Como processar bulbos de gladíolo antes do plantio

De acordo com uma bela lenda, gladíolo cresceu a partir das espadas de dois melhores amigos que se recusaram a lutar um contra o outro em batalhas de gladiadores. As folhas longas e afiadas dessas flores realmente parecem lâminas, provavelmente por isso os gladíolos também são chamados de espeto.

Muitos jardineiros têm medo de se associar a essas flores, por serem difíceis de cultivar.

Mas, como mostra a prática, você não precisa conhecer nenhum truque especial para obter belas flores em seu site. O mais importante é preparar adequadamente os rebentos para o plantio na primavera.

O que é o processamento de bulbos de gladíolo, como armazenar adequadamente o material de plantio e quais regras devem ser seguidas durante o plantio - este é o artigo sobre isso.

A escolha do material de plantio

Não importa de onde o jardineiro consegue seus primeiros bulbos de gladíolo: ele os leva de presente de vizinhos do campo ou os compra por muito dinheiro em uma loja especializada. Em qualquer caso, o proprietário deve ser capaz de distinguir o material de plantio de qualidade dos bulbos inadequados para o plantio na primavera.

Portanto, na escolha dos cormos, você precisa se orientar pelos seguintes fatores:

  1. Bulbos de gladíolo jovens, que floresceram apenas uma vez, são considerados mais adequados para compra. Nesse caso, o bulbo será alto, e não achatado, terá um fundo pequeno e uma ou duas gemas - a confecção de pedúnculos.
  2. Tomando rizomas como um presente, você pode escolher aqueles que não floresceram. Mas essas lâmpadas devem ser saudáveis ​​e grandes o suficiente, com um fundo pequeno. Você pode descobrir esse material de plantio pela ausência do pedúnculo do ano passado. Mas as cebolas devem ter pelo menos um botão.
  3. Os chamados bulbos de menina, obtidos em consequência de uma plantação muito densa de gladíolos (por exemplo, quando as flores são cultivadas para corte), são totalmente inadequados para a reprodução. Esses rebentos são malformados por falta de elementos necessários, não dão pedúnculos.
  4. Você nunca deve dar dinheiro por rebentos de gladíolos velhos que floresceram mais de quatro vezes. Eles são fáceis de reconhecer por sua forma achatada, além disso, a parte inferior de tal lâmpada será muito grande. Você pode tentar propagar velhos rebentos, dividindo-os pelo número de botões em várias partes.
  5. Desde as crianças, com uma preparação adequada, também se consegue um bom pedúnculo. Mas comprar esse material de plantio não vale a pena - há um alto risco de pagar por verduras, não por flores.
  6. Os bulbos para o plantio devem ser saudáveis ​​primeiro. Sua superfície é brilhante, sem manchas escuras e podridão. A cebola deve estar firme, não seca nem amolecida. Na parte superior de um tubérculo saudável, os botões são visíveis e os tubérculos-rudimentos do sistema radicular devem ser visíveis por baixo.

Conselho! Apenas começando o cultivo de gladíolos, você não deve comprar os bulbos de variedades de elite caras.

Como regra, essas flores são mais suscetíveis a doenças, requerem processamento e cuidados mais complexos. É melhor começar com as variedades mais comuns de gladíolos - são os mais fáceis de cultivar.

Como armazenar cormos no inverno

O processamento dos bulbos de gladíolos é, obviamente, muito importante, mas não menos importante é poder coletar e armazenar corretamente o material de plantio no período outono-inverno. Afinal, depende disso quantos bulbos vão brotar e se transformar em lindas flores.

A coleta de lâmpadas é necessária quando:

  • temperaturas de congelamento fora;
  • a terra entre as flores está seca;
  • o caule e as folhas dos gladíolos estão secos;
  • ainda não há geadas fortes.

Se todas as condições forem atendidas, os bulbos estarão totalmente maduros, secos e prontos para armazenamento por longo prazo.

Infelizmente, nem em todas as regiões da Rússia, o clima permite que você mantenha os cormos no solo o quanto for necessário para sua formação final. Afinal, geadas precoces, chuvas fortes e prolongadas não são incomuns aqui - tudo isso prejudica a qualidade do material de plantio e aumenta significativamente o risco de infecção dos bulbos por doenças fúngicas.

Importante! Para a formação dos bulbos, os moradores da região centro e norte do país são aconselhados a cultivar variedades de gladíolos de floração precoce ou cobrir as flores com agrofibra ou filme quando chover e a temperatura cair muito.

Para que o bulbo complete sua formação mais rapidamente, é recomendável cortar o caule do gladíolo uma semana antes de retirá-lo - restam apenas 10-15 cm do pedúnculo.

Em clima seco e quente, eles começam a desenterrar os bulbos. Antes disso, os gladíolos param de regar por cerca de 10 a 14 dias. A terra ao redor das flores é cuidadosamente cavada e lentamente puxada pelo caule ou sua guarnição - o bulbo deve sair facilmente do solo. Se as raízes o segurarem, significa que o cormo ainda não está maduro o suficiente, é melhor dar-lhe alguns dias a mais.
Os bolbos escavados devem ser limpos do solo, retirar as raízes secas velhas cortando-as com tesoura de poda ou tesoura (deixar cerca de um centímetro de rizomas). Pedúnculos também são cortados, deixando apenas alguns centímetros. Se o caule for facilmente separado do tubérculo do gladíolo, você pode removê-lo completamente.

Os bulbos devem ser separados e marcados para que você saiba onde certas variedades e tons de gladíolos são armazenados. Isso ajudará na próxima temporada para organizar adequadamente um jardim de flores ou canteiro de flores.

Agora, os bulbos são secos por vários dias em um local escuro e seco. Se houver cormos podres ou infectados, eles devem ser removidos e, o melhor de tudo, queimados para que a infecção não penetre no solo.

É necessário armazenar os bulbos de gladíolo em local fresco e escuro, com temperatura e umidade constantes. Flutuações nas condições de temperatura e umidade podem fazer com que os gladíolos "acordem" muito cedo, então você pode perder todas as flores.
O melhor lugar para armazenar o material de plantio é no porão. Aqui os gladíolos são mantidos em caixas cheias de areia, turfa ou serragem. Os bulbos são polvilhados com camadas de materiais porosos, umedeça levemente a areia ou a serragem.

Conselho! Para que a umidade não evapore muito rapidamente das caixas com gladíolos, é recomendável cobrir as paredes e o fundo com jornais velhos. Caso contrário, as lâmpadas podem secar e desaparecer.

Nessa forma, os gladíolos são armazenados até a próxima primavera.

Como processar bulbos de gladíolo na primavera

Os bulbos são retirados da adega duas semanas antes do plantio no solo, portanto, esta data pode variar significativamente em diferentes regiões. Por exemplo, no sul da Rússia, os gladíolos são plantados em canteiros de flores, geralmente em meados de abril. Isso significa que é preciso retirar as lâmpadas do abrigo já no final de março.

Mas na parte norte do país, a terra esquenta apenas no final de maio, às vezes, os gladíolos precisam ser plantados aqui mesmo no início de junho. Portanto, você precisa obter caixas com tubérculos de porões não antes da primeira década de maio.

Importante! Se os gladíolos forem plantados em junho, certamente não terão tempo de formar bons rebentos para a próxima estação - afinal, as geadas de outono nesta parte do país também começam muito cedo. Para dar tempo às flores, elas são cobertas com papel alumínio, às vezes são criadas mini-estufas sobre os arbustos.

Em geral, você precisa ser guiado pela seguinte regra - bulbos de gladíolos podem ser plantados no solo quando o solo a uma profundidade de 10 cm aquece até 10 graus ou mais. Lembrando as estações passadas e as características climáticas de vários anos anteriores, você pode calcular a data aproximada de plantio de flores. De 10 a 14 dias antes do plantio previsto, os bulbos começam a cozinhar para isso.

Comente! Muitos jardineiros recomendam a pré-germinação dos bulbos de gladíolos de modo que os brotos atinjam uma altura de 10-15 cm. Supostamente, isso acelerará significativamente a floração dos gladíolos - os caules das flores aparecerão duas semanas antes. Na prática, descobriu-se que tal abordagem não é razoável - os bulbos com brotos transplantados para o solo demoram muito para se aclimatar, como resultado, eles dão hastes de flores apenas alguns dias antes.

Portanto, antes de processar as lâmpadas, retire-as. Isso é necessário para reconhecer espécimes doentes, ver os botões e rudimentos das raízes, dividir os rebentos em várias partes.

Depois de examinar o material de plantio, é necessário descartar os bulbos que estão com podridão, mofo ou fungo - não podem mais ser salvos. Mas você pode ajudar os gladíolos atingidos por crostas ou podridões. Neste caso, as manchas marrons devem ser cortadas com uma faca afiada desinfetada, e o corte deve ser untado com verde brilhante ou polvilhado com cinza de madeira. Depois de alguns dias, a ferida vai sarar e o gladíolo pode ser plantado no solo.

Também o fazem com os bulbos de gladíolos que se desejam renovar ou se propagar - são cortados com uma faca, com foco no número de botões que eclodiram. Após o corte, pelo menos um botão "vivo" deve permanecer em cada parte do tubérculo. Este estágio é especialmente importante para bulbos caros de gladíolos de elite, porque flores raras podem ser propagadas mais rápida e eficientemente do que com a ajuda de "crianças".

As seções devem ser mergulhadas em cinzas de madeira ou tratadas com verde brilhante. Agora eles podem resistir por 1-2 dias.

Para desinfetar os gladíolos e estimulá-los a floração precoce e abundante, os jardineiros usam muitos métodos e truques. Os métodos mais populares de processamento de lâmpadas são os seguintes:

  1. Embeber as lâmpadas em uma solução de manganês. Para fazer isso, prepare uma solução forte de permanganato de potássio e coloque os tubérculos lá por 25-30 minutos. Após o procedimento, os gladíolos são lavados com água corrente e bem secos. Tudo isso é necessário para desinfetar os gladíolos, protegendo os bulbos de fungos e outras doenças infecciosas.
  2. O uso de estimulantes de crescimento e floração para flores de interior ou jardim. Pode ser "Epin", "Kornevin" ou outras drogas semelhantes. Eles também forçam as raízes das flores a se formarem mais rapidamente, o que facilita a adaptação dos gladíolos em canteiros de flores.
  3. Alguns jardineiros recomendam escaldar o material de plantio com água fervente. Isso é feito por um curto período, na forma de uma aplicação, após o qual os bulbos são lavados com água fria. Este método é eficaz tanto para estimular as flores como para desinfetá-las. Mas é melhor não usar o método com água fervente para iniciantes na jardinagem - você pode ferir gravemente os brotos e raízes já nascidos.
  4. Uma solução complexa de oligoelementos é menos segura do que água fervente, mas não menos eficaz. Para preparar a mistura, pegue manganês, ácido bórico, molibdeto de amônio, zinco, sulfato de magnésio e sulfato de cobre, dissolva todos os componentes em água e deixe os bulbos de molho nesta solução por 10-12 horas. Isso irá acelerar a floração dos gladíolos, aumentar o tamanho das flores, aumentar a imunidade das plantas e torná-las mais fortes. Mas nem todo proprietário tem em mãos todos os medicamentos desta lista.

Você pode processar bulbos de gladíolo de qualquer maneira - muitos jardineiros pulam essa etapa, começando imediatamente a germinar os tubérculos.

Como germinar gladíolos

As lâmpadas preparadas devem ser colocadas em recipientes de madeira ou plástico. Eles são dispostos em uma ou duas camadas, de modo que os botões são direcionados para cima e o bulbo fica na parte inferior.

Se houver duas camadas, é necessário ter certeza de que todos os botões estão à vista - os bulbos da fileira superior são empilhados em um padrão xadrez.

Os recipientes com gladíolos são colocados em um local aquecido, com temperatura de 25-28 graus. Eles também devem ter luz solar suficiente, de modo que o melhor local para a germinação é uma janela ou uma mesa perto da janela.

Se o proprietário perceber que as lâmpadas de gladíolo estão ficando letárgicas e desbotadas, elas precisam ser regadas um pouco - borrife com um borrifador ou despeje água em um recipiente com lâmpadas. Mas os gladíolos são regados apenas como último recurso, isso pode levar à formação muito rápida do sistema radicular e isso é indesejável. Isso porque as raízes dos gladíolos são muito frágeis, quando transplantadas, com certeza se rompem, o que dificultará a adaptação das flores.

Depois de alguns dias, os botões dos bulbos de gladíolos devem eclodir - pequenas saliências verdes aparecerão a partir deles. Estes são os talos de flores do futuro. Após 7 a 10 dias, os brotos devem atingir 1-3 cm de altura e os tubérculos radiculares inchados devem ser visíveis na parte inferior do bulbo.
Nesse estado, os gladíolos estão prontos para o plantio no solo. Imediatamente antes do plantio, recomenda-se tratar os bulbos com soluções fungicidas, como "Maxim" ou "Fundazim". As preparações são preparadas de acordo com as instruções, os gladíolos são embebidos neles por cerca de duas horas.

Recomendações para o plantio de gladíolos

Resta apenas plantar os bulbos de gladíolos e esperar que as flores apareçam. Para fazer tudo certo, você deve seguir algumas recomendações:

  1. Você não pode cultivar gladíolos em um lugar por duas temporadas consecutivas - pelo menos três anos devem se passar entre os plantios no mesmo local. Isso se deve à predisposição das flores a doenças fúngicas e à capacidade dos esporos desses patógenos de permanecerem por muito tempo no solo.
  2. Flores altas não gostam de ventos fortes e correntes de ar - isso pode torcer ou quebrar seus caules. Portanto, os gladíolos são plantados no lado sotavento do local.
  3. As flores adoram o sol, o melhor lugar para elas será uma parte bem iluminada do jardim.
  4. Terras baixas e pantanosas são mortes diretas de gladíolos. Eles são cultivados em áreas elevadas e bem ventiladas. Se a água estagnar ou o lençol freático estiver alto no local, os gladíolos são plantados em montes.
  5. O solo para essas flores deve ser ligeiramente ácido. Em ácidos não se desenvolvem normalmente, mas em alcalinos morrem.
  6. Para facilitar a retirada dos bulbos no outono, um pouco de areia é despejada no buraco no momento do plantio. Isso vai soltar o solo.
  7. A distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 20 cm.
  8. A profundidade de enterramento dos bulbos de gladíolos depende de seu tamanho, é igual a dois diâmetros dos bulbos.
  9. No plantio, o bulbo é pressionado levemente contra o fundo do buraco e coberto com terra solta, sem pressioná-lo para baixo.

Importante! Alguns jardineiros cultivam gladíolos em serragem ou colocam cinzas de madeira nos buracos. Todos esses métodos têm direito à vida, pois visam soltar o solo e desinfetá-lo.

O preparo e o plantio dos bulbos já estão concluídos. Depois que a altura dos brotos atingir 8-10 cm, você pode cobrir o solo ao redor dos gladíolos com folhagem ou serragem. Isso evitará que os bulbos superaqueçam, evitará que as flores se tornem lesmas e ervas daninhas.

Portanto, não há nada difícil no cultivo de gladíolos, como todas as flores decorativas, requerem um pouco de atenção do jardineiro e uma gota de seu amor.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção