Quando plantar rosas no outono

Não é à toa que a rosa é considerada a rainha do jardim, pois até mesmo alguns arbustos podem transformar um canteiro de flores, tornando-o mais luxuoso e aristocrático. Você pode plantar rosas durante a estação quente (de abril a outubro), mas jardineiros experientes recomendam plantar essas flores no outono.

Você pode descobrir quando é melhor plantar mudas: na primavera ou no outono, e também como plantar rosas no seu site corretamente, a partir deste artigo.

Benefícios do plantio de outono

Muitos jardineiros novatos duvidam se é possível plantar rosas na primavera, ou é melhor fazê-lo com o início do frio do outono? Não existe uma resposta inequívoca para esta questão, é necessário olhar para o estado e tipo de material de plantio, e também levar em consideração as características climáticas da região, o clima e a variedade de rosas.

Acredita-se que as flores, cujas mudas são vendidas em recipientes, sejam plantadas melhor em climas quentes - de maio a julho. Tal estacas têm um sistema radicular fraco, então as rosas podem não sobreviver ao inverno. As mudas que têm raízes nuas e bem desenvolvidas no momento da compra podem ser plantadas no solo no final do outono ou na primavera, assim que as geadas severas terminarem.

O plantio de outono é geralmente temido, pois acredita-se que as rosas recém-plantadas não terão tempo de criar raízes e congelarão com as primeiras geadas. Mas este não é o caso: a prática tem mostrado que o outono é uma época excelente para a propagação dessas flores.

Atenção! A época ideal para o plantio de roseiras no outono é setembro ou início de outubro. Nesta altura, o solo ainda está suficientemente quente, antes do aparecimento de geadas severas, o sistema radicular terá tempo para se adaptar, a muda suportará perfeitamente o inverno.

Acontece que O plantio de rosas no outono é ainda preferível ao plantio na primavera pelas seguintes razões:

  1. Quando as mudas são plantadas no outono, elas criam raízes antes mesmo do início do inverno, de modo que na primavera as flores crescem imediatamente. Como resultado, as rosas de outono florescem mais cedo do que as estacas plantadas na primavera.
  2. Em setembro e outubro, a umidade do ar é ligeiramente mais elevada do que na primavera. Isso tem um bom efeito nas mudas de flores, elas criam raízes mais rápido em um novo lugar.
  3. As chuvas de outono são mais abundantes e frequentes que as de primavera, o solo é umedecido, as mudas não precisam ser regadas regularmente.
  4. A terra fica bem aquecida depois do verão, a temperatura do solo é estável, não há risco de retorno das geadas (como costuma acontecer na primavera).

Outra vantagem do plantio de rosas no outono é a grande variedade de materiais de plantio (estacas e mudas) que aparecem nos viveiros nesta época do ano.

Como plantar rosas no outono

Muitos vídeos já foram filmados sobre o correto plantio de rosas no outono, porque toda dona de casa sonha em plantar essas flores em seu jardim. Por si mesmas, as rosas não são extravagantes, não precisam de cuidados complexos e atenção constante do jardineiro. O cultivo de roseiras não é difícil, o maior desafio é o plantio de mudas.

As flores cultivadas de acordo com todas as regras vão deliciar os olhos ao longo da estação quente, mas para isso as rosas precisam de criar as melhores condições.

Onde plantar rosas

Plantar rosas no outono é um evento que não é muito mais difícil do que semear ásteres ou plantar petúnias. Todo o processo pode ser condicionalmente dividido em várias etapas, sendo a primeira delas a escolha do local para o futuro roseiral.

As roseiras são muito caprichosas para o seu habitat, o melhor lugar para elas seria:

  • aberturas de sombra parcial criadas por treliças decorativas, arcos, flores encaracoladas;
  • terreno elevado no lado sul do jardim;
  • solo rosa prefere neutro, portanto, solo ácido deve ser diluído com cal, e em solo alcalino adicionar turfa alta;
  • a água subterrânea deve passar a menos de um metro da superfície da terra e, na primavera, a água do degelo não deve estagnar no canteiro de flores;
  • os raios escaldantes do sol de verão são contra-indicados para as rosas, daí as flores murcham, são atacadas por um ácaro;
  • a corrente de ar e a umidade são os inimigos da rosa, em tais condições a planta vai doer e desaparecer rapidamente.

Conselho! Se o solo for argiloso na área destinada ao plantio de rosas, é necessário adicionar areia e esterco de vaca apodrecido, o que tornará o solo mais quente e mais solto. Quando o solo é arenoso, deve-se estabilizá-lo com farinha de pedra e fertilizantes minerais.

Não se esqueça de que a estagnação da umidade é prejudicial para as roseiras. Portanto, se o solo no jardim for denso, você precisa tomar cuidado especial com a drenagem profunda.

Seleção de mudas

Uma rosa boa e bela só pode crescer a partir de uma muda saudável e viável. Portanto, a compra de material de plantio deve ser levada a sério:

  • mudas de rosa com um sistema de raiz aberto são preferidas para que o jardineiro possa avaliar a condição das raízes;
  • uma muda forte tem pelo menos três brotos e um caule lignificado;
  • a raiz da muda deve ser bem desenvolvida, ter cortes brancos sem podridões e pragas;
  • os rebentos de uma rosa sã têm uma superfície lustrosa de uma rica cor verde, os espinhos nos caules também são brilhantes;
  • as folhas (se houver) devem estar limpas e uniformes, sem manchas e danos suspeitos.

Importante! A secura da parte superior do broto é permitida apenas na primavera. Se as mudas forem compradas no outono, os brotos devem ter cortes úmidos - isso indica o frescor do material de plantio.

Preparação do local de pouso

O vídeo, que pode ser encontrado no final da matéria, mostra em detalhes como plantar rosas no outono. Uma etapa importante em todo o processo é a preparação da cova e do solo nela antes do plantio de uma muda rosa.

Você precisa preparar a cova antes de plantar. Se as covas foram cavadas com antecedência e o próprio plantio das rosas foi adiado por causa do clima, por exemplo, é preciso refrescar um pouco o solo - cavar as paredes e o fundo do buraco.

Atenção! Um dia nublado, mas não chuvoso, de outono é uma excelente época para plantar roseiras.

Se estiver ventando lá fora, chovendo forte ou, inversamente, o clima for quente de verão indiano, é melhor adiar o plantio das mudas. Para evitar que as rosas desapareçam, suas raízes são embrulhadas em estopa molhada e filme plástico, as próprias mudas são colocadas no porão.

O tamanho do caroço deve corresponder ao sistema radicular da muda. É preciso lembrar que a rosa do jardim deve ser mais profunda do que cresceu no viveiro - o local da enxertia fica cinco centímetros abaixo do nível do solo.

A distância entre arbustos vizinhos ou outras plantas grandes deve ser de cerca de um metro - para que as rosas tenham luz e ar suficientes.

O solo dessas flores perenes precisa ser fértil, solto, suficientemente úmido. Se a espessura da camada fértil no buraco cavado for inferior a 40 cm, você precisa fertilizar o solo adicionalmente. Composto ou húmus são adequados como fertilizantes para rosas, você não pode usar matéria orgânica fresca no outono - as raízes das flores simplesmente queimarão.

O solo cavado é misturado com fertilizantes, polvilhado por cima com uma pequena camada de terra comum - a cova está pronta para o plantio de rosas.

Regras para plantar rosas no outono

Detalhes sobre como plantar rosas em um buraco preparado são descritos neste vídeo:

Resumidamente, todo o processo de plantio pode ser descrito em vários pontos:

  1. No fundo do poço, um pequeno monte de terra comum é derramado.
  2. O solo é abundantemente regado com um ou dois baldes de água (dependendo do grau de umidade do solo).
  3. As estacas de plantio são preparadas: os topos dos brotos são cortados, as folhas (se houver) são removidas, as raízes são ligeiramente encurtadas. As pré-mudas de rosas são embebidas por um dia em água fria comum.
  4. Uma muda com raízes encurtadas é colocada em um monte de terra para que todas as raízes se encaixem e não dobrem. Alise as raízes e polvilhe cuidadosamente a muda com terra.
  5. As mudas precisam ser enterradas 5-10 cm abaixo da enxertia, para que suportem melhor o inverno. O solo ao redor do arbusto é bem compactado para que as raízes não fiquem no ar.
  6. De cima, a roseira deve ser polvilhada com um caroço de terra de 15-20 centímetros, o que evitará que a muda congele.Você pode cobrir o arbusto com serragem, cortar grama seca ou cobri-lo com galhos de abeto.

 

Conselho! Jardineiros experientes recomendam mergulhar as raízes das mudas em um purê feito de argila e verbasco antes do plantio.

Resultados

O plantio de roseiras no outono tem muitas vantagens, sendo a principal delas a alta taxa de sobrevivência dessas mudas. Se as rosas forem plantadas de acordo com as recomendações deste artigo e as instruções do vídeo, não terão medo de geadas, na primavera aparecerão brotos nos arbustos e as flores crescerão rapidamente.

Você pode aprender mais sobre como plantar belezas espinhosas neste vídeo:

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção