Maiô: foto de planta, plantio e cuidado em campo aberto

A descrição do maiô de flores deve ser estudada antes de plantar uma planta em uma casa de verão. Perene é representado por muitas variedades bonitas e pouco exigentes.

Qual é a aparência de um maiô

O banhista é uma planta perene da família Buttercup. Possui caules retos até em média 1 m de altura, folhas verdes claras ou escuras em forma de palmada.

A planta floresce do final de maio a agosto - dependendo da espécie. Seus botões são brilhantes, arredondados, 1-2 em cada um dos caules, amarelo-limão, dourado ou laranja. O período de decoratividade da planta dura 18-25 dias, o banhista nesta altura emite um agradável aroma ligeiro. No final da floração, a planta perene forma frutos arredondados, constituídos por vários folíolos com pequenas sementes pretas.

Botões de maiô são mais frequentemente fechados ou entreabertos

Onde e como o maiô cresce

Numerosas espécies de plantas são encontradas em todo o hemisfério norte. Você pode conhecer o maiô na Europa Ocidental e na Ásia, América do Norte, na parte central da Rússia e na Sibéria. Uma planta perene prefere crescer principalmente prados úmidos, margens de rios e clareiras na floresta, prefere solos úmidos e férteis.

Por que o maiô está listado no Livro Vermelho

Apesar de sua ocorrência generalizada, a planta pertence a espécies ameaçadas de extinção. Lindas flores brilhantes são colhidas maciçamente para buquês, o número também está diminuindo devido à aragem dos prados e ao desenvolvimento da terra. Em muitas regiões, a planta perene está listada no Livro Vermelho e é protegida pelo estado.

Como distinguir um maiô de um botão de ouro

Pela foto e descrição do maiô, você pode ver que é muito parecido com um botão de ouro. As plantas estão intimamente relacionadas, florescem quase ao mesmo tempo e produzem botões amarelos brilhantes.

Mas distinguir entre eles é bastante simples. As flores do maiô são maiores, e, além disso, ao longo de todo o período de decoratividade, costumam manter a forma esférica, sem desdobrar-se até o final. Quanto ao botão de ouro, as cinco pétalas estão bem espalhadas ao redor do centro.

Botões de botões de ouro são menores do que um maiô

Tipos e variedades de trajes de banho com fotos e nomes

No território da Rússia, a planta é representada por várias espécies populares e variedades decorativas. Entre si, diferem principalmente em tamanho, tonalidades e época de floração.

Maiô siberiano

O maiô siberiano (Trollius sibiricus) sobe em média 70 cm acima do solo. Ele entra no período decorativo em junho, produz botões laranja pálidos com cerca de 4 cm de diâmetro. Em sua forma natural, a planta é encontrada no Extremo Oriente, nas regiões árticas e no leste da Sibéria.

O maiô siberiano geralmente cresce em prados pantanosos e ao longo das margens de corpos d'água

Fato de banho Ledebour

A senhora de banho de Ledebour (Trollius ledebourii) cresce 70 cm acima do solo. As folhas da planta são verde-escuras, amplamente dissecadas, as flores são grandes, até 8 cm de largura, arredondadas. Os botões aparecem mais perto de meados de junho, eles são de cor laranja suave. No coração da flor existem pétalas estreitas e verticais circundando os estames subdesenvolvidos.

O maiô de Ledebour pode ser encontrado em sua forma natural no Extremo Oriente

chinês

O maiô chinês (Trollius chinensis) cresce até 1 m acima do solo, tem lindas folhas verdes escuras esculpidas. Floresce mais tarde do que outras variedades - de julho a agosto. A planta produz botões de cor laranja abertos e semicerrados com pétalas longas e finas.

As flores do maiô chinês atingem 5 cm de diâmetro

Maiô anão

O maiô anão (Trollius pumilus) pertence à espécie subdimensionada e sobe apenas 30 cm acima do solo. As densas folhas verdes da planta são coletadas em rosetas de raiz. Os botões da variedade são arredondados, abertos, com pétalas largas. Eles são geralmente amarelos brilhantes, mas às vezes podem ter uma leve tonalidade avermelhada.

O maiô anão floresce de maio a junho

europeu

O maiô europeu (Trollius Europaeus) cresce na Rússia desde a Rússia central até a Sibéria Ocidental. Os botões da espécie são amarelo pálido ou dourado, com nectários laranja. A planta começa a florescer no final de maio.

O maiô europeu cresce em média 1 m

O mais alto

O maiô mais alto (Trollius altissimus) pode atingir 1,5 m, a altura da roseta radicular das folhas é de 60 cm e os botões são amarelo-esverdeados, com até 6 cm de diâmetro, coletados em inflorescências ramificadas. A planta deste tipo desperta interesse principalmente pelo seu elevado crescimento, podendo ser utilizada para formar o fundo de um canteiro de flores.

O maiô mais alto floresce em maio e junho

Asiáticos

O maiô asiático (Trollius Asiaticus) é encontrado na Sibéria Ocidental e Oriental, Mongólia e Cazaquistão, cresce em prados úmidos, na tundra e nas montanhas. É uma planta perene de até 80 cm de altura, flores de meados de maio a meados de junho com botões redondos laranja-avermelhados.

O maiô asiático é considerado uma boa planta de mel

Lilás

O banhista roxo (Trollius lilacinus) cresce em Altai, Mongólia, China e Ásia Central. Sobe cerca de 50 cm acima do solo, produz botões incomuns de lavanda com nectários amarelo-esverdeados no centro. A planta floresce no final de junho e julho.

As flores da malha lilás não ultrapassam 5 cm de largura

As melhores variedades

De particular interesse entre os jardineiros são as variedades decorativas de banhistas. Eles são caracterizados por uma floração abundante e rica cor de botões grandes ou médios.

Maiô Lemon Queen

Variedade Lemon Queen (Lemon Queen) - uma planta de até 70 cm de altura com grandes botões amarelo-limão. Um par de flores pode aparecer em cada haste. O banhista é compacto, não ocupa espaço desnecessário no jardim, mas parece muito impressionante contra o fundo de uma densa vegetação.

A variedade Lemon Queen tolera geadas de até -40 ° С

Princesas Orange

A Orange Princess Bather produz botões de laranja brilhantes com cerca de 5 cm de diâmetro. Ela floresce em maio e junho e quase não requer manutenção no jardim. O banhista cresce bem em solos úmidos, à sombra e ao sol, adequados para o plantio em quase todas as áreas.

A variedade Orange Princess cresce até uma média de 50 cm

Brilho laranja

O maiô compacto Orange Glow cresce até 60 cm acima do solo. Em maio e junho, ele dá numerosos botões globulares brilhantes. A planta prefere locais bem iluminados, o período decorativo do maiô laranja dura cerca de um mês.

Plantar Orange Glow é melhor em solos neutros leves

Elist of All

Banhista Elist of All (Earliest of All) é uma planta com flor precoce que floresce no início de maio. Os botões da variedade são amarelo-escuros, com nectários dourados.As flores não ultrapassam os 4 cm de diâmetro, mas ao mesmo tempo cobrem a planta perene em abundância e têm um aspecto espectacular e brilhante.

Elist of All não cresce mais do que 50 cm

Etna

Bather Etna (Etna) floresce em maio e junho. Os botões da variedade são amarelo-laranja, brilhantes e vistosos. Também dignas de nota são as lindas folhas brilhantes da planta, verdes com um leve tom prateado.

A variedade Etna sobe 60 cm acima da superfície do solo

Golias

O Banho Golias (Goliaf) é uma planta alta de até 90 cm que chama a atenção pelos grandes botões laranja-escuros com miolo mais claro. Cada flor pode ter até 7 cm de diâmetro.

A variedade Goliath floresce na segunda quinzena de maio.

Alabastro

Uma variedade incomum do maiô Alabaster se distingue por grandes botões de até 6 cm no tom creme claro original. As flores são semi-duplas, muito bonitas, com pétalas rosadas nas pontas. A planta floresce em maio-junho e novamente em agosto e setembro.

A altura da variedade de alabastro é de cerca de 35 cm

Cheddar

A bela banhista de Cheddar tem delicados botões amarelos cremosos com estames de limão e parece muito graciosa no jardim. A planta geralmente sobe 70 cm acima do solo e emite um aroma agradável durante o período decorativo.

A floração da variedade Cheddar ocorre em maio e novamente em agosto.

Maiô em paisagismo

Um maiô compacto, mas brilhante, que pode embelezar qualquer área. É usado ativamente em projetos paisagísticos em composições individuais e em grupo. A planta é bem adequada:

  • decorar as áreas frontais do jardim;

    O biquíni fica brilhante na frente da casa e ao longo dos caminhos

  • para a decoração de áreas rochosas;

    Variedades de baixo crescimento do maiô parecem organicamente entre as pedras

  • para plantar em canteiros de flores;

    O banhista, dependendo da variedade, pode formar o primeiro ou o segundo plano da composição.

  • para decorar as margens dos reservatórios;

    O maiô é confortável em áreas molhadas

A planta pode coexistir com delphinium, irises, edelweiss, malmequeres, spirea e outras plantas perenes.

Importante! O banhista é adequado para o corte; as flores não murcham por muito tempo na água.

Métodos de reprodução do maiô

Existem várias maneiras de propagar uma planta em um local.

  1. Sementes... O material de plantio é submetido à estratificação preliminar em casa por 3-4 meses em temperaturas de até 4 ° C. Na primavera, as sementes são transferidas para um solo leve e solto, após o aparecimento da segunda folha verdadeira elas mergulham. É aconselhável cultivar uma planta perene em uma caixa de mudas por algumas temporadas, ela é transferida para um local permanente no segundo ou terceiro ano.
  2. Ao dividir o arbusto... Um arbusto de planta adulta saudável em agosto ou início de setembro é retirado do solo e dividido em várias partes, com pelo menos dois brotos em cada uma e raízes fortes. As mudas são imediatamente transferidas para um novo local, sem sacudir o solo, e então regadas e sombreadas até que a planta perene crie raízes de maneira adequada.
  3. Estacas... Na primavera e no verão, os rebentos inferiores jovens ou rosetas basais com uma parte do núcleo subterrâneo são separados da planta adulta. O corte é transferido diretamente para o solo e fornece umidade de alta qualidade e proteção contra o sol direto.
Atenção! Variedades ornamentais perenes são geralmente propagadas dividindo o arbusto. Deve-se ter em mente que a planta não gosta de transplantes frequentes.

Ao dividir um arbusto, as raízes da planta não precisam ser descascadas para não danificá-las

Aterrando o maiô no chão

Plantar e cuidar de um maiô em campo aberto não é particularmente difícil. No entanto, no processo, você precisa seguir várias regras importantes.

Tempo recomendado

Ao contrário de muitas plantas, é recomendável plantar um maiô não na primavera ou no outono, mas no final do verão, em agosto. Nesse caso, a perene tem a garantia de ter tempo para criar raízes no solo aquecido e não sofrerá com o frio do inverno.

Seleção do local e preparação do solo

A maioria das espécies e variedades de plantas tolera bem a sombra parcial, mas prefere locais abertos e ensolarados. É melhor plantar a cultura em áreas com iluminação difusa, como perto de árvores ou arbustos altos.

A flor prefere solo leve, neutro ou levemente ácido, com alto teor de húmus. O perene enraíza-se bem em margas, adora umidade, mas ao mesmo tempo não reage bem à água estagnada.

Algoritmo de aterrissagem

Pouco antes do plantio de mudas ou mudas, a área selecionada deve ser desenterrada e, se necessário, diluída com areia ou fertilizada com turfa e húmus. Para uma planta perene decorativa, é preparado um pequeno orifício, com o dobro do tamanho das raízes. Ao colocar várias plantas de uma vez, resta 50 cm de espaço entre as covas.

Antes do plantio, entulho ou tijolo quebrado é despejado no fundo do buraco para drenagem, e então o buraco é preenchido pela metade com uma mistura de solo de jardim, areia e turfa. A muda é cuidadosamente baixada sobre o monte formado, aprofundando o colo da raiz em 2 cm, coberta com os restos do solo e regada. Com o plantio adequado, a planta perene deve criar raízes rapidamente - em média, em algumas semanas.

Atenção! As folhas devem ser cortadas imediatamente após o procedimento para que a planta direcione todas as suas forças para as raízes em crescimento.

Regras de cultivo de maiô

Uma planta perene tem baixa necessidade de manutenção. É fácil cultivar no campo, se não se esquecer dos pontos principais.

Regar e alimentar

As plantas perenes no jardim precisam de solo constantemente umedecido. Durante o crescimento ativo e a floração, bem como durante os períodos de seca, a planta é regada com água morna uma vez por semana ou mais frequentemente, à medida que o solo seca. Se a planta perene estiver localizada perto de uma lagoa ou riacho, você pode passar sem umidade adicional.

Para proteger contra ervas daninhas, o solo nas raízes da roupa de banho pode ser coberto com palha ou entulho

É necessário alimentar a cultura duas vezes por temporada - no início de maio e antes da floração. Minerais complexos contendo nitrogênio, potássio e fósforo são usados, as dosagens são medidas muito pequenas - 5-10 g de fertilizante por balde de água.

Quando e como transplantar um maiô

É aconselhável transplantar um maiô com menos frequência, a planta não gosta de mudanças frequentes de local. É aconselhável realizar o procedimento no máximo uma vez a cada cinco anos.

O trabalho começa no meio do verão, no final da floração, quando a planta perene entra em estado de dormência. O arbusto é cuidadosamente cavado e com uma faca ou pá afiada é dividido em partes com 3-4 botões de crescimento em cada uma, após o que são imediatamente transferidos para um novo local. No início, a muda é protegida da luz solar direta.

Preparando-se para o inverno

A maioria das variedades de plantas perenes é caracterizada por boa resistência ao frio e pode suportar geadas de até -30 ° C sem abrigo. Pouco antes do início do inverno, recomenda-se cortar apenas a parte aérea da cultura, deixando as estacas com no máximo 3 cm de altura. Se desejado, uma planta perene pode ser jogada de cima com folhas caídas, palha ou galhos de abeto, isso protegerá as raízes do congelamento.

Doenças e pragas

O banhista é uma planta resistente e viável, com boa imunidade. No entanto, às vezes as plantas perenes podem afetar doenças fúngicas. O maior perigo é representado por:

  • septoria - a doença deixa manchas marrons ou laranja com uma borda amarelada e manchas pretas nas placas das folhas;

    Se não for tratada, a septoria leva à deformação e ressecamento da planta.

  • obscenidade - com esta doença, a planta perene retarda o seu desenvolvimento e aparecem crescimentos esbranquiçados e escuros no caule e nas folhas;

    A obscuridade enfraquece o maiô e reduz sua resistência ao gelo

Com sintomas de doenças fúngicas, a planta deve ser tratada com Bordeaux líquido ou sulfato de cobre. Ao mesmo tempo, as partes afetadas da planta perene são cortadas e queimadas.

Dos parasitas, os nematóides são os mais perigosos para o maiô. Os vermes prejudicam as raízes, formam crescimentos característicos sobre elas; com o tempo, a planta perene começa a escurecer e morrer nas placas das folhas.Nos estágios iniciais, a infecção pode ser eliminada com os medicamentos Fosfamida e Heterofos.

Em estágios avançados, os nematóides não respondem ao tratamento e a planta deve ser destruída.

As propriedades curativas da planta

Folhas e flores são usadas na medicina tradicional. Quando usada com cuidado, a planta:

  • ajuda com irritações e danos à pele;
  • tem efeito diurético;
  • regula o ciclo menstrual nas mulheres;
  • serve como prevenção do escorbuto e da deficiência de vitaminas;
  • melhora a condição em doenças da vesícula biliar;
  • ajuda com doenças do estômago e intestinos.

Ao mesmo tempo, a raiz do maiô contém substâncias tóxicas em sua composição. Para o tratamento de doenças, raramente é usado e principalmente por métodos externos.

Aplicação na medicina tradicional

As folhas e flores da planta contêm uma grande quantidade de substâncias valiosas. Entre os principais você pode listar:

  • flavonóides;
  • cumarinas e saponinas;
  • ácido ascórbico;
  • óleos fixos;
  • colina;
  • lipase;
  • ácidos fenolcarboxílicos.

Devido à rica composição química, a medicina tradicional usa a planta para tratar as seguintes doenças:

  • epilepsia;
  • sarna;
  • furunculose;
  • diarréia;
  • edema e hidropisia;
  • doenças dos rins e do fígado.

O banhista possui propriedades antitumorais. Em combinação com medicamentos oficiais, a planta é usada na terapia do câncer.

Limitações e contra-indicações

Em geral, o maiô é considerado uma planta bastante segura. Mas, uma vez que seu efeito no corpo humano não foi completamente estudado do ponto de vista científico, em alguns casos é melhor recusar o uso da erva. É proibido usar fundos com base nele:

  • durante a gravidez e amamentação;
  • se você tem uma alergia individual;
  • com exacerbações de pancreatite e úlceras estomacais.

Durante o tratamento com maiô, as dosagens indicadas nas prescrições devem ser cuidadosamente observadas. Pela primeira vez, produtos à base de plantas são experimentados com muito cuidado e em quantidades mínimas para verificar se há uma reação negativa do organismo.

Coleta e aquisição de matérias-primas

É necessária a coleta do maiô para fins medicinais de junho a julho, período de floração da maioria das espécies vegetais. O local para a aquisição de matéria-prima é escolhido limpo, localizado longe de estradas, grandes cidades e instalações industriais.

Você precisa preparar um maiô em um dia seco e claro.

Para uso médico, costuma-se coletar caules, botões e folhas. Imediatamente após o preparo, eles são dispostos em uma assadeira ou em uma folha de papelão e deixados ao ar livre sob uma cobertura até que estejam completamente secos. A luz solar direta não deve incidir sobre a planta, pois a luz ultravioleta destrói substâncias úteis na composição das matérias-primas.

A grama seca qualitativamente é colocada em sacos de papel ou potes de vidro e armazenada em local escuro com baixa umidade. A planta mantém suas propriedades benéficas por até três anos. Durante este período, as peças de trabalho precisam ser agitadas de vez em quando para que o molde não entre nelas e verifique se há insetos.

Conselho! Se desejar, a planta medicinal pode ser secada em uma estufa pré-aquecida a no máximo 45 ° C.

Conclusão

Descrição da flor A banhista é uma planta bonita e útil com baixos requisitos de manutenção. A planta perene não só decora o jardim, mas também ajuda no tratamento de enfermidades, seguindo as receitas comprovadas da medicina tradicional.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção