Phlox Douglas: foto e descrição, comentários

Douglas phlox é uma cobertura vegetal perene perene que pertence à família Blue. A planta é pouco exigente para a composição do solo e cuidado, pelo que conquistou o amor de muitos floricultores. A América do Norte é considerada sua pátria, onde Douglas phlox cresce em todos os lugares em encostas de montanhas, rochas e planícies. Na aparência, esta espécie é em muitos aspectos semelhante ao subulado, mas existem algumas diferenças.

Descrição Douglas phlox

Phlox "Douglas" é uma erva de baixo crescimento, com cerca de 7-10 cm de altura e 30-50 cm de diâmetro. Difere em densos brotos abertos entrelaçados uns com os outros. Os caules são densamente frondosos, portanto, no processo de crescimento, o Douglas phlox se assemelha a uma densa almofada de musgo. Suas folhas são duras, estreitas, de cor verde escura. Seu comprimento é de cerca de 1,0-1,5 cm.

A planta é valorizada por suas altas qualidades decorativas, pois é perene. E mesmo após a floração, forma um lindo tapete na superfície do solo. Nesta forma, o Douglas phlox hiberna. O sistema radicular da planta é bem desenvolvido, ramificado, estendendo-se de 15 a 20 cm de profundidade e largura.

Esta planta adora luz, por isso prefere áreas abertas e ensolaradas. Mas também pode ser plantado em áreas com luz difusa.

Phlox são usados ​​para paisagismo de canteiros de flores, caminhos e jardins rochosos

Importante! Phlox "Douglas" quando colocado na sombra inicialmente floresce mal e depois morre.

Esta espécie tolera facilmente baixas temperaturas, não tem medo de geadas até -35 graus. Portanto, Douglas phlox pode ser cultivado nas regiões central e norte. Quando plantada nas regiões do sul, a cultura pode molhar durante o degelo.

A principal diferença entre o phlox "Douglas" e o subulado é que ele cresce muito mais lentamente.

As melhores variedades

Phlox "Douglas" se distingue por uma grande variedade de variedades. Isso permite que você combine espécies e crie composições incomuns de cobertura do solo. Você deve se familiarizar com as variedades mais populares que conquistaram o reconhecimento geral dos produtores de flores.

Crackerjack

A variedade foi obtida graças ao esforço de criadores escoceses. As flores do flox Douglas Crackerjack têm uma tonalidade carmesim brilhante. Seu diâmetro é muito maior do que o de outras espécies e tem 1,5-2 cm.O período de floração para esta espécie é um pouco alterado: ocorre pela primeira vez em maio, e os botões voltam a se formar no final de julho.

Crackerjack tem forma de flor em forma de estrela

Nuvem lilás

Esta variedade de Douglas phlox é caracterizada por flores lilás. Quando florescem, são brilhantes e, subsequentemente, iluminam-se significativamente e adquirem uma tonalidade mais delicada. Devido à cor transbordante de Douglas phlox, Lilac Cloud parece muito elegante.

Lilac Cloud é caracterizado pela variabilidade de cores

Almirante vermelho

Esta espécie é caracterizada por uma tonalidade vermelha das flores com tonalidades de framboesa. Seu diâmetro é de 1 cm. O período de floração começa no final de maio e dura 4-5 semanas. Durante este período, o flox de Douglas, Red Admiral, é um tapete vermelho brilhante, pois nenhuma folha é visível. Prefere áreas abertas, pois na sombra parcial a sombra desbota ligeiramente.

Red Admiral é considerada uma das variedades mais poderosas e resistentes.

Almirante branco

Esta variedade de Douglas phlox se distingue por uma tonalidade branca como a neve das flores. A altura da planta é de 10-11 cm. Durante o período de floração, a folhagem é praticamente invisível.Prefere locais ensolarados, mas tolera facilmente sombras parciais sem perda das qualidades decorativas. White Admiral é uma das espécies mais procuradas no paisagismo.

Esta variedade combina bem com os tipos brilhantes de Douglas phlox.

Eva

Esta variedade é caracterizada por delicadas flores lilases, quase brancas. É caracterizada por um crescimento lento, como outras variedades de Douglas phlox. Mas, ao mesmo tempo, difere na floração abundante em maio, e repetida, mas mais escassa - em agosto.

Eva fica bem em jardins de pedras em combinação com outras espécies, bem como em vasos

Waterloo

Esta variedade de Douglas phlox é caracterizada por delicadas flores vermelhas com um centro mais escuro. Waterloo fica bem em plantações individuais, bem como em combinação com espécies brancas. A primeira floração ocorre em maio e dura de 3 a 4 semanas, a segunda floração no final de agosto, se as condições forem favoráveis.

O diâmetro das flores na variedade Waterloo varia entre 1-1,2 cm

Variedade de Boothman

O cultivar é uma forma anã do Douglas phlox. A tonalidade principal das flores é rosa-púrpura, e há um anel escuro contrastante no centro. A altura dos rebentos é de 4 a 6 cm. O flox de Boothman Variety "Douglas" é caracterizado por um aroma agradável e estável, que é sentido quando os botões se abrem.

Esta variedade cresce 30-40 cm de diâmetro.

Características de floração

As flores Phlox "Douglas" são simples, consistem em 5 pétalas dentadas com um diâmetro de 1,5 cm. Coletadas em inflorescências capitadas de 2-3 unidades, que estão localizadas no topo dos brotos. Sua tonalidade depende da variedade e pode ser branco, rosa, vermelho carmim, roxo, enquanto a cor dos olhos difere do tom principal.

Phlox "Douglas" é caracterizado por uma floração exuberante. Este período começa em maio-junho, e novamente - em agosto-setembro, sujeito a condições favoráveis. Durante a floração, sente-se um aroma leve e agradável, que se intensifica ao anoitecer.

Aplicação em design

Phlox "Douglas" é muito procurado em projetos de paisagismo. Os brotos densamente folhosos da planta se entrelaçam e preenchem densamente o espaço livre. Graças a esta característica, um tapete de flores vivas é formado, através do qual as ervas daninhas não conseguem passar.

Variantes do uso de Douglas phlox ao fazer o paisagismo de um terreno:

  • no primeiro plano de canteiros de flores mistos;
  • como fronteiras;
  • ao longo dos caminhos do jardim, na entrada do mirante;
  • para suavizar encostas e decorar o topo de uma colina alpina, jardins rochosos;
  • entre pedregulhos, entre lajes, pedras, degraus;
  • em recipientes para decoração de terraços, varandas, perto do portão.

A planta pode ser combinada com outras variedades de cobertura do solo de phlox, bem como com culturas como prímula, edelweiss e íris anãs. Phlox "Douglas" também fica bem na beira do gramado e contra o fundo de thuja, pinheiro, zimbro e abeto.

Para preservar as qualidades decorativas do Douglas Phlox, a planta precisa ser renovada a cada 4 anos.

Métodos de reprodução

Esta cultura de cobertura do solo pode ser propagada por cortes apicais e pela divisão do rizoma.

O primeiro método pode ser usado antes e depois da floração. Para fazer isso, é necessário cortar as estacas de cima com 10 cm de comprimento, descascar o caule da parte inferior das folhas e colocá-lo na água por 2-3 cm. As raízes aparecerão após 2-3 semanas. Mas durante este tempo é necessário renovar constantemente a água do recipiente.

As estacas também podem ser plantadas diretamente no solo em um pequeno ângulo. O enraizamento ocorre após 2 semanas. Durante este tempo, é necessário garantir que o solo esteja constantemente ligeiramente úmido.

Importante! Para reprodução, você pode usar os brotos que sobraram após a poda.

O segundo método é mais simples, mas permite obter um número limitado de novas mudas. Você precisa começar a dividir o rizoma imediatamente após a primeira floração. Para isso, é necessário desenterrar a planta-mãe e dividi-la com uma faca em "amolgadelas", de modo que cada uma tenha processos radiculares e brotos. Depois disso, as mudas devem ser plantadas imediatamente em local permanente.

Importante! Douglas phlox pode ser propagado dividindo o rizoma não mais do que uma vez a cada 2 anos.

Plantando e cuidando de Douglas phlox

Para phlox, é recomendável escolher áreas abertas e elevadas. Neste caso, uma sombra parcial clara ao meio-dia é permitida. A planta não tolera a estagnação da umidade do solo, portanto, a próxima ocorrência de água subterrânea é destrutiva para ela.

Esta cultura é capaz de se adaptar a qualquer composição do solo, mas cresce e floresce melhor em margas com níveis neutros ou baixos de acidez. Antes de plantar, é importante cavar a área com antecedência e remover com cuidado as raízes das ervas daninhas.

Para obter o tapete de flores mais denso e bonito, é necessário plantar mudas a uma distância de 0,2-0,25 m uma da outra.

Algoritmo de aterrissagem:

  1. Faça uma depressão com 20 cm de comprimento e 20 cm de largura.
  2. Coloque uma camada de drenagem de 2 cm de espessura na parte inferior.
  3. Polvilhe com terra por cima.
  4. Coloque a muda no centro.
  5. Espalhe as raízes, polvilhe com terra, compacte a superfície.
  6. Regue a planta abundantemente.

O período mais favorável para o plantio é abril. Nesse momento, os processos de crescimento são ativados na planta e, portanto, ela se adapta rapidamente a um novo local.

Cuidados de acompanhamento

Phlox "Douglas" não requer manutenção complexa. Basta regar as mudas conforme a necessidade, bem como soltar o solo na base e remover o mato em tempo hábil até que a planta cresça.

Esta cultura não necessita de alimentação regular, por isso é recomendável aplicar fertilizantes duas vezes por temporada. A primeira vez na primavera durante o período de crescimento ativo. Para isso, recomenda-se o uso de verbasco 1:10, pela segunda vez - durante a formação dos botões. Neste caso, recomenda-se a aplicação de fertilizantes minerais para as plantações de flores, que podem ser adquiridos em uma floricultura.

A alimentação excessiva causa o crescimento ativo dos brotos em detrimento do florescimento da planta

Preparando-se para o inverno

A preparação para o inverno inclui a poda no final de setembro. Nesse caso, os brotos devem ser encurtados em 1/4 de seu comprimento. Também é necessário fertilizar as plantas com cinza de madeira para fortalecer o sistema imunológico antes do inverno.

Phlox "Douglas" não precisa de abrigo, pois é altamente resistente ao gelo. Mas se o inverno for sem neve, é recomendável colocar ramos de abeto no topo da planta.

Conselho! É necessário retirar o abrigo no início da primavera, sem esperar por um corpo estável para que o flox não saia.

Pragas e doenças

Phlox "Douglas", como o estilóide, é suscetível a doenças e pragas. Portanto, a planta deve ser inspecionada regularmente e medidas urgentes devem ser tomadas quando os primeiros sinais de alerta aparecerem.

Possíveis problemas:

  1. Oídio. A doença é caracterizada pelo aparecimento de manchas brancas nas folhas. Posteriormente, eles crescem e adquirem uma tonalidade marrom. Se não for tratada, a planta pode morrer. Para combater o fungo, recomenda-se o uso de "Topázio" ou "Velocidade". O fator provocador é a aplicação excessiva de fertilizantes nitrogenados, alta umidade e temperatura.
  2. Ferrugem. Com o desenvolvimento da doença, aparecem manchas marrons nas folhas de Phlox "Douglas". Variedades escuras de safras são mais suscetíveis à ferrugem. Para o combate, recomenda-se o uso de calda bordalesa (3%) ou sulfato de cobre.
  3. Ácaro-aranha. Pequeno inseto nocivo que é difícil de ver a olho nu. Alimenta-se da seiva das folhas e rebentos. Quando danificada, a planta para de crescer, parece abatida e pequenos pontos amarelos aparecem nas placas nos locais de punção. Para destruição, é recomendado usar "Actellik", "Fitoverm". Altas temperaturas e ar seco podem provocar distribuição de massa.

Conclusão

Phlox Douglas é uma cultura pouco exigente que pode ser usada para o paisagismo de um local de diferentes maneiras. Ao mesmo tempo, a variedade de variedades permite combinar tipos e criar arranjos florais brilhantes que irão atrair a atenção.

Mas para obter um tapete denso e exuberante, você precisa plantar pelo menos 9 mudas por 1 m². m. E então o resultado desejado não demorará a chegar.

Testemunhos

Elena Sviridova, 47 anos, Volzhsk
No meu local, cultivo vários tipos de Douglas phlox em combinação com subulate. Essas plantas servem de moldura para o canteiro de flores. Mas também os planto em vasos para decorar a entrada do mirante e os degraus. Isso é muito conveniente, pois eles podem ser combinados e trocados, se desejado. A planta não requer atenção especial. Basta fazer regas periódicas, fiscalizar e, se necessário, fazer tratamentos.
Svetlana Evgeichik, 37 anos, Ivanovo
Tenho cultivado Douglas phlox por 5 anos. Durante a floração, surge como um sólido tapete floral, do qual é impossível desviar os olhos. Ao mesmo tempo, sente-se um leve cheiro agradável. Agora eu tenho 3 variedades: Crackerjack, Lilac Cloud, Red Admiral. Eu os combino uns com os outros. Fico feliz que a planta seja despretensiosa para a composição do solo e cuidado. No ano passado, dividi os arbustos, todas as mudas sobreviveram facilmente a esse procedimento e começaram a crescer.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção