Diastia: crescendo a partir de sementes, foto

O cultivo de diastia ampelosa a partir de sementes é possível em casa. A pátria da planta é considerada as regiões montanhosas do sul do continente africano. Ampel diastia pertence à família Norichnikov, nos países europeus é cultivada anualmente. Os paisagistas profissionais e os floristas há muito observam as excelentes propriedades decorativas da diastia despretensiosa. A cultura tem uma ampla gama de cores: do elegante salmão, laranja, rosa ao branco contrastante e vários tons de roxo.

Flores multicoloridas de diastia ampelosa, com formato semelhante a conchas, ficam ótimas em vasos pendurados, recipientes decorativos separados e recipientes

Nuances de crescimento de diastia a partir de sementes

Floristas experientes observam algumas das características do cultivo de diastia ampelosa a partir de sementes. De todos os métodos conhecidos de propagação da cultura sul-africana, a semente é o mais produtivo. Existem duas maneiras de plantar sementes preparadas:

  • em terreno aberto;
  • para mudas.

Ao semear em terreno aberto, a floração da diastia ocorre bem tarde - no mês de agosto. Além disso, as condições climáticas instáveis ​​durante o dia e à noite na primavera podem causar a morte das sementes.

As plantas cultivadas a partir de mudas se deliciam muito mais cedo com sua floração abundante e abundante (final de junho). Neste caso, o jardineiro controla e ajusta de forma independente as condições de crescimento e desenvolvimento, o que garante a sobrevivência da cultura.

A própria tecnologia de semeadura possui algumas nuances. Como as sementes da planta são muito pequenas, muitos produtores misturam as sementes e a areia antes de semear as mudas, depois distribuem uniformemente a mistura sobre a superfície do recipiente com a mistura de solo preparada.

Ao semear sementes para mudas em recipientes descartáveis, você pode usar palitos de dente molhados para mover alternadamente 1-2 sementes para o solo.

As plantas jovens obtidas a partir de mudas de diastia florescem abundantemente em junho

Como semear diastia em mudas

Se você está engajado no cultivo de diastia a partir de sementes, o material deve ser plantado já no final do inverno. Conhecer algumas das regras simples para plantar uma cultura africana o ajudará a evitar erros comuns.

Quando plantar diastia para mudas

Os cultivadores de flores experientes recomendam o plantio de sementes para mudas no final de fevereiro ou início de março. Isso torna possível, já no final de maio, concluir o trabalho de transferência de mudas para terreno aberto ou vasos suspensos e, em um mês, ter plantas com flores espetaculares em seu canteiro.

No final de junho, você pode desfrutar do brotamento de flores estranhas se plantar mudas em fevereiro

A escolha da capacidade e preparação do solo

Fotos e avaliações sobre o cultivo da diastia ampelosa a partir de sementes permitem ter certeza de que, para a germinação das mudas, é possível escolher qualquer recipiente, de pequena altura (gaveta, tigela larga, caixa de plástico ou madeira). Para a semeadura individual (peça por peça), quaisquer recipientes descartáveis ​​são adequados.

Antes da semeadura, o recipiente é desinfetado, enchido com uma mistura de terra levemente ácida e areia, e bem umedecido.

Um solo ligeiramente ácido e moderadamente fertilizado com a adição de areia de rio e terra é adequado para uma cultura africana

Regras de semeadura

Como as sementes da planta são pequenas, os produtores usam vários métodos de semeadura convenientes. As técnicas a seguir são usadas com mais frequência na prática:

  • sementes misturadas com areia fina são distribuídas uniformemente sobre a superfície do solo em um recipiente e levemente pressionadas no solo;
  • as sementes são transferidas para uma tigela separada com a mistura de solo usando um palito de dente de madeira úmido e levemente pressionado no solo.

O algoritmo de propagação se resume às seguintes etapas:

  • umedecimento preliminar da mistura de solo no recipiente de mudas;
  • transferência de sementes de plantas para o solo com leve pressão de sementes no solo;
  • irrigação das lavouras com água morna com pulverizador;
  • criando um efeito de estufa (cobrindo um recipiente com culturas com filme plástico, vidro, copos de plástico transparentes ou garrafas).

As sementes pequenas podem ser "agarradas" com uma pinça ou um palito de dente de madeira umedecido ou espeto

Cultivo de diastia a partir de sementes em casa

Os delicados brotos das culturas ornamentais africanas precisam de cuidados adequados para cultivar mudas saudáveis ​​e viáveis. É importante criar um microclima confortável para os brotos, para garantir irrigação e fertilização em tempo hábil.

Não se esqueça da colheita e pinçamento obrigatórios das mudas.

Microclima

As sementes levarão cerca de 3 semanas para formar brotos. O recipiente de plantio com mudas de cultura decorativa africana deve ser colocado em um local quente e luminoso. O mais confortável para a germinação do material da semente é a temperatura ambiente de até 20 ⁰С.

Quando aparecem os primeiros brotos, o abrigo é retirado, o recipiente com as mudas é colocado em um local iluminado e com temperatura mais baixa (até 15 ° C).

Para a germinação do material da semente, uma planta africana termofílica requer uma temperatura suficientemente alta (até 20 ⁰С)

Programa de rega e alimentação

A rega adequada é uma das chaves para o sucesso no cultivo de mudas saudáveis ​​em casa. O solo com plantações deve ser constantemente umedecido, evitando-se o ressecamento da terra. É impossível regar as futuras mudas da maneira usual, pois as sementes podem ser lavadas com um jato de água. É necessário umedecer as colheitas apenas com um borrifador.

Os fertilizantes líquidos complexos em uma dosagem reduzida irão estimular o crescimento das mudas e garantir uma floração exuberante no futuro. Esteja ciente de que as culturas ornamentais africanas não precisam de fertilizantes orgânicos.

A fertilização excessiva pode fazer com que a vegetação verde abundante cresça no futuro e reduza a floração

Picking

2 semanas após a semeadura, as mudas de diastia são mergulhadas em recipientes separados. A esta altura, as mudas têm 2-3 folhas principais. Para não ferir as plantas durante a colheita, floristas experientes semeiam imediatamente as sementes em recipientes separados. A colheita deve ser realizada com cuidado, procurando não danificar as partes delicadas das plantas.

Antes da colheita, as mudas podem ser desbastadas, deixando brotos fortes e saudáveis

Cobertura

Simultaneamente com a picareta, é necessário apertar os topos das plantas pela primeira vez. Com esta técnica, você pode começar a formar um arbusto decorativo espetacular. Para estimular um belo galho, o arbusto é mergulhado várias vezes (conforme as mudas crescem).

Antes do transplante em terreno aberto, as mudas de diastia são endurecidas, expondo-as ao ar livre por 0,5-1 horas

Transplante de terreno aberto

O endurecimento gradual das mudas permitirá que a planta se adapte aos extremos das temperaturas noturnas e diurnas, se acostume com os raios solares, vento e precipitação. O tempo para "caminhadas nas ruas" deve ser constantemente aumentado: começando com 1-2 horas ao ar livre, continuando até 1 dia.

No final de maio, as mudas de diastia ampelosa são plantadas em campo aberto (canteiros pré-fabricados, mixborders, vasos individuais, vasos suspensos). Para "residência" permanente, escolha solos pedregosos, soltos, ligeiramente ácidos ou neutros com uma mistura de cascalho fino e areia grossa.

A cultura africana adora áreas ensolaradas e protegidas. Em locais onde a água pode se acumular (planícies), uma drenagem eficaz deve ser fornecida para evitar a estagnação da umidade. À sombra de árvores e edifícios, a planta perderá seu apelo decorativo e ficará fraca.

As plantas são plantadas em canteiros de flores em pequenos buracos, um pouco pressionadas, polvilhadas com terra e cobertas com grama cortada. Nos canteiros, observa-se a distância entre as mudas individuais - até 15 cm.

No caso de transplante de safras para vasos suspensos ou vasos de flores, devem ser instalados orifícios de drenagem para evitar a estagnação da água. Até 4 brotos são colocados em recipientes decorativos suspensos.

As plantas adoram rega abundante, mas não toleram água estagnada.

Conclusão

Cultivar diastia ampelosa a partir de sementes em casa é uma maneira fácil de obter mudas saudáveis ​​e viáveis ​​de uma planta sul-africana incrível e com flores abundantes. A espuma exuberante feita de flores diastia multicoloridas, semelhantes a pequenas conchas do mar, se tornará uma decoração espetacular de qualquer parte da área local. Variações de cores inesperadas de tons da moda enfatizarão favoravelmente os elementos individuais do projeto paisagístico.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção