Como e quando plantar lírios

O lírio de beleza incomparável e régia conquista os corações dos cultivadores de flores. Todos os anos, a variedade de variedades cresce, novas variedades aparecem, impressionantes em tamanho, gama de cores e formato das flores.

Não será difícil cultivar esta planta luxuosa que adorna os terrenos pessoais ao longo da temporada. Para que este símbolo de sofisticação, beleza e graça encante o máximo possível, é necessário observar certas regras para o plantio e o cuidado dos lírios em campo aberto.

Quando plantar lírios ao ar livre na primavera

Os bulbos de lírio podem ser plantados não apenas na primavera, mas também no início do outono. No entanto, no final do verão, é muito difícil encontrar material de plantio de alta qualidade e adequado. Portanto, floristas experientes plantam lírios na primavera e preferem transplantar ou plantar flores no início do outono, algumas semanas após o final da floração.

É muito difícil determinar com precisão o momento do plantio de lírios na primavera. Eles dependem de:

  • condições climáticas;
  • região de desembarque específica;
  • variedades e variedades de flores.

Nas regiões centrais e no sul da Rússia, os bulbos são plantados de meados a final de abril, mas na região da Sibéria e nos Urais, o trabalho de plantio não é iniciado antes de meados de maio.

Interessante! Lily é um símbolo de pureza, pureza e inocência, cantada por poetas e imortalizada por artistas famosos.

A estação de plantio de lírios começa na primavera imediatamente, quando a temperatura externa é fixada em + 10˚C + 14˚C. É aconselhável concluir todo o trabalho antes do início da estação seca. Nesse caso, os bulbos criarão raízes e começarão a crescer rapidamente.

As flores plantadas na primavera apresentam maior resistência a doenças e mudanças bruscas de temperatura, são menos afetadas por pragas, florescem de forma mais abundante e luxuosa e a taxa de sobrevivência dos bulbos é muito maior em comparação ao plantio de outono.

Além disso, o plantio de lírios na primavera permite avaliar o resultado do trabalho literalmente em 2-3 semanas, quando as primeiras setas verdes aparecem acima do solo, sinalizando que o processo de enraizamento correu bem. Além disso, os bulbos plantados na primavera não molham nem congelam. Com o plantio de outono, os riscos de congelamento são muito altos.

Dependendo da variedade e variedade de lírios, é aconselhável observar as seguintes recomendações quanto à época de plantio:

  • variedades híbridas orientais de floração tardia, é aconselhável plantar apenas na primavera;
  • variedades de tigres e tibetanas, bem como variedades que entram na fase de floração no início do outono, podem ser plantadas no final de março, se as condições climáticas permitirem;
  • Os híbridos asiáticos, tubulares e orientais podem ser plantados assim que a neve derreter e o solo degelar;
  • variedades turcas de lírios podem ser plantadas na primavera, quando a temperatura é de pelo menos + 10˚С + 12˚С;
  • outras variedades podem ser plantadas no mês de abril. Ao mesmo tempo, é preciso cuidar das plantas e protegê-las durante as geadas da primavera.
Interessante! Lily é uma flor real. Há algumas centenas de anos, ele decorou brasões e jardins de apenas pessoas coroadas.

Não é desejável plantar as seguintes variedades na primavera:

  • Candidum;
  • Monótono;
  • Encaracolado;
  • Hansen;
  • Canadense;
  • Shovitsa.

Essas variedades são plantadas em terreno aberto apenas no outono.

Antes de determinar quando e em que mês você pode plantar lírios, é aconselhável se familiarizar com as informações sobre as regras de plantio da variedade que você escolheu.

Onde plantar lírios no jardim

Antes de plantar um lírio na terra na primavera, é necessário fazer alguns trabalhos preparatórios, que não demoram tanto.

Antes de mais nada, antes de plantar flores, é preciso escolher o lugar certo onde a liliaceae se sinta confortável. A condição das plantas e a abundância de sua floração no futuro dependerá da competência com que você selecionar um local adequado para plantar um lírio na primavera em terreno aberto.

Para essas belezas reais, é aconselhável reservar uma área ensolarada protegida dos ventos cortantes. Locais com lençol freático alto, bem como terras baixas, onde a água do degelo fica estagnada na primavera ou a água da chuva no verão, não são nada adequados para o cultivo de lírios.

O alagamento de longo prazo do solo ameaça o surgimento de várias doenças fúngicas. Os bulbos começam a ficar úmidos e apodrecer. Em geral, as flores perdem sua resistência a doenças e pragas, muitas vezes adoecem e, no inverno, muitas vezes simplesmente congelam.

Interessante! Na Alemanha, esta flor é um símbolo de morte, então os alemães são hostis a ela.

Se você não tiver um local adequado para um jardim de flores, pode aumentar os canteiros de flores em 40-50 cm. Se você decidir plantar lírios em uma casa de verão perto de uma casa ou perto de uma cerca, é melhor dar um passo atrás os edifícios em 70-80 cm para que a água da chuva dos telhados não caia sobre as flores.

Áreas sombreadas próximas a arbustos ou árvores são completamente inadequadas para o plantio dessas belas flores. Uma floração exuberante com falta de luz solar não pode ser esperada. Na sombra, os lírios não mostram a graça, a beleza e a elegância de que são capazes. As flores ficam pequenas, murchas, a planta enfraquece e, com o tempo, perde as características varietais.

As plantas que crescem nas proximidades também são importantes. Plantas altas e de crescimento rápido, ao lado das quais as flores experimentam regularmente uma falta de nutrientes, bem como colheitas que gostam de umidade - vizinhos indesejáveis ​​para os lírios.

Seleção, armazenamento e preparação de material de plantio

Todo florista sabe que depende da escolha e do preparo do material de plantio que as flores vão encantar e enfeitar o quintal.

Ao escolher lírios, grande atenção é dada à aparência e densidade dos bulbos. Bulbos de alta qualidade e de pleno direito devem ser grandes, sem sinais de doenças fúngicas, mofo, podridão e danos.

Conselho! É desejável que as raízes dos bulbos não tenham mais de 4-5 cm de comprimento e não pareçam secas e sem vida.

O fundo e as raízes devem estar limpos. Não é desejável comprar bulbos com manchas úmidas, que indicam o início do apodrecimento. Os bulbos devem ser firmes ao toque, com escamas carnudas.

É aconselhável comprar bulbos de lírio pouco antes do plantio. O material de plantio adquirido com antecedência deve ser armazenado em certas condições.

Armazene os bulbos de lírio em embalagens respiráveis. Os sacos pequenos com perfurações são mantidos em uma sala escura e arejada, com uma temperatura do ar não superior a + 4 .С. Um porão seco e ventilado ou prateleira inferior da geladeira é ótimo para armazenar os bulbos de lírio antes do plantio.

Com o armazenamento prolongado, mesmo que todas as condições sejam atendidas, os bulbos germinam rapidamente. Assim que surgirem sinais de germinação, os bulbos devem ser retirados da embalagem e colocados com cuidado em uma prateleira para que os caules não se deformem. Os bulbos de lírio com brotos devem ser plantados na primavera o mais rápido possível, pois podem secar e morrer.

Se as condições climáticas não forem propícias ao plantio, neste caso, pode-se plantar os bulbos germinados em um recipiente com substrato nutritivo. As flores são cultivadas em casa e, na hora certa, são plantadas em campo aberto.

Os bulbos de lírio, como outros materiais de plantio, variam em qualidade e tamanho. O fabricante que os fornece ao mercado também é importante. Por exemplo, os bulbos exportados da Holanda já são tratados no processo de preparo com diversos preparados para proteger as flores de doenças e insetos, e não precisam de tratamento pré-plantio.

Conselho! Se você deseja propagar flores o mais rápido possível, para obter material de plantio de alta qualidade, você precisa cortar os botões ainda na fase de formação.

No caso de os bulbos ficarem armazenados por mais de duas semanas ou se você duvidar da qualidade dos bulbos de lírio comprados, trate-os antes de plantar para evitar danos causados ​​por vários fungos e bactérias.

Em primeiro lugar, enxágue o material de plantio em água corrente e, em seguida, trate-o com uma solução rosa de permanganato de potássio ou na preparação "Maxim" ou seus análogos por meia hora. Você também pode processar os bulbos de lírio antes de plantar em uma solução de base a 0,2% por 20-30 minutos.

Seque o material de plantio tratado em uma área escura, fresca e bem ventilada. Os bulbos já estão prontos para o plantio. Se for muito cedo para plantar lírios ou as condições climáticas não permitirem o plantio de flores a tempo, os bulbos podem ser cobertos com estopa ou outro material respirável.

Se desejado, os bulbos de lírio podem ser processados ​​um dia antes do plantio com epin ou outros estimulantes de crescimento.

O autor do vídeo irá compartilhar com você os segredos da preparação do material de plantio:

Preparando o solo para o plantio

As plantas pertencentes ao grupo dos lírios são bastante caprichosas para a composição do solo. Eles crescem mal e florescem mal em solo pesado. Para um bom crescimento e uma floração luxuosa, eles precisam de um solo solto, fértil e rico em minerais que seja bom para permeabilidade à umidade. Portanto, é aconselhável preparar o solo para o plantio de lírios com antecedência, 1-2 semanas antes do plantio.

Solos pesados ​​e argilosos com baixa permeabilidade são diluídos com areia e húmus, húmus ou turfa. Solo acidificado é desoxidado com farinha de dolomita, penugem ou giz.

Importante! Em nenhum caso se deve usar esterco fresco para enriquecer o solo, pois pode provocar o aparecimento de doenças fúngicas nos bulbos.

A área selecionada é escavada a uma profundidade de 35-40 cm. Durante a escavação, todos ervas daninhas e as raízes são cuidadosamente selecionadas. O futuro jardim de flores é nivelado para que não haja estagnação de umidade nele. Por algumas semanas, o local preparado é deixado sozinho para que a terra se aqueça bem e fique saturada de umidade.

Plantar bulbos de lírios ao ar livre na primavera

Antes de plantar bulbos de lírio, é aconselhável planejar com antecedência o futuro canteiro de flores. As variedades de crescimento baixo são plantadas nas bordas, e as altas - no centro, para que as altas não bloqueiem a luz do sol com as plantas baixas.

Além disso, ao planejar, é necessário levar em consideração o tamanho do material de plantio. Os bulbos grandes criam raízes bem e os lírios podem florescer alguns meses após o plantio. Mas é improvável que pequenos espécimes floresçam neste ano ou a floração será escassa.

O algoritmo para o plantio correto de lírios com bulbos na primavera é o seguinte:

  • Covas de plantio são preparadas, cuja profundidade depende do tamanho do material de plantio e da variedade de flores. Em média, a profundidade do buraco de plantio deve ser de três diâmetros de bulbo.
  • A areia é despejada no fundo do buraco com uma camada de 2-3 cm, um bulbo é colocado nele e o buraco é gradualmente preenchido com terra.
  • Após o plantio na primavera, o lírio precisa de bastante rega e cuidados posteriores.
Interessante! "Li-Li" traduzido da antiga Gália significa "branco-branco".Outras tonalidades desta flor incomparável surgiram muito mais tarde, como resultado do trabalho dos criadores.

O esquema de plantio de lírios é o seguinte:

  • variedades altas de lírios são plantadas com uma profundidade não superior a 15-20 cm em incrementos de 25-30 cm;
  • subdimensionado - para uma profundidade de 10-12 cm, a distância mínima entre as flores será de 15-20 cm;
  • os bulbos pequenos são plantados a uma profundidade de 5-8 cm, e os grandes - 15-20, dependendo do tamanho do material de plantio;
  • os bulbos de lírio são enterrados em solo pesado não mais do que 5-10 cm, mas em solo solto você pode plantar bulbos com 4-8 cm de profundidade.

Antes de plantar lírios ao ar livre na primavera, preste atenção às recomendações dos produtores sobre as condições de armazenamento dos bulbos, datas de plantio e padrões de plantio de flores.

Como plantar lírios na primavera com brotos

O esquema de plantio para bulbos germinados é um pouco diferente. Bulbos de lírio com brotos são plantados algumas semanas depois. É importante que os rebentos jovens e frágeis não congelem durante as geadas da primavera.

Os bulbos de lírios germinados são plantados não antes de meados de maio. Ao preparar as covas de plantio, considere o tamanho dos brotos. Em nenhum caso os rebentos devem ser enterrados no solo, caso contrário, eles simplesmente apodrecerão.

Os bulbos com brotos são plantados em covas rasas de plantio na primavera, deixando os brotos acima do solo. No outono, após a floração, é aconselhável transplantar os lírios na profundidade necessária para que não congelem no inverno.

Conselho! Depois de plantar variedades de flores altas e grandes ou lírios com brotos, é aconselhável instalar pequenos suportes para que depois os caules não se partam com o peso das flores.

O autor do vídeo contará e mostrará como plantar lírios com brotos.

Regras para cuidar adequadamente de lírios

Se alguém lhe disser que os lírios são despretensiosos e que o cuidado com eles é mínimo, não acredite. Para que estas flores inimitáveis ​​e deliciosas decorem o seu quintal, é necessário criar condições adequadas para as plantas nas quais se sentirão confortáveis.

Após o plantio, os lírios precisam de cuidados para que os bulbos se enraízem e comecem a crescer. Para obter o melhor resultado, é necessário realizar o seguinte trabalho em tempo hábil:

  • rega moderada;
  • afrouxamento e remoção de ervas daninhas;
  • curativo superior;
  • poda após a floração.

Considere todas as etapas de cuidar dos lírios de jardim após o plantio com mais detalhes.

Segredos para regar adequadamente

O primeiro e principal passo para cuidar de um lírio após o plantio é a rega moderada e oportuna. É necessário regar as flores à medida que o solo seca. Em nenhum caso você deve despejar as plantas, caso contrário os bulbos começarão a apodrecer e podem morrer. Além disso, o alagamento pode causar o início e a disseminação de doenças fúngicas.

É necessário regar os lírios pela raiz, não é desejável regar os brotos e brotos. A rega pode ser combinada com fertilização líquida ou seca.

Se o verão for seco, é preciso regar os lírios com mais frequência e abundância, pois as plantas enfraquecem com a falta de umidade. Além disso, a deficiência de umidade afeta a aparência da planta, a abundância de diminui a floração. As flores ficam pequenas, desbotadas e imperceptíveis.

Conselho! Jardineiros experientes aconselham no primeiro ano após o plantio para remover todos os botões dos lírios, uma vez que a floração consome muita energia da planta. Flores enfraquecidas podem não resistir a fortes geadas de inverno.

Após a floração, as plantas não precisam mais de umidade abundante, então a taxa e a regularidade da rega são reduzidas à metade.

Capinando e soltando canteiros de flores

O afrouxamento do solo e a remoção regular de ervas daninhas são a chave para o crescimento ativo e a floração abundante de lírios. É necessário afrouxar o solo após cada rega ou precipitação.

Procure não soltar muito fundo para não danificar os bulbos e não machucar as crianças que vão se formando com o tempo. 1,5-2 meses após o plantio, é aconselhável abandonar o afrouxamento para não danificar os bulbos do caule.

Tente ficar de olho no jardim de flores para que os lírios não cresçam demais com ervas daninhas.Capine as flores com a maior freqüência possível. Se desejar, você pode aplicar cobertura morta nas camas para facilitar o seu trabalho e proteger as plantas.

Fertilização oportuna

Alimentar lírios na primavera é um passo importante para cuidar dos lírios no campo ou no jardim. Os fertilizantes devem ser aplicados de acordo com as recomendações de floricultores experientes.

A falta de nutrientes invariavelmente afetará a floração. Afinal, as plantas pertencentes ao grupo do lírio crescem em um lugar sem transplantar por até 4-5 anos. Portanto, sua tarefa é alimentar as flores de maneira correta e regular, restaurando o equilíbrio de minerais e nutrientes. Você pode aprender mais sobre como, quando e o que alimentar os lírios com o artigo.

Importante! Nem todas as flores bulbosas podem ser plantadas ao lado de lírios. Tulipas e gladíolos são vizinhos indesejáveis, mas tetrazes imperiais ou narcisos assustam os ratos que adoram comer bulbos.

Cuidando dos lírios após a floração

Os lírios que florescem luxuosamente são uma visão inesquecível e deliciosa. Infelizmente, essa beleza dura pouco. Os botões perdem gradualmente suas pétalas, murcham e, em vez de flores graciosas e magníficas, permanece um caule indefinido com folhas que murcham gradualmente.

Muitos cultivadores cometem o erro de podar os lírios imediatamente após a floração, querendo dar aos canteiros uma aparência bem cuidada, e mais tarde lamentam que os bulbos enfraquecem, são afetados por doenças fúngicas e muitas vezes congelam. Neste caso, as regras para podar lírios após a floração são grosseiramente violadas.

Preciso podar os lírios após a floração e como fazê-lo corretamente? As inflorescências devem ser removidas imediatamente após a queda das pétalas. Você não precisa cortar as hastes imediatamente. A planta recebe nutrientes através da folhagem e, até que as folhas comecem a amarelar, os caules não podem ser cortados. À medida que a folhagem fica amarela, os pedúnculos são gradualmente encurtados.

A poda dos lírios após a floração é uma etapa essencial no cuidado das flores. Enquanto as folhas são verdes, elas nutrem o bulbo, fortalecendo-o e entregando-lhe os elementos necessários. Na poda, os cortes são feitos oblíquos para que a água da chuva não se acumule, mas escorra pelo caule. Cortes retos podem levar à deterioração dos pedúnculos. A uma altura de 15-20 cm, os caules são deixados até o outono.

As plantas não são podadas apenas quando é necessário coletar sementes de espécimes individuais. Nesse caso, as inflorescências são deixadas sozinhas até que os frutos da semente amadureçam.

Importante! O corte de caules ou flores para o corte só pode ser feito com uma ferramenta limpa e afiada.

Alguns segredos do cultivo de lírios

Para proteger a parte inferior da planta e os bulbos do superaquecimento, você pode plantar flores de tamanho médio ou baixo ou plantas ornamentais de cobertura do solo ao lado dos lírios.

Eles vão bem com hospedeiros de lírio, sinos, malmequeres. Este último protege as flores de muitas doenças e pragas de insetos. Você também pode plantar flox anual ao lado dos lírios. Flores de cores vivas e variadas se substituem, decorando os canteiros por um longo período.

Você também pode plantar várias variedades de lírios lado a lado. Ao plantar, é importante levar em consideração a variedade, a altura da planta e a época de floração. Pode-se planejar e plantar flores de forma que floresçam uma após a outra, decorando o canteiro por muito tempo.

Que lindo plantar lírios no site, foto

Como você pode ver na foto abaixo, você pode plantar lírios no local ao lado de uma variedade de plantas com flores e ornamentais. O principal é observar as seguintes recomendações:

  • ao plantar lírios, selecione corretamente os vizinhos, de acordo com a altura da variedade e o período de floração;
  • não plante plantas que gostam de umidade ao lado de flores;
  • tenha em mente que as flores de lírio não florescem por muito tempo, o que significa que as plantas com flores longas, cobertura do solo ou perenes devem se tornar os vizinhos mais próximos;
  • plantas e flores não precisam lutar entre si por luz e nutrientes.
Interessante! No antigo Egito, as flores de lírio eram usadas para fazer óleos aromáticos, que apenas pessoas coroadas tinham o direito de usar.

O autor do vídeo vai compartilhar seus segredos de plantio de bulbos com você

Conclusão

O cuidado competente com os lírios após o plantio em campo aberto é a chave para uma floração abundante e luxuosa. Até um iniciante pode cultivar esta rainha das flores se seguir os conselhos e recomendações de jardineiros experientes.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção