Quando e como abrir rosas após o inverno

A abertura muito precoce das rosas pode levar ao seu congelamento e, mais tarde - causar o seu amortecimento. Portanto, para não prejudicar a saúde dos arbustos e, além disso, preservar e aumentar seu efeito decorativo, é preciso saber quando abrir as rosas após o inverno.

O cuidado adequado ajudará a garantir que o esplendor das rosas floresça

Quando abrir rosas após o inverno em 2021

Uma abertura prematura ou incorreta pode levar à morte até mesmo aquelas rosas que foram preparadas de acordo com todas as regras para o inverno. Alta umidade e geadas de retorno na primavera às vezes causam muito mais danos às plantas do que o frio do inverno.

Se você remover o abrigo das rosas na primavera muito cedo, quando o solo ainda não está bem aquecido e a temperatura do ar ainda pode cair abaixo de 0 ° C, as plantas correm o risco de congelar. Isso porque os rins, que acordam rapidamente com a chegada do calor da primavera, morrem quando a temperatura do ar cai para -6 ° C.

Uma imagem não mais atraente é obtida quando a tampa protetora é removida posteriormente. Como resultado da evaporação intensiva de umidade pelas partes vegetativas de uma planta em um espaço fechado, ocorre um aumento excessivo na umidade do solo. Em combinação com a deficiência de oxigênio, isso geralmente causa o aparecimento de microrganismos patogênicos, incluindo mofo.

Um abrigo feito de agrotex ajudará a proteger as rosas do frio.

A que temperatura as rosas podem ser abertas na primavera

Se o inverno não foi muito gelado e a primavera anormalmente precoce, não é fácil determinar a data em que as rosas devem ser abertas após o inverno.

O principal indicador de que é hora de abrir rosas na região de Moscou e outras regiões em 2021 é a temperatura do ar. Durante o dia, deve ser de 8-15 ° C de calor, e no escuro - para não cair abaixo da marca de - 2 ° C.

Aviso! Você não deve remover o abrigo até que o solo descongele a uma profundidade de pelo menos 20 cm.

Quando abrir rosas trepadeiras

Os longos caules de uma rosa trepadeira são removidos do suporte no outono, colocados horizontalmente, cobertos com areia ou solo e, em seguida, cobertos com palha, folhas caídas ou ramos de abeto. Esta construção é completada com agrofibra, papelão ou material para telhados, fixados em moldura especial.

Rosas trepadeiras com o início da primavera abrem na seguinte sequência:

  1. Aproximadamente na segunda quinzena de março ou início de abril (depende da região, bem como da temperatura do ar), o material de cobertura é retirado, a camada superior do abrigo que se compactou durante o inverno é afrouxada e as flores são novamente coberto, deixando pequenas janelas para ventilação. Isso fornecerá acesso a ar fresco e a evaporação de umidade desnecessária. À noite, para evitar os efeitos nocivos de uma possível geada, os buracos são fechados.
  2. Após uma semana de ventilação parcial, um lado da estrutura é completamente aberto pelo lado leste ou norte.
  3. Após os 2 dias seguintes, sujeito a uma temperatura diurna positiva constante, o abrigo de inverno é finalmente removido e a camada superior (serragem, palha, ramos de abeto, etc.) é removida.
  4. Eles desenterram rosas e as cultivam em suportes apenas quando a ameaça de geada residual passa.

A rosa trepadeira é deixada na posição horizontal até maio

Quando abrir rosas padrão

As rosas padrão são, na maioria dos casos, arbustos altos com uma copa extensa. No processo de preparação para o inverno, são dobrados ao solo, cobertos com uma camada de terra e recobertos com material de cobertura fixado na moldura, filme plástico denso ou pano agrotécnico.

É necessário abrir rosas padrão na região de Moscou e outras regiões somente depois que o ar aqueceu a uma temperatura de pelo menos + 8 ° C e a camada superior do solo descongelou.

As plantas são libertadas da cobertura de inverno na seguinte sequência:

  1. Durante o período de degelo ativo da cobertura de neve (segunda quinzena de março), seus remanescentes são retirados do abrigo, após o que são feitas ranhuras de drenagem.
  2. Mais perto da segunda quinzena de abril, começam a arejar as rosas, abrindo para isso as partes laterais da moldura de cobertura. A exibição começa às 2 horas, aumentando a cada dia a duração do procedimento e o grau de abertura.
  3. Após cerca de uma semana, a moldura de cobertura é totalmente removida, as rosas são desenterradas e levantadas do solo.
Aviso! Nos primeiros dias, as rosas padrão liberadas do abrigo de inverno podem sofrer os efeitos nocivos dos raios ultravioleta. Portanto, é melhor sombrear com ramos de abeto ou papel grosso.

Caules podres e secos podem aparecer após o inverno.

Quando abrir mudas

Alguns jardineiros plantam mudas de flores em solo aberto no outono e as cobrem com potes de vidro para criar um efeito estufa, ou seja, constroem uma espécie de miniestufa. Para o inverno, junto com as margens, eles são adicionalmente cobertos com folhas caídas, ramos de abeto, palha ou serragem.

Os especialistas desaconselham a pressa para liberar essas plantações na primavera. É melhor começar a abrir quando o tempo estiver estável, por volta de maio. No processo de abertura das mudas, uma camada de cobertura morta é removida, o jarro é removido e os brotos são regados com água em temperatura ambiente.

As estacas abertas precisam ser sombreadas

Quando abrir rosas após o inverno nos Urais

Os invernos Urais são notáveis ​​por sua severidade, e nem toda primavera Ural é quente. Por este motivo, é recomendável abrir as rosas após o inverno nos Urais, não antes da segunda quinzena de maio. Nesse período, já se estabelecem dias estáveis ​​de calor e o solo descongela bem, o que permite despertar não só os botões, mas também as raízes da planta.

As rosas são abertas nos Urais da mesma forma que em outras regiões: primeiro, elas ventilam por vários dias e depois removem completamente o abrigo.

Aviso! Os jardineiros aconselham nos primeiros dias não levar o abrigo para muito longe, porque a probabilidade de geadas primaveris nos Urais é especialmente alta.

Quando abrir rosas após o inverno na Sibéria

Nos jardins da Sibéria, assim como nos Urais, a época ideal para a abertura das rosas na primavera é de cerca de 15 de maio ao início de junho. Como regra, não há neve nesta época.

Após vários dias de arejamento, retira-se a camada superior do abrigo (ramos agrotécnicos, abetos) e, ao fim de uma semana, retira-se o excesso de solo, que também servia de protecção do frio.

Após a revelação completa, os arbustos são cortados, retirando-se os caules secos e podres, e regados com água morna para o despertar final do sistema radicular.

Quando abrir rosas na região de Moscou após o inverno de 2021

Na região central da Rússia, as rosas são abertas de 12 a 16 de abril. Foi nessa época que as rosas foram abertas após o inverno na região de Moscou em 2019.

No entanto, dado o início anormal da primavera de 2021, o horário de abertura das fábricas neste ano pode vir antes. O primeiro e principal sinal de que você pode abrir rosas na região de Moscou agora é o estabelecimento de um clima quente estável (a temperatura do ar não é inferior a + 8 ° C).

A abertura das rosas na primavera na região de Moscou em março de 2021 deve ser feita de forma gradual.Primeiramente, os arbustos são ventilados, abrindo brevemente a borda do abrigo, e após cerca de uma semana eles abrem totalmente e liberam as plantas ornamentais da camada de solo que as cobre.

É melhor abrir rosas em tempo quente e nublado.

Como abrir rosas corretamente na primavera

Todos os tipos de rosas abrem gradualmente após o inverno. Em primeiro lugar, na primeira quinzena de março, quando a atividade solar aumenta e há probabilidade de exposição dos abrigos de proteção, uma camada de neve deve ser jogada sobre eles. Isso evitará o aquecimento prematuro do ar dentro das estruturas e reduzirá o risco de amortecimento das plantas. Nos últimos dias de março, a neve que não teve tempo de derreter é retirada do abrigo.

A capa protetora é removida quando a neve derrete intensamente, mesmo em áreas sombreadas. Isso acontece no final de março ou abril (dependendo da região).

Não se esqueça que durante o período de forte aquecimento, o solo pode permanecer congelado por muito tempo. Para acelerar o descongelamento, o solo da zona das raízes dos arbustos ornamentais é polvilhado com cinza de madeira.

Não é recomendado abrir rosas na primavera após abrigos de inverno:

  • se houver neve na superfície do solo;
  • com alta probabilidade de geadas noturnas;
  • em uma temperatura diária abaixo da norma estabelecida (+ 8 ° C);
  • sem ventilação preliminar.
Atenção! Durante o período de degelo ativo da neve, às vezes se acumula muita água na zona da raiz das rosas, o que pode levar ao apodrecimento da parte inferior dos caules e raízes da planta. Para evitar tais problemas, ranhuras especiais são feitas para drenar o excesso de água.

A primeira descoberta de rosas

A primeira abertura realiza-se em forma de arejamento, o que se faz a temperaturas positivas. Para isso, com bom tempo, abra as extremidades do abrigo. Após 2 horas, as extremidades são novamente cobertas, mas pequenos orifícios são deixados por onde o ar fluirá para a estrutura. A duração da exibição é aumentada a cada dia subsequente. Além disso, o grau de descoberta é gradualmente ampliado.

Atenção! Pela primeira vez, a aeração é realizada na temperatura máxima positiva, ou seja, por volta de 12-14 horas. Se a probabilidade de geadas recorrentes persistir, os orifícios de ventilação são fechados à noite.

É impossível remover o abrigo imediatamente.

Remoção completa da tampa

Para facilitar a adaptação das rosas após o frio, o abrigo é retirado gradativamente, aumentando os furos para arejar as plantas em 3 dias. Depois disso, sujeito a um clima quente estável, as rosas são totalmente abertas.

Depois que os arbustos ornamentais são totalmente abertos, eles são desenterrados, ou seja, o solo que os recobre é afastado dos caules, que também serviam de proteção contra o congelamento.

Depois que as roseiras são totalmente abertas, eles realizam a poda sanitária dos arbustos, durante a qual são retirados os caules secos e podres. Além disso, para a prevenção de doenças fúngicas, as rosas são tratadas com uma mistura bordalesa.

Agora que as unidades terrestres finalmente acordaram, é hora de pensar também nas raízes. Para acordá-los, os arbustos são regados com água morna. Uma semana depois, o arbusto é irrigado novamente, mas desta vez fertilizantes de nitrogênio são adicionados à água.

Conselho! Nos primeiros dias após a abertura, para prevenção de queimaduras solares, as plantas ornamentais devem ser protegidas da luz solar intensa. Como alternativa, você pode sombrear com ramos de abeto.

Duas semanas depois, o abrigo do sol é removido e as rosas são novamente tratadas com preparações contendo cobre.

Conclusão

Todo jardineiro deve saber exatamente quando abrir as rosas após o inverno. A isenção competente da proteção de inverno ajudará a manter a saúde das plantas ornamentais e garantir sua floração exuberante.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção