Brunner de folhas grandes Variegata (Variegata): foto, descrição, plantio e cuidados

Variegata de Brunner é uma herbácea perene. A planta é freqüentemente encontrada como um elemento do projeto paisagístico. Plantar e cuidar de uma flor tem características próprias.

Descrição do brunner variegata

A planta é um arbusto extenso. Os caules da variedade Variegata são densamente frondosos, ligeiramente púberes.

Importante! A variedade Brunner Variegata pertence ao subdimensionado: a altura do arbusto é de apenas 50 cm.

A forma das placas de folha é oblonga, em forma de coração, mas com uma extremidade pontiaguda. Acima as folhas são verdes, abaixo elas têm um tom acinzentado. Nas bordas, eles desbotam para um tom cremoso durante o verão.

As flores da planta são de um tom azul profundo com uma mancha branca no centro: externamente, os botões lembram inflorescências do tipo Miosótis

Os botões da variedade Variegata florescem no final de abril ou início de maio, murchando após um mês. Se o outono estiver quente, a planta pode florescer novamente.

Brunner Variegata tem boa resistência à geada: os arbustos não morrem em temperaturas abaixo de -29 ° C.

Onde cresce

O Cáucaso é considerado a pátria dos Brunners. A planta é surpreendentemente despretensiosa. O mato cresce com segurança no local do local, onde há muito sol pela manhã e sombra à tarde.

Importante! Com a exposição constante ao sol, a planta começa a sentir falta de umidade, e na sombra o arbusto se estica demais.

Crescendo a partir de sementes

A semente está disponível para compra em floriculturas. Você precisa guardá-lo na geladeira para que passe por estratificação. As datas ideais de plantio são fevereiro ou início de março.

Em um recipiente limpo equipado com ventilação, solo de flores ou solo do jardim misturado com húmus é derramado. Os sulcos são feitos na superfície do solo, as sementes são colocadas neles e cobertas com terra. A caixa com as futuras mudas é transferida para a geladeira e deixada lá para estratificação por 4 meses.

Durante o período de estratificação, é necessário garantir que o solo esteja umedecido, não deve ser permitido resfriamento ou superaquecimento das sementes: a temperatura não deve ser inferior a 0 ° С e não superior a + 5 ° С

Decorrido o tempo, é necessário retirar o recipiente e transferi-lo para o peitoril da janela. Os brotos devem aparecer nas próximas 2 semanas. Cuidado da planta sem características: regar, remover ervas daninhas, alimentar com agentes complexos 2 vezes por mês.

A floração no plantio de sementes de Brunner Variegata ocorre apenas no terceiro ano após a transferência da flor para o terreno aberto

Aterragem no solo

E embora Brunner Variegata não exija cuidados, o conhecimento das características do cultivo de uma cultura permite que você obtenha uma planta forte e saudável. Sem um transplante em boas condições, o mato pode crescer em um local por até 15 anos.

Seleção e preparação do local

Recomenda-se encontrar um local no jardim onde o solo seja bem umedecido com uma mistura de argila. Nas terras férteis e fertilizadas com esterco de Brunner, Variegata cresce abundantemente, o que leva a uma violação dos estágios de desenvolvimento da planta. Ao contrário das folhas, o rizoma não tem tempo para se formar para que a flor possa hibernar com sucesso.

Não é necessária uma preparação especial do solo: cave bem e remova ervas daninhas e detritos. Se os solos forem completamente argilosos, é necessário adicionar composto à cova de plantio.

Estágios de plantio

Recomenda-se transferir Brunner Variegata para um terreno aberto em junho-julho para dar à planta tempo suficiente para se preparar para o inverno. Um arbusto plantado na primavera pode infectar infecções do solo.

A planta é despretensiosa: coloque uma muda na cova preparada, afunde ligeiramente para que o colo da raiz fique ao nível do solo, a seguir polvilhe com terra e água abundantemente. A camada superior do solo deve ser coberta com cobertura morta.

Se a planta tiver um sistema radicular bem formado, o plantio em terreno aberto é realizado da seguinte forma:

  • cortar a parte aérea, deixando os pecíolos das folhas basais;
  • inspecione o rizoma, remova partes podres ou danificadas;
  • cavar buracos e colocar plantas lá, certificando-se de que o colo da raiz não fique coberto com terra;
  • regar bem o arbusto, cobertura morta.

A maioria dos jardineiros prefere plantar Brunner Variegata a uma curta distância um do outro: a planta cresce muito rapidamente e tem um sistema radicular compacto

A distância recomendada entre as mudas é de 30-40 cm, mas o brunner cresce bem em condições apertadas, então se houver muitos arbustos, eles são plantados com mais frequência.

Cuidado

Brunner Variegata pertence a culturas que gostam de umidade, portanto, é recomendável umedecer o solo à medida que seca. Em dias nublados e períodos de chuva, o procedimento é realizado com menor frequência.

Uma etapa obrigatória do cuidado é a cobertura morta. É realizado não apenas para reter a umidade no solo, mas também para proteger a planta de lesmas. Recomendamos usar serragem, calcário ou borra de café como cobertura morta.

Jardineiros cobrem com sucesso Brunner Variegata com pequenos galhos e folhas, o que simultaneamente fornece à planta substâncias úteis

Quaisquer folhas secas, brotos quebrados ou botões murchas devem ser removidos durante a temporada.

Doenças e pragas

A umidade e a sombra são causas comuns de oídio ou manchas marrons. São caracterizados pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas ou acastanhadas nas lâminas das folhas.

Para combater doenças, as partes afetadas da planta são removidas e a rega é reduzida. Dos antifúngicos, recomenda-se o uso do líquido Bordeaux, Fundazol.

Os rizomas de Brunner Variegat são muito atraentes para roedores, por isso é recomendável mexer regularmente a camada de cobertura morta.

Poda

A primeira poda é realizada imediatamente após a floração: todos os botões são removidos. Se você deixá-los na planta, os frutos serão formados. Brunners gastarão muita energia em sua maturação, o que afetará negativamente a aparência do arbusto.

A segunda poda é feita a pedido: se a segunda onda de floração já começou, recomenda-se que os botões sejam removidos. Brunner Variegata não terá tempo suficiente para acumular força suficiente para um inverno bem-sucedido no inverno se as flores sobrarem.

Preparando-se para o inverno

A preparação para o período de inverno não prevê medidas especiais. As chapas precisam ser cortadas. Não são necessários abrigos para o Brunner Variegata. Se a cultura for cultivada nas regiões do norte, você pode cobrir as raízes com uma camada de cobertura morta.

Alguns jardineiros não preparam a planta para o inverno de forma alguma: com o início da geada, as folhas morrem e as raízes sobrevivem com sucesso à estação

Reprodução

O Variegata de Brunner se espalha rapidamente por todo o site, se não for limitado no tempo. Mas se você quiser propagar um arbusto, use o método de divisão.

Para isso, o arbusto é desenterrado, dividido em várias partes e plantado. Antes do plantio, as partes danificadas ou afetadas por pragas são removidas das parcelas.

É necessário garantir que o rizoma separado tenha várias raízes pequenas: isso aumentará as chances de a muda ganhar terreno no solo.

Outro método de melhoramento são as sementes. Brunner geralmente se espalha por auto-semeadura, se as flores não forem removidas a tempo.

Foto em paisagismo

Uma vez que o arbusto cresce muito, ele é usado para criar bitters alpinos, canteiros de flores, mixborders.

O arbusto é subdimensionado, por isso é plantado em primeiro plano ou entre outras flores que adoram umidade e sombra parcial

Nos estilos orientais, a paisagem implica a presença de uma fonte de água, portanto, Brunner Variegata se sente muito bem perto de reservatórios e fontes artificiais.

Brunner também pode ser usado como decoração de casa, plantando-o ao longo da estrutura.

Você pode plantar variedades de Variegata para Brunner perto de caminhos de jardim para criar belas composições: o arbusto crescerá gradualmente, formando um tapete verde

Bons vizinhos para Brunners são peônias, rododendros, anfitriões. Belas composições podem ser criadas se um zimbro, uma cabra com chifres ou uma samambaia for colocada ao lado dela.

Freqüentemente, Brunner Variegata é plantada sob árvores, troncos decorativos ou itens de interior de jardim são colocados ao lado dela.

Conclusão

Brunner Variegata é uma planta perene despretensiosa e bela. Tolera bem baixas temperaturas, mas é exigente com a umidade e adora sombra. A planta é usada para criar paisagismo em parques, jardins. É importante lembrar que a variedade Variegata cresce rapidamente.

Testemunhos

Zhadko Irina Gennadievna 37 anos, Orsk
Tenho uma pequena área em frente à minha casa, onde sempre sonhei em fazer um jardim de flores. Mas metade de seu território é ocupado por cereja de pássaro. Coloquei o Brunner Variegat sob suas raízes. A floração já está no mês de maio e, além da rega, não acarreta nenhum custo adicional. E quando o jardim desbotou na casa dos vizinhos em setembro, meu terreno agrada com vegetação.
Shaposhnikova Alina Igorevna, 29 anos, Kinel
Ao criar um projeto paisagístico em um jardim, é necessário plantar plantas para que algumas floresçam, enquanto outras apenas formem botões. Poucas plantas toleram bem a sombra e ficam totalmente verdes até o final do outono. Brunner Variegat é ideal. O único inconveniente ao trabalhar com isso é a limitação da distribuição. A planta está constantemente se esforçando para crescer.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção