Heuchera: propagação por estacas, divisão, folhas

A planta é conhecida entre criadores e paisagistas pela cor incomum das placas de folhas, que mudam várias vezes por temporada. A reprodução de Heuchera é possível de várias maneiras, a escolha de qual depende da capacidade do jardineiro.

Como Heuchera se reproduz

A planta requer luz, mas cresce bem em sombra parcial. Heuchera morre rapidamente em solo encharcado e pesado. Para a sua reprodução, utilizam-se os seguintes métodos: sementes, estacas e divisão de um arbusto, folha.

Ao escolher uma semente para a criação de heuchera, deve-se ter em mente que será possível alterar as qualidades varietais da cultura, o que obriga o jardineiro a escolher um método diferente.

Propagação de heuchera por estacas

A época ideal de reprodução da heuchera por meio de estacas sem raízes é a primavera e o verão: maio e junho. O procedimento é realizado antes que as primeiras flores desabrochem na cultura.

Princípios de estacas de Heuchera:

  • a mata-mãe deve ser sã: é necessário cortar o rebento da heuchera em crescimento com uma parte da raiz;
  • o uso para o procedimento deve ser cortante estéril, tratado com álcool, tesoura ou faca;
  • recomenda-se polvilhar cortes frescos nos ramos com cinzas;
  • as placas de folha são removidas do corte cortado, deixando 2-3 pedaços na saída;
  • é importante plantar estacas em área sombreada (estufa ou estufa), a temperatura da sala deve ser menor que a do ambiente, para que a planta dirija todas as suas forças para o enraizamento, e não para a formação de botões e placas foliares;
  • em uma estufa, o caule deve ser coberto com um pano, e por cima com uma película, que criará a umidade ideal, o excesso de condensação será absorvido pelo tecido;
  • ao plantar estacas, é importante colocá-las de forma que as rosetas fiquem acima do nível do solo. Seu aprofundamento levará à morte da flor.
Importante! Se houver brotos secos nas estacas escavadas, eles são cortados em botões vivos.

Cuidar das mudas plantadas de heuchera consiste em regar e afrouxar o solo em tempo hábil. Para um enraizamento rápido, é permitido o uso de estimulantes de crescimento (Zircão).

As primeiras raízes são formadas 3-5 semanas após o plantio: quanto mais condições confortáveis ​​são criadas para a planta, mais rápida ocorre a adaptação da heuchera.

O plantio de estacas em terreno aberto é possível após o enraizamento completo. Se esse processo for concluído até o outono, é melhor adiar o procedimento para a primavera.

A rega frequente não é necessária para geychera: apenas 1 vez em dois dias é suficiente. Em tempo seco, você precisa umedecer o solo com mais frequência. A cobertura das estacas não é necessária se ela foi plantada em solo fértil. Ao cultivar heuchera em solo ácido, argiloso e pesado, recomenda-se alimentar a planta em quantidade limitada, reduzindo a dosagem pela metade.

Antes do início das geadas de inverno, as mudas são cobertas com ramos de abeto ou musgo, ou deixadas em uma estufa aquecida.

Reprodução de heuchera dividindo o arbusto

Anualmente, as rosetas das raízes da flor crescem em altura, enquanto as placas de folhas secas mais baixas caem ao mesmo tempo. Esse processo leva à exposição de entrenós, o que cria a semelhança externa da planta com uma palmeira. Na maioria das vezes, você pode notar mudanças em 3-4 anos de vida cultural.

Recomenda-se dividir arbustos com “palmeiras”. Se este método de reprodução da heuchera for negligenciado na primavera, a flor começa a sentir falta de nutrientes e os brotos secam.

A divisão do arbusto tem um efeito benéfico no seu crescimento e desenvolvimento:

  • o procedimento de reprodução rejuvenesce o arbusto, permite que ele resista melhor às geadas de inverno e ao calor do verão;
  • fortalecimento da imunidade, aumentando a resistência a insetos nocivos e doenças.

Se esse método de reprodução for abandonado, o caráter de "palmeira" do arbusto aumenta, em consequência do que os caules nus se rompem sob a influência de fatores externos, o que leva à morte da planta.

Regras para dividir heuchera na primavera:

  • o arbusto é retirado do solo, tentando manter o sistema radicular intacto o máximo possível;
  • as raízes são cuidadosamente lavadas com água corrente;
  • com uma faca afiada, eles dividem o arbusto em várias partes de modo que cada uma delas tenha várias saídas;
  • recomenda-se o corte de raízes desnecessariamente longas;
  • todas as partes podres, doentes ou afetadas por pragas são removidas para um tecido branco saudável;
  • cortes frescos devem ser polvilhados com uma composição de carvão e pó de crescimento, ou usar os remédios Kornevin e Rootkoreit;
  • retire todas as partes secas da planta, em seguida plante as partes separadas sobre o local, para isso, coloque uma heuchera no orifício preparado, em seguida polvilhe com terra para que as folhas e rosetas fiquem acima da superfície do solo, após o que o a planta é abundantemente regada;
  • à medida que a heuchera cresce, é recomendável adicionar solo ou cobertura morta até que o solo ao redor esteja completamente nivelado.

Cria raízes favoravelmente após o procedimento de reprodução da Heuchera com os devidos cuidados: imediatamente após o transplante, o arbusto precisa de abrigo e rega regular, afrouxamento e capina até que esteja totalmente enraizado.

Propagação de folhas de heuchera

O cultivo de uma cultura por germinação de placas de folhas em água com o seu enraizamento subsequente não é praticado. Como alternativa à propagação da heuchera com uma folha, é preferível usar o método de enxertia ou divisão do arbusto.

Propagação de Heuchera por sementes

Entre as vantagens de cultivar uma safra com sementes estão os custos mínimos de mão de obra e a simplicidade da técnica. A principal desvantagem do uso de sementes para reprodução é a ausência de belas inflorescências, baixa decoratividade das placas foliares.

Para propagar Heuchera na primavera, você precisa preparar recipientes e sementes. A semente deve ser fresca, deve ser armazenada por seis meses após a colheita. Ao armazenar sementes em papel alumínio, elas retêm a capacidade de germinar por 1,5 anos.

Antes do plantio, o recipiente é bem lavado e seco, coberto com terra. O solo é umedecido com um borrifador. Como as sementes de Heuchera são pequenas, elas são distribuídas tão uniformemente quanto possível na superfície, não aprofundadas.

As sementes germinam bem desde que haja luz solar suficiente, então o recipiente com as mudas deve ser colocado no parapeito da janela sem correntes de ar. Para garantir o efeito estufa, recomenda-se cobrir o recipiente com sementes com papel alumínio ou vidro antes que apareçam os primeiros brotos. Este procedimento irá criar a temperatura ideal e prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas.

Após o aparecimento dos primeiros rebentos (2-3 semanas a partir do momento da plantação), o copo é levantado ou é feito um furo no mesmo. Quando três folhas aparecem no geyher, as mudas mergulham, deixando de 4 a 6 cm entre as plantas.

Cuidar da Heuchera, que é propagada por sementes, consiste em umedecer o solo em tempo hábil e remover as ervas daninhas. Antes do plantio em campo aberto, as mudas devem ser endurecidas ao ar livre por duas semanas. A época ideal para transferir Heuchera para o local é o início de junho.

Conclusão

Plantar, criar e cuidar de Heuchera é um processo divertido que requer tempo e paciência. Uma ampla variedade de métodos de cultivo permite que você escolha a técnica ideal adequada para o local.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção