Heliotrópio marinho: foto e descrição, comentários

Heliotrope Marine é uma cultura perene semelhante a uma árvore que se distingue por suas qualidades decorativas e é capaz de decorar qualquer canteiro de jardim, canteiro de flores, fronteira ou jardim de flores. A planta possui aroma de baunilha encantador e potencial terapêutico, por isso é utilizada em cosmetologia e farmacêutica. Cultivar o heliotrópio de Marin a partir de sementes é uma tarefa bastante difícil que requer algum treinamento teórico e habilidades práticas.

Descrição do heliotrópio marinho

A pátria do heliotrópio é a América do Sul. Num clima tropical e subtropical, a flor pode deliciar os seus proprietários durante muitos anos. No entanto, o heliotrópio não é capaz de sobreviver ao inverno na zona climática continental temperada, portanto, na Rússia a cultura é cultivada principalmente como anual.

Uma característica distintiva da variedade marinha é uma taxa de desenvolvimento rápida que permite que a planta floresça no primeiro ano após a semeadura.

O heliotrópio da Marin do Peru tem forma de árvore e atinge 50 cm de altura. Em climas quentes, a planta pode crescer até 65-70 cm, as folhas são alternadas com uma superfície enrugada. Heliotrope Marine se distingue por botões exuberantes que exalam um aroma sutil de baunilha. A cultura é muito despretensiosa, mas muitos jardineiros têm dificuldades na reprodução das sementes.

Características de floração

As flores heliotrópicas de Marin são corimbosas e incluem muitos botões. Atinge 20 cm de diâmetro. Eles têm uma cor azul violeta brilhante. A floração do heliotrópio Marin começa alguns meses após o plantio das sementes. Os primeiros botões aparecem em junho. A floração é bastante longa e termina com o início das geadas.

A variedade marinha é considerada amante da luz, mas o sol escaldante pode fazer com que os botões queimem.

Aplicação em paisagismo

O heliotrópio marinho (foto) é adequado para cultivo em canteiros de flores e em casa. Os locais ideais para uma flor são galerias, varandas e terraços. Heliotrópio decorativo marinho pode ser usado para formar canteiros de flores e mixborders. Uma vez que as condições de interior são consideradas preferíveis para a cultura, é muito mais comum nos peitoris das janelas e varandas do que nos jardins.

Os vasos devem ser colocados no lado ensolarado, pois o Heliotrópio de Marin prefere uma abundância de luz e calor.

Características de reprodução

Anteriormente, a cultura era propagada principalmente por estacas. Com o desenvolvimento do melhoramento genético, surgiram muitas novas variedades que se multiplicam por sementes.

No caso de propagação por estacas, a flor-mãe é cuidadosamente retirada do solo junto com um pedaço de terra, colocada em um recipiente adequado e deixada para o inverno em uma sala quente. Cortes do heliotrópio de Marin são preparados em meados de fevereiro. Cada filmagem deve ter de três a quatro entrenós. A abundância de folhagem enfraquece o corte.

Regras de plantio e cuidados

Heliotrope Marine prefere locais ensolarados com solo solto, saturado com matéria orgânica e alta permeabilidade à água. A decoratividade das mudas depende do território escolhido corretamente e de cuidados competentes.

Tempo

Só é possível plantar mudas de heliotrópio Marin em terreno aberto depois que a geada parar, antes do início do período de floração. Os brotos precisam de preparação preliminar na forma de endurecimento, que começa no final de abril.

Importante! Para semear sementes de heliotrópio para mudas, o período de janeiro a março é o mais adequado.

Seleção de recipientes e preparação do solo

Para preparar a mistura do solo, turfa, areia e húmus são tomados em proporções iguais. Você pode usar substratos prontos projetados para o cultivo de mudas de flores. Antes de plantar as sementes, recomenda-se desinfetar o solo (para isso, utiliza-se uma solução rosa de permanganato de potássio). O solo para cultivo em casa deve ser de 2/3 de turfa.

Semeando sementes para mudas

As sementes são espalhadas na superfície do solo, após o que são prensadas, mas não são cobertas com nada. Alguns jardineiros recomendam polvilhar as sementes com uma camada de 3 mm de solo. As sementes do Heliotrópio de Marin germinam em três semanas. As caixas devem ser colocadas em local aquecido e com boa iluminação. Após 35 dias, as plantas devem ser distribuídas em recipientes separados, que são colocados em local bem ventilado.

Sementes de heliotrópio obtidas em seu jardim são caracterizadas por baixa germinação, portanto, é recomendável comprar o material de semente apenas em lojas.

Cuidado de mudas

As mudas devem ser mantidas em ambiente com temperatura de +21 a +23 ° C, com irrigação periódica. Aproximadamente duas semanas após a emergência das mudas, as mudas precisam ser alimentadas com uma das preparações complexas. Quando as mudas adquirem duas folhas reais, são assentadas em vasos separados, com profundidade não inferior a 9 cm. No final de abril, começam a endurecer as plantas, levando os vasos para o ar livre, estendendo gradativamente o tempo que passam fora.

Transferir para o solo

As mudas endurecidas do heliotrópio de Marin são plantadas em terreno aberto após a ameaça de geadas recorrentes. Jardineiros experientes recomendam o transplante do final de maio até a primeira quinzena de junho. O solo precisa de afrouxamento preliminar seguido pela adição de fertilizantes orgânicos. No caso de solo pesado, adiciona-se areia e um pouco de argila ao solo arenoso.

Atenção! É necessário manter uma distância entre os furos de 35 a 55 cm.

Heliotrópio marinho em crescimento

Heliotrope Marine é adequado para cultivo ao ar livre. No entanto, devido à intolerância às temperaturas negativas, deve ser removido em ambientes fechados para o inverno.

Regar e alimentar

Uma planta adulta não precisa de rega frequente. Água deve ser derramada pela raiz somente depois que uma crosta seca se formou ao redor da flor. O período de seca afeta negativamente as qualidades decorativas, portanto, em climas quentes e secos, o heliotrópio Marin é regado todos os dias. Com bastante chuva com rega, deve-se ter cuidado, pois a flor é suscetível a doenças fúngicas.

A rega excessiva com água fria pode causar ferrugem e mofo cinzento

Heliotrope Marine prefere fertilizantes complexos minerais, que têm o efeito mais favorável na duração e esplendor da floração. A cobertura é aplicada a cada 14-15 dias após o plantio e até o surgimento dos primeiros botões.

Remoção de ervas daninhas, soltura, cobertura morta

Os jardineiros que raramente aparecem em suas parcelas são aconselhados a cobrir o solo ao redor do heliotrópio com feno, aparas de madeira ou serragem. Essa manipulação permite manter a água no solo por um período prolongado e elimina a necessidade de afrouxamento regular e remoção de ervas daninhas do canteiro de flores. A cobertura morta reduz significativamente o risco de infecções fúngicas e danos por fungos causados ​​pelo heliotrópio de Marin.

Cobertura

Quando as mudas crescem até 11-12 cm, o ponto de crescimento de cada uma é beliscado. Graças a este procedimento, os arbustos heliotrópicos de Marin serão mais exuberantes e ricamente floridos.

Wintering

No inverno, o heliotrópio semelhante a uma árvore Marin está dormente, deve ser fornecido com condições de temperatura de +5 a +8 ° C. Por ser termofílica e preferir clima subtropical, ela é escavada em terreno aberto para o inverno e plantada em vaso, que deve ser mantido dentro de casa até a primavera.

Pragas e doenças

Para o heliotrópio marinho, o perigo é a mosca-branca, que tem uma semelhança externa com uma mariposa ou uma pequena borboleta. As plantas afetadas pela mosca branca ficam cobertas de manchas amareladas turvas e as placas das folhas se curvam e param de se desenvolver. Para prevenção, a sala onde as flores estão localizadas é regularmente ventilada. Em caso de infecção, use sabonete ou inseticida (o tratamento do heliotrópio de Marin é feito 2 vezes com intervalo de uma semana).

Remédios populares comprovados para mosca-branca - infusão de alho ou mil-folhas

É muito mais difícil se livrar do ácaro-aranha no heliotrópio marinho, pois a praga é muito pequena. A época mais indicada para combater os ácaros é no outono, quando adquire uma notável coloração laranja. Manchas multicoloridas (de amarelo e vermelho a prateado) são sinais de infestação de cultura.

Importante! O ácaro-aranha não tolera muita umidade, então você pode se livrar do parasita com água abundante.

Vale a pena aparar as folhas com vestígios de danos, o que impedirá a propagação do carrapato.

A podridão cinzenta nas folhas pode ocorrer devido ao alagamento regular ou à falta de luz solar. Folhas lentas indicam umidade insuficiente. Se as pontas das folhas enrolarem, o ar está muito seco. Folhas claras ou amareladas indicam níveis insuficientes de luz ou temperaturas excessivamente altas.

Conclusão

O cultivo do heliotrópio Marin a partir de sementes é possível, sujeito a certas regras. Esta casta distingue-se não só pelas suas qualidades decorativas e aroma encantador, mas também pelas suas propriedades terapêuticas. Na medicina popular, a planta é usada como agente anti-helmíntico e remédio para urolitíase. O heliotrópio é usado para tratar o líquen e as verrugas são removidas com medicamentos.

Resenhas sobre heliotrópio marinho

Valentina, 45 anos, Samara
Cultivo heliotrópio marinho na região do Volga, onde se enraíza bem, apesar de sua origem sul-americana e alta termofilicidade. Planto as sementes em pastilhas de turfa, cubro com filme plástico e coloco em um local aquecido e com boa iluminação. Distribuo as mudas em vasos de flores, planto as mudas no final de maio. Eu recomendo escolher um local ensolarado no jardim. No entanto, o calor extremo é prejudicial ao heliotrópio, portanto, vale a pena plantá-lo próximo a culturas mais resistentes.
Victoria, 53 anos, Saratov
No ano passado, decidi plantar Heliotrópio Marinho no jardim. A variedade é despretensiosa, requer rega moderada e alimentação uma vez por mês. Seu aroma é simplesmente incrível, mas não se deve deixar crianças entrarem em um canteiro de flores com heliotrópio, pois a planta é venenosa e pode provocar intoxicações. Para o inverno, transplantei as flores em vasos, porque não sobrevivem em campo aberto.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção