Delphinium perene da Nova Zelândia: plantio e cuidados, fotos, comentários

Delphinium New Zealand é uma planta perene muito bonita que pode se tornar o orgulho de qualquer área suburbana. Existem muitas variedades de delfínio, mas para cultivar uma flor com sucesso, você precisa conhecer as regras para cuidar dela.

Descrição do delfínio da Nova Zelândia

O delfínio da Nova Zelândia é uma bela planta perene que atinge cerca de 2 m de altura e pode crescer em um local por até 8 anos. Delphinium consiste em um caule alto denso, que é coberto com numerosos rebentos, folhagem verde brilhante e grandes inflorescências, coletados em um arbusto de até 70 cm de altura.

A maneira mais fácil de reconhecer uma perene é por suas cores, geralmente consistem em 5 pétalas em cada uma, pintadas em branco, vermelho, azul centáurea, roxo e violeta. A tonalidade das flores depende da variedade do delfínio da Nova Zelândia, mas o diâmetro de um botão individual é quase apenas cerca de 10 cm. O segundo nome de um delfínio é espora, uma vez que existem esporas nas pétalas superiores. A planta floresce no final de junho e até o início de agosto, e se você cortar as escovas que terminaram de florir a tempo, em setembro a planta perene florescerá novamente.

Em condições naturais, a planta cresce na Europa e na América. O delfínio da Nova Zelândia é cultivado em todo o mundo, cresce bem em todos os países com climas quentes.

Variedades de delfínios da Nova Zelândia

Os criadores criaram dezenas de variedades de alto delfínio da Nova Zelândia. Entre si, eles diferem principalmente em tons de cor e altura, e as regras de cuidado são as mesmas para quase todas as variedades.

Delphinium Nova Zelândia Cobalt Dreams

A variedade Cobalt Dreams é uma das subespécies perenes criadas artificialmente. As flores da planta têm uma cor azul escura com um centro branco, são muito atraentes em paisagismo. É possível crescer uma planta perene em quase todas as condições climáticas; com os devidos cuidados, Cobalt Dreams tolera bem o frio e mantém seu efeito decorativo e saudável.

Delphinium New Zealand Pagan Parples

A variedade Pagan Parples pode crescer de 170 a 190 cm de altura e tem grandes flores de flor dupla. A cor do Parples Pagan é roxo profundo, a planta parece espetacular tanto em plantações individuais quanto em grupos. As regras para cuidar de PaganParples são padrão - a planta tolera bem o frio e solo pobre, mas requer irrigação regular.

Delphinium Nova Zelândia Green Twist

A planta perene atinge em média 140-160 cm e no início do verão traz flores duplas brancas. Uma característica da variedade Green Twist é a presença de pinceladas amarelo claro nas pétalas e um "olho" verde no centro da inflorescência. A floração da variedade continua até setembro.White New Zealand Delphinium Green Twist é resistente a quaisquer condições de cultivo, mas requer rega regular.

Delphinium Nova Zelândia New Millennium Mini Stars

A variedade delphinium New Millennium Mini Stars é normalmente vendida como uma mistura de flores que inclui 4 cores - roxo, rosa escuro, lilás e azul. New Millennium Mini Stars é um delfínio anão da Nova Zelândia, já que a altura dos pedúnculos poderosos geralmente não ultrapassa 70 cm, o que é muito pouco para um delfínio. As flores da variedade são grandes, o diâmetro de cada uma pode chegar a 9 cm.

Conselho! Você pode plantar a variedade New Millennium Mini Stars não apenas em um terreno, mas também em vasos ou caixas de varanda.

Delphinium New Zealand Black Aid Angels

Uma variedade muito incomum de delfínio é Black Eyed Angels, ou "black-eyed angels" se traduzido literalmente. O nome transmite bem a aparência de uma planta perene - as flores grandes da planta são brancas com um núcleo preto antracite.

A altura média dos Black Eyed Angels é de cerca de 120 cm, as hastes das perenes são densas, as flores são densamente arranjadas e podem abrir até 8 cm de diâmetro.

Delphinium New Zealand Sweetheart

O Sweetharts vencedor do prêmio Royal English Horticultural Society cresce até uma altura de 180-200 cm e se distingue por uma floração abundante e densa. As flores do Sweetharts delphinium são grandes, de cor rosa e no meio há olhos brancos ou listrados.

A variedade Sweetharts decora qualquer local com decoração e fica bem em canteiros de flores individuais e grandes composições. As condições de cultivo de uma flor devem ser as mesmas da maioria dos delfínios - a planta adora umidade, tolera bem o frio do inverno, mas precisa de abrigo.

Gigante Delphinium da Nova Zelândia

Delphinium Giant é uma série de variedades de plantas altas e poderosas com enormes inflorescências duplas. Em altura, os delfínios gigantes atingem 2 m, florescem abundantemente e por muito tempo. As seguintes variedades de plantas podem ser distinguidas:

  • Lima - traz flores brancas com uma faixa verde-amarela no meio de cada pétala, cresce rapidamente após a semeadura, cresce acima de 2 m;
  • Gigante Azure - uma planta perene de altura até 2 me mais, floresce no início ou meados do verão com grandes flores duplas de cor azul-celeste, as inflorescências da variedade são muito densas;
  • Noite gigante - uma variedade alta, muito forte e resistente com até 2 m de altura, caracterizada por inflorescências densas de cor púrpura escura cobrindo todo o caule, com um olho branco no meio de cada flor.

Todos os delfínios da série Gigant são unidos por um cuidado despretensioso e um crescimento silencioso em quase todas as condições. Em invernos moderadamente gelados, uma planta perene não pode nem ser coberta no local, o frio não fará mal à sua saúde.

Delphinium Nova Zelândia Blue Lays

A variedade Blue Lays tem flores duplas muito bonitas e grandes, de delicado tom lilás com um azul expressivo mais próximo das bordas das pétalas e núcleo amarelo. O perene cresce até 1,5 me mais, flores muito abundantes e coloridas, um aroma agradável emana das flores. A variedade tem alta resistência à geada e geralmente é despretensiosa às condições de cultivo, portanto cria raízes facilmente em qualquer área.

Delphinium Nova Zelândia Double Innosens

A variedade Double Innosens pertence à série de variedades New Millennium e se distingue por flores brancas, duplas e grandes de até 4 cm de diâmetro cada. As flores da planta são colhidas em inflorescências e geralmente aparecem em julho, enquanto o período de floração é longo, pois novos caules de flores aparecem nos caules perenes em vez de desbotados.

A variedade Dumble Innosens tem alta resistência de inverno e pode suportar o frio do inverno, mesmo sem abrigo adicional.

Como cultivar um delfínio da Nova Zelândia a partir de sementes

O delfínio alto da Nova Zelândia é geralmente cultivado a partir de sementes. Se tal planta perene nunca cresceu no local antes, a semente deve ser comprada.E se você já tem uma planta perene, as sementes podem ser colhidas de plantas existentes no final da floração.

Atenção! Recomenda-se comprar sementes perenes apenas de empresas confiáveis. A autocoleta é realizada no tempo seco e somente quando os frutos da planta ficam castanhos e atingem a maturidade plena.
  • Antes de plantar no solo, é aconselhável embeber as sementes adquiridas ou coletadas, isso aumentará sua germinação de 67% para 80%. Para embeber as sementes, coloque-as em uma gaze úmida e leve à geladeira por uma semana, verificando regularmente a gaze e, se necessário, umedecendo-a novamente.
  • Quando as sementes incham, podem ser semeadas em caixas de mudas - são feitos buracos no solo com cerca de 3 mm de profundidade, a semente é colocada e polvilhada com terra, batendo levemente.
  • Após o plantio, as caixas com as sementes precisam ser regadas corretamente, ou melhor, bem borrifadas com água sedimentada para evitar que as sementes sejam lavadas. Em seguida, um filme plástico é puxado sobre o recipiente e as mudas são colocadas em local iluminado e aquecido a uma temperatura de cerca de 15 graus. 3 dias após a semeadura, é aconselhável começar a retirar a caixa com as sementes em local fresco durante a noite.

Com a semeadura correta das sementes do delfínio da Nova Zelândia, as mudas aparecem após 2 semanas. Depois disso, você precisará remover o filme das caixas de mudas, regar as mudas e umedecer ainda mais o solo à medida que seca.

Quando os brotos tiverem 3 folhas maduras, as mudas precisarão mergulhar - transplante cada uma delas em um vaso separado cheio de solo nutritivo solto. Quando os brotos estiverem um pouco mais fortes, podem ser preparados para o plantio no solo. Antes disso, recomenda-se levar as mudas ao ar livre por vários dias seguidos, aumentando a cada vez o tempo de residência dos brotos perenes ao ar livre.

Plantar e cuidar do delfínio da Nova Zelândia em campo aberto

Cultivar um delfínio da Nova Zelândia é uma tarefa bastante simples para um jardineiro. É necessário lembrar apenas as regras mais básicas para transplantar e cuidar de uma planta em campo aberto.

Preparação do local de pouso

Delphinium adora lugares bem iluminados, por isso é recomendado selecionar um terreno ensolarado ou com sombras claras. A planta é pouco exigente para o solo, mas cresce melhor em solos franco-arenosos neutros ou ligeiramente ácidos. Uma planta perene não tolera a estagnação constante de umidade; uma boa drenagem deve ser organizada para ela no local.

A profundidade do buraco de plantio para perenes é geralmente cerca de 50 cm de profundidade, o diâmetro do buraco deve ser de 40 cm. Meio balde de composto e um copo de cinza de madeira, bem como fertilizantes minerais complexos, são despejados em cada buraco . É necessário fazer uma cova para o plantio alguns dias antes do plantio, para que os fertilizantes tenham tempo de serem devidamente absorvidos pelo solo.

Importante! Se você planeja plantar várias plantas perenes de uma vez, é necessário observar intervalos de 60-70 cm entre arbustos individuais.

Regras de plantio de delfínio da Nova Zelândia

É necessário plantar o delfínio no solo no final da primavera, após as últimas geadas. Apesar de a planta perene ser caracterizada por maior resistência ao frio, a geada pode causar sérios danos às mudas jovens.

  • As mudas de delfínio da Nova Zelândia são cuidadosamente retiradas dos recipientes anteriores, é recomendável molhar o solo antes disso.
  • Junto com os restos de um coma de terra, a planta é baixada para o buraco preparado.
  • Se necessário, endireite suavemente as raízes e, em seguida, preencha o buraco com terra até o topo.

Imediatamente após o plantio, o delfínio deve ser regado. Recomenda-se também cobrir as mudas pela primeira vez com filme ou jarra de vidro para aumentar o nível de umidade, o que contribuirá para um enraizamento mais rápido. Quando o delfínio começa a crescer ativamente, o abrigo pode ser removido.

Regar e alimentar

Delphinium New Zealand é uma planta que ama a umidade que requer rega regular.Recomenda-se umedecer o solo sob a planta perene à medida que o solo seca, o solo deve sempre permanecer ligeiramente úmido. Nesse caso, é necessário evitar a estagnação da água nas raízes da planta, uma vez que as perenes podem morrer por encharcamento.

No verão, a rega deve ser aumentada; sob luz solar intensa, o solo seca mais rápido.

Quanto à alimentação, recomenda-se aplicá-la pela primeira vez depois que a muda atingir os 15-20 cm. É melhor diluir o estrume orgânico na água e simplesmente regar o delfínio com esta solução, soltar o solo e eliminar o ervas daninhas.

Poda

Ao atingir uma certa altura, o delfínio é recomendado para ser cortado e desbastado. Isso não só torna os arbustos da planta mais decorativos, mas também melhora as características de floração. Como a planta perene não precisa gastar energia alimentando brotos extras, ela começa a florescer mais abundantemente e as próprias inflorescências tornam-se mais brilhantes e maiores.

A poda é realizada depois que o delfínio atinge mais de 25 cm de altura. Em um arbusto de planta perene, não devem sobrar mais do que 5 brotos, o que contribuirá para uma boa distribuição de nutrientes e, ao mesmo tempo, melhorará a circulação do ar dentro do arbusto.

Além de brotos em excesso, você também precisa aparar caules fracos e finos localizados perto da superfície da terra. Após o procedimento, é recomendado tratar todas as seções com carvão ativado, para evitar a deterioração.

Preparando-se para o inverno

O delfínio da Nova Zelândia tem boa resistência ao frio. No entanto, com o início do inverno, a parte aérea da planta morre inevitavelmente. Portanto, não faz sentido preservar os caules - depois que a floração estiver completa e as folhas secarem, os brotos precisarão ser cortados a cerca de 30 cm do solo. Para que os locais dos cortes não comecem a apodrecer, no outono precisam ser cobertos com argila logo após a poda.

Delphinium pode hibernar sem abrigo especial, mas em regiões com uma pequena quantidade de neve, as plantas perenes ainda são recomendadas para serem protegidas do tempo frio. Para fazer isso, o delfínio deve ser jogado com ramos de abeto ou palha, o abrigo aquece ligeiramente o solo e evita que as raízes congelem na ausência de uma alta cobertura de neve.

Reprodução

Cultivar um delfínio gigante da Nova Zelândia a partir de sementes é uma das maneiras mais fáceis de aumentar a população de flores em uma casa de campo de verão. É necessário colher as sementes no outono, no final da floração, após o que as sementes são embebidas em casa e plantadas em recipientes fechados. Demora cerca de 2 semanas para germinar as sementes, e então tudo o que resta é cuidar dos brotos até a próxima primavera, quando podem ser transplantados para o campo aberto.

Atenção! O método de reprodução das sementes tem suas desvantagens - as mudas nem sempre herdam as qualidades e características da planta-mãe, e seu efeito decorativo pode ser pior.

Outro método de criação simples e eficaz é dividir o arbusto para plantas perenes adultas. O procedimento é realizado da seguinte forma:

  • para a divisão, é escolhido um delfínio da Nova Zelândia com 3-4 anos de idade, as plantas mais jovens têm um sistema radicular insuficientemente desenvolvido e os delfínios velhos se adaptam pior durante o transplante;
  • a divisão pode ser feita tanto na primavera quanto no outono - no primeiro caso, o delfínio é arrancado do solo assim que novas folhas começam a se formar em seus brotos e, no segundo, aguardam o final da floração e o início do amadurecimento da semente;
  • uma planta adulta é cuidadosamente desenterrada do solo e o rizoma é cuidadosamente cortado em várias partes, cada uma das divisões deve ter um rebento forte e saudável, pelo menos um botão dormente e raízes intactas bem desenvolvidas;
  • os delenki são assentados em orifícios padrão preparados, regados abundantemente e depois cuidam deles de acordo com o esquema clássico.

Como regra, o delfínio dividido começa a florescer abundantemente no ano seguinte.

Importante! Ao dividir um arbusto de um delfínio adulto, não é necessário deixar vários botões de crescimento, uma planta perene se desenvolve muito rápida e intensamente, portanto, um novo arbusto bonito e saudável pode ser obtido a partir de uma divisão com um único botão.

Entre os métodos clássicos de reprodução de um delfínio, as estacas também devem ser chamadas.

  • Na primavera, é necessário cortar vários brotos apicais jovens com cerca de 10 cm de comprimento de um delfínio adulto.
  • Cada uma das estacas deve ter um "calcanhar" - uma parte do tecido da raiz.
  • As mudas são colocadas em uma solução por um dia, o que promove o rápido crescimento das raízes, e então enraizadas em uma caixa de mudas, usando turfa e peso misturados em quantidades iguais como solo.
  • É necessário aprofundar o “calcanhar” das mudas em 1,5-2 cm, após o plantio no vaso, os brotos são regados e cobertos com tampa de vidro ou filme plástico.
  • É necessário manter as estacas à sombra a uma temperatura de 20-25 ° C, em média leva cerca de 5 semanas para um enraizamento de alta qualidade.

Ao longo do ano, as mudas são cultivadas em recipientes fechados para que sejam devidamente reforçadas e, na próxima primavera, são plantadas ao ar livre de acordo com o esquema padrão.

Doenças e pragas

O belo e despretensioso delfínio da Nova Zelândia permanece vulnerável a algumas doenças e parasitas de jardim. Das doenças para ele são especialmente perigosas:

  • oídio, capaz de matar tiros aéreos em apenas alguns dias;
  • mancha negra privando a planta de decoratividade e levando à sua morte.

Para se livrar dos fungos, recomenda-se borrifar e polvilhar o delfínio da Nova Zelândia com agentes comprovados, como Topázio ou Fundazol. É importante fazer isso nos primeiros sintomas de doenças, então a planta pode ser salva a tempo.

Das pragas de jardim do delfínio, a mosca do delfínio e as lesmas são perigosas - os parasitas se alimentam das partes verdes da planta e podem destruir completamente as plantas perenes. Para eliminar os parasitas, é necessário usar os agentes inseticidas Actellik e Karbofos. Ao mesmo tempo, é melhor pulverizar as plantações profilaticamente para evitar o próprio aparecimento de insetos e lesmas.

Conclusão

Delphinium New Zealand é uma planta muito bonita que não impõe grandes exigências nas condições de cultivo. Se você seguir as regras básicas de plantio e cuidados com uma planta, a perene logo agradará com uma floração generosa.

Resenhas do delphinium da Nova Zelândia

Petrova Irina Vasilievna, 52 anos, Moscou
O gigante delfínio da Nova Zelândia é um dos meus favoritos na cabana de verão. Tenho cultivado uma planta perene há cerca de 5 anos, desfruto da floração abundante todos os anos e, ao mesmo tempo, é muito fácil cuidar de um delfínio.
Stasova Tatyana Nikolaevna, 44 anos, Tver
Eu cultivo várias variedades de delphinium em minha dacha de uma vez - Black Aid Angels, Cobalt Dreams e Giant Lime. Gosto muito da despretensão desta planta, que se alia a uma floração incrivelmente bonita, no meio do verão o local simplesmente se transforma graças às cores branco, azul e amarelado.
Vasnetsova Elena Sergeevna, 42 anos, Kaluga
Ela plantou o delfínio da Nova Zelândia pela primeira vez há 3 anos e não se arrependeu de sua escolha. Apesar de a planta quase não exigir cuidados especiais, a floração das perenes é muito bonita e abundante, aliás, dura até o outono.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção