Quando e como semear ginseng genciana

A genciana careta (Gentiana asclepiadea) da família Gentian é uma bela planta ornamental. É muito popular entre os decoradores de paisagens modernos. Em seu habitat natural, a genciana azul cresce nas regiões temperadas do hemisfério norte a uma altitude de até 5 mil metros acima do nível do mar. Várias partes da planta foram usadas pelos habitantes da Roma Antiga, do Egito Antigo e de assentamentos medievais para o tratamento de fígado, vesícula biliar, doenças estomacais, peste, febre, tuberculose, convulsões, hematomas, picadas de animais peçonhentos, como anti-helmíntico.

A planta recebeu o nome russo de "genciana tojo" devido ao sabor amargo das folhas e raízes contendo uma grande quantidade de glicosídeos

Descrição da espécie

Gypsum genciana é uma perene atraente, que é considerada uma das espécies mais comuns deste gênero. Uma planta despretensiosa e com flores abundantes é dotada das seguintes características:

  • altura do arbusto de 60 cm a 80 cm;
  • a forma do arbusto é densa;
  • o sistema radicular é encurtado, espesso, com vários processos semelhantes a cordões;
  • brotos retos ou curvos, não ramificando, completamente folhosos, com botões de flores;
  • as folhas são sésseis, de arranjo regular, inteiras, oblongo-ovais, lanceoladas, com pontas pontiagudas, até 10 cm de tamanho;
  • altura do pedúnculo até 5 cm;
  • o número de flores em um pedúnculo é de até 3 peças;
  • as inflorescências são de cinco membros, únicas;
  • a forma da corola é em forma de sino, acreta, com cinco dentes;
  • a cor das inflorescências é azul, azul escuro ou branco;
  • o padrão dentro da corola é preto e branco de manchas e listras;
  • fruta - caixa de bivalves com pequenas sementes arenosas.

Em condições naturais, você pode encontrar a genciana gusset com cor azul gelo, branco neve ou azul escuro.

Aplicação em paisagismo

Os paisagistas modernos prestam grande atenção à genciana gusset.

A planta tem sido usada com grande sucesso para criar várias soluções:

  • bordas elegantes florescendo a partir da segunda quinzena de julho;
  • mixborders de ajuste apertado;
  • em combinação com hospedeiros, samambaias, cohosh preto, geyher.

Na foto - genciana tojo em plantações de grupo com outras plantas ornamentais.

A genciana azul açafrão que floresce lindamente é combinada de maneira requintada e harmoniosa com plantas com folhagem roxa e amarelo-laranja

Características de reprodução

O ginseng perene de genciana se reproduz de duas maneiras principais:

  • vegetativo (dividindo o arbusto, estacas);
  • sementes (semear para mudas, ou em terreno aberto).

A divisão do sistema radicular do tojo de genciana é realizada na primavera, para um enxerto mais confortável da cultura decorativa. A propagação vegetativa de tojo de genciana no outono é indesejável, uma vez que as plantas perturbadas podem não sobreviver ao período de inverno. O mato é desenterrado, dividido em várias parcelas com pontos de crescimento, mas mantendo uma protuberância de terra. Parcelas de gusset de genciana são plantadas em covas preparadas a uma distância de pelo menos 25 cm umas das outras, regadas em abundância.

As estacas da semente de gim de genciana são separadas no início da estação de crescimento (no final da primavera). Os rebentos laterais são cortados como estacas. As estacas devem ser aprofundadas no solo em 1/3 do comprimento.As plantas são cobertas com uma jarra de vidro ou garrafa de plástico para criar um efeito estufa. Após 20-30 dias, as primeiras raízes da genciana na virilha aparecem, então o abrigo é removido.

As sementes de genciana são plantadas em campo aberto no final de setembro antes do inverno ou na primavera, no final de abril. Ao semear as sementes de uma cultura na virilha no outono, o material não precisa ser estratificado. O local é desenterrado, as sementes são espalhadas na superfície e cobertas com um ancinho. Durante a semeadura na primavera, as mudas devem ser sombreadas e o nível de umidade do solo necessário deve ser mantido. No outono, a cultura da virilha forma uma pequena roseta de folhas.

Além do plantio em terreno aberto, a genciana do tojo é cultivada em mudas.

Os arbustos jovens de genciana com semente de gim, cultivados pelo método de sementes, produzem hastes de flores apenas por 3-4 anos de vida

Mudas em crescimento

A propagação de sementes é incentivada pela maioria dos jardineiros. Para cultivar mudas, as sementes da virilha azul de genciana são estratificadas por 1 mês na geladeira. Antes de endurecer, as sementes são misturadas com turfa granulada ou areia fina.

A melhor maneira de semear as mudas é em pratos de cerâmica. Como uma mistura de solo, uma composição de nutrientes de partes iguais de solo com grama ou solo para mudas e areia grossa é usada. Algoritmo de semeadura de mudas:

  • sementes são espalhadas sobre a superfície da mistura de solo;
  • as colheitas são pulverizadas com um borrifador;
  • o recipiente com as colheitas é coberto com filme plástico ou vidro para criar um efeito de estufa.

Para germinar as mudas do gusset de genciana, vale manter a temperatura do ar a 20 ° C por 10-20 dias (até que apareçam os primeiros brotos). O recipiente com as colheitas deve ser ventilado diariamente, a condensação removida.

Após o aparecimento dos primeiros rebentos, o abrigo é removido, é fornecida luz natural difusa e a temperatura do ar é reduzida para + 18 ⁰С.

Quando 2-3 folhas permanentes aparecem nos brotos, as mudas são mergulhadas em recipientes separados e aprofundadas nas folhas dos cotilédones.

Em campo aberto, as mudas são movidas no início de maio junto com um torrão de terra. Antes do plantio das mudas, os brotos são gradualmente endurecidos por 2-3 semanas.

O transplante de ginseng de genciana para o campo aberto é relevante quando uma temperatura quente estável é estabelecida

Plantando e cuidando da genciana na virilha

A genciana azul do gesso é uma cultura de montanha que "adora" áreas que estão o mais próximas possível das condições do habitat natural. O cumprimento das regras de plantio e manutenção simples permitirá que você aproveite a bela floração das inflorescências azul-azuladas durante a segunda metade do verão.

As flores em forma de sino da genciana Grimaceae deliciam com uma floração azul penetrante

Termos e regras de pouso

Quando uma temperatura quente estável é estabelecida: no final de abril ou no início de maio, as mudas de genciana são transferidas para o campo aberto.

Algoritmo para o transplante de mudas em terreno aberto:

  • arbustos de mudas são movidos para os buracos preparados junto com um pedaço de terra;
  • as plantas são borrifadas com terra e um pouco pressionadas contra o solo;
  • as mudas são abundantemente regadas e cobertas com uma mistura de turfa, calcário e farinha de chifre.

Esquema de plantio de mudas - de 15 cm a 30 cm entre arbustos individuais.

Para plantas, você deve escolher áreas ligeiramente sombreadas:

  • no lado oeste da área local;
  • sob a copa de uma árvore extensa ou velha;
  • perto de reservatórios artificiais.

Para reter a umidade natural, cereais de baixo crescimento podem ser plantados na área onde a genciana está localizada. Os cereais não só ajudam a imitar as condições naturais, mas também ajudam a evitar o superaquecimento e o ressecamento do solo.

O mais aceitável para a genciana na virilha é solo permeável, neutro, nutritivo e solto com uma mistura de cascalho natural.

O azul de genciana reage mal à estagnação de umidade nas raízes

Programa de rega e alimentação

Para mudas de tojo de genciana, os cuidados mínimos associados à irrigação e fertilização do solo são suficientes.

Pelas regras da tecnologia agrícola, a umidificação deve ser sistemática e suficientemente abundante, uma vez que a cultura ornamental se adapta melhor e se desenvolve em solo úmido. A intensidade da rega deve ser aumentada durante o período de brotação e abertura das inflorescências.

Se, por qualquer motivo, a rega tiver de ser limitada, o canteiro com a genciana entrepernas deverá ser coberto com uma camada de cobertura morta de turfa, serradura ou palha para preservação a longo prazo da humidade natural. No período seco do verão, a genciana azul precisa de irrigação adicional.

A singularidade da flor reside no fato de que a cultura não precisa ser alimentada. Para arbustos, a cobertura morta de primavera com turfa misturada com calcário triturado e farinha de chifre é suficiente.

A genciana azul "não tolera" umidade nas folhas

Remoção de ervas daninhas e soltura

Todas as vezes após a rega, as plantas precisam afrouxar o solo. A remoção de ervas daninhas é um procedimento obrigatório para o cuidado da genciana azul decorativa.

Além de capinar e soltar, as inflorescências secas devem ser removidas em tempo hábil.

Preparando-se para o inverno

Preparar uma planta para o inverno consiste em cortar a parte do solo. Como o croco genciana é uma cultura resistente à geada, não é necessário cobrir os arbustos para o inverno em locais de clima temperado.Nas regiões do norte, as plantas devem ser cobertas com uma camada de ramos ou ramos de abeto.

Em áreas com invernos pouco nevados, os arbustos de genciana também são pré-cobertos até a primavera.

Doenças e pragas

Em campo aberto, a genciana cabaça é mais vulnerável a patógenos das seguintes doenças:

  1. Podridão cinzenta se manifesta como manchas cinza-acastanhadas características em alta umidade do ar. As áreas infectadas de plantas devem ser prontamente removidas, os arbustos devem ser tratados com fungicidas.

    A podridão cinzenta é uma fiel companheira das plantações espessas, onde o processo de circulação natural do ar é interrompido

  2. Mancha marrom na forma de manchas amarelo-acastanhadas com bordas roxas, aparece após a infecção de plantas com uma doença fúngica.

    Uma solução de sulfato de cobre, mistura de bordeaux e outros fungicidas modernos ajudará a eliminar rapidamente a mancha marrom nos arbustos da genciana azul da virilha

  3. Ferrugem caracterizado pelo aparecimento de pústulas castanho-escuras. As áreas infectadas estão sujeitas a destruição total.

    A parte da planta que não é afetada pela ferrugem deve ser cuidadosamente tratada com fungicidas

  4. Quando a podridão aparece na base dos caules dos arbustos jovens de mudas, isso é um sinal podridão basal... A preparação fungicida "Tsineba" é usada como meio de controle eficaz.

    Partes da cultura de virilha afetadas por doenças fúngicas devem ser queimadas, tais componentes não são adequados para a formação de uma pilha de composto

Nematóides, lagartas, formigas, caracóis, lesmas, tripes podem ser distinguidos entre as principais pragas do tojo azul genciana. Esses representantes do mundo da fauna viva roem a folhagem, os botões das plantas e, como resultado, perdem sua aparência atraente e decorativa. Para combater as pragas, são utilizados inseticidas, além de métodos populares (armadilhas com cerveja ou compota, corte de batata).

Antagonistas naturais de lesmas e caracóis são sapos e ouriços

Conclusão

A genciana é uma bela planta ornamental que atrai os floricultores com a floração harmoniosa de numerosos sinos azul-azulados. As flores decorativas de montanha requerem uma manutenção simples: rega regular sem secar e umidade excessiva, afrouxamento oportuno para evitar a estagnação da umidade nas raízes, remoção de botões desbotados para preservar o plantio decorativo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção