Como armazenar lâmpadas de gladíolo em casa

Os gladíolos são flores bulbosas, altas, com inflorescências volumosas e grandes. Estas flores não se perderão definitivamente no jardim, invariavelmente tornam-se o centro das atenções, graças às suas cores vivas e aspecto exótico. Não é difícil cultivar gladíolos: eles não são muito caprichosos, exceto para regar, amarrar e fertilizar, as plantas não precisam de nada. A PARTIR DEas falsidades começam no final do verão, quando as flores murcham, surge a questão de como conservar os bulbos até a próxima primavera.

Como armazenar gladíolos em casa no inverno, como coletar as lâmpadas corretamente e o que é Treinamento para armazenamento no inverno, você pode descobrir neste artigo.

Limpeza e armazenamento de gladíolos

Para grande pesar dos jardineiros, não adianta deixar tubérculos de gladíolos no solo durante o inverno - essas flores são termofílicas demais e não toleram geadas russas. Mesmo nas regiões do sul com um clima ameno, os gladíolos são desenterrados no outono para examinar os bulbos, selecionar e remover espécimes doentes, separar tubérculos grandes e bebês (tubérculos de gladíolo).

No solo, os bulbos ficam saturados de umidade, começam a adoecer com infecções fúngicas, apodrecem e se deterioram. Por causa disso, todo ano há cavando tubérculos de gladíolos a fim de replantá-los na primavera, no mesmo ou em outro lugar do jardim.

O trabalho de um jardineiro com gladíolos desbotados pode ser dividido em várias etapas:

  1. Cavando bulbos do solo.
  2. Podando os caules.
  3. Secagem e seleção de tubérculos.
  4. Desinfecção de gladíolos.
  5. Armazenamento das lâmpadas.

Atenção! Você não precisa desinfetar os bulbos de gladíolos no outono. Se os tubérculos parecerem saudáveis, o procedimento é adiado até a primavera.

Portanto, antes de enviar os tubérculos de flores para armazenamento, eles precisam ser desenterrados e devidamente preparados.

Como preparar bulbos de gladíolo antes do armazenamento no inverno

É muito difícil salvar os gladíolos e seus bulbos - os tubérculos são caprichosos e reagem muito às flutuações de temperatura e umidade. Além disso, os bulbos de flores são um verdadeiro deleite para pragas de insetos (na maioria das vezes, são dicas), eles são freqüentemente afetados por podridão e infecções fúngicas.

Armazenar lâmpadas de gladíolo é desafiador, mas factível. Uma grande porcentagem de tubérculos pode ser salva se forem devidamente preparados para armazenamento.

Então, a preparação dos tubérculos é a seguinte:

  • O período ideal para a colheita de gladíolos é considerado o início de outubro.... Na maioria das regiões, já faz frio neste período, mas fortes chuvas e geadas ainda estão por vir. Diferentes variedades de gladíolos diferem em termos de floração, portanto, é impossível nomear a data exata da colheita das flores. É ideal que os bulbos sejam desenterrados um mês após o último botão murchar. Se a variedade atrasar e chegar o tempo frio, você precisa desenterrar as flores o mais cedo possível, independentemente da época recomendada (a geada é muito mais perigosa do que a colheita prematura).
  • Recomenda-se desenterrar os bulbos com um forcado, mas você pode fazer isso com uma pá. Afaste-se 10-15 cm do arbusto e cave cuidadosamente no solo, levantando-o. Segure manualmente a parte inferior da haste e retire os bulbos, tomando cuidado para não danificá-los.
  • O solo deve ser cuidadosamente limpo e os caules aparados com uma faca limpa e afiada ou um podador de jardim.Recomenda-se não deixar o cânhamo menor que 20 cm - desta forma o bulbo não vai secar muito, e você pode colocar uma etiqueta com o nome da variedade e um tom de gladíolo no resto do caule (isso ajudará quando elaboração de um canteiro de flores na primavera).
  • Bulbos descascados e aparados são examinados, tentando identificar todos os espécimes doentes, danificados, podres ou comidos por pragas. Se os defeitos forem pequenos, você pode tentar cortá-los com uma faca afiada e preencher a ferida com um forte permanganato de potássio ou cobrir com um verde brilhante. Nesta fase, diferentes variedades de gladíolos são classificadas e assinadas.
  • Agora você deve separar os bebês e os bulbos verdes anuais. As crianças são armazenadas da mesma forma que o resto dos tubérculos. A única recomendação: se possível, é melhor criar condições ligeiramente diferentes para os tubérculos, com uma temperatura de cerca de 5 graus e uma umidade de 85-90%. Os cormos que não tiveram tempo de amadurecer dificilmente sobreviverão até a primavera se armazenados junto com o restante dos gladíolos. Essas cebolas são mais bem conservadas em parafina. Você só precisa derreter uma vela, pegar a haste do gladíolo com a mão e mergulhar em uma solução líquida por alguns segundos. Em seguida, coloque-o rapidamente em água fria e coloque-o em uma caixa de papelão ou madeira.
  • A principal regra responsável pela preservação dos gladíolos até a primavera é que os bulbos devem ser bem secos. Tubérculos de flores são secos em temperatura ambiente - cerca de 18-20 graus. As escamas não são removidas dos bulbos, caso contrário, os tubérculos evaporam a umidade muito rapidamente e desbotam. Colocam os gladíolos em local seco sobre uma prateleira ou mesa, proporcionando-lhes ventilação regular e temperatura constante. Portanto, o gladíolo deve permanecer deitado por cerca de 20-30 dias.
  • Após a secagem, é melhor desinfetar os gladíolos. Isso os protegerá de fungos, podridão e propagação de infecções. Você pode usar uma solução de permanganato de potássio ou clorofos na proporção de 20 gramas por balde de água. Os rebentos são embebidos em solução desinfetante por 20-30 minutos. Depois disso, eles precisam ser completamente secos novamente!
Conselho! Se o frio vier repentinamente, você pode estimular os bulbos a amadurecerem o mais rápido possível. Para fazer isso, corte os caules verdes com um podador ou faca, deixando pelo menos 20 cm. Depois de uma ou duas semanas, você pode começar a cavar os bulbos.

O trabalho preparatório acabou, você pode começar a colocar as lâmpadas para armazenamento.

Como armazenar lâmpadas de gladíolo em casa no inverno

Você pode armazenar tubérculos de diferentes maneiras, mas para que permaneçam até a primavera e sejam saudáveis, você terá que aderir ao seguinte regime:

  • temperatura do ar - dentro de 4-7 graus;
  • umidade do ar - no nível de 65-75%;
  • completa falta de luz solar;
  • a possibilidade de arejar.

Muito depende das condições em que o jardineiro vive, bem como da quantidade de gladíolos. Você pode recomendar algumas das maneiras mais eficazes de armazenar bulbos de gladíolos para o inverno.

Armazenando tubérculos no solo

Este método é bom para regiões com invernos quentes e climas amenos. No local, é necessário encontrar um local com lençol freático baixo e solo solto e bem drenado.

É cavada uma trincheira aqui, com cerca de 80 cm de profundidade, sua largura deve ser de pelo menos 70 cm. Antes do início do frio, é necessário colocar os tubérculos de gladíolos em caixas de madeira, borrifando os bulbos com areia seca ou serragem... As caixas são colocadas em uma trincheira e cobertas com folhagem seca, e um filme plástico é puxado por cima.

As flores serão protegidas do derretimento da água, geadas leves e precipitação. Esse método é bom para quem não tem um porão no local.

Como armazenar lâmpadas adequadamente em seu porão

Nem todo porão ou adega é adequado para armazenar gladíolos. Legumes ou frutas não devem ficar no armazém junto com as flores, pois os frutos evaporam a umidade e o excesso prejudica os tubérculos.

A cave deve ser dotada de bom sistema de ventilação, devendo ser respeitadas a temperatura e a humidade constantes.

Caixas ou caixas com lâmpadas polvilhadas com areia ou serragem são colocadas em paletes de madeira, grades para fornecer o fluxo de ar por baixo.Nessas condições, o número máximo de tubérculos permanecerá, eles praticamente não perderão de volume, serão saudáveis.

Como armazenar lâmpadas até a primavera em um apartamento na cidade

Muitos residentes de verão moram na cidade, por isso precisam guardar flores em um apartamento. É claro que os cormos ficarão muito piores aqui do que no porão, mas ainda é possível manter a maior parte dos gladíolos em um apartamento na cidade.

Existem várias maneiras de armazenar cormos em um apartamento:

  1. Na loggia. Os rebentos são dispostos em uma camada em caixas ou caixas, colocadas em um local elevado (banquinho, prateleira). Quando as geadas severas começam na rua, as caixas com gladíolos são cobertas com um cobertor.
  2. A faixa de temperatura ambiente de 18 a 20 graus permite que você armazene gladíolos diretamente no apartamento. É melhor escolher para este local o local mais fresco e úmido da casa (banheiro, despensa, corredor ou vestíbulo). Os bulbos são embrulhados em papel e dobrados em um saco plástico com muitos orifícios cortados.
  3. Você também pode armazenar gladíolos na geladeira, pois a temperatura e a umidade estão estáveis. Eles também são embrulhados em papel e dobrados em uma sacola ou sacola de lona.

Importante! Se as lâmpadas perderam muito peso na primavera, tornaram-se lentas e leves, devem ser embebidas em um estimulador de crescimento.

Conclusão

É necessário armazenar os bulbos de gladíolo em casa corretamente, então o material de plantio estará são e salvo na primavera. Independentemente do método de armazenamento escolhido pelo jardineiro, não se esqueça de inspecionar regularmente os tubérculos, remover espécimes podres ou danificados e fornecer ventilação.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção