Como cobrir corretamente as rosas para o inverno

Os amantes da rosa sabem em primeira mão sobre o capricho dessas flores reais. A maior dificuldade em cultivar rosas na faixa do meio é que elas têm muito medo de geadas. Isso incentiva os jardineiros a envolverem seus jardins de rosas da forma mais quente possível no primeiro tempo frio. Infelizmente, tais ações nem sempre levam a um resultado positivo: alguns arbustos ainda congelam ligeiramente, algumas rosas vomitam e vários arbustos podem até morrer. A coisa é, na hora de comprar uma muda, você precisa saber se é necessário cobrir essa rosa em particular, a que temperaturas ela pode suportar sem abrigo e também o que e como cobrir o arbusto.

Neste artigo você poderá descobrir como cobrir corretamente as rosas para o inverno, se é possível cobrir uma variedade específica e qual material é melhor usar para isso. E instruções em vídeo e fotos com conselhos de jardineiros experientes ajudarão a assimilar bem as informações.

É possível cobrir rosas de várias variedades

Diferentes variedades de rosas precisam de certas condições de inverno, então a primeira coisa que um jardineiro deve fazer é examinar seu jardim de rosas e lembrar a qual variedade cada arbusto pertence. E depois disso, já decida como cobrir as rosas para o inverno.

A atitude em relação às baixas temperaturas difere em diferentes variedades de rosas:

  • as geadas são mais terríveis para variedades de chá híbrido e algumas variedades de rosas trepadeiras - essas flores precisam ser cobertas com cuidado especial;
  • as variedades anãs e as variedades de floribunda se distinguem pela maior resistência à geada - ao cobrir tais arbustos, o principal é não exagerar para que os chicotes não saiam;
  • variedades de parque são consideradas as mais resistentes à geada; nas regiões central e sul do país, essas rosas não podem ser cobertas ou uma versão leve de um abrigo de inverno pode ser usada.
Conselho! Se o jardineiro tiver dúvidas sobre a variedade rosa, é melhor usar cobertura mínima para proteger as raízes do excesso de umidade e evitar que o tronco congele. Nesse caso, apenas a parte inferior da bucha é coberta.

Quando cobrir rosas para o inverno

Na maioria das regiões da Rússia, as rosas se refugiam no final de outubro ou início de novembro. No entanto, a data exata depende do clima da região, da localização do canteiro, da umidade do solo e da variedade de rosas.

Recomenda-se cobrir permanentemente os jardins de rosas quando a temperatura do ar se estabilizar em -5 graus ou menos. Isso significa que você precisa esperar - 7 a 10 dias na região deve haver uma temperatura abaixo de zero (de -2 graus). Somente com o início de geadas estáveis ​​é que os jardins de rosas podem ser cobertos, caso contrário, os arbustos receberão calor para o início da primavera e acordarão antes do tempo. Essas rosas com botões despertados definitivamente congelam, mesmo em geadas leves.

Atenção! Melhor levar o seu tempo com o jardim de rosas. Não muita geada não prejudicará as flores, pelo contrário, as plantas ficarão endurecidas e os rebentos ficarão cobertos por uma espessa casca.

É igualmente importante remover o abrigo a tempo, porque durante o aquecimento da primavera, a umidade começará a se acumular sob o material de cobertura. A condensação é perigosa para as plantas, já que infecções e fungos se desenvolvem rapidamente em um ambiente úmido e, além disso, a rosa pode simplesmente desaparecer.

Eles removem o abrigo gradativamente para que as flores possam se aclimatar no ambiente. Primeiro, as bordas do filme são levantadas ou materiais secos (ramos de abeto, palha, folhas caídas, etc.) são selecionados do abrigo. É necessário remover completamente o abrigo das rosas em tempo nublado ou à noite para que os rebentos jovens não se queimem ao sol.

Qual a melhor forma de preparar rosas para o inverno

Você não pode pegar e cobrir imediatamente a roseira, você também precisa preparar a planta para o inverno.

A preparação do roseiral começa no verão e consiste em várias etapas:

  1. Fim do curativo. No final de agosto, as flores não são mais alimentadas com fertilizantes de nitrogênio, a partir desse período, apenas potássio e complexos minerais de fósforo podem ser aplicados. Esses fertilizantes estimulam a lignificação do tronco e preparam a rosa para o inverno.
  2. O afrouxamento para no início de setembro. Principalmente quando setembro é seco e quente, o solo ao redor dos arbustos não pode ser solto, pois a rosa percebe essas ações como um sinal para acordar. Se você cavar o solo ao redor da rosa, os brotos novos começarão a crescer a partir das raízes, os botões no solo irão despertar - isso levará ao congelamento do arbusto.
  3. A poda é necessária para todas as variedades de rosas, apenas o seu grau difere. Por exemplo, as rosas trepadeiras e do parque são podadas um pouco, e os rebentos jovens e toda a folhagem também são removidos - apenas os caules lignificados cobertos com casca devem permanecer. As demais variedades precisam ser cortadas com mais cuidado - os caules são encurtados até a altura do futuro abrigo, de modo que todo o arbusto fique escondido da geada.
  4. Limpeza e beneficiamento de roseiras. Sob o arbusto, você precisa selecionar todas as folhas, grama e outros detritos, porque infecções, insetos e roedores gostam de hibernar ali. Para fortalecer a imunidade das flores e prepará-las para alta umidade, recomenda-se tratar as rosas com uma solução de sulfato de cobre ou usar o líquido bordalês para esse fim.
  5. O amontoado de roseiras também é um passo importante na preparação para o abrigo. Isso é feito imediatamente após o tratamento de desinfecção. Você não pode tirar terras para amontoar do mesmo canteiro de flores, porque isso pode arrancar as raízes das plantas vizinhas e as próprias rosas. É necessário encher montículos com uma altura de cerca de 20 cm, o que irá proteger as raízes das flores do congelamento. Solo solto contém muito ar, o que aquece o sistema radicular. Para muitas variedades, o amontoado simples é suficiente, eles não precisam de outro abrigo.

Atenção! Você precisa cortar rosas apenas com o início do frio do outono.

Se isso for feito muito cedo, os botões abaixo do corte acordarão e germinarão brotos jovens. Esses galhos certamente congelarão, mesmo sob cobertura.

Como cobrir rosas para o inverno

Muitos jardineiros inexperientes não conhecem outros esconderijos além dos ramos de abeto. Na realidade, existem muitos materiais e maneiras pelas quais você pode cobrir jardins de rosas para o inverno:

  • Palha;
  • folhas de carvalho que não desenvolvem infecções fúngicas;
  • serragem;
  • areia;
  • turfa;
  • policarbonato ou madeira;
  • lutrasil ou outro material não tecido;
  • envoltório de plástico.

Conselho! Cobrir mudas anuais jovens é mais fácil com uma simples garrafa de plástico. Uma garrafa pode cobrir duas mudas, para isso o vaso é cortado ao meio e o gargalo é fechado com uma tampa.

Diferentes tipos de abrigo são mostrados na foto do artigo.

Independentemente do material escolhido para proteger o roseiral da geada, uma regra importante deve ser observada: um espaço de ar deve permanecer entre o abrigo e os cílios ou brotos de rosas. Caso contrário, a planta não terá oxigênio suficiente e "sufocará".

Como cobrir rosas para o inverno

Como mencionado acima, algumas variedades de flores espinhosas toleram melhor a geada, enquanto outras, ao contrário, precisam de proteção muito cuidadosa para o inverno.

De acordo com isso e escolha opções de abrigo para o jardim de rosas:

  1. Para chás híbridos e floribundas você pode escolher um abrigo, dentro do qual uma temperatura constante é mantida ao nível de -3 graus. Além disso, essa estrada de inverno é bem ventilada, o que tem um efeito benéfico sobre o estado dos brotos e raízes das rosas. Para fazer tal abrigo, é necessário construir uma moldura em forma de cone de malha de um arame grosso. A altura do produto deve ser de aproximadamente 60-70 cm (dependendo do tamanho da bucha). Uma roseira é circundada por este cone, então o isolamento (lutrasil, papelão, filme, etc.) é fixado no topo do fio, que é fixado com uma corda. Sobre o isolamento, é necessário esticar o polietileno, que deve proteger o arbusto da chuva e do vento.As pontas do filme plástico são fixadas com terra para não inchar e expor as raízes.
  2. Para variedades de escalada é mais conveniente usar um abrigo de proteção de quadro. Antes de iniciar o trabalho, é necessário retirar toda a folhagem restante da roseira trepadeira, cortando-a junto com os pecíolos (a folhagem não cai sozinha dessas variedades). Os flagelos são amarrados e inclinados na direção em que se inclinam durante a floração. Galhos de abeto precisam ser colocados no solo, o que protegerá a rosa de roedores e solo congelado. Agora os cílios tricotados são colocados no chão e fixados com grampos de cabelo de metal, madeira ou plástico (como na foto). Com antecedência, é necessário preparar escudos de madeira ou policarbonato, seu comprimento é igual à altura do arbusto e a largura é de cerca de 80 cm. A partir desses escudos fazem uma casa sobre a rosa, sustentam as "paredes" de o abrigo com hastes de metal. De cima, o abrigo deve ser coberto com filme plástico. Se o solo do canteiro já estiver congelado, pressione o filme com força e polvilhe com terra. Quando ainda não começaram as fortes geadas, as extremidades do abrigo ficam entreabertas para que as rosas não saiam.
  3. Se a variedade trepadeira não crescer em fileiras, mas estiver localizada no centro do canteiro de florespor exemplo, usar escudos como cobertura seria inconveniente. Neste caso, o tipo de proteção de inverno vertical é usado. Flagelos de rosas são amarrados e fixados a um forte suporte vertical. Uma moldura em forma de cone é tecida a partir de um arame e no seu interior é colocada uma rosa com um suporte. De cima, a moldura é enrolada em várias camadas de spunbond, fibra de vidro ou polietileno grosso, e tudo é amarrado com barbante. Certifique-se de deixar orifícios de ventilação que podem ser abertos no início da primavera. Mostrado em detalhes no vídeo:

  4. Variedades padrão costuma-se crescer em cubas e caixas grandes. Essas rosas podem ser facilmente transferidas para o porão durante o inverno, protegendo-as da geada e da morte. Já a variedade padrão pode ser plantada diretamente no solo, caso em que é imprescindível cobrir a planta com a chegada do frio. Um saco de juta comum ajudará nisso, do qual você precisa cortar o fundo. Esse saco é colocado na coroa da rosa de forma a cobrir a parte superior do arbusto, a partir do ponto de crescimento. Em seguida, o abrigo é recheado com palha, pequenos ramos de abeto ou folhas secas. A parte superior da bolsa de juta é amarrada com barbante, e o caule da rosa é enrolado em estopa cortada.
Importante! Na primavera, o abrigo deve ser removido gradualmente para que as rosas não congelem e não comecem a apodrecer.

Primeiro, eles abrem os orifícios de ventilação, quando o solo descongela completamente e a temperatura está estável acima de zero, você pode abrir o arbusto completamente.

Com mais detalhes sobre como proteger as rosas da geada, o vídeo contará:

Se você seguir todas as recomendações e cobrir as rosas corretamente, poderá manter em seu jardim até as variedades exóticas mais caprichosas dessas flores luxuosas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção