Crocosmia (montbrecia) perene: plantio e cuidados, foto de flores

Crocosmia é uma planta ornamental com belos cachos de flores e um delicado aroma a açafrão. Plantar e cuidar da montbrecia em campo aberto estará ao alcance até dos jardineiros novatos.

Descrição das cores

A palavra "crokosmia" (Crokosmia) na tradução do grego significa "aroma de açafrão". Esse nome foi dado à planta pelo delicado cheiro de especiarias que exalam as flores secas. A cultura recebeu o nome de "montbrecia" em homenagem ao botânico francês Antoine de Montbre. E pela semelhança externa com o gladíolo, que é claramente visível na foto da flor montbrecia, é chamado de gladíolo japonês.

Montbrecia será uma boa decoração para um enredo pessoal

O berço do crocosmia é a África do Sul. Na Rússia, a flor apareceu no século 19 e desde então tem sido usada no projeto paisagístico de áreas de recreação urbana e lotes residenciais privados.

Montbrecia é uma planta perene da família da íris com um caule ereto delgado que atinge 1 m de altura e folhas xifóides lineares com um sulco longitudinal profundo no meio. A cor da lâmina foliar é verde claro.

Em pedúnculos altos e fortes de crocosmia perene, como se pode observar na foto, surgem densas inflorescências paniculadas ou pontiagudas, constituídas por várias flores em forma de funil de tonalidade amarela, vermelha ou laranja. A Montbrecia caracteriza-se pela floração alternada de botões, o que permite aumentar o período de floração e manter a decoratividade até o outono.

Existem cerca de uma dúzia de botões em um pedúnculo

O sistema radicular da montbrecia é tuberoso, constituído por vários rebentos recobertos por conchas castanhas. Após a floração, as sementes vermelho-acastanhadas bastante grandes amadurecem em uma caixa redonda.

O crocosmia cultivado a partir de sementes floresce no 3o ano de vida, de crianças - no 2o, e de bulbos - no primeiro verão. Na Rússia central, o período de floração de uma planta adulta começa em julho e dura cerca de 2 meses. Nas regiões do sul, onde a montbrecia não é desenterrada para o inverno, as primeiras flores podem ser vistas em junho.

Os parentes mais próximos da crocosmia são: íris, frésia, açafrão, gladíolo e ferraria.

Tipos e variedades de montbrecia

Na natureza, existem cerca de 60 espécies de montbrecia. No entanto, nem todos são usados ​​na cultura.

Crokosmia aurea

Esta é a primeira espécie a partir da qual todos os experimentos de criadores começaram. A montbrecia dourada tem o seu nome de flores amarelas ou laranjas brilhantes com cerca de 5 cm de tamanho. As placas das folhas, como todos os representantes da íris, são xifóides estreitas. O período de floração vai de julho a setembro. Montbrecia adora luz, mas pode crescer em sombras difusas. Não inverno na faixa do meio.

A montbrecia dourada deve seu nome a flores amarelas brilhantes.

Crokosmia masoniorum

Uma planta curta (cerca de 80 cm) com flores amarelas, laranja brilhante ou vermelhas e folhas xifóides estriadas. Esta montbrecia tem uma resistência à geada relativamente boa e é adequada para o cultivo em regiões com invernos frios. Floresce em julho-setembro.

Massonorum vai se deliciar com suas flores por 2 meses

Crokosmia paniculate

Uma das primeiras espécies que começa a florescer em junho. Externamente, como pode ser visto na foto das flores de crocosmia, a paniculata se assemelha ao resto da espécie: flores de laranjeira, folhas verdes compridas.

Crocosmia paniculata é caracterizada por flores caídas

Crokosmia pottsii

Esta espécie é caracterizada pelas folhas mais estreitas de toda a montbrecia e pelas menores flores de tonalidade laranja ou amarela. Floresce em julho-setembro. Adora luz, mas pode se desenvolver em sombras difusas.

Folhas finas e graciosas de vasos de crocosmia são combinadas com lindas flores de laranja

Crocosmia comum (Crokosmia crjkosmiflora) ou montbrecia de jardim

A altura do arbusto montbrecia comum é de cerca de 1 m. As folhas são finas, xifóides, com cerca de 5 cm de largura. Nos pedúnculos eretos há panículas de flores amarelas, laranja ou vermelhas. Eles florescem no final de junho ou início de setembro. Montbrecia vulgaris tornou-se o criador de várias variedades.

Crocosmia vulgaris pode ter flores de diferentes tons

Lúcifer

Esta variedade de montbrecia é reconhecida com justiça como uma das mais belas. Pedúnculos altos (cerca de 1,5 m) são coroados com inflorescências vermelho-sangue brilhantes, que se destacam favoravelmente contra o fundo de folhas verdes claras. A variedade sobrevive bem ao frio, o que permite que seja cultivada em áreas com invernos frios. Este crocosmia se enraíza perfeitamente na região de Moscou.

Lúcifer se tornará um ponto brilhante no jardim

Emily Mckenzie

Montbrecia de crescimento baixo, com cerca de 60 cm de altura, as flores são espetaculares, laranjas, com uma mancha mais escura no centro do cesto de flores. Usado em composições de grupo para decorar tramas pessoais. Montbrecia floresce por 2 meses, começando no final de julho.

Emily Mackenzie se destaca das demais cores

Estrela do oriente

Uma bela variedade de flores grandes com cerca de 1 m de altura. As flores são de cor laranja brilhante, o tamanho do cesto de flores é de 10 cm. A variedade é tardia, o período de floração é em agosto-outubro. A Estrela do Leste não se distingue por boa resistência ao gelo, portanto, esta montbrecia é desenterrada ou coberta para o inverno.

A Estrela do Oriente possui as maiores flores entre todos os representantes da espécie.

Rei Vermelho

Um arbusto exuberante com folhas xifóides longas e lindas flores vermelhas com um centro mais claro. Floresce por 2 meses, começando em julho.

Flores exuberantes do Crocosmia O Rei Vermelho faz jus ao seu nome

Montbrecia em paisagismo

Montbrecia é usado para decorar canteiros de flores, slides alpinos e rabatki. Crocosmia fica bem no jardim, como você pode ver na foto. A planta se destaca favoravelmente tanto nos plantios individuais quanto nas composições em grupo. O solitário montbrecia é plantado contra o pano de fundo de um gramado aparado. Outras espécies de íris se tornarão vizinhas adequadas em plantações em grupo.

As sementes podem ser colhidas após a floração montbrecia

 

As flores de Montbrecia não murcham por muito tempo na forma cortada e até retêm seu efeito decorativo quando secas, portanto são adequadas para buquês e ikebana.

Características de reprodução

Existem 2 métodos de criação conhecidos para montbrecia: sementes e bulbos (o método de divisão do rizoma).

O primeiro método é usado quando a crocosmia ainda não cresce no local. As sementes são semeadas em um recipiente para as mudas, seguindo-se o plantio em campo aberto.

A reprodução da montbrecia pela divisão do rizoma é considerada menos trabalhosa e mais eficaz.

As sementes podem ser colhidas após a floração montbrecia

Plantar e cuidar de mudas de montbrecia

Crocosmia é uma cultura despretensiosa. Plantar e cuidar de uma flor montbrecia não é particularmente difícil.

Quando plantar sementes de montbrecia

As sementes das mudas são semeadas no final de fevereiro ou início de março. Antes de plantar em um recipiente, é aconselhável germiná-los.

Preparação de recipientes e solo

O ideal é usar recipientes individuais para plantar sementes de mudas. Se isso não for possível, as sementes são plantadas em um grande recipiente.

O solo para mudas de montbrecia pode ser comprado pronto ou feito por conta própria, combinando solo de jardim, turfa, areia e composto em partes iguais.

Você pode usar um contêiner com células

Algoritmo de aterrissagem

No processo de plantio de sementes de montbrecia:

  • encher o recipiente com terra de envasamento;
  • plantar sementes, aprofundando-as em 1 cm, umedecer uniformemente o solo;
  • cubra o recipiente com papel alumínio e deixe em local bem iluminado.

O filme é removido após a emergência.

Cuidado de mudas

O procedimento para cuidar de mudas de montbrecia é idêntico ao cuidar de outras plantações de flores e inclui:

  • a rega, que é realizada à medida que o solo seca;
  • afrouxamento - o solo é periodicamente afrouxado com cuidado.

Após o aparecimento da 3ª folha, as plantas cultivadas em um recipiente comum são mergulhadas em recipientes individuais.

Aproximadamente 2 semanas antes do plantio em campo aberto, as mudas começam a endurecer, aumentando gradativamente o tempo de permanência no ar.

Aviso! Ao regar, não deixe a água estagnar no recipiente. A umidade excessiva pode causar o desenvolvimento de doenças nas mudas.

Mudas endurecidas se adaptam mais rápido ao ar livre

 

Plantar e cuidar de crocosmia em campo aberto

As regras de plantio para a montbrecia são quase as mesmas que para todos os representantes da família da íris. No cultivo, a crocosmia é despretensiosa, mas ainda requer manutenção regular.

Tempo recomendado

As mudas de Montbrecia são plantadas em solo aberto quando aquece até 10 ° C, e a ameaça de geadas na primavera será deixada para trás. Isso é por volta do início de maio.

Ao mesmo tempo, é recomendável plantar material bulboso.

Seleção do local e preparação do solo

Crocosmia é uma planta que ama a luz, portanto, uma área aberta e bem iluminada deve ser escolhida para o seu cultivo. A falta de calor e luz solar podem não ter o melhor efeito sobre o florescimento da montbrecia. Um local com uma ocorrência próxima de água subterrânea não é adequado para esta planta.

É melhor escolher o solo permeável à luz do crocosmia. O ideal é prepará-lo no outono - desenterre e aplique fertilizantes orgânicos na proporção de 2 baldes por 1 quadrado. m. No início da primavera, antes do plantio, o solo é novamente solto e fertilizantes contendo nitrogênio são adicionados.

Conselho! Para prevenir a polinização indesejada, diferentes variedades de montbrecia são recomendadas para serem plantadas separadamente.

A área de cultivo de crocosmia deve ser protegida do vento

 

Regras de pouso

Algoritmo para plantio de mudas:

  • faça furos e regue-os;
  • as mudas são colocadas no centro do buraco junto com um torrão de terra e cobertas com terra;
  • o solo na zona da raiz é coberto com serragem seca ou grama picada sem sementes.

Os bulbos de crocosmia são plantados de maneira semelhante, enterrando-os no solo por 5-7 cm. Antes de plantar os rebentos, recomenda-se mergulhar por 2 horas em uma solução de permanganato de potássio fraco.

Atenção! A distância entre os plantios deve ser de 10-12 cm.

Programa de rega e alimentação

Para o desenvolvimento normal e plena floração da montbrecia, é necessário o seguinte:

  1. Rega regular... Montbrecia é uma planta que ama a umidade, mas você não deve ser zeloso. Nos primeiros dias, as mudas de crocosmia eram regadas todos os dias. Quando as mudas são fortes o suficiente, elas são regadas uma vez a cada 7 dias.
  2. Top dress. Na primavera, montbrecia é fertilizada com compostos contendo nitrogênio para acelerar o crescimento. No verão, fertilizantes orgânicos e fertilizantes complexos com potássio são adicionados ao solo para a floração.
  3. Liga... Durante a floração, as espécies altas de montbrecia precisam de uma liga. Isso melhorará seu efeito decorativo.

Remoção de ervas daninhas e soltura

Na lista de regras para cuidar da montbrecia, removendo ervas daninhas e soltando o solo. As ervas daninhas são removidas à medida que aparecem e o solo é solto após a próxima irrigação.

Não é necessário soltar solo coberto com cobertura morta

 

Preparando-se para o inverno

Montbrecia tem medo de geadas, então você deve cuidar de seu inverno. Perto de meados de outubro, a parte do solo da planta é cortada e o rizoma é desenterrado.

As lâmpadas removidas do solo devem ser armazenadas em local seco e fresco (aproximadamente + 10 ° C).

Em áreas com invernos não rigorosos, o crocosmia não pode ser escavado, mas coberto com uma camada de cobertura morta ou ramos de abeto.

Conselho! Na primavera, o abrigo é removido assim que a temperatura acima de zero for estabelecida. O calor excessivo pode causar apodrecimento da raiz.

Seque as lâmpadas antes de armazenar.

Doenças e pragas

Montbrecia é resistente a muitas doenças inerentes às flores. No entanto, às vezes você tem que lidar com problemas como:

  1. Fusarium... Esta doença é caracterizada pelo amarelecimento e subsequente morte das placas foliares. As flores também se deformam e secam. A doença pode ser curada apenas em um estágio inicial de desenvolvimento. Para isso, a planta é tratada com fungicidas.

    Fusarium pode matar uma flor

  2. Podridão cinzenta... A doença pode ser determinada pelo aparecimento de uma cobertura cinza fofa em partes da planta. No processo de tratamento, os fragmentos afetados são removidos e os saudáveis ​​são tratados com uma solução de permanganato de potássio para prevenir a propagação da infecção.

    A podridão cinzenta é mais fácil de prevenir do que remediar

A montbrecia tem outros inimigos:

  1. Medvedka. É um grande inseto que se alimenta de raízes de plantas, neste caso bulbos de crocosmia. Para combater o urso, são usados ​​inseticidas. Outra opção para lidar com uma praga são as armadilhas. Para isso, mais perto do inverno, na área do habitat pretendido, os filhotes de urso cavam um pequeno buraco e o enchem de esterco. Depois de um tempo, a armadilha é desenterrada. Resta apenas destruir as pragas que ali se instalaram.

    Destruindo o sistema radicular, o urso destrói a flor

  2. Thrips... Estes são pequenos insetos que se alimentam de seiva de montbrecia. O resultado de sua atividade são manchas e listras descoloridas nas partes vegetativas da crocosmia. Depois de um tempo, as folhas caem, os caules se deformam, a montbrecia perde seu efeito decorativo. É possível livrar a planta de pragas com a ajuda de inseticidas - Confidor, Actellik, etc.

    Listras claras indicam a presença de tripes.

Conclusão

Plantar e cuidar da montbrecia em campo aberto não é particularmente difícil. Um crocosmia despretensioso e belo pode se tornar a decoração de uma trama pessoal.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção