Como armazenar bulbos de tulipas no inverno em casa

Todo florista, não importa o tipo de flor que cultive: para interior ou jardim, sabe perfeitamente que toda planta requer cuidado e atenção. E cada minuto gasto volta cem vezes mais, deliciando o dono de flores raras com uma floração exuberante. Portanto, eles não poupam tempo, nenhum esforço e às vezes até dinheiro para comprar variedades valiosas e cuidar de suas favoritas. E como às vezes é uma pena, tendo gasto uma quantia considerável na compra de sementes, não ver as desejadas lindas flores no canteiro na primavera. E às vezes muitos culpam os vendedores, dizem, eles vendiam produtos de baixa qualidade.

Na verdade, o motivo pode ser muito mais simples - apenas o não cumprimento dos termos de escavação, armazenamento e plantio de bulbos. Para evitar momentos tão desagradáveis, é importante saber como armazenar os bulbos de tulipa desde a desenterragem até o plantio. Este processo não é oneroso e não requer custos financeiros. Mas a gratidão das plantas pela atenção e pelo tempo despendido voltará para você com botões tenros e viçosos no início da primavera.

Por que desenterrar bulbos de tulipas todos os anos

Você realmente precisa desenterrar bulbos de tulipas todos os anos? Muitos dirão a você: "Não." Na verdade, não existe uma resposta única. E essa circunstância depende apenas do tipo de tulipa.

Simples, as flores do jardim são transplantadas a cada cinco ou até sete anos, acreditando que não há necessidade de perder tempo e esforço, elas florescem lindamente a cada outono. Algumas variedades requerem um cuidado mais cuidadoso e são muito exigentes quanto ao tempo de escavação e plantio. E há aqueles que não podem ser desenterrados e transplantados em dois ou três anos. Em qualquer caso, as informações sobre os termos e regras de armazenamento não serão supérfluas.

Importante! No 3-4º dia após o início da floração das tulipas ou imediatamente após o término, os profissionais aconselham o corte dos pedúnculos para melhor amadurecimento dos bulbos e formação de uma flecha floral.

Aqui estão apenas alguns motivos pelos quais você deve desenterrar bulbos de tulipas após a floração e armazená-los em curto espaço de tempo:

  • Para uma floração exuberante na primavera, um certo regime de armazenamento deve ser criado para os bulbos de tulipas. Nesse momento, a base para a futura flor é colocada neles - uma flecha de flor é formada. Lâmpadas maduras devem ser armazenadas estritamente a uma temperatura de + 25˚C, nem mais, nem menos. No subsolo, a lâmpada não recebe o calor de que necessita.
  • Todas as flores da família bulbosa têm uma característica - a cada ano elas vão para o solo em uma profundidade cada vez maior. Quanto mais fundo eles penetram no solo, mais difícil é para os brotos fracos e delicados romperem a espessura da terra na primavera. Na verdade, com o tempo, essa camada de terra só aumenta. Como resultado, os bulbos das tulipas simplesmente apodrecem no solo, nem mesmo deixando as crianças para uma reprodução posterior. Um canteiro de flores vazio é uma visão bastante triste. Principalmente na primavera, quando você realmente quer ver as primeiras flores coloridas.
  • Terra. Até as flores mais exigentes tiram do solo tudo o que precisam para crescer e florescer. Portanto, com o passar do tempo, o solo torna-se escasso, compactado e impróprio para as plantas.Essa circunstância afeta a aparência das flores, sua resistência a doenças e a segurança das características varietais. No processo de cavar e plantar tubérculos, você pode não só soltar o solo compactado, mas também fertilizá-lo com aditivos orgânicos e inorgânicos, adicionando as vitaminas necessárias à dieta das flores.
  • Se você deseja preservar as características varietais das tulipas, bem como obter delas um grande número de filhos, então cavar tulipas após a floração e plantá-las no outono é simplesmente necessário. Depois de alguns meses após a floração, será difícil selecionar sementes de alta qualidade para plantações subsequentes. E se o processo de cavar bulbos de tulipas for excluído, os filhos ficarão menores. E coletar lâmpadas pequenas será muito difícil.
  • A umidade durante o armazenamento é um fator importante. Por exemplo, se tulipas crescem em um canteiro de flores próximo a outras flores, você inevitavelmente as regará. Isso pode matar os bulbos de tulipas. Na verdade, durante um período de dormência, a umidade para eles equivale a uma sentença de morte. Os bulbos não só começam a apodrecer, como também são afetados por várias doenças, transmitindo-os no solo uns aos outros. Ao cavar e separar as sementes em tempo hábil, você pode evitar essas consequências e se alegrar na primavera olhando as tulipas que são ideais em forma e cor.
  • Ao não separar os bulbos extra pequenos dos maduros no processo de escavação e seleção, você cria uma escassez aguda de minerais e nutrientes necessários para o crescimento e floração normais das plantas.

Como você pode ver, há muitos motivos para cavar e armazenar os bulbos de tulipas de maneira adequada na hora certa.

Por que desenterrar tulipas e como fazer isso da maneira certa é descrito no vídeo a seguir:

Quando cavar bulbos de tulipas

E quando é a "hora certa"? Os produtores experientes são guiados pela cor e condição das folhas. Assim que as folhas da tulipa começarem a murchar, você precisa se preparar para o processo de escavação: prepare o recipiente e o depósito. E quando a folhagem ficar dois terços amarela, é hora de desenterrar os bulbos. É nesse momento que os bulbos das tulipas estão maduros, mas os filhos ainda não estão caindo. Assim, além da preservação natural dos bulbos, também obtemos sementes de excelente qualidade, que cultivamos por conta própria. A época ideal aproximada para escavar e secar na Rússia central é o período da segunda década de junho a meados de julho. Na Sibéria, o momento certo chega um pouco mais tarde - do início ao fim de julho.

Devido às diferentes condições climáticas nas diferentes regiões, não há uma data exata para começar a desenterrar essas flores da primavera. Os floristas ávidos prestam grande atenção não só ao estado da folhagem, mas também à pertença das tulipas a uma determinada variedade, à época da floração e às características do clima.

Atenção! As tulipas de um período de floração posterior precisam ser desenterradas muito mais tarde do que as plantas com flores iniciais. Tanto a escavação precoce como a tardia são igualmente prejudiciais para as lâmpadas.

Mesmo um pequeno atraso tem as seguintes consequências:

  • Há uma grande probabilidade de que os bulbos simplesmente apodreçam no solo ou infeccionem devido ao excesso de umidade.
  • Mesmo em duas semanas, os bebês vão crescer muito bem e se separar do bulbo principal. Será muito difícil coletá-los e a semente preciosa se perderá no solo.
  • Um mês e meio após a floração, os bulbos das tulipas começam a se aprofundar. Neste momento, você pode facilmente danificá-los ou, de forma alguma, não encontrá-los.
  • Todos os insetos são conhecidos por serem ativos no final da primavera e no início do verão. Multiplicando-se ativamente, eles representam um grande perigo para as tulipas. Por exemplo, larvas de besouro gostam muito de bulbos, mas como alimento, causando danos irreparáveis ​​às flores.

Desenterrar muito cedo também não é um bom presságio. Os bulbos não terão tempo de amadurecer e as flores no próximo ano provavelmente serão pequenas e fracas.

Importante! Muitas variedades de tulipas são muito exigentes quanto aos tempos de escavação e às condições de armazenamento.

Se você é um feliz proprietário de variedades raras e exclusivas, precisa abordar esse processo de maneira mais escrupulosa e não confiar no russo, talvez.

Um bulbo maduro escavado a tempo deve ter escamas de cobertura marrom-douradas.

Como desenterrar bulbos de tulipas de maneira adequada

Só é necessário desenterrar bulbos de tulipas em tempo seco. É desejável que o solo também esteja seco e quebradiço.

Se você cultivou tulipas em cestos de treliça projetados especificamente para o plantio de bulbos, o processo de escavação ocorrerá sem muito esforço. Basta cavar uma cesta do chão, sacudir o excesso de terra.

Se as tulipas foram plantadas em um canteiro de flores ou arranjos de flores, o processo de escavação deve ser abordado com mais cuidado. Para não danificar os bulbos, é necessário retirá-los exclusivamente com um forcado, recuando 15 a 20 cm do solo da planta. Então você definitivamente não danificará as lâmpadas.

Das plantas escavadas, você deve sacudir cuidadosamente o resto do solo. Separe as lâmpadas cuidadosamente por tipo, tamanho e aparência. A seguinte semente deve ser removida:

  • doente ou ferido;
  • semente muito pequena (menos de 1 cm de diâmetro);
  • com vestígios de podridão ou mofo.

Não é recomendado aparar a parte do solo das tulipas imediatamente após a escavação. É melhor fazer isso depois que as lâmpadas estiverem secas.

Organize os bulbos de tulipas em uma única camada em um recipiente de secagem. Caixas de frutas de plástico são ideais para isso. Eles fornecem acesso de ar suficiente.

Conselho! Um estêncil especial, que você mesmo pode fazer, ajudará a classificar rapidamente os bulbos de tulipas por tamanho. Simplesmente recorte círculos de diâmetros diferentes em uma tira de cartão, de 1 cm para crianças e até 4 - 5 cm para bulbos adultos.

É necessário secar a semente em tempo seco de 2 a 5 dias, com umidade elevada este período pode durar até duas semanas. O mais importante é escolher o local certo para secar seus bulbos de tulipas. É importante colocar o recipiente com as lâmpadas na sombra, excluindo a possibilidade de luz solar direta.

O que fazer com os bulbos de tulipa imediatamente após a secagem

Depois que os bulbos das tulipas estiverem completamente secos, é necessário prepará-los para armazenamento até o plantio no outono. Nesta fase, você deve prestar atenção especial ao aspecto da semente.

  • Apare a parte do solo da planta, mas não muito perto do próprio bulbo.
  • As escalas de cobertura facilmente destacáveis ​​devem ser removidas. Não é necessário removê-los das lâmpadas com força.
  • Mergulhe os bulbos de tulipa em uma solução fraca de permanganato de potássio (solução rosa claro de permanganato de potássio) por 30 minutos para desinfetar a semente. Se desejar, você pode usar preparações especializadas para o tratamento de bulbos. O fungicida "Maxim" provou ser excelente. Isso ajudará a preservar os bulbos e protegê-los de fungos e doenças.
  • Examine as lâmpadas com cuidado novamente, descartando o material instável. Talvez, quando as lâmpadas estavam sujas, você não notou nenhum arranhão ou buraco de minhoca.
  • Calibre a semente com cuidado por tamanho e tipo.

Seque as lâmpadas e agora elas podem ser colocadas em um recipiente previamente preparado para armazenamento.

Importante! Ao calibrar as lâmpadas, você deve prestar atenção especial ao sistema radicular. Se o fundo estiver danificado, então os bulbos não são adequados para o plantio subsequente.

Contêiner de armazenamento

Para armazenamento de longo prazo de bulbos de tulipas em casa, o recipiente deve ser selecionado de acordo com o tamanho e o material de origem. É importante que as lâmpadas tenham livre acesso ao ar durante todo o período de armazenamento. Caixas de plástico para frutas e caixas de madeira com 10-12 cm de altura são ideais para esta ocasião.

Eles precisam colocar as lâmpadas em uma camada.É aconselhável que os bulbos das tulipas não se toquem. Você pode trocá-los com serragem seca ou aparas. Este material protegerá a semente preciosa do apodrecimento, absorvendo o excesso de umidade.

É categoricamente impossível armazenar bulbos de tulipas em casa em caixas de papelão, baldes e bacias de plástico e metal, sacos plásticos. O papelão é um excelente meio para o desenvolvimento de bactérias patogênicas e, em um recipiente fechado, os bulbos ficam úmidos rapidamente e começam a apodrecer.

Despensa

Deve-se ter cuidado ao escolher o espaço de armazenamento para os bulbos antes do plantio no outono. Na verdade, para essas delicadas flores da primavera durante o armazenamento, os indicadores de umidade e temperatura ambiente são muito importantes. Tendo criado um microclima favorável para os bulbos, você pode ter 100% de certeza de que depois de certo tempo obterá um excelente material para plantar tulipas a partir do armazenamento.

Requisitos de armazenamento:

  • A área de armazenamento deve ser escura. É importante excluir até mesmo a exposição à luz solar por curto prazo.
  • A capacidade de verificar e regular a temperatura e a umidade. Para as tulipas de variedades, esses parâmetros são de importância excepcional. Às vezes, um desvio de temperatura de apenas 3 ° C ou 4 ° C em uma direção ou outra ameaça não apenas a degeneração da afiliação varietal, mas também a ausência de flores no canteiro de flores da primavera.
  • Ausência de roedores que podem causar danos irreparáveis ​​às lâmpadas. Se for escolhido um porão para armazenar lâmpadas até a primavera, você pode pré-processá-lo, excluindo qualquer possibilidade de entrada de pragas.

Em uma casa particular, o porão, o galpão ou o sótão são considerados os melhores locais para armazenamento de lâmpadas em casa. Num apartamento, infelizmente, é mais difícil escolher o local ideal para conservar as lâmpadas. Mas mesmo aqui os amantes das flores encontram uma saída colocando caixas com lâmpadas debaixo da cama ou na varanda.

Existem, é claro, câmaras de calor especiais para ajudar a preservar a semente. O microclima neles é salvo automaticamente, basta configurar os parâmetros corretamente no display. Mas esses dispositivos não são acessíveis para todas as floristas.

Conselho! Muitos produtores armazenam bulbos de tulipas em meias de náilon para excluir a possibilidade de aparecimento de bactérias putrefativas e para proteger a semente de roedores.

Existe a opinião de que as lâmpadas podem ser perfeitamente guardadas no frigorífico normal, na prateleira de baixo. Esse local é totalmente inadequado para o armazenamento de sementes. De acordo com as regras de armazenamento, nos primeiros dois meses, as lâmpadas devem ser fornecidas com temperatura elevada (+ 25˚C, + 15˚C). Em casa, em geladeiras, não há como criar condições adequadas e reduzir gradativamente a temperatura. Portanto, você não deve experimentar, mas é melhor fazer um esforço e encontrar outro local para armazenamento.

Microclima de armazenamento

Uma condição importante para a segurança da semente é o fornecimento de temperatura e umidade no armazenamento. Esses fatores afetam não apenas a preservação dos bulbos antes do plantio, mas também a floração e a retenção das características varietais. Por exemplo, se a temperatura for muito alta ou a umidade for insuficiente, as lâmpadas vão secar.

Porém, com umidade elevada, existe o risco de desenvolvimento e disseminação de doenças fúngicas. Também existe o risco de as lâmpadas começarem a germinar prematuramente. E de fato, e em outro caso, todas as sementes morrerão inevitavelmente. Portanto, a criação do microclima da sala para armazenamento de bulbos de tulipas tanto no verão quanto no inverno deve ser abordada com muito cuidado.

No primeiro mês de armazenamento, as lâmpadas devem ser armazenadas a uma temperatura de + 24˚C + 25˚C. No entanto, em agosto a temperatura deve ser reduzida em 5 ° C, e em setembro - em mais 5 ° C. Assim, no plantio de outono, a semente deve ser armazenada a + 15˚С.

A umidade interna deve ser mantida em 65 - 70%.Os bulbos são imediatamente sinalizados de umidade insuficiente: eles ficarão macios e começarão a perder elasticidade. Portanto, assim que você perceber que a umidade está baixa, pode colocar um pequeno recipiente com água dentro de casa ou próximo ao recipiente com a semente.

Nessas condições, você manterá todos os bulbos intactos até o plantio de outono. Se você realizou todos os procedimentos de acordo com as regras acima, antes de plantar verá o resultado do seu trabalho - o bulbo deve estar seco, limpo e sem os menores sinais de germinação.

Você verá como criar condições ideais de armazenamento para suas lâmpadas no seguinte vídeo:

Verificando a semente regularmente

O fato de você ter armazenado os bulbos de tulipa até o outono não significa que eles não precisem mais de manutenção. Pelo contrário, é necessário verificar regularmente, pelo menos uma vez por semana, o microclima do armazém e fazer uma análise superficial da semente pelo menos uma vez por mês. Lâmpadas que apresentem sinais de doenças ou manchas de podridão devem ser retiradas do recipiente imediatamente. Eles devem ser destruídos. Este procedimento é feito para prevenir a propagação da doença e infecção universal de todos os bulbos de tulipas. Esta verificação não demora muito, mas o resultado só será positivo.

Processando após armazenamento

Apesar do fato de que você selecionou e processou cuidadosamente todo o material da semente no verão e monitorou regularmente sua segurança até o outono, ainda vale a pena duplicar algumas etapas antes de plantar os bulbos. É necessário realizar uma calibração e desinfecção decisiva de podridão e fungos de bulbos de tulipa antes do plantio no solo. Esses trabalhos não levarão tanto tempo, mas você terá a certeza de que fez tudo certo. E o resultado de suas ações será um violento florescimento de tulipas no local.

Em que condições armazenar bulbos de tulipas até a primavera

Às vezes, a realidade circundante dita suas condições para nós. Se a semente foi comprada tarde demais, ou se não for possível plantar os bulbos de tulipa a tempo, você pode guardá-los até a primavera.

Mas, ao mesmo tempo, várias regras devem ser observadas.

  • No outono, plante os bulbos em caixas com solo. Prepare o solo para plantas bulbosas com antecedência. A altura do solo deve ser de no mínimo 40 cm e a distância entre os bulbos é de 5 cm.
  • Abaixe as caixas com os bulbos de tulipas plantadas no porão. Deve-se notar que a temperatura do ar no porão deve ser de 3˚C - 5˚C, no máximo. Em temperaturas elevadas, os bulbos germinam muito rápido; em temperaturas baixas, eles congelam.
  • Uma vez por semana, dê uma olhada rápida em suas flores futuras. Se o solo nas caixas estiver muito seco, umedeça-o levemente. Em nenhum caso você deve preencher as plantações - os bulbos simplesmente apodrecerão.
  • No final de fevereiro - início de março, os primeiros brotos devem aparecer.
  • Com o início da primavera, as caixas com os bulbos germinados devem ser levadas para fora, e em poucas semanas você poderá admirar as primeiras flores da primavera.

Aviso! É estritamente proibido replantar bulbos de tulipas germinadas na primavera!

Durante o inverno, os bulbos criaram raízes bem, e a menor violação do sistema radicular levará a resultados catastróficos: se houver uma parte aérea boa e desenvolvida da planta no início da primavera, você não verá flores este ano.

Preservar os bulbos de tulipas no inverno é problemático e, portanto, os cultivadores experientes aconselham cuidar da semente com antecedência, ou seja, no verão e no início do outono. É necessário plantar os bulbos estritamente no outono, para que as tulipas floresçam abundantemente na primavera. Em um período posterior, é melhor não comprar sementes e não planejar o trabalho de plantio.

Sujeito às regras de escavação e secagem acima, bem como às condições de armazenamento dos bulbos de tulipa, você não pode apenas admirar as cores brilhantes da primavera que se aproxima, mas também ter orgulho das lindas flores cultivadas por suas próprias mãos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção