Peony Hillary: foto e descrição, comentários

Peony Hillary é uma bela flor híbrida que não foi cultivada há muito tempo, mas já ganhou popularidade. É perfeita para cultivar num canteiro de flores em frente da casa ou para decorar um canteiro de jardim. Ao mesmo tempo, requer manutenção mínima e é facilmente adaptável a um novo local.

Descrição da peônia ITO-híbrida Hillary

Ito-peônias é uma planta híbrida que foi obtida pelo cruzamento de diferentes variedades de peônias herbáceas e arbóreas. Os primeiros resultados positivos apareceram no cientista agrícola japonês Toichi Ito, cujo nome foi dado ao novo híbrido. Suas principais vantagens são a bela cor amarela incomum, folhagem exuberante e um longo período de floração.

A variedade Hillary foi desenvolvida em meados dos anos 90. Século 20 e combinou as melhores qualidades das plantas-mãe.

Peônia Hillary (Hillary) é um arbusto volumoso com densa folhagem de até 90-100 cm de altura. Seus caules são muito fortes e grossos, podem dobrar ligeiramente com o peso das flores, mas não caem ao solo e não requerem Suporte adicional.

Após o transplante, a planta cresce muito rapidamente, mas começa a florescer não antes de um ano depois.

As raízes da variedade "Hillary", como a maioria das peônias, estão se espalhando e estão localizadas nas camadas superiores do solo. À medida que o arbusto cresce, as raízes ficam rígidas, portanto, quanto mais velha a planta, mais difícil é para replantar.

As folhas da peônia são densas, com bordas esculpidas de uma rica cor verde. Eles formam um chamado "travesseiro" ao redor da peônia, que protege o sistema radicular dos raios solares e ajuda a reter a umidade no solo.

A exuberante folhagem da peônia permanece verde até o mais frio

Peônia "Hillary" se refere às plantas que amam o sol, portanto, quando plantadas em um local sombreado, podem não florescer.

A variedade é caracterizada por alta resistência à geada, podendo ser cultivada na faixa intermediária e na Sibéria. Também é comum na América do Norte, Europa e Ásia.

Características de floração

As flores da peónia "Hillary" têm estrutura semi-dupla, muito grandes, atingindo um diâmetro de 16-18 cm, as pétalas são direitas, ligeiramente recortadas. Suas cores podem variar do rosa profundo ao delicado amarelo rosado. Ao mesmo tempo, a cor é heterogênea, com transição de cores e manchas. Durante a floração, ele pode mudar - as pétalas externas ficam pálidas e o meio permanece brilhante.

Ito híbridos foram obtidos através do cruzamento da peônia com flor láctica e peônia arbórea.

A época de floração da peônia Hillary é no meio do início, a duração é de cerca de um mês. As flores não desabrocham ao mesmo tempo, mas gradualmente, devido ao qual peônias de diferentes tons podem estar imediatamente no arbusto. No total, cerca de 50 botões florescem durante a temporada.

A boa iluminação desempenha um papel importante para a floração abundante da variedade Hillary, na sombra ela floresce muito mais fraca.

Aplicação em design

A peônia "Hillary" é perfeita para decorar canteiros de jardim. Combina bem com lírios, íris, não-me-esqueças-de-mim-de-anões e cortiça de pedra. Ainda assim, as peônias ficam melhores quando plantadas separadamente das outras flores, quando nada distrai a atenção de sua beleza.

Os arbustos de peônia ficam muito bonitos em áreas abertas

Além disso, a variedade Hillary fica bem ao longo dos caminhos.

Peony é adequado para zoneamento de jardim

Você não deve plantar uma peônia perto de paredes de edifícios ou perto de árvores altas, pois a flor não cresce bem na sombra.

Não é recomendado plantar peônias Hillary muito próximas umas das outras ou em plantas com sistema radicular desenvolvido, pois podem carecer de nutrientes.

Quanto ao cultivo em varandas, geralmente são utilizadas variedades de baixo crescimento. Mas você ainda pode cultivar a peônia Hillary. Uma condição importante é que deve haver espaço suficiente no vaso ou vaso para o crescimento da raiz.

Métodos de reprodução

O único método de criação adequado para a peônia Hillary é dividindo o arbusto. Se você tentar propagar uma planta com sementes, o resultado será uma flor com características de espécie completamente diferentes.

Conselho! A divisão do arbusto pode ser aplicada em plantas com pelo menos 5 anos. As peônias mais jovens podem simplesmente morrer.

Ao dividir o arbusto na primavera, lembre-se de que a peônia Hillary crescerá rapidamente, mas o sistema radicular não terá tempo de atingir o tamanho necessário para fornecer umidade suficiente. Neste caso, é necessário estabelecer regas regulares e proteção da luz solar direta.

A divisão no outono permite que o sistema radicular cresça forte o suficiente para que o início da geada sobreviva com calma ao inverno. É realizada em agosto ou setembro. Primeiro, corte o istmo com uma faca afiada e, a seguir, divida as raízes com cuidado. As partes devem ser aproximadamente iguais e ter 3-5 botões.

Ao separar, é necessário atuar com cuidado para não danificar as raízes.

Imediatamente após a separação, as raízes são tratadas com fungicida para evitar possíveis infecções e, em seguida, as peônias são plantadas no solo.

Regras de pouso

É melhor plantar no final do verão e início do outono, para que a planta tenha tempo de se adaptar a um novo lugar e ganhar força antes do início do frio.

Uma vez que a peônia híbrida Hillary ITO cresce por muito tempo em um local, atenção especial deve ser dada à escolha de um local para o plantio. Esta variedade prefere locais quentes, protegidos de correntes de ar. Também deve-se ter em mente que o solo não deve ser muito molhado, portanto, deve-se evitar a proximidade de lençóis freáticos.

A peônia "Hillary" não gosta de sombra - não deve ser plantada perto de edifícios e árvores altas.

O pouso é feito da seguinte forma:

  1. Primeiro, você precisa preparar um grande poço com 50-60 cm de profundidade e 90-100 cm de largura. Despeje cascalho ou areia no fundo cerca de 1/3 da profundidade para criar a drenagem.
  2. Adicione fertilizantes orgânicos (cinza, húmus), polvilhe com terra até o meio e deixe por uma semana para deixar o solo assentar.
  3. Coloque a peônia em um buraco de forma que os botões fiquem a uma profundidade de cerca de 5 cm.
  4. Cubra com solo ou uma mistura de húmus, areia e terra em proporções iguais.
  5. Compacte o solo ao redor da flor, água e cobertura morta.

Se todas as condições forem satisfeitas, a peônia criará raízes bem em um novo lugar, mas começará a florescer não antes de um ano após o plantio.

Cuidados de acompanhamento

Embora a peônia Hillary seja despretensiosa, ainda vale a pena seguir certas regras para cuidar dela, principalmente no início.

O cuidado com esta variedade é o seguinte:

  • rega - é importante hidratar regularmente, evitando o acúmulo de água. Se, com falta de umidade, a flor se torna menos viçosa, então seu excesso pode levar ao apodrecimento das raízes e a conseqüente morte da planta;
    Conselho! Durante o período de chuvas fortes, quando é impossível controlar a umidade, recomenda-se adicionar agentes especiais ao solo para evitar o apodrecimento (por exemplo, "Alirin").
  • top dress - na primavera é útil aplicar fertilizantes orgânicos, antes que a peônia "Hillary" floresça, é bom usar nitrogênio, e mais perto do outono - misturas de potássio-fósforo;
  • afrouxamento regular - contribui para a saturação do solo com oxigênio, além de auxiliar no combate às ervas daninhas;
  • cobertura morta - permite proteger as raízes que estão próximas à superfície e também retém a umidade e os nutrientes.

    É melhor replantar peônias no outono, não na primavera.

No primeiro ano após o transplante, a peônia Hillary pode parecer lenta, mas com os devidos cuidados, a planta se recupera rapidamente.

Preparando-se para o inverno

No outono, as plantas precisam de alimentação, o que as ajudará a sobreviver ao inverno e a promover o florescimento para a próxima estação. Use uma mistura de potássio-fósforo na forma seca ou líquida. Ao aplicar fertilizantes, 25-30 g da mistura são despejados sob cada arbusto após a rega. Se você tomar uma solução, certifique-se de que ela não caia nas folhas (isso pode causar queimaduras).

No final do outono, quando começam as fortes geadas, as peônias ITO são cortadas, deixando tocos de 2 a 3 cm de altura. Os pontos de corte podem ser polvilhados com cinzas.

No outono, a peônia é podada para que os caules não apodreçam

A variedade Hillary distingue-se pela boa resistência ao gelo, portanto, não precisa de abrigo para o período de frio. As únicas exceções são os espécimes plantados - recomenda-se que sejam cobertos durante o inverno com ramos de abeto ou agulhas de pinheiro.

Pragas e doenças

As peônias são muito resistentes a várias doenças e pragas, mas ainda existem aquelas que representam um perigo para as flores.

As principais doenças dos píons:

  • ferrugem - manchas volumosas laranja ou marrom-avermelhadas, consistindo de esporos, aparecem nas folhas. Quando essas formações aparecem, as folhas doentes devem ser arrancadas e queimadas, caso contrário, os esporos serão carregados pelo vento e infectarão outras plantas. A própria peônia precisa ser tratada com 1% de líquido Bordeaux;
  • podridão cinzenta - uma infecção perigosa que afeta todas as partes da peônia "Hillary". Manifestação externa - flor cinza e manchas marrons nas folhas e caules. A doença se espalha muito rapidamente e leva à morte do arbusto. Quando aparecem os primeiros sintomas, as partes infectadas devem ser removidas e queimadas, e a peônia tratada com fungicida;
  • mosaico de folhasc - um vírus que se manifesta pelo aparecimento de manchas ou listras verdes claras nas placas das folhas. A doença não pode ser tratada, portanto, uma peônia com sinais de infecção deve ser destruída;
  • murcha verticilar - na maioria das vezes se manifesta durante o período de floração. Ao mesmo tempo, a peônia parece saudável externamente, mas começa a murchar. A infecção penetra na planta. Pode ser detectado pelos vasos escurecidos no corte do caule. Como é impossível curar a doença, o arbusto afetado é queimado e a terra tratada com água sanitária.

    A peônia "Hillary" também pode sofrer de algumas pragas:
  • formigas - são atraídos pelo xarope doce que se forma nos botões. Ao fazer isso, eles comem folhas e caules. Para se livrar da invasão, é necessário tratar o arbusto e o solo ao seu redor com repelentes;
  • nemátodo verme da raiz - afeta as raízes, formando nelas crescimentos, nos quais os vermes se escondem. É impossível se livrar deles, portanto, a peônia afetada deve ser arrancada e queimada, e a terra deve ser tratada com alvejante.

Conclusão

A peônia de Hillary é uma cultivar incomum com flores vibrantes e folhagem verde exuberante. É muito despretensioso, não requer cuidados especiais, tolera bem o frio e é muito resistente a doenças e pragas. Ao mesmo tempo, parece muito impressionante na área do jardim, com um longo período de floração.

Resenhas de Peony Hillary

Kiseleva Anna, 37 anos, Lipetsk
A peônia "Hillary" está crescendo em meu jardim pelo quinto ano. Comprei com cautela - o preço é muito alto, mas não estava claro como iria se enraizar. Mas a emoção acabou sendo em vão - plantei a peônia em setembro, cobri com ramos de abeto para o inverno. Na primavera, minha peônia começou a crescer ativamente, mas nunca floresceu. As flores surgiram desde o segundo ano, e agora todos os verões me deliciam com cores vivas e um aroma delicado. Ao mesmo tempo, o cuidado com as flores é muito simples - rega regular, capina, conforme necessário, e fertiliza duas vezes por ano.
Blinova Alevtina, 43 anos, Murom
Tenho 5 variedades de peônias ITO crescendo em meu jardim. Eu realmente gosto de seu esplendor e cores brilhantes e incomuns. A peônia "Hillary" é uma das primeiras a florescer e floresce em média de 2 a 3 semanas. Uma grande vantagem é que os botões desabrocham alternadamente, portanto, quando algumas flores já murcham um pouco ao sol, outras só ganham força. O mato tolera bem as geadas, por isso não o cubro com nada para o inverno.Basta alimentar a peônia com fertilizantes em setembro e, com a chegada do frio, cortar os caules quase até o chão.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção