importante! Para não ferir a rosa, escolha filhotes que estejam a pelo menos 0,7-1 m de distância da base.

Ao dividir o arbusto

O arbusto do parque rosa Louis Audier é cuidadosamente cavado, retirado do solo e dividido em partes com uma ferramenta desinfetada. Os cortes das raízes são tratados com carvão e os "delenki" são plantados em local permanente.

Crescendo e cuidando

Para plantar uma rosa, você precisa escolher o local certo para a muda. Deve estar ensolarado, longe de árvores altas, edifícios e cercas. As correntes de ar e a localização sob os drenos de água são inaceitáveis.

Para o correto plantio da rosa do parque Louis Audier, execute uma série de ações sequenciais:

  1. Prepare uma cova com 60 cm de profundidade e 50 cm de largura.
  2. Coloque o hidrogel no fundo, se o solo for arenoso, turfa e húmus - sobre argila.
  3. O fertilizante é adicionado.
  4. Despeje o solo com um monte e coloque uma muda nele.
  5. Os vazios são preenchidos com terra e um pouco socados.
  6. Rega.
Importante! Ao plantar em tempo ensolarado, a rosa é sombreada.

Cuidar de uma muda jovem consiste em regar, alimentar, podar e preparar regularmente o período de inverno.

Rosa Luis Audier gosta muito de calor, mas também tolera ondas de frio

Rega

Rose Louis Audier requer irrigação rara, mas regular. O consumo de água é de 20 litros por planta. Tal regime é necessário para que as raízes penetrem fundo no solo em busca de umidade. Com a irrigação de superfície, eles estão localizados nas camadas superiores do solo, que é repleto de congelamento no inverno.

Importante! A umidificação é interrompida na segunda metade do verão.

Top curativo

Para estimular a floração na primavera, a rosa do parque Louis Odier é alimentada com uma solução de humato de sódio e a folhagem é tratada com um estimulante de crescimento. A aplicação de fertilizantes minerais três vezes por temporada permite aumentar o esplendor da copa. No verão, a rosa é regada com infusão de cinzas para estimular o marcador de botões de flores no próximo ano.

Poda

A poda sanitária é feita em abril, removendo ramos danificados, doentes ou feridos. Na primeira vez, a operação é realizada não antes de dois anos após o plantio.

A retirada dos ramos é necessária para o desbaste da copa e cicatrização da planta. Os demais caules são encurtados em três gemas, e as mais longas são cortadas em pelo menos 60 cm. Todos os brotos que crescem abaixo do enxerto também são passíveis de remoção.

Importante! As seções devem ser tratadas com verniz de jardim.

Preparando-se para o inverno

Park rose Louis Odier requer abrigo para o inverno apenas em regiões com clima rigoroso. Para isso, a base do arbusto é empilhada, os cílios são retirados do suporte e cobertos com material não tecido, galhos de abeto, capim seco, criando condições para a aeração periódica da rosa.

Pragas e doenças

Apesar de o parque rosa Louis Odier ter uma forte imunidade, em condições de alta umidade, uma série de doenças podem ser afetadas:

  1. Oídio - um revestimento branco semelhante a cal que faz com que as folhas sequem.
  2. Mancha negra - estrias escuras nas chapas.
  3. Ferrugem - esporos de laranja, inchaço e crescimento.
  4. Podridão cinzenta - uma flor acastanhada fofa.

Para combater patologias, use "Fundazol", "Topázio", sulfato de cobre, líquido bordalês.

A abundante floração e crescimento da rosa podem ser interrompidos pela derrota de pragas:

  • pulgões;
  • sawfly;
  • rolo de folhas;
  • peixinho dourado;
  • ácaro-aranha.

Para a destruição de insetos, inseticidas são usados ​​- "Decis", "Rovikurt" e seus análogos.

Aplicação em paisagismo

O parque rosa Louis Audier é uma verdadeira decoração do jardim. Brotos em cascata com muitas flores lilases parecem espetaculares em diferentes versões:

  1. Quando localizado em patamares separados.
  2. Em combinação com outros arbustos ou plantas perenes.
  3. Para jardinagem vertical de varandas, gazebos e paredes da casa.
  4. Uma rosa fica linda em um suporte em forma de arco e uma coluna.
  5. Vários arbustos, plantados lado a lado, formam uma sebe.

Conclusão

Park rose Louis Audier é uma variedade testada pelo tempo. Ele é capaz de decorar qualquer site, independentemente de sua forma, localização e outras características. Passando muito pouco tempo, é possível alterar o território, tornando-o único graças à sua floração brilhante e abundante.

Críticas com uma foto sobre o parque rosa Louis Audier

Kondratova Albina, 35 anos, região de Pskov
Há muito tempo que estou cultivando uma rosa-do-parque Louis Audier. Além dela, tenho outras variedades de tons mais brilhantes. Mas este se distingue pela floração precoce. Quando os botões simplesmente aparecem em outros, este floresceu completamente. A floração, embora de curta duração, é tão abundante que a folhagem não é visível. Se alimentados na hora certa, muitos botões reaparecerão em breve. Eu não cubro para o inverno, apenas coloco no chão.

Pátria Tatiana, 41 anos, Kirov
Quando vi a rosa do parque Louis Audier pela primeira vez, fiquei impressionado com seu aroma. Foi por causa dele que ela foi plantada no campo. A cada ano floresce fortemente, os botões são lilases, volumosos, localizados nas extremidades dos rebentos. Ano passado ficou exposto o fundo do mato, não é muito bonito. Tive que cortar a maior parte dos brotos, a rosa rejuvenescida, novos caules fortes apareceram.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção