Moreno de folhas grandes Jack Frost (Jack Frost): foto, descrição, plantio e cuidados

Brunner é uma planta herbácea que pertence à família Borage. O gênero consiste em três espécies, duas das quais crescem no território da Rússia. O moreno de folhas grandes Jack Frost (Jack Frost) é encontrado apenas no Norte do Cáucaso e no Cinturão Médio, a segunda espécie cresce na Sibéria.

Descrição

O brunner de ervas perenes Jack Frost forma um arbusto compacto e denso. A cultura não cresce para os lados, a massa acima do solo consiste principalmente de folhas, apenas pedúnculos finos aparecem no centro durante a brotação.

Jack Frost tem boa resistência ao gelo e forte imunidade

Importante! Brunner não tolera solo seco, então ela precisa de rega regular.

Características da cultura Jack Frost:

  1. A planta é subdimensionada, atinge uma altura de 30-50 cm, o diâmetro da copa de um Brunner adulto é de 60 cm. O arbusto não se desintegra, a parte central esvazia com a idade, é um sinal de que precisa ser dividida e plantado.
  2. A espécie Jack Frost é apreciada pela forma e cor das folhas. São grandes, em forma de coração, com 20-25 cm de comprimento.A parte inferior é cinza com uma tonalidade esverdeada, áspera e densamente pubescente com cerdas pequenas e finas.
  3. A parte superior da lâmina foliar é reticulada, com nervuras verde-escuras e uma borda ao longo de uma borda lisa.
  4. As folhas estão presas em longos caules. No início de julho, termina a formação da massa acima do solo e, até o final do outono, as folhas grandes e brilhantes mantêm sua cor.
  5. O caule central é curto, espesso e pubescente. Na parte superior, formam-se pedúnculos delgados, que terminam em inflorescências corimbosas que se projetam na parte superior acima do nível da coroa.
  6. As flores são azuis escuras ou azuis claras, com miolo branco, cinco pétalas, pequenas. Seu diâmetro é de 0,5-0,7 cm. Exteriormente, as flores lembram miosótis. A floração começa em maio, vai até junho, se as inflorescências são cortadas, o ciclo é retomado em agosto.
  7. O sistema radicular é fundamental, fracamente ramificado, a raiz é longa, crescendo paralelamente à superfície do solo.

Para vegetação completa, o Brunner precisa de sombra parcial e solo úmido. A cultura se sente confortável sob a copa de árvores de grande porte e no lado norte do prédio. Em uma área aberta, podem aparecer queimaduras nas folhas, com falta de umidade a coroa perde seu turgor, razão pela qual Jack Frost de Brunner perde sua atratividade.

Crescendo a partir de sementes

As mudas de Brunners Jack Frost são colhidas em meados de julho (após o amadurecimento). Os termos são condicionais: no sul, a cultura enfraquece mais cedo, nos climas temperados mais tarde. Após a coleta das sementes, elas são tratadas com um antifúngico e colocadas na geladeira por 2 dias para o endurecimento. Você pode semear diretamente no solo:

  1. Os sulcos são feitos com 2 cm de profundidade.
  2. Espalhe as sementes a uma distância de 5 cm.
  3. Cubra com composto e regado.

As mudas aparecem em 10 dias. Quando as mudas cresceram cerca de 8 cm, são transferidas para um local permanente. Para o inverno, eles cobrem com cobertura morta e cobrem com neve.

Importante! Nem todas as mudas vão conseguir passar o inverno, portanto, na hora do plantio, colhem o material com margem.

Em um site da Brunner, Jack Frost pode crescer por mais de 7 anos. Após o plantio, a planta entrará em idade reprodutiva apenas no quarto ano. O método é improdutivo e demorado. É melhor cultivar mudas, neste caso a cultura florescerá por 2-3 anos.

Tecnologia de cultivo Brunner em casa:

  1. Solo misturado com composto é coletado em recipientes.
  2. As sementes são estratificadas, desinfetadas e tratadas com estimulante de crescimento.
  3. A semeadura é realizada da mesma forma que em uma área aberta.
  4. As mudas são cultivadas a uma temperatura de +16 0C, o solo é mantido úmido.
  5. Quando aparecerem brotos, fertilize com fertilizantes de nitrogênio.

O material é semeado imediatamente após a coleta, os recipientes são deixados no local até que a temperatura caia, para cerca de +50 C, então trazido para a sala. Na primavera, as mudas estarão prontas para o plantio.

Como e quando plantar em terreno aberto

O tempo de plantio depende do material. Se Brunner Jack Frost é cultivado com mudas, o trabalho começa na primavera, após a temperatura ser ajustada para + 15-17 0C, portanto, o tempo em cada zona climática é diferente. No caso da divisão da mata-mãe - após a floração, aproximadamente em julho, agosto.

Sequência de pouso de Brunner Jack Frost:

  1. A área distribuída é desenterrada, as ervas daninhas são removidas.
  2. Uma mistura de turfa e composto é feita, fertilizantes complexos são adicionados.
  3. O aprofundamento é feito de acordo com o tamanho da raiz para que os botões vegetativos fiquem acima do solo.
  4. Parte da mistura é despejada no fundo do poço.
  5. Brunner é colocado e coberto com o resto do substrato.

A planta é higrófila, portanto, após a rega, o círculo radicular é coberto com cobertura morta. Se o plantio é feito dividindo o arbusto, sobram algumas folhas para a fotossíntese, as demais são cortadas para que a planta gaste sua alimentação principal na formação das raízes.

O material de plantio obtido com a divisão do arbusto florescerá no próximo ano

Cuidado

A tecnologia agrícola de Brunner Jack Frost consiste na realização das seguintes atividades:

  1. A rega é realizada constantemente. Para esta cultura, é melhor se o solo estiver alagado. Esta espécie não cresce em áreas secas e ensolaradas. Se o brunner está localizado perto de um reservatório, ele é regado com menos frequência, com foco na precipitação.
  2. A remoção de ervas daninhas é necessária, mas o afrouxamento deve ser feito superficialmente para não danificar a raiz.
  3. A cobertura morta também está incluída nas condições de manutenção, o material protege a raiz do superaquecimento, retém a umidade do solo e evita a formação de compactação na superfície. Se houver cobertura morta, não há necessidade de afrouxá-la.
  4. A cobertura é aplicada na primavera, o nitrogênio é usado para isso. Na hora de brotar, a planta precisa de composições potássio-fósforo. Após a floração, é aconselhável alimentar com matéria orgânica.

Um excesso de oferta de fertilizantes para Brunner é indesejável, porque a cultura aumenta intensamente a massa verde, mas as folhas perdem o efeito decorativo, ganham uma cor monocromática acinzentada.

Doenças e pragas

Jack Frost cresce naturalmente em clareiras na floresta ou ao longo das margens de corpos d'água. A planta é caracterizada por forte imunidade, quando cultivada no jardim praticamente não adoece. Se o arbusto estiver constantemente na sombra, o oídio pode aparecer nas folhas. Os medicamentos antifúngicos são usados ​​para o tratamento.

Entre as pragas da variedade, os pulgões e as borboletas mosca-branca são perigosos, mas apenas se estiverem amplamente distribuídos na área. Para se livrar dos insetos, as plantas são pulverizadas com inseticidas.

Poda

Jack Frost de Brunner não lança folhas sozinho. Após a geada, permanecem no mato, mas perdem o efeito decorativo. Na primavera, eles também não caem e interferem no crescimento da coroa jovem. Portanto, antes do inverno, a planta é cortada completamente, deixada cerca de 5-10 cm acima do solo.

Preparando-se para o inverno

Depois de aparar a parte aérea, a planta é abundantemente regada e alimentada com fertilizantes fosfatados. O círculo da raiz é coberto com composto. A palha é colocada no topo, isso é importante para regiões onde as temperaturas de inverno caem abaixo de -23 0C. No sul, a planta não precisa de abrigo.

Reprodução

A reprodução generativa é praticada em viveiros para o cultivo em massa de mudas. No local, a divisão da planta-mãe é mais utilizada. Após 4 anos de crescimento, este evento pode ser feito com qualquer arbusto. É desenterrado e dividido em partes, de modo que cada uma tenha 1-2 botões.

Pode ser propagado por Brunner Jack Frost por rebentos de raiz. Separe uma parte do topo e corte em fragmentos de forma que cada um deles tenha fios de raiz. Este método é menos produtivo, raramente é usado. Brunner pode ser propagado por estacas, mas não mais do que 30% de todo o material cria raízes.A planta se reproduz por semeadura própria, as mudas também são utilizadas para transplantar para outro local.

Foto em paisagismo

Por causa de suas folhas brilhantes, Brunner Jack Frost é amplamente utilizado em paisagismo como planta ornamental. A planta que ama a sombra é compatível com todas as culturas.

Com uma plantação em massa de morenos, eles criam meios-fios, decoram lâminas alpinas e incluem a cultura em mixborders com plantas com flores

Brunner é cultivado sozinho em canteiros de flores ou cumes

A cultura de folhas grandes fica ótima em um canteiro de flores com plantas floridas e zimbros anões

A variedade Jack Frost combina harmoniosamente com hospedeiros monocromáticos

Conclusão

Jack Frost de Brunner é uma planta herbácea perene com folhas variadas e flores azuis. A cultura recebeu a principal distribuição no norte do Cáucaso. Mudas ornamentais são usadas em projetos paisagísticos para criar bordas e mixborders. A espécie Jack Frost é caracterizada por técnicas agrícolas simples. É uma variedade que adora sombra e resistente ao estresse, que se multiplica por divisão e sementes.

Testemunhos

Nina Ryabchinskaya, 50 anos, região de Moscou
Jack Frost de Brunner vem crescendo no site há mais de sete anos. Comprei várias mudas do viveiro. Eles criaram raízes bem e hibernaram, agora se multiplicaram tanto que foi o suficiente para criar um meio-fio em ambos os lados do caminho para a entrada principal. Além de regar o moreno, não precisa de manutenção, só o alimento no outono com composto, não coloco outros fertilizantes. Durante o tempo que tive a cultura, nunca doeu e também não havia pragas nos arbustos.
Samson Voitov, 45 anos, Tagil

Jack Frost de Brunner cresce ao longo das margens de um reservatório artificial. O local é aberto, mas a umidade elevada protege os arbustos das queimaduras solares. O cuidado com as plantas é mínimo. Para o inverno, cortei a parte aérea e a cobertura morta. Mesmo em invernos frios, a raiz não é danificada. Na primavera, Brunner cresce rapidamente e mantém seu efeito decorativo até o final da temporada.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção