Saxifrage musgosa: foto e descrição

Uma perene perene requintada - é assim que a saxifragia briófita é descrita por muitos jardineiros. Esta planta é muito utilizada na concepção de jardins e terrenos pessoais. E tudo graças ao seu aspecto peculiar, bem como à capacidade de se enraizar nas condições mais difíceis.

Pelo nome da planta, fica claro que seu habitat natural são as encostas rochosas sem vida.

Descrição botânica da espécie

Bryophyte saxifraga (Saxifraga bryoides) é um dos representantes da família Saxifraga do mesmo gênero. Uma erva perene pertencente à planta ornamental pode ser encontrada na natureza nas áreas rochosas da Europa.

É uma erva musgosa saxifrágica com folhas rugosas e oblongas que, ao crescer na superfície da terra, forma um tapete solto verde-escuro. Atinge uma altura de 10 cm.

As placas foliares são oblongo-lanceoladas (até 7 mm), ligeiramente curvadas para cima, numerosas, reunidas em pequenas rosetas. Suas pontas têm formato pontiagudo de espinhos, ao longo da borda é possível observar vilosidades curtas de tonalidade verde-acinzentada.

Os pedúnculos saxífricos estão localizados acima das rosetas, seu comprimento chega a 6 cm. As inflorescências são formadas nas pontas, formadas por flores oblongas de tons branco-amarelo a vermelho vivo.

O pistilo é grande, contém 2 carpelos, fundidos na base. No final da floração, os frutos aparecem em forma de cápsula ovóide. Sementes de saxifrage são pequenas, elas são formadas em grandes quantidades.

O sistema radicular é poderoso, ramificado, capaz de penetrar em solos rochosos duros.

A saxifragem musgosa possui diversas variedades decorativas que serão uma boa decoração para encostas rochosas, jardins ornamentais e outras áreas com solo sólido no jardim.

Almirante vermelho

A variedade de almirante vermelho musgoso saxifrage é muito atraente, como belas pequenas inflorescências de uma rica cor carmesim elevando-se acima das rosetas verde-esmeralda. A planta prefere locais com luz difusa, não tolera luz solar direta e alagamento.

As flores vermelhas saxifrage desta variedade parecem muito vantajosas contra o fundo de um tapete verde.

Duende

A saxífraga briófita da variedade Elf, em contraste com o Almirante Vermelho, tem flores de cor menos brilhante. As inflorescências são representadas por pequenos cestos de tonalidade rosa pálido.

A planta élfica é subdimensionada, mas floresce profusamente

Fada (Sprite)

Variedades musgosas saxifrage Feya (Sprite) são decoradas com flores vermelhas muito brilhantes, elevando-se sobre pequenas rosetas verdes escuras de folhas oblongas. Uma planta despretensiosa que pode decorar até os locais mais sombreados do jardim.

A variedade Fairy (Sprite) pode crescer em solos pobres sem perder seu efeito decorativo

Aplicação em paisagismo

A cobertura de solo decorativa saxifrage musgosa é usada com sucesso em projetos paisagísticos. É ótimo para cultivo em jardins rochosos, escorregadores alpinos, ao longo de meios-fios e outras composições de pedra.

O plantio de saxifrage musgoso é realizado como planta única e em conjunto com outras plantas perenes de cobertura do solo.A principal característica de combinar essas plantas em um grupo é a seleção correta da cor para que a composição não seja muito chamativa ou, ao contrário, não se funda em um grande ponto.

Além disso, os designers costumam usar saxifragem musgosa de diferentes variedades para separar as áreas funcionais do local. Por exemplo, uma tira de carpete incomum pode separar um jardim de flores de um jardim comum ou criar uma moldura para um local de descanso.

E a combinação da saxifrágea musgosa com outras plantas com flores torna possível cultivá-la junto com petúnias ou floxias. Os aglomerados exuberantes formados dessas plantações de jardim irão encantar não apenas externamente, mas dissiparão um aroma delicado em todo o jardim.

Métodos de reprodução

A reprodução da saxifragia briófita é um processo simples que até mesmo um jardineiro amador pode realizar. Ao mesmo tempo, existem vários métodos de cultivo desta planta ao mesmo tempo:

  • sementes;
  • camadas;
  • dividindo o mato.

É possível cultivar uma saxifragem musgosa a partir de sementes até mudas, mas sujeita a todas as regras de semeadura.

As sementes da saxífraga briófita devem ser submetidas a estratificação. Isso melhora a germinação e garante mudas mais fortes e saudáveis. Além disso, o recipiente e o substrato são pré-preparados. O solo pode ser de uso universal, e se a mistura for preparada de forma independente, a desinfecção deve ser realizada com solução de manganês ou calcinação no forno.

Como as sementes da saxifrágea musgosa são muito pequenas, elas são misturadas com uma pequena quantidade de areia antes da semeadura. Os sulcos são feitos e o material de plantio é colocado. Não deve ser aprofundado no solo, você só pode polvilhar adicionalmente com areia úmida. Depois disso, o recipiente é coberto com vidro ou papel alumínio e colocado em um local bem iluminado e aquecido.

O período normal de germinação para sementes de saxifrage é de 7 dias, mas às vezes as mudas só podem ser esperadas por 10-14 dias. Assim que os brotos se tornam visíveis, o abrigo é removido, embora seja importante manter uma temperatura constante de + 20-22 cerca deC. A rega é realizada regularmente, mas não permite água estagnada.

Mudas de musgo saxifrage são muito frágeis e devem ser manuseadas com cuidado quando transplantadas para terreno aberto.

A reprodução por estratificação desta planta raramente é utilizada. O momento mais adequado para este método é o período em que a saxifragia de briófita desapareceu. Eles escolhem os brotos mais fortes do arbusto-mãe e os dobram no chão, fixando-os com grampos. Polvilhe por cima com terra, regada abundantemente. Enquanto estão criando raízes, é importante manter o substrato constantemente hidratado. Para o inverno, as camadas de saxifrage não são separadas, mas cobertas com ramos de abeto ou isoladas com serragem. E na primavera, quando a neve derreter, com as ações corretas, a planta jovem enraizará bem e estará pronta para se separar do arbusto-mãe.

A reprodução por divisão do arbusto é um dos métodos de criação mais simples para a saxifragia de briófita, desde que a planta-mãe seja forte e saudável o suficiente. Para começar, prepare os orifícios de pouso. O local para eles deve ser escolhido em sombra parcial. Certifique-se de equipar a drenagem e polvilhar com mistura de solo de grama, composto, cal e areia. A seguir, 2 horas antes do procedimento de separação, rega-se abundantemente a mata-mãe da saxifragem, o que ajudará a desenterrá-la mais facilmente sem danificar o sistema radicular. Após a extração com uma faca afiada ou espátula de jardim, o arbusto é dividido em 2-3 partes. Cada um deles deve ter ramos de raiz fortes e rosetas de folhas bem desenvolvidas. As partes resultantes são transferidas para as covas de plantio e borrifadas com terra, levemente socadas e regadas abundantemente com água. Antes do inverno, as plantas jovens devem ser isoladas com ramos de abeto ou serragem.

Plantar e sair

Dependendo do método de reprodução, o momento de plantio e o subsequente cuidado com a jovem briófita saxifragea apresentam algumas diferenças.Mas, ao mesmo tempo, há uma série de características que devem ser levadas em consideração para que a planta crie raízes bem.

Tempo

Plantar saxifrage musgosa em terreno aberto deve ser feito na primavera. Normalmente, as mudas são plantadas em local permanente no final de maio e início de junho, quando a temperatura do ar está em torno de + 18-20 cerca deC.

Se a semeadura direta de sementes de saxifragia de briófita em um local permanente for assumida, ela será realizada de março a abril. Ao mesmo tempo, antes que apareçam os primeiros brotos, é preciso construir uma espécie de estufa, cobrindo a área com uma película. No outono, antes do início da geada, as sementes são semeadas para o inverno, sem germinação prévia.

No verão (junho-julho), as mudas enraizadas da saxifragem são transplantadas, separando-as da mata-mãe.

Seleção e preparação do local

Saxifrage musgosa é uma planta não caprichosa, mas ao escolher um local para o plantio deve-se sempre confiar em suas preferências naturais. É melhor destacar a área onde predomina a luz difusa. Claro, saxifrage pode crescer ao sol aberto, mas sujeito a todas as regras de cuidado e rega frequente.

A planta também não tem requisitos especiais de solo, mas cresce melhor em solos médio-férteis com acidez fraca ou neutra. Se o solo no local for pesado e não apresentar a soltura necessária, deve-se adicionar turfa e areia. Com o aumento da acidez, deve-se adicionar cal ao solo.

Importante! Saxifrage musgoso não tolera água estagnada, portanto a drenagem é importante.

Saxifrage prefere solo com alto teor de sal e calcário

Algoritmo de aterrissagem

Basicamente, o processo de plantio da saxifragem briófita em si tem pouca diferença de outras culturas hortícolas. Algoritmo de ações:

  1. Para começar, prepare buracos rasos. Ao plantar várias plantas, a distância entre elas deve ser mantida no mínimo 10 cm.
  2. As mudas são plantadas em ângulo, polvilhadas com solo e levemente compactadas.
  3. Água em abundância na raiz.

Programa de rega e alimentação

A saxifraga briófita é adaptada para crescer em condições adversas e o cuidado excessivo pode afetar adversamente seu bem-estar. A planta não gosta de alagamento, então a rega deve ser realizada quando o solo seca. É melhor aplicar cobertura morta na zona da raiz, o que manterá uma umidade moderada do solo e minimizará a frequência de irrigação.

Quanto aos fertilizantes, a saxifrageira briófita praticamente não precisa deles. Basta fazer de 1 a 2 curativos por temporada. Para fazer isso, você deve usar superfosfato ou farinha de osso. Mas é melhor recusar os complexos contendo nitrogênio, já que seu excesso pode levar a um aumento abundante da massa verde e a saxifragem simplesmente não florescerá.

Wintering

O saxifragio musgoso adulto tolera com calma as geadas, por isso não precisa de abrigo especial para o inverno. Mas as plantas jovens devem ser isoladas. Serragem, folhas secas ou ramos de abeto são adequados como material de cobertura.

Doenças e pragas

Adaptada a condições adversas, a saxifragia briófita também apresenta alta imunidade a doenças e pragas. Porém, se você não seguir as recomendações de cuidados, a planta ficará vulnerável. Por exemplo, regar em excesso pode causar podridão da raiz ou oídio. Para combater essas enfermidades, as partes afetadas da planta são removidas e, como medida preventiva, tratadas com fungicidas.

Entre as pragas, a saxifragea briófita afeta principalmente pulgões e ácaros. Se forem encontrados, pode-se recorrer ao tratamento da planta com água e sabão. Drogas como Fitovern, Aktara, Tanrek também são eficazes contra esses parasitas.

Propriedades úteis e contra-indicações

Além de sua aparência decorativa, a saxifragia de briófita é valorizada por suas propriedades curativas. Possui propriedades antiinflamatórias, anti-sépticas e anti-hemorroidais.

Aplicação na medicina tradicional

Devido ao teor de óleos essenciais, vitamina C, flavonóides, alcalóides, cumarina, taninos nas folhas e raízes da saxifrage, é utilizado como agente antifébril. Também ajuda com doenças infecciosas e vômitos.

O efeito antimicrobiano da planta permite utilizá-la no tratamento de feridas purulentas, furúnculos e até mesmo os efeitos do congelamento.

Apesar de seu alto valor medicinal, a saxifragia briófita deve ser usada como medicamento somente após consulta com seu médico. Também é indesejável o uso de tinturas, chás e decocções para mulheres grávidas, durante a lactação e na presença de trombose e bradicardia.

Conclusão

Bryophyte saxifrage é uma planta incrível que pode enobrecer aquelas áreas onde a maioria das plantações de jardim dificilmente podem criar raízes. Além disso, além de sua aparência incomum e atraente, possui propriedades cicatrizantes.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção