Transplante de floxes na primavera, outono para outro lugar: termos, regras, dicas

Floxes perenes, que têm muitas variedades e cores, decoram maravilhosamente o quintal. No entanto, não é recomendável cultivá-los em um local por muito tempo, pois aos poucos perdem seu efeito decorativo. Nesse caso, o transplante de flox para outro lugar ajuda. Além disso, as flores podem precisar mudar de site por vários motivos.

Metas e objetivos do transplante de flox

Foi notado que com o cultivo constante no mesmo local, algumas plantas perenes, incluindo o flox, gradualmente começam a se sentir cada vez pior. Seu crescimento diminui, a floração ocorre com atraso e os próprios botões perdem suas cores brilhantes e tornam-se cada vez mais desbotados e imperceptíveis. Isso se deve ao fato de que o solo se esgota gradativamente, nele acumulam-se substâncias nocivas e patógenos, que afetam negativamente a saúde das plantas. Porém, se você mudar o local de plantio, o efeito decorativo das flores é restaurado rapidamente.

Periodicamente, os floxes precisam ser transplantados para um novo local.

Existem outras razões pelas quais o flox deve ser transplantado para outro lugar no outono ou na primavera. Aqui estão alguns deles:

  1. A necessidade de liberar espaço no jardim. A área onde o phlox cresce é necessária para o plantio de outras plantas, instalação de comunicações e construção.
  2. Vários desastres climáticos, como resultado dos quais a área com flores pode ser, por exemplo, inundada.
  3. Vender um jardim ou uma casa, mudar para um novo local, enquanto o antigo proprietário quer ficar com as flores para si.
  4. Como resultado de uma construção ou outro trabalho próximo ao local, as condições para o phlox tornaram-se inadequadas (o local estava na sombra, o nível do lençol freático subiu muito, etc.).
  5. Ameaça de pragas ou doenças.

Quantos anos os floxes precisam ser transplantados

Acredita-se que o phlox pode crescer em um lugar por até 10 anos. No entanto, este é o prazo para as flores se degenerarem completamente. Os floristas preferem transplantá-los para um novo local a cada 5-6 anos; também há recomendações para fazer isso a cada 4 anos. Você precisa ser guiado neste assunto pelo estado das flores. Se o solo for fértil o suficiente e adequado para o flox, o intervalo entre o replantio pode ser ligeiramente aumentado.

Quando o flox perene é transplantado

É melhor transplantar plantas perenes enquanto estão em repouso, antes e depois da estação de crescimento. Nesse caso, a planta sairá com o mínimo de estresse e se recuperará rapidamente em um novo local. Durante a estação de cultivo, você não precisa tocar no flox. Mesmo que o transplante feito nesse período dê certo, a adaptação das plantas a um novo local pode demorar, enquanto o risco de morte aumenta muitas vezes.

Quando é melhor transplantar flox: na primavera ou no outono

Os jardineiros discordam sobre quando o flox deve ser replantado no outono ou na primavera. Isso se deve ao fato de que diferentes regiões possuem características climáticas próprias.Por exemplo, em áreas com início precoce do inverno, é melhor transplantar na primavera, pois no outono existe um grande risco de a planta não ter tempo de se enraizar em um novo local e morrer no inverno. Se o clima da região for quente o suficiente e o inverno chegar tarde, o flox pode ser transplantado para outro lugar no outono.

Se necessário, os floxes podem ser transplantados mesmo no verão.

Importante! Em casos extremos, o flox pode ser transplantado mesmo no verão, mas para isso uma série de condições devem ser atendidas.

Quando é melhor transplantar flox na primavera

Ao transplantar o flox na primavera, os jardineiros geralmente se concentram não na data do calendário, mas no momento da chegada desta primavera. O trabalho deve começar quando o solo estiver completamente descongelado, mas a planta ainda não começou a crescer. Na Rússia central, esse período geralmente cai na segunda quinzena de abril e, às vezes, no início de maio.

É possível transplantar flox no verão

O transplante de flores no verão costuma ser uma medida forçada, portanto, é melhor tentar evitá-lo em circunstâncias normais. Se não houver alternativa, as plantas devem ser transplantadas de acordo com os seguintes requisitos:

  1. O transplante é realizado apenas com um grande torrão de terra nas raízes.
  2. Você não pode dividir o arbusto neste momento.
  3. Todo o trabalho é executado apenas em dias nublados à noite.
  4. O arbusto não é podado.

A prática mostra que, mesmo que todas essas condições sejam atendidas, o risco de morte da flor após um transplante de verão permanece alto. Portanto, pela primeira vez as plantas precisam de cuidados de qualidade.

Quando transplantar flox no outono

A época ideal para o transplante de floxes no outono para outro lugar é o início de setembro ou mesmo o final de agosto. Nesse caso, as plantas têm tempo para enraizar bem em um novo lugar, se adaptar às condições e se preparar para o inverno. Com um trabalho posterior, o risco de falha aumenta significativamente, pois o phlox pode ser transplantado em outubro apenas nas regiões do sul.

Quando transplantar flox na região de Moscou

A região de Moscou não possui um clima estável. A primavera chega muito tarde, a cobertura de neve dura muito tempo e desaparece completamente no final de abril, às vezes no início de maio. É nessa época que se recomenda o transplante de Flox. Se perder tempo, pode fazê-lo nos últimos dias de agosto ou início de setembro. A chegada antecipada do inverno acontece na região de Moscou muito raramente, então há tempo suficiente para as plantas se acostumarem a um novo lugar e se prepararem para o inverno.

Quando os floxes são transplantados na Sibéria

A chegada precoce do inverno torna impossível o transplante de flox no outono na Sibéria. As geadas em algumas áreas desta região podem começar já em setembro, portanto todo o trabalho é feito na primavera, após o degelo do solo e a ameaça de golpes recorrentes de geadas.

Preciso cortar o flox durante o transplante

A poda Phlox é realizada anualmente, independente do transplante. Este procedimento tem um efeito positivo na saúde da planta, alivia-a de rebentos velhos e secos e promove a formação de rebentos jovens e fortes. A poda é realizada após a floração, no final de agosto ou início de setembro, ou seja, na mesma época do transplante de outono. Portanto, essas obras são frequentemente combinadas.

Antes do transplante, os floxes são podados

A falta de massa verde permite que o arbusto direcione todas as suas forças para o crescimento do sistema radicular.

Como transplantar Flox corretamente

Para transplantar corretamente o flox, é necessário não só escolher o momento certo, mas também fazer o trabalho preparatório, fazer o próprio transplante com alta qualidade e precisão e dar à planta os cuidados necessários após a obra.

Seleção do local e preparação do solo

Os floxes adoram a luz do sol, então a área para plantá-los deve ser bem iluminada. À sombra, as plantas estendem-se fortemente, enquanto as flores perdem o brilho e a saturação. É desejável que a luz solar não seja direta, difusa, portanto é melhor plantá-los não em áreas abertas, mas junto a uma cerca, parede de um edifício ou estrutura.Além disso, isso os protegerá do vento frio. Ao mesmo tempo, a vizinhança com grandes árvores e arbustos é indesejável, pois ao lado deles os floxes que amam a umidade passam constantemente por falta de água.

Phloxes parecem ótimos perto da cerca ou contra a parede da casa

O solo para essas flores precisa de solo solto e fértil, com maior teor de turfa e areia, enquanto sua acidez deve ser próxima do neutro. Se o solo for muito ácido, deve-se adicionar farinha de dolomita, giz ou cal.

Importante! Uma qualidade positiva do phlox é sua tolerância à alta umidade do solo. Mesmo em áreas com altos níveis de água subterrânea, esta planta prospera.

O local do futuro plantio deve ser limpo de ervas daninhas com antecedência e desenterrado com a adição de fertilizante mineral granular ou matéria orgânica, por exemplo, esterco podre ou húmus. Se o transplante for realizado na primavera, então é melhor adicionar cobertura contendo nitrogênio ao solo: uréia, nitrofosfato, nitrato de amônio. Durante o transplante de outono, não são aplicados fertilizantes de nitrogênio, para não provocar o crescimento de brotos, bastando adicionar um pouco de fósforo e complexos minerais de potássio ao solo. Também é útil usar cinzas de madeira para melhorar as características do solo, adicionando-as na proporção de 1 vidro por 1 sq. m. área de pouso.

É melhor desenterrar o local para o plantio de floxes com antecedência.

Imediatamente, você pode preparar covas de plantio para arbustos transplantados, sua profundidade deve ser de pelo menos 0,3 m. A distância entre as flores adjacentes deve ser de pelo menos 0,5 m, e se a variedade for alta, o intervalo pode ser aumentado para 0,6 m.

Importante! Se a distância entre os arbustos for muito pequena, as plantas começarão a competir entre si, o que reduzirá sua resistência a doenças e pragas.

Como cavar e preparar arbustos

Antes de remover o arbusto flox, o solo sob ele deve ser regado abundantemente. Isso ajudará a manter uma bola de terra nas raízes da planta. É melhor cavar o arbusto com um forcado, pois é menos provável que danifique as numerosas raízes horizontais da planta. Se você usar uma pá, é aconselhável aumentar um pouco a massa de barro. A planta é cavada gradualmente em um círculo e, em seguida, cuidadosamente retirada do solo.

Algoritmo para transplante de flox perene

A flor extraída é examinada, as raízes são encurtadas para 15-20 cm. Se o arbusto estiver suficientemente maduro e ramificado, ele pode ser dividido em várias partes, cada uma das quais deve conter 4-5 brotos com seu próprio sistema radicular.

Raízes muito longas precisam ser podadas

Os delenki resultantes são imediatamente plantados em covas de plantio, que devem ser derramadas com água com antecedência. O arbusto é colocado no centro e gradualmente adormece, enquanto aprofunda o colo da raiz em cerca de 5 cm. Depois que o buraco é completamente preenchido, a zona da raiz é compactada, regada abundantemente com água e coberta com cobertura morta para manter a umidade no solo.

Cuidados com Phlox após o transplante

Após o transplante, os floxes requerem irrigação regular. Isso deve ser monitorado e não deve secar a zona da raiz. Se houver precipitação suficiente, a frequência da irrigação deve ser reduzida e, se necessário, a umidade artificial do solo pode ser completamente abandonada. O excesso de água não beneficiará as flores. A zona da raiz é coberta com estrume podre com palha, turfa e húmus. Em decomposição gradual, essa cobertura enriquece perfeitamente o solo com nutrientes.

Após o transplante, os floxes precisam de irrigação regular.

Você deve prestar atenção constantemente à condição do arbusto como um todo. Se algum dos rebentos murchar, deve ser cortado imediatamente para que não se torne uma fonte de doença ou um terreno fértil para pragas de insetos. Os cuidados adicionais com o flox transplantado são realizados conforme planejado, dependendo da estação.

Conclusão

O transplante de Phlox para outro local é um procedimento simples, não requer treinamento especial e conhecimentos especiais.Basta conhecer as regras gerais de execução dos trabalhos, cumprir os termos e orientar-se pelas recomendações. Se tudo for feito da maneira correta, os floxes serão facilmente transplantados e farão as delícias do jardineiro por muito tempo com a floração abundante.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção