Pervinca no projeto paisagístico: ideias, fotos de flores em um canteiro de flores

A pervinca é uma planta perene popular usada para fins decorativos. É adequado para parques paisagísticos, canteiros de flores, praças, áreas de recreação. Os jardineiros usam a caramujo no paisagismo principalmente como cobertura do solo, embora haja outros usos para ela.

Qual é a aparência da pervinca?

Pervinca (Vinca) refere-se a sempre-vivas rastejantes. Este é um pequeno arbusto perene da família Kutrovy. Selvagens frequentemente encontradas na Eurásia, algumas espécies crescem na América do Norte. O arbusto deve seu nome à palavra latina "vinca", que significa rastejar ou enrolar.

Numerosos caules rastejantes da planta criam raízes rapidamente, formando um tapete contínuo

A pervinca é um verdadeiro achado para um produtor preguiçoso. Esta planta tem propriedades verdadeiramente únicas. É bastante decorativo, cresce sem cuidado, multiplica-se facilmente e vive por muito tempo. Além de tudo, ele tem uma série de propriedades úteis, é usado na medicina popular e também em vários ritos mágicos.

Na aparência, a pervinca é um arbusto pequeno e baixo que cresce em um tapete sólido. Tem caules duros, pequenas folhas verdes escuras. Na primavera, a planta tem caules de flores, sobre os quais desabrocham botões com pétalas de delicada cor roxa. Eles podem encantar os olhos durante todo o verão e no final do outono.

As mais belas espécies e variedades

Existem algumas variedades de pervinca. Dependendo do seu tamanho, são divididos em vários grupos, em cada um dos quais se distinguem variedades com cores diferentes.

Pervinca

Esta espécie de pervinca tem o nome latino Vincaminor. A planta é perene, com um caule entrelaçado. Folhas de rica cor verde escuro com brilho, também existem variedades de cor variegada, com matizes prateados, com margem de vários tons que vão do amarelo ao vermelho. Sua forma é oval-alongada com uma ponta afiada. Os pedúnculos podem crescer até 15-20 cm. A floração é curta, ocorre em maio-junho. A cor das pétalas vai do branco ao roxo. A corola possui 5 pétalas.

Variedade de Bowles

Esta variedade é caracterizada por grandes flores lilases suaves. As folhas da variedade Bowles são verdes ricas, brilhantes, densas, um tanto pequenas, com veios bem marcados. A altura da planta pode chegar a 30 cm .Os pedúnculos e parte dos brotos são eretos, além deles, a planta possui um grande número de hastes rasteiras, devido às quais se forma um sólido tapete verde.

Os botões da variedade de Bowles aparecem no final da primavera, às vezes pode ser observada floração novamente

Dardos azuis

Darts Blue é uma variedade baixa de pervinca pequena, raramente cresce acima de 20 cm. Ela recebeu esse nome devido à rica cor azul das pétalas. As folhas são pequenas, brilhantes, verdes brilhantes, densas.

Dardos flores azuis no início da primavera, menos abundantemente no verão.

EmilyJoy

Emily Joy tem uma corola de flor branca pura e pétalas. As folhas são bastante grandes, oblongo-ovais, brilhantes, verdes com uma tonalidade amarelada.

A variedade de Emily Joy é bem jovem

Marie

É uma variedade de baixo crescimento excelente para criar um dossel contínuo. Os caules são rastejantes, longos e bem enraizados. As folhas são densas, coriáceas e verdes brilhantes. As flores são pequenas, com cerca de 2 cm de diâmetro, azul-violeta, aparecem no final de maio

Freqüentemente, em setembro, pode haver uma segunda onda de floração de Mari.

Atropurpurea

Esta variedade distingue-se pela forma original da flor, que lembra uma hélice. A cor das pétalas de Atropurpurea é roxa. O caule é flexível, rastejante. As folhas são bastante pequenas, verdes, com um brilho brilhante.

Atropurpurea floresce em maio-junho

Pervinca grande

Em latim, essa variedade é chamada de Vincamajor. Trata-se principalmente de plantas rasteiras de baixa altura com caule rasteiro e folhas e flores grandes que atingem 5 cm de diâmetro. Na jardinagem ornamental, a pervinca grande é usada com muito menos frequência, pois o número de flores em seus arbustos é muito menor do que nas pequenas.

Importante! Você pode distinguir pervinca grande de pervinca pequena pelas folhas. Na primeira variedade, são peciolares e, na segunda, são sésseis.

Variegata

É uma das variedades mais populares de pervinca. As folhas de Variegat são grandes, verdes, com uma borda esverdeada leitosa clara. As flores são grandes, roxas, raras.

A altura do Variegat pode chegar a 30 cm

Maculata

A pervinca grande Maculata tem uma folha de cor característica. Sua parte interna tem uma mancha amarelada irregular e parece mais clara contra um fundo verde brilhante. As flores são pouco numerosas, grandes, roxas, mais claras na parte central da corola.

Na variedade Maculata, a parte central da folha é mais clara.

Pervinca rosa

Vinca rosea - este é o nome latino para este tipo de pervinca. Aconteceu por causa da cor característica das pétalas das flores. A principal diferença de outras espécies desta planta são os caules eretos. Outra característica é o longo período de floração, os botões aparecem na primavera e não desaparecem até o final do outono.

Importante! A pervinca rosa cresce muito lentamente.

Refrigerador de uva

A variedade distingue-se por flores lilás-rosa muito decorativas com um centro claro. A planta tem folhas densas, coriáceas, de formato oval arredondado, com leve nervura central.

A altura do arbusto do Grape Cooler pode chegar a 60 cm

Refrigerador de hortelã-pimenta

Nesta variedade, as flores são rosa, enquanto no centro é mais saturado e se assemelha a uma mancha vermelho-carmesim brilhante ligeiramente espalhada. A planta Peppermint Cooler tem grandes folhas ovais oblongas verdes e um caule forte.

Um ponto brilhante e difuso no centro da flor distingue a cultivar Peppermint Cooler.

Como organizar um canteiro de flores no jardim

A pervinca é usada principalmente como planta de cobertura do solo, formando um tapete contínuo. Talos rastejantes criam raízes facilmente, então o arbusto cresce muito rapidamente em largura, tornando-se mais denso e capturando áreas cada vez maiores. Aqui estão algumas das opções para usar a caramujo como um elemento decorativo no jardim:

  1. Fronteira. A pervinca é ótima para caminhos limítrofes, becos.

    Após a floração, a borda vermelha ficará verde

  2. Slide Alpine. Um tapete verde com muitas flores pequenas impressiona entre as pedras.

    O riacho de flores "fluindo" em torno das pedras parece muito impressionante

  3. Mixborder ou canteiros de flores combinados. A pervinca combina bem com outras plantas maiores, por isso é frequentemente usada em vários arranjos florais ou fundos.

    A pervinca fica ótima em plantações mistas

  4. Substrato. Freqüentemente, essas plantas são plantadas sob árvores frutíferas, em vez do gramado comum.

    Tapete em flor é uma ótima alternativa ao gramado normal

  5. CERCA DEformação de encostas íngremes. A pervinca é freqüentemente usada não apenas para decoração, mas também para fortalecer e manter o solo em uma colina ou colina.

    A planta fortalece perfeitamente as encostas

Importante! A pervinca também pode ser cultivada em vasos suspensos, como planta ampelosa.

Quais cores ele combina

A pervinca fica bem em plantações individuais, mas não é um antagonista e se dá bem com muitas outras plantas. Em composições mistas, é plantado próximo a samambaias ou violas. Freqüentemente, seus vizinhos são cereais e plantas bulbosas: tulipas, açafrões, íris, lírios.

Aqui estão algumas fotos em que plantações de grupo você pode usar pervinca:

Um canteiro de flores em tons de azul - a combinação perfeita para decorar um site

Mixborder em combinação com íris e outras flores irão decorar a pista com dignidade

A paisagem alpina está em perfeita harmonia com os narcisos

Conclusão

A pervinca no projeto paisagístico pode ser usada para diversos fins. É despretensioso e pouco exigente, enquanto o seu efeito decorativo permanece mesmo após o fim da floração. Sua vantagem adicional é que a planta tem boa resistência à geada, em muitas regiões pode ser cultivada sem abrigo para o inverno.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção