Preciso cortar flox para o inverno: termos e regras para poda

É necessário cortar os floxes não só porque os caules secos e as inflorescências prejudicam o aspecto da planta e de todo o sítio no período outono-inverno, mas também para que possam hibernar com sucesso e deliciar os olhos com uma floração luxuriante no próximo ano. A principal tarefa do jardineiro é respeitar o tempo de poda e realizar o procedimento de acordo com todas as normas.

Preciso podar o flox após a floração

Se você não planeja obter sementes de flox, é necessário cortar as inflorescências. Isso permitirá que a planta não desperdice nutrientes para a formação de sementes e mantenha a aparência limpa do canteiro de flores. Deve ser lembrado que este procedimento estimula o crescimento dos pedúnculos laterais, portanto, leva ao reflorescimento.

A poda de floxes desbotados, especialmente aqueles que florescem perto do outono, é indesejável em regiões com um verão curto, uma vez que a segunda onda de floração enfraquece a perene antes de entrar em um estado dormente. Nesse caso, é melhor esperar e podar no outono em preparação para o plantio para o inverno. Além disso, a poda de flox desbotada é combinada com um corte de cabelo de outono completo em variedades com um período de floração tardio.

Em condições naturais, os floxes selvagens hibernam com seus caules, mas as plantas cultivadas precisam de cuidados especiais para preservar ao máximo suas qualidades decorativas. Jardineiros experientes citam várias razões pelas quais o flox deve ser cortado após a floração para o inverno:

  • destruição de patógenos e larvas de pragas em restos de plantas;
  • fornecimento de flores com preparo adequado para o inverno;
  • acúmulo nas raízes de nutrientes necessários para o inverno e a vegetação subsequente;
  • mantendo a aparência limpa do jardim no inverno.
Atenção! Quando o flox é plantado no outono em terreno aberto, bem como se for necessário obter sementes, os caules e as inflorescências murchas não são cortados.

Após a floração, os pedúnculos são removidos, deixando um caule de 50 - 60 cm de altura.Muitos jardineiros simplesmente quebram inflorescências secas para preservar a aparência limpa do canteiro de flores. No futuro, esses brotos também serão removidos com a poda completa pré-inverno.

Quando podar flox no outono

O cumprimento dos termos de poda do flox é uma condição importante para o seu efeito decorativo e preservação da saúde. A remoção precoce dos caules após a floração evita a formação de botões de crescimento nas raízes e estimula os processos vegetativos. A poda tardia rouba das raízes os nutrientes de que precisam para o inverno bem-sucedido das flores.

Depois da floração

No verão, os floxes desbotados são cortados imediatamente após a floração. Dependendo da variedade, o período pode variar do início de julho para variedades muito precoces a meados de setembro para variedades de floração tardia.

Após a floração, apenas os pedúnculos são removidos, enquanto as hastes são deixadas até a poda de outono.

Para o inverno

Você pode cortar floxes para o inverno somente depois que a floração estiver completa e todos os processos vegetativos parados. Normalmente, este procedimento é realizado em outubro, levando em consideração a época de floração de uma determinada variedade e ajustada às condições climáticas. Uma vez que o processo de formação dos botões de crescimento termina pouco antes do início da primeira geada, a poda pré-inverno do flox não deve ser feita antes nem depois dessa época.

Quando cortar floxes na queda na região e regiões de Moscou

O clima e o período de floração determinam o momento da poda do flox no outono.O principal é ter tempo para cortar as plantas depois que os caules começarem a secar e antes que ocorra a primeira geada.

Na região de Leningrado

A poda de Phlox em São Petersburgo e na região de Leningrado é realizada no início de outubro. No curto outono desta região, é necessário ter tempo para retirar os caules nas primeiras 2 semanas do mês, até que a temperatura do solo atinja valores negativos.

Na Sibéria

Na Sibéria, os floxes não são cortados no inverno ou deixam de 10 a 20 cm da parte aérea. Neste caso, a poda é realizada nos últimos dias de setembro - início de outubro. Nas condições de fortes geadas siberianas, os restos dos caules mantêm a cobertura de neve, que é o melhor isolamento para o sistema radicular da planta. Isso é especialmente verdadeiro se o flox crescer em áreas abertas onde o vento pode soprar para fora da cobertura de neve. Além disso, nesta região, as plantas são cobertas com cobertura morta e isoladas com ramos de abeto, milho ou girassol.

Atenção! Quanto mais partes aéreas do phlox permanecerem para o inverno, maior será o risco de danos às plantas por doenças e pragas.

Alguns jardineiros siberianos desenterram flores e as colocam no porão durante o inverno, depois de transplantá-las para recipientes. Na primavera, eles são plantados novamente no jardim em um canteiro de flores.

Na pista do meio

Nas condições climáticas da zona média, o resfriamento do outono ocorre um pouco mais tarde, portanto, em seu território, em particular, na região de Moscou, o flox deve ser cortado para o inverno na segunda década de outubro, quando o clima é adequado.

Como podar adequadamente o flox no outono

Na preparação para o inverno, várias opções para podar uma planta perene são usadas:

  • remoção completa das hastes ao nível do solo. É permitido deixar a parte do solo com altura não superior a 2 cm;
  • cortar caules ao nível de 8–10 cm da superfície do solo;
  • aparar a 20 cm.

Os amantes de Phlox não têm consenso sobre qual opção preferir. Na maioria das vezes, os jardineiros usam o método de primeira poda, já que os caules mais longos impedem o preparo das plantas para o inverno e interferem no crescimento de novos brotos na primavera. Os adeptos da poda incompleta acreditam que deve ser deixada uma pequena parte aérea, uma vez que possui botões de crescimento, a partir dos quais aparecem caules adicionais na próxima safra. No entanto, os oponentes desse método percebem que os brotos que crescem dos restos dos caules do ano passado são muito mais fracos do que os que crescem dos brotos das raízes e, portanto, não têm muito valor.

A maioria dos jardineiros pratica a poda completa do flox.

Regras para poda de flox perene

Para aparar as hastes, você precisará de um podador de jardim, luvas de trabalho e um desinfetante.

Para que os floxes possam hibernar com sucesso, e no próximo verão eles agradam com flores abundantes e vegetação exuberante, no outono, após a floração, eles precisam ser cortados de acordo com o seguinte esquema:

  • o procedimento é melhor realizado em um dia ensolarado e seco;
  • imediatamente antes da poda, é necessário tratar o terreno ao redor das flores com fungicida;
  • certifique-se de desinfetar a tesoura de poda com uma solução contendo álcool, permanganato de potássio concentrado ou incendiando a superfície de corte;
  • corte as hastes em ângulos retos;
  • retire do local e queime todos os resíduos vegetais.

Cuidado Phlox após a poda

Imediatamente após a poda do flox no outono para o inverno, cinzas e fertilizantes minerais são aplicados sob os restos dos arbustos. Depois de uma semana e meia, os locais de plantio são cobertos com turfa, composto podre, húmus ou folhas caídas. Com o início do inverno, é aconselhável cobrir as plantas com neve.

Conclusão

Phlox não deve ser cortado apenas se as flores forem plantadas no local no outono ou se a coleta de sementes for planejada. Além disso, alguns amantes dessas flores na Sibéria preferem a poda da primavera. Em outros casos, todas as variedades perenes precisam ser removidas para o inverno da parte aérea. O procedimento realizado de acordo com todas as regras aumenta significativamente a durabilidade das plantas e tem um efeito positivo nas suas qualidades decorativas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção